AutoCAD 2011, o que se pode esperar?

Este artigo é antigo, é uma resenha critica referente a expectativas de lançamento do AutoCAD 2011

Se uma “profecia” que vem se repetindo por alguns anos se cumprir novamente agora em 2010, gostem ou não o AutoCAD 2011 virá por ai logo logo.

Neste artigo vamos resgatar resumidamente o passado e analisar como o AutoCAD vem sendo atualizado, isto ajuda pensar o que pode vir com uma nova versão.

Algo que se nota de alguns anos pra cá é que em fevereiro surgem informações com cara de blefe, onde os céticos perguntam “será?” os crédulos dizem “mas já?” e fanáticos dizem “ainda bem”. Começa com aquelas “secretas” versões betas e screenshots “vazadas” na internet, o alvoroço dos cadistas fanáticos por inovações e tecnologia, até que em meados do final de Março, “BOOM!”, a nova versão é lançada.

Este lançamento para o mêsde março tem se repetido desde 2003 (com a versão 2002), causando expectativa de alguns todo o inicio de ano. Agora um novo AutoCAD lançado a cada ano é algo que vem de antes, desde a versão 14.0 (de março/97), 14.1 de 1998 e a partir de 1999 com o lançamento do “modelo” 2000 começou um ciclo onde a cada três anos vinha uma reformulação mais profunda no formato dwg e uma dita incompatibilidade binária.

O lançamento se dando com a versão 2000/2000i/2002 usaram mesmo formato baseando em pequenas melhorias de um para outro, 2004/2005/2006 também sem profundas alterações entre eles, 2007/2008/2009 quase a mesma coisa não fosse a alteração se interface (ribbon) implementada no 2009 que deu uma “radicalizada” no software. Agora tivemos o AutoCAD 2010, deixando até o fechamento deste artigo uma incógnita, talvez previsível, do 2011. Se seguir este curso teremos o 2012 no próximo ano, então na seqüência uma reformulação do dwg para a versão 2013 e novamente mais 3 anos, isto é claro se o mundo não acabar em 2012 :)

Mas então o que poderia vir na nova versão?

Qualquer usuário mais antigo de AutoCAD sabe que a base tem sido a mesma, e diga-se de passagem uma base tão bem sucedida que é imitada por concorrentes. Aquela coisa de comandos de primitivas geométricas, conceitos de layers dentre outros tem sido mantida com pequenos ajustes em alguns deles. Assim, é provável que o AutoCAD 2011 não deva trazer grandes inovações se repetido o ciclo que vem ocorrendo.

Não se deve ter muito além de um pacote de correções e alguns novos comandos que continuarão a ser sub-utilizados pela maioria dos usuários, devemos ter ai uma provavel versão 2010 um pouco melhorada.

Mesmo com tantas versões, o AutoCAD teve poucas vezes grandes mudanças, considerando o período em que começou a se tornar bastante popular (com AutoCAD R12), podemos destacar aqui a transição do R13 para R14, do 14 para 2000, e depois de um longo período do 2008 para 2009, obviamente que há melhorias entre todas as versões, mas estamos falando de mudanças mais profundas e facilmente perceptíveis.

Agora um AutoCAD 2011 e 2012 é tanto previsível, embora o mercado possa dar outros rumos, mas a tendência indica um caminho… Há ainda de se considerar que o AutoCAD de certa forma acompanha a evolução do próprio Windows..

Algo desejável para futuras versões do AutoCAD.

Desenho com caneta direto na tela

Pensando um pouco mais em futuro, particularmente acredito que seria interessante um amadurecimento no sentido de mesclar com a tecnologia “touch screen” (onde o computador obedece a toques na tela) com AutoCAD, isto logicamente requer hardware específico (e caro) o que foge do AutoCAD, mas se trata de uma adaptação de tecnologias existentes. Desenhar tocando com uma caneta na tela, como se faz riscos no papel, dá certa libertade, mas com a vantagem de não precisar desentupir nanquim com a boca, isto talvez tornaria a transição prancheta x CAD mais fácil.

Uma idéia bem interessante esta, de fato alcançável dentro da plataforma Windows 7, é questão de fazer valer a lei da oferta e procura para termos estes recursos acessíveis à maioria do publico.

Bom, o fato é que até agora não há vestígios de AutoCAD 2011, nenhum PDF ou trial para baixar, mas estarei atento e havendo qualquer novidade concreta será colocada aqui no blog.

E caso queira colocar a sua opinião sobre o que espera ou acredita que virá com o a versão 2011, ou o futuro do AutoCAD, fique à vontade.

Ps.: Navegue pelo blog e veja noticias referente a lançamento de versão do AutoCAD

Imagem SXC: sxc.hu/photo/383453


Comentários Comentários


 
Ainda não há comentários publicados nesta página.
Seja o primeiro!
Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga