Criar Linetype complexa no AutoCAD – Tutorial

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » Tutoriais e dicas AutoCAD » Criar Linetype complexa no AutoCAD – Tutorial

A criação de linetypes complexas (com textos) no AutoCAD, é mais uma das inumeras formas de personalizar o software com base em suas necessidades.

Neste tutorial veremos este recurso avançado do AutoCAD, é desejável que se tenha segurança no que irá fazer tendo em vista que vai mexer com arquivos nos quais se fizer algo errado pode acabar prejudicando o funcionamento do AutoCAD.

Se você precisa criar um tipo de linha que inclua textos, tem que criar um estilo de linha complexa, o procedimento é parecido com a criação de linetype simples, a diferença é que aqui iremos utilizar o bloco de notas e digitar o código diretamente no arquivo que armazena os tipos de linha do AutoCAD.

Então vamos à explicação.

Entendendo um código simples

Inicialmente, vamos entender os códigos de criação de linetypes complexas. Assim como na criação de um tipo de linha comum, na criação de linhas complexas, todos os códigos de linetype são precedidos de “A,”, abaixo está um exemplo de um tipo de linha simples, com ponto e traço.

A,1,-.5,0,-.5
O código acima, resultaria em um estilo de linha com “traço espaço ponto espaço traço”
seria algo como:
———— . ———— . ———— . ————

Na sequencia, uma breve explicação deste código:
A, É o padrão de iniciação.
1, É o tamanho do primeiro traço da linha.
-.5, Este valor negativo, significa um espaço.
0, Este valor zero, significa um ponto.
-.5 Este valor negativo, significa outro espaço.

Código complexo de uma linetype

Agora que já vimos como fazer um tipo de linha simples, vamos ver sobre linhas complexas. Para criar um tipo de linha complexa contendo um texto, basta embutir um código no mesmo código de uma linha simples. Vejamos a seguir um tipo de linha clássico, muito utilizado para representar uma cerca, é um tipo de linha que forma “traço X e traço ”

*CERCA, ———— X ———— X ———— X ————
A,1,-0.20,["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],-0.20

Este código resultaria em algo parecido com isto: ———— X ———— X ———— X ————
Note que o código é quase o mesmo adotado para a criação de um tipo de linha simples, a diferença está em um código especial que é incluso entre colchetes [].

Vamos estudar o código.
*CERCA,———— X ———— X ———— X ————

A primeira linha especifica o nome do tipo de linha, e logo após a virgula uma descrição (visual) para a mesma.

A,

Esta letra é o padrão de iniciação do código.

1,

Aqui é o tamanho do primeiro traço da linha.

-0.20,

Aqui é um espaço da linha anterior para o próximo.

["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],

Esta é a parte que especifica a letra ou palavra que ficará após o espaço anterior, este é o ponto mais complexo, cada parte deste código entre os colchetes tem um significado, vejamos a seguir qual é:
"X", O texto entre aspas é o que será apresentado, poderia ser qualquer outro, a virgula separa o próximo item.
STANDARD, Aqui é o estilo de texto a ser apresentado, caso seja colocado um diferente do standard este já deve ter sido criado.
S=0.2, S de Scale, ou seja, o fator de escala que vai definir a altura do texto.
R=0, A rotação do texto.
X=0, A posição do texto no eixo X.
Y=0 A posição do texto no eixo Y.
-0.20 Aqui é um ultimo espaço da linha em relação ao próximo inicio da sequencia, que no caso é o primeiro traço da linha.

Adicionando o novo tipo de linha ao AutoCAD

Para utilizar este código e adicionar o novo tipo de linha é super simples, porém é altamente recomendável ter cautela e fazer um backup do arquivo que terá que ser alterado.

Abra o arquivo acad.lin dentro do diretório Support onde o AutoCAD está instalado, se ele não estiver em support é porque na versão do AutoCAD que trabalha é diferente, então busque o arquivo nas subpastas onde está instalado o AutoCAD.

O arquivo acad.lin deve ser aberto com um editor de texto como o bloco de notas. No final do arquivo, acrescente o código referente a criação da linha, especificado abaixo:

*CERCA,———— X ———— X ———— X ————
A,1,-0.20,["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],-0.20

Reforçamos a recomendação que faça uma cópia de segurança do acad.lin antes, pois se algo der errado poderá restaurá-lo.

Uma dica, é que você poderá também, se preferir, criar outro arquivo de extensão .Lin e colocar neste os tipos de linha que criar. Após ter incluído o código, basta abrir o autocad, acionar LINETYPE e carregar o estilo de linha, note que ele estará dentro do arquivo “.lin” no qual foi criado.

Baseado neste exemplo explicado aqui, outros tipos de linhas podem ser criados, basta usar sua criatividade de acordo com sua necessidade.

Experimente também, alterar o código exemplificado, modificando, por exemplo, o valor de X ou Y, e veja o resultado. Alterando, por exemplo, o valor de X e Y de 0 para -0.1 faz com que a letra ‘X’ fique centralizada em relação à linha.

Finalizado o procedimento de criação da linha, tendo salvo e fechado o arquivo acad.lin, basta que acione LINETYPE na linha de comandos do AutoCAD, para então carregar o novo tipo de linha.

Alguns exemplos para uso e estudos

Caso quiser, temos na seção de utilidades do site exemplos que você pode tanto usar como analisar para aprender. São linhas como pegadas, linha de ferrovia, pneus e cordas. Faça o download de linetypes complexas aqui.

Tutorial criado em Novembro/2002. Revisado pela ultima vez em Fevereiro/2011 quando passou a fazer parte deste blog.

Alguns artigos relacionados:

- Criar tipos de linhas no AutoCAD – Tutorial »
- Criação de menu de imagem no AutoCAD – Tutorial »
- Criação de menu suspenso no AutoCAD – Tutorial »
- Criação de barras de ferramentas no AutoCAD – Tutorial »
- Ajustar espelhamento de blocos no AutoCAD »


12 comentários para “Criar Linetype complexa no AutoCAD – Tutorial”

  1. Mirian disse:

    Olá,

    uma ajudinha, por favor.

    Preciso criar uma linha de ar, o padrão de linha é uma linha continua com barras duplas pelo percurso (//).

    Mas não consigo cria-la. Sabe me dizer como?

    Obrigada!

    • Fredy disse:

      Mirian, o artigo dá subsidios para criação deste tipo de linha, entendendo o funcionamento como colocado não é dificil. Você tentou criar uma baseado nas instruções do artigo? Caso positivo coloque ai o que foi feito para podermos discutir o assunto.

  2. EDUARDO F. ABREU disse:

    Boa Noite, meus irmãos.

    Desta vez consegui fazer a linha, só que ela saiu contínua e não trço ponto como eu criei.
    Oque deu errado. Alguma ajuda?

    Grato

    Eduardo

    • Fredy disse:

      Eduardo, possivelmente é o ajuste do fator de escala da linha. Selecione uma linha que esteja com o novo estilo que criou e verifique a propriedade da mesma o item “Linetype Scale”, altere-o gradativamente colocando valores menor que 1.0, como 0.50 e 0.25, se não surtirem efeito altere para valores maiores como 2.0 5.0 10.0…

      Se preferir, digite o comando LTSCALE e altere o valor seguindo o mesmo critério acima, a alteração desta variável afeta todas as linhas não continuas desenhadas no arquivo, já a alternativa anterior só afeta as que estiver selecionado e alterado a propriedade.

  3. EDUARDO F. ABREU disse:

    Boa Noite

    Ciriei o codigo para gerar uma Linetype, conforme a apostila, fiz todos os procedimentos pedidos na barra de comando do Auto Cad. só que quando eu fui carregar a linetype, ela não aparece no arquivo Acad.lin onde a mesma foi salva.
    Alguem pode me ajudar, fico grato.

    Eduardo

    • Fredy disse:

      Eduardo, a linetype proposta nesta página não é digitada na linha de comandos do AutoCAD.

      Sugiro que releia todo o artigo desde o inicio e siga à risca as informações, certamente algo deve ter sido passado despercebido. Se for o caso pode também criar/usar outro arquivo .lin como instrui o proprio tutorial.

  4. Eduardo disse:

    Bom dia caros irmãos.

    Não encontrei o arquivo ACAD.LIN na pasta suporte nem no pesquisar do Windows, alguem sabe como posso encontrar esse arquivo.

    Eduardo

    • Fredy disse:

      Eduardo, nem sempre o arquivo está em uma pasta chamada suporte, para algumas versões do AutoCAD o local pode ser diferente.

      Faça a busca iniciando pela pasta em que o AutoCAD está instalado incluindo subpastas na pesquisa…

  5. Henrique Larcher disse:

    Primeiramente, gostaria de agradecer as dicas. O tutorial está muito bem elaborado.

    Agora minha dúvida:
    Seria possível, eu definir uma Linetype como estas apresentadas, e no proprio código eu definir a sua width?
    Como utilizo outro programa junto ao AutoCAD, não consigo definir width por layer ou penas.

    Obrigado

  6. Gabriel disse:

    Olá, gostaria de agradecer ao tutorial e dizer que o download das linetypes “alex” não foram carregadas com sucesso no autocad 2012.

    Ele dá erro em cada linha. Existe algo que eu possa fazer para poder carregar corretamente?

  7. carlos rocha disse:

    muito interressante esses tutoriais ai, gostei muito!!!! valeu.

  8. girlando pessoa da silva disse:

    ESSE TUTORISL É MUITO LEGAL, ESPERO TER MUITAS COISAS
    PARA APRENDER COM O CAD. OK!

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, só aparecem para todos se aprovado.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento comercial (produtos do site). Para tratar sobre compras suporte a produtos etc... favor acessar o atendimento do site.

Foco no assunto: Deixe apenas opiniões, criticas, elogios, sugestões ou comentários que tenham relação com o conteúdo da página onde será exibido o comentário.

Proibido: Fazer auto-promoção ou propaganda; Divulgar/solicitar informações sobre cracks e afins; Solicitar informação ou resposta privilegiada por e-mail; Reclamar ou cobrar que sua  pergunta não foi respondida. Comentários desta natureza não serão aprovados.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte: