CAD no navegador – Autodesk Butterfly

Este artigo refere-se a um serviço descontinuado da AutoDesk, tendo sido mantido apenas em carater informativo.

Autodesk Butterfly

Recentemente foi liberado do Audodesk Labs (laboratório da Autodesk) um projeto nomeado Autodesk Butterfly (borboleta) que se trata de um CAD “via web” que funciona sem que precise instalação de software local, basta (teoricamente) ter um navegador de internet atual e está apto a usá-lo.

Alguns ousam dizer que é um AutoCAD on-line, mas não é, até porque há uma diferença entre CAD e AutoCAD.

Vale lembrar que apesar das semelhanças deste projeto e de ter habilidade de editar arquivos formato dwg, está longe de ser como o AutoCAD, que dirá ser o próprio. Mas trata-se de uma boa aplicação e exemplo do que computação em nuvens pode proporcionar. Vamos então falar do que é este projeto.


Mas afinal o que é este CAD?

O projeto beta (ainda em testes) que permite que você acesse através do seu navegador por meio de um login (usuário e senha) um arquivo Dwg e assim possa editá-lo. Estão disponíveis comandos básicos similares aos do AutoCAD para edição, criação e visualização. Recursos como criação de geometrias, textos, dimensionamentos etc…

A idéia que cerca o butterfly não é nova na autodesk, o dragonfly também é um projeto via web, porém mais específico para arquitetura e interiores.

O projeto butterfly nasceu com foco principal na colaboração e compartilhamento de projetos pela internet. Ele vai livrar o troca-troca de e-mails e centralizar um único arquivo Dwg para que vários usuários possam acessá-lo de forma remota e sem a necessidade ter um CAD instalado. Há possibilidade inclusive de ter convidados para visualizar seu projeto apenas para leitura, sem privilégios de edição.

De forma geral não é uma idéia nova, muitos usam produtos nesta linha faz algum tempo, um exemplo é a tecnologia do google docs, através do seu browser (navegador) você acessa e edita arquivos remotamente. É como ter um pacote para escritório (documentos, planilhas…) sem precisar instalar Office ou BR Office no computador.

Um grande atrativo é que quando tivermos esta computação funcionando plenamente, você poderá com equipamentos mais modestos acessar recursos pesados, já que serão processados remotamente em equipamento com maior capacidade que o seu, então você recebe o resultado deste processamento na tela do seu computador.

Um outro fator interessante é a tendência de tornar-se independente do seu sistema operacional haverá possibilidade de acesso a determinadas aplicações já que estas dependem muito mais dos recursos do browser para te apresentar os resultados. Logicamente estou falando aqui de uma tendência e também de teoria, o que não significa que todo e qualquer projeto (como o butterfly) esteja pleno para todos os sistemas operacionais.

Quais os contrapontos?

O projeto tem seus limites obviamente, não espere neste momento acessá-lo como se faz com o AutoCAD em todos os seus recursos, no entanto uma idéia projetada para o futuro, mesmo estando em testes resolve o problema de muitos.

Um esbarrão que temos no uso destas tecnologias é que muitas empresas não tem tido muita confiança em lançar suas informações em servidores remotos, há questões de privacidade e segurança de dados que se deve ponderar, sobretudo quando está usando um produto em fase de testes (beta).

Não podemos deixar de salientar as limitações da tecnologia em si, ainda que arquivos pesados possam ser editados em um servidor remoto sem a necessidade de sua completa transferência para o computador local, a dependência de uma internet banda larga de qualidade é indispensável para usar de forma satisfatória, a baixa disponibilidade pode significar tempo parado…

Infelizmente, a oferta de banda larga no Brasil é pobre para muitas regiões. Esta infra-estrutura precisa estar afiada para pensarmos em uso de softwares CAD via web em larga escala, ao menos por aqui, por isto, tem muito chão pela frente.

Como acessar este CAD?

Basta entrar no site do mesmo (butterfly.autodesk.com) efetuar um cadastro e terá uma conta para acessa-lo.

Informação: Projeto butterfly e seu link foram descontinuados. Acompanhe nosso blog e site para conhecer outros produtos e noticias relacionados…


Comentários Comentários


 
Ainda não há comentários publicados nesta página.
Seja o primeiro!
Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga