Ajustar espelhamento de blocos no AutoCAD

Ao fazer o espelho com o comando mirror do AutoCAD de um desenho contendo blocos, alguns itens podem acabar ficando em posições incorretas, sobretudo quando se trata de simbologias.

Vamos usar aqui um exemplo prático, que é o caso de um projeto de instalação elétrica (predial), onde a fiação acaba ficando invertida em relação à posição correta da mesma.

É algo simples de alterar em muitos casos, as vezes o projetista até deixa como está por preguiça falta de tempo, então deixe a desculpa justificativa de preguiça falta de tempo de lado e veja como é fácil e rápido.

Veja na figura (Fig. 1), na esquerda o desenho original e à direita o mesmo desenho espelhado.

Espelhamento
Fig. 1 Veja destacado, o exemplo de como o bloco referente ao simbolo da fiação elétrica ficou "invertido".

Em alguns casos, o projetista vai simplesmente espelhar novamente os blocos um a um, se for um desenho pequeno como o da figura, pode até ser viável, mas em se tratando de um projeto maior isto pode representar algumas dezenas de minutos perdidos.

Então, uma forma mais rápida de corrigir isto é alterando todos os blocos espelhados de uma só vez, isto pode ser feito alterando o fator de escala em X ou Y dos mesmos, dependendo de cada caso como colocaremos a seguir.

Ocorre que quando um bloco é espelhado, é alterado o seu fator de escala X ou Y (dependendo da direção) para um numero negativo para que o mesmo seja invertido, sendo este setado para “-1.0″, então, se você ajustar o valor novamente para “1.0″ o bloco assume a sua posição original.

Uma consideração importante é que tal alteração da escala X tem efeito no caso do desenho ser espelhado na horizontal (um ao lado do outro), como colocado na figura, se for um espelhamento na vertical onde o desenho espelhado vá ficar acima do original, deve-se manter o fator de escala X em “-1.0″ e alterar o Y para “-1.0′ também. Observar que neste ultimo caso, textos que indicam a circuitos e comandos deverão ser reposicionados, exceto se estes forem atributos do bloco.

Alterar a escala dos blocos de uma só vez

Propriedade dos blocos
Fig. 2 Nesta janela altere o fator de escala X ou Y
dos blocos selecionados.

Este é um ajuste relativamente simples, primeiro visualize seu desenho e selecione os blocos do AutoCAD que quer alterar, basta clicar em cima deles (mas selecione apenas os blocos), depois que fizer isto clique com o botão direito do mouse e selecione “Properties…”, vai aparecer uma janela como a Fig. 2, dai você veja no grupo “Geometry” os itens “Scale X” e “Scale Y” (Escala X e Escala Y respectivamente), basta então alterar os valores conforme orientações passadas anteriormente.

Incrementando um pouco mais

Eventualmente você pode estar com uma planta bem maior e carregada de objetos, há um modo de selecionar rapidamente apenas os blocos que deseja ajustar o espelhamento.

Para isto, digite filter e o comando filter será acionado, então crie um filtro de seleção simples baseado no critério “Block name” e então selecione apenas os blocos que deseja na seleção (no nosso exemplo, bastaria selecionar os blocos de fiação que pretender), feito isto clique em “apply” e poderá observar que dentre as seleções de objetos apenas aqueles que fazem parte do filtro são selecionados.

Se tem dúvidas de como usar o “filter”, veja um tutorial detalhado para criar filtros de seleção.

Uma informação adicional, se precisar ajustar o espelhamento de textos, digite o comando mirrtext e aponte o valor igual 0 (zero).

Há uma consideração a respeito do que foi dito aqui, se você tem hábito de explodir os blocos que insere, não conseguirá sucesso.

Por hora é isto. Esta dica obviamente não resolve 100% dos casos e em algumas situações ainda vai precisar de algum ajuste, mas adianta o trabalho, e sobretudo se seus blocos utilizam atributos os resultados são ainda melhores.


Comentários Comentários


 

Neto Não avaliou
Em 15/11/2017 11:48

Estou espelhando blocos que tem textos dentro dos mesmo, já usei a opção mirrtext em 0 e mesmo assim os textos dentro dos blocos ficam invertidos, assim com as cotas. Tem alguma outra opção pra mudar isso? Grato.

Respostas:
Fredy (respondeu em 15/11/2017)

Neto, a variável mirrtext não se aplica para textos dentro de blocos, apenas textos avulsos mesmo.
Se desejar ajustar bloco e texto juntos, a alternativa é o descrito no tutorial desta página.
Se quiser ajustar apenas o texto, a alternativa é criar o bloco com atributos observando que no momento da criação do atributo o iten "Constant" esteja desmarcado. Feito isto mantenha o mirrtext com valor 0 e os atributos/textos não serão espelhados.



Diane Douado Não avaliou
Em 05/02/2013 10:37

Olá gostaria de saber como desfaço o espelhamento, estou trabalhando em um arquivo e tudo que copio pra ele vem espelhado blocos e os demais é a mesma forma para desfazer?
Desde já obrigada!

Respostas:
Fredy (respondeu em 06/02/2013)

Olá! Basta voltar o fator de escala de -1 para 1



Anderson Não avaliou
Em 17/05/2011 16:57

Caro amigo, não vou comentar e sim perguntar. Desenvolvi um projeto no cad 2008 onde tenho vários blocos, agora tenho que numerá-los e estou fazendo 1 a 1 e mesmo assim tenho vários outros arquivos na mesma situação. existe como eu criar um bloco novo e de acordo que eu for criando cópias a sua numeração vai aumentando ou algo parecido?

Respostas:
Fredy (respondeu em 21/05/2011)

Anderson, um recurso nativo do AutoCAD que faça tal tarefa não tenho conhecimento. Isto seria possível a partir do desenvolvimento de um rotina específica, o que obviamente vai exigir conhecimentos mais avançados.

Uma forma que não deve ser a ideal mas pode ajudar, é criar blocos com atributos de modo que ao inseri-los a numeração seja requisitada, neste caso o proprio operador é que terá que digitar a sequencia, mas talvez isto ajude um pouco.


Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga