Criação de menu de imagem no AutoCAD – Tutorial

A criação de um menu de imagens que veremos neste tutorial, dispensa conhecimentos em programação, bastando apenas conhecer os recursos básicos para a edição dos arquivos de menus.

Antes de qualquer coisa, é indispensável entender a estrutura dos arquivos de menus para AutoCAD (*.mns), se ainda não sabe como funciona a estrutura de menus do AutoCAD, veja um outro tutorial para criação de menu que temos, o qual que explica os conceitos básicos.

Após saber como funciona um arquivo de menu, vejamos a parte referente ao menu de imagens.

Um menu de imagens, apresenta uma caixa de dialogo, com até 20 itens (slides), porém, pode conter mais itens, pois é possível ter várias páginas.

Embora seja muito utilizado para criação de bibliotecas de blocos, ele tem também outras utilidades. Considerando que é possível associar uma imagem a qualquer comando do AutoCAD,
comandos Autolisp, ou ainda macro-comandos, tem-se uma ideia das diversas possibilidades de utilização de um menu de imagens.

O tutorial abaixo se aplica em versões antigas e novas do AutoCAD, como 2000 e mesmo 2019.

Se você utiliza AutoCAD mais recente (desde o 2007 acima), uma alternativa mais fácil e produtiva de trabalhar é apresentada no tutorial em video: Criar uma paleta de blocos no AutoCAD.

Preparando arquivos da biblioteca

Será explicado a seguir, um menu de imagens para utilização em uma biblioteca, com o qual será possível inserir os blocos.

Primeiro é necessário que tenha todos os blocos do menu, então crie um slide para cada item que deseja adicionar ao menu. Os slides são criados através do comando MSLIDE do AutoCAD. No nosso menu proposto aqui, será preciso que crie os seguintes arquivos, sendo o dwg e respectivo sld.

vaso.dwg
vaso.sld
chuveiro.dwg
chuveiro.sld
lavat.dwg
lavat.sld
cadeira1.dwg
cadeira1.sld
cadeira2.dwg
cadeira2.sld
cadeira3.dwg
cadeira3.sld

Para Criar um arquivo sld (slide), utilize o comando MSLIDE do AutoCAD, basta que abra o arquivo Dwg e ajuste na tela todo o desenho utilizando o comando zoom, então acione o comando MSLIDE e especifique o nome do mesmo.

Criando o arquivo de menu

Depois de Criados todos os slides e blocos, vamos criar o menu. Faremos primeiro um menu POP para chamada do menu de imagens.

Então para começar, inicie o bloco de notas do windows e digite as instruções informadas. Se atente que os textos como | Citação e precedidos de // NÃO precisam ser digitados, pois são apenas explicações do menu para que entenda o que está fazendo, digite apenas os demais textos.

Salve o arquivo como MenuBib.mns em qualquer pasta que preferir, recomendável que crie uma para tal.

//Inicio do menu

***MENUGROUP=MENUBIBLIO

A linha acima simplesmente seta o nome do menu.
Aqui embaixo começa o menu suspenso, através do qual chamaremos o menu de imagens


***POP1
[Bibliotecas]

[Banho]$I=MENUBIBLIO.image_banho $I=MENUBIBLIO.*
[Moveis]$I=MENUBIBLIO.image_moveis $I=MENUBIBLIO.*

Este acima irá criar um menu suspenso, com duas opções, ao clicar na escolhida será chamado o respectivo menu de imagens.
Coloque após a opção do menu que vem entre colchetes, a seguinte instrução $I=NOMEMENU.nome_menu_img $I=NOMEMENU.* onde NOMEMENU é o nome do menu especificado em Menugroup e nome_menu_img é o nome dado ao menu de imagens explicado logo a seguir.

Aqui começa a parte do menu, referente a imagens. Iniciando pelo menu de imagens de blocos, referente a banho.

***IMAGE

**image_banho
[Banho]

A linha acima é o titulo que será apresentado na caixa de dialogo com as imagens.

[vaso,Vaso Sanitário]^C^C.insert vaso;

Este acima é o primeiro item desta biblioteca e logo abaixo os demais que seguem o mesmo esquema.

[chuveiro,Chuveiro]^C^C.insert chuveiro;
[lavat,Lavatório]^C^C.insert lavat;


Poderão ser adicionados quantos itens desejar. A sintaxe é: [slide,Descrição] comando. Onde: slide é o nome do slide do bloco, Descrição é o nome que irá aparecer no menu lateral e por fim, comando é o comando a ser executado quando clicar este item, no caso, pode ser tanto um comando do AutoCAD como um macro, ou um comando AutoLisp.

Explicando o primeiro Item do menu.
[vaso,Vaso Sanitário]^C^C.insert vaso;
Entre colchetes está o nome do slide referente ao bloco, e após a virgula a descrição do referido. Após os colchetes, a opção ^C^C faz o cancelamento de algum comando que estiver em andamento, e em seguida, a opção .Insert chama o comando Insert do AutoCAD, logo em seguida passa como parâmetro para o comando insert, o nome vaso, que é o nome do arquivo .Dwg a ser inserido.


Este abaixo é o menu de imagens de blocos referente a moveis.

**image_moveis
[Moveis]
[cadeira1,Cadeira 01]^C^C-insert cadeira1;
[cadeira2,Cadeira 02]^C^C-insert cadeira2;
[cadeira3,Cadeira 03]^C^C-insert cadeira3;

Este menu de moveis dispensa comentários, visto que segue o mesmo esquema do menu anterior.
Nota importante: Caso esteja utilizando o AutoCAD 14, é provável que ocorra um erro ao seguir as instruções, fazendo com que o bloco não seja inserido corretamente, neste caso basta trocar a instrução -INSERT por .INSERT

//Fim do menu

Após criar o menu de imagens e acionar o item "Banho", será apresentada uma janela como esta abaixo, e então será possível inserir os blocos a partir deste menu.

Menu AutoCAD

Para adicionar os menus dentro do AutoCAD

Como dito no inicio do tutorial, alguns conceitos básicos devem ser assimilados antes de partir para este menu de imagem.

Veja o tutorial para criação de menu, lá tem um tópico que explica como adicionar o menu dentro do AutoCAD.

Observações e instruções importantes

  • Neste caso, do menu de bibliotecas, é indispensável que os arquivos dwg e sld estejam dentro de uma pasta se suporte do AutoCAD.
  • É possível também, a utilização dos slides de uma biblioteca (slb), para isto utilize a seguinte sintaxe: [libslides(slide, descreve)] onde libslides é o nome do arquivo Slb que contem os sld, slide é o nome do slide que está nesta biblioteca, descreve é o nome da descrição do item em questão.
  • Para carregar o menu, veja o tutorial sobre a criação de menus.
  • Caso esteja utilizando o AutoCAD 2000 ou superior, use instrução -INSERT (sinal negativo precedendo insert), se for o AutoCAD 14, use apenas .INSERT (ponto precedendo insert).
  • Sempre que desejar inserir alguma anotação dentro do arquivo de menu (mns), basta preceder cada linha de barras duplas, assim: //isto é um comentário simples
  • Os conceitos abordados neste tutorial podem ser aplicados em qualquer em versões do AutoCAD desde as mais antigas como 2000 até intermediárias como AutoCAD 2011, ou mesmo em AutoCAD mais recentes como 2017 e 2018. Observando que em versões mais recentes deve se ter menus suspensos ativados.
  • Caso queira, faça o download do exemplo contendo os arquivos usados neste tutorial.

Tutorial criado em Maio/2002. Revisado em Fevereiro/2011 e Janeiro/2018.


Comentários Comentários


 

Guy Duchateau Excelente
Em 06/01/2023 17:28

Exelente, mas não consegui criar um menu mosaico com autocad 2022. Uso menu Palette, com macro comandos, mas queria criar um submenu dentro do menu Palette .Poderia ajudar?


MIGUEL EDUARDO CHEDIAC CAMARGO Excelente
Em 26/07/2020 14:19

Excelente ferramenta para facilitar e otimizar o trabalho, obrigado por compartilhar esse tutorial tão importante.


Avaliação geral da página

Nota: 5.0Avaliação: 5.0 - 2 votos

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga