Diferenças entre CAD e AutoCAD

É comum ver alguém dizendo coisas do tipo “eu uso o CAD 2010”. Dependendo do papo, isto sugere que a pessoa usa o AutoCAD 2019, algo que pode ser compreensível conforme o contexto da conversa, mas na verdade isto dá margem a outras interpretações.

Mesmo que improvável, podem pensar, por exemplo, que você usa o IntelliCAD, o Solidworks ou qualquer outro software CAD que tenha versão 2010.

Nada haver, garoto propaganda da bombril

É verdade que o AutoCAD, pelo fato de ser um software CAD mais popularmente conhecido, tornou-se um sinônimo de CAD, assim como o bombril tornou-se um sinônimo de esponja de aço…

Temos neste caso, um costume que as pessoas acabam adotando pro ter absorvido um marketing muito bem feito pelas empresas. Mas tecnicamente é errado tratar desta forma, pois CAD não é AutoCAD, é justamente o contrário, o AutoCAD é um software CAD.

Alguns têm isto puramente por hábito, mas há quem diga o “CAD 2010” por falta de conhecimento em relação ao assunto. Navegando na internet podemos ver de tudo, inclusive gente afirmando que as demais opções de softwares são puramente cópias do AutoCAD, isto não é verdade.

Você pode gostar e preferir o AutoCAD, assim como eu gosto e prefiro, este blog mesmo tem um foco claro neste tema, mas nem por isto vamos bancar o ignorante.

E o que seria CAD?

Esta sigla significa “Computer Aided Design”, que traduzindo para o bom português Desenho Auxiliado por Computador, ou ainda Projeto Assistido por Computador. CAD se encaixa em um tipo de produto, assim como você pode dizer que o Word (da Microsoft) é um editor de textos.

sketchpad
Sketchpad: Sistema CAD desenvolvido em 1963 por Ivan Sutherland.

Falando rapidamente sobre origens do CAD.

O primeiro CAD de que temos noticia, é o sketchpad, um sistema desenvolvido em 1963 por Ivan Edward Sutherland, sendo parte da tese de doutorado no ITM (Instituto Tecnológico de Massachusetts).

Um sistema concebido em um computador ultra moderno para a época, com 320kb de memória e que ocupava algo em torno de 90,00m² de área que uniam hardware e software.

Bem diferente dos menos de 2,00m que ocupa hoje uma mesa com um desktop cujos recursos são infinitamente superiores, ou mesmo o seu notebook que vai dentro maleta, ou ainda o smartphone no bolso que roda aplicações infinitamente mais potentes.

O sketchpad bem como as condições em que o mesmo foi feito, é algo jurássico para os parâmetros atuais, mas com toda certeza um marco, uma inspiração que culminou na alta tecnologia CAD que temos nos dias atuais.

E o AutoCAD?

O AutoCAD é um software CAD, assim como vários outros que temos atualmente no mercado. O nome AutoCAD (provavelmente) vem da combinação do nome da empresa que o criou (Auto de Autodesk) com a sigla CAD.

O AutoCAD tem sua primeira versão datada de dezembro 1982, de lá pra cá muita coisa mudou. Um salto tão ou bem maior entre 1982 para os dias atuais em relação ao cenário de 1963 para 1982.

Portanto, o correto é dizer que o AutoCAD é um software CAD, e não dizer que CAD é AutoCAD.

Saiba um pouco mais

Se você quer aprender um pouco mais sobre o AutoCAD, continue navegando no blog, pela sessão de downloads você vai baixar muito conteúdo legal e em maioria gratuito… Não deixe de conferir também a FanPage em facebook.com/aditivocad.

E para quem quer saber mais sobre a história do sketchpad, tem um e-book bem interessante publicado em 2003 (em inglês), Sketchpad: A man-machine graphical communication system.

Caso tenha algo a comentar, siga à vontade.

Artigo revisado em Janeiro/2018.


Comentários Comentários


 

Generoso de Oliveira Não avaliou
Em 26/04/2011 12:48

Prezados, muito bom o esclarecimento! Gostaria muito de saber se o "CAD" a que o ANSYS WORKBENCH 10.0 se refere não seria qualquer pacote genérico CAD do qual, por exemplo, fazem parte as famílias AUTOCAD e Solidworks ? Isto é, o ANSYS WORKBENCH 10.0 pode ler desenhos em AUTOCAD ou em Solidworks ?
Obrigado pela atenção.

Respostas:
Fredy (respondeu em 27/04/2011)

Generoso, nunca tive contato com o Ansys Workbench, porém pude verificar no produto que já estão na versão 13.0 e que os formatos nativos do AutoCAD e Solidworks são aceitos. Sinto não poder ajudado com informações mais completas a respeito. Grato pela visita no blog.



Érico Bernardo Não avaliou
Em 15/09/2010 12:06

Bem Esclarecido
Por isso que eu uso AutoCAD 2010
e CAD 2010 (SolidWorks 2010)


Pambala Não avaliou
Em 21/10/2009 12:55

maravilhoso esclarecimento

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga