Criar Linetype complexa no AutoCAD – Tutorial

Neste tutorial veremos este recurso avançado do AutoCAD, é desejável que se tenha segurança no que irá fazer tendo em vista que vai mexer com arquivos nos quais se fizer algo errado pode acabar prejudicando o funcionamento do AutoCAD.

A criação de linetypes complexas (com textos) no AutoCAD, é mais uma das inumeras formas de customizar o AutoCAD com base em suas necessidades.

Se você precisa criar um tipo de linha que inclua textos, tem que criar um estilo de linha complexa, o procedimento é parecido com a criação de linetype simples, a diferença é que aqui iremos utilizar o bloco de notas e digitar o código diretamente no arquivo que armazena os tipos de linha do AutoCAD.

Então vamos à explicação.

Entendendo um código simples

Inicialmente, vamos entender os códigos de criação de linetypes complexas. Assim como na criação de um tipo de linha comum, na criação de linhas complexas, todos os códigos de linetype são precedidos de “A,”, abaixo está um exemplo de um tipo de linha simples, com ponto e traço.

A,1,-.5,0,-.5
O código acima, resultaria em um estilo de linha com “traço espaço ponto espaço traço”
seria algo como:
———— . ———— . ———— . ————

Na sequencia, uma breve explicação deste código:
A, É o padrão de iniciação.
1, É o tamanho do primeiro traço da linha.
-.5, Este valor negativo, significa um espaço.
0, Este valor zero, significa um ponto.
-.5 Este valor negativo, significa outro espaço.

Código complexo de uma linetype

Agora que já vimos como fazer um tipo de linha simples, vamos ver sobre linhas complexas. Para criar um tipo de linha complexa contendo um texto, basta embutir um código no mesmo código de uma linha simples. Vejamos a seguir um tipo de linha clássico, muito utilizado para representar uma cerca, é um tipo de linha que forma “traço X e traço ”

*CERCA, ———— X ———— X ———— X ————
A,1,-0.20,["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],-0.20

Este código resultaria em algo parecido com isto: ———— X ———— X ———— X ————
Note que o código é quase o mesmo adotado para a criação de um tipo de linha simples, a diferença está em um código especial que é incluso entre colchetes [].

Vamos estudar o código.
*CERCA,———— X ———— X ———— X ————

A primeira linha especifica o nome do tipo de linha, e logo após a virgula uma descrição (visual) para a mesma.

A,

Esta letra é o padrão de iniciação do código.

1,

Aqui é o tamanho do primeiro traço da linha.

-0.20,

Aqui é um espaço da linha anterior para o próximo.

["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],

Esta é a parte que especifica a letra ou palavra que ficará após o espaço anterior, este é o ponto mais complexo, cada parte deste código entre os colchetes tem um significado, vejamos a seguir qual é:
"X", O texto entre aspas é o que será apresentado, poderia ser qualquer outro, a virgula separa o próximo item.
STANDARD, Aqui é o estilo de texto a ser apresentado, caso seja colocado um diferente do standard este já deve ter sido criado.
S=0.2, S de Scale, ou seja, o fator de escala que vai definir a altura do texto.
R=0, A rotação do texto.
X=0, A posição do texto no eixo X.
Y=0 A posição do texto no eixo Y.
-0.20 Aqui é um ultimo espaço da linha em relação ao próximo inicio da sequencia, que no caso é o primeiro traço da linha.

Adicionando o novo tipo de linha ao AutoCAD

Para utilizar este código e adicionar o novo tipo de linha é super simples, porém é altamente recomendável ter cautela e fazer um backup do arquivo que terá que ser alterado.

Abra o arquivo acad.lin dentro do diretório Support onde o AutoCAD está instalado, se ele não estiver em support é porque na versão do AutoCAD que trabalha é diferente, então busque o arquivo nas subpastas onde está instalado o AutoCAD.

O arquivo acad.lin deve ser aberto com um editor de texto como o bloco de notas. No final do arquivo, acrescente o código referente a criação da linha, especificado abaixo:

*CERCA,———— X ———— X ———— X ————
A,1,-0.20,["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],-0.20

Reforçamos a recomendação que faça uma cópia de segurança do acad.lin antes, pois se algo der errado poderá restaurá-lo.

Uma dica, é que você poderá também, se preferir, criar outro arquivo de extensão .Lin e colocar neste os tipos de linha que criar. Após ter incluído o código, basta abrir o autocad, acionar LINETYPE e carregar o estilo de linha, note que ele estará dentro do arquivo “.lin” no qual foi criado.

Baseado neste exemplo explicado aqui, outros tipos de linhas podem ser criados, basta usar sua criatividade de acordo com sua necessidade.

Experimente também, alterar o código exemplificado, modificando, por exemplo, o valor de X ou Y, e veja o resultado. Alterando, por exemplo, o valor de X e Y de 0 para -0.1 faz com que a letra ‘X’ fique centralizada em relação à linha.

Finalizado o procedimento de criação da linha, tendo salvo e fechado o arquivo acad.lin, basta que acione LINETYPE na linha de comandos do AutoCAD, para então carregar o novo tipo de linha.

Alguns exemplos para uso e estudos

Caso quiser, temos na seção de utilidades do site exemplos que você pode tanto usar como analisar para aprender. São linhas como pegadas, linha de ferrovia, pneus e cordas. Faça o download de linetypes complexas aqui.

Tutorial criado em 2001. Revisado em Fevereiro/2011.


Comentários Comentários


 

Leonardo Gudoski Excelente
Em 18/01/2022 09:00

Muito bom. Mas seria possível uma Linetype onde ela se aplique sempre nas extremidades ex: linha de 500mm comp. mas que somente 5mm no inicio e 5mm no fim tenha linha visível, o restante fosse um intervalo, onde essa linetype fosse aplicada em qualquer comprimento?

Respostas:
Fredy (respondeu em 18/01/2022)

Você pode tentar aplicar estas medidas de intervalo, mas pela natureza do recurso não deve conseguir resultado que independe de medida. Só testando mesmo pra saber.



Nathalia Excelente
Em 20/12/2018 17:01

Oi! Como eu consigo criar uma linetype com linhas paralelas? Será que dá pra utilizar esse tutorial, ou só com rotina lisp?
Abraço e parabéns pelo site! Tá me ajudando horrores!

Respostas:
Fredy (respondeu em 20/12/2018)

Nathalia, este tutorial não se aplica a linhas paralelas. É possível que exista uma forma, mas teria que pesquisar e testar.

Uma rotina capaz que será um modo mais rápido.

Outra alternativa, mais prática, é usar o multiline (MLINE), esta seria pra já desenhar as linhas com este comando. Para linhas que já estejam desenhadas se for muita coisa a redesenhar a rotina provavelmente seria o caminho mais rápido.

Agradeço o prestigio :)



Cesar Excelente
Em 23/10/2018 13:00

Como faço uma polyline com o texto 4.8 no meio e nas extremidades um semi-circulo.
Mas para cria-la deve se clicar entre dois pontos (círculo) e aí nesse intervalo cria essa linha com o texto no meio e nas pontos o semi círculo.

Respostas:
Fredy (respondeu em 23/10/2018)

Cesar, este esquema da linetype não se aplica da forma que você descreve.
Se quer um modo automático pra criar isto sem precisar desenhar manual, o caminho é desenvolver uma rotina lisp.



Avaliação geral da página

Nota: 5.0Avaliação: 5.0 - 3 votos

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga