Escala no AutoCAD, como preparar seu desenho

Uso de escalas no AutoCAD

Vou colocar aqui neste artigo alguns esclarecimentos e considerações a respeito do uso de escalas no AutoCAD, também vou explicar como preparar o desenho para que seja impresso na escala correta.

Falarei sobre as duas formas de se trabalhar o desenho para impressão, no Model Space e no Paper Space, informando as recomendações e vantagens de cada uma.

O uso de Paper Space (Layouts) é sem duvida a maneira mais profissional e recomendada. Embora alguns achem mais trabalhoso, não é tão difícil quanto parece, sem contar que deixa o projeto mais organizado.

Por sua vez, o uso de Model Space (onde você faz os desenhos) para preparar a escala, pode ser ser aceitável em alguns casos, mas em outras situações pode se tornar um grande problema. É o caso de alguns que acabam alterando a escala de partes do projeto para caber na folha, não veremos isto... Assim, a opção de escala no Model até pode ser utilizada em nosso método aqui exposto, mas há restrições.

Observações iniciais

Escala do projeto no Paper Space (Layout)

Identificar ambiente paper Space no AutoCAD
Fig. 1: Paper Space é o espaço do papel de impressão.
É identificado pela seleção das Abas Layout.

O Paper Space é indicado sobretudo quando você tem desenhos em escalas diferentes em uma mesma prancha. Sendo a forma mais produtiva e profissional para esta situação.

Este é um assunto mais estenso e exige informação mais detalhada, sobretudo para quem é iniciante. Então resolvi ao invés de coloca-lo aqui nesta página, escrever um tutorial em PDF com explicações e ilustrações.

O resultado foi um documento bem completo sobre o como preparar o desenho em escala no Layout, está disponível para download gratuito no link abaixo:

Download tutorial Paper Space (layout) no AutoCAD

Este pacote de arquivos acompanha além da apostila, exemplos de arquivos dwg para você acompanhar e entender melhor.

A principio pode parecer complicado trabalhar com este recurso, no entanto é fácil. Leva talvez um pouco mais de cliques, é preciso configurar uma impressora e usar mais comandos, no entanto você pode criar um layout previamente configurado para cada formato de folha (A0, A1 etc...) e criar um template.

Escala do projeto no Model Space

Identificar ambiente paper Space no AutoCAD
Fig. 2:Model Space é o espaço onde você faz seu desenho.
É identificado pela seleção da Aba Model

Desenhos preparados para impressão no Model Space, podem ser montados na prancha e mandados para plotagem sem que haja dores de cabeça, nas seguintes situações:

A. Todo o projeto terá a mesma escala.
Ex.: Se for composto apenas um item (ex. planta baixa), ou se houver outras partes como cortes, coberturas mas todas com a mesma escala.
Mais um exemplo é um desenho topográfico onde você pode ter apenas o levantamento de uma única área dentro da prancha.

B. Há Uma escala principal para alguns itens e o resto do desenho é sem escala definida.
Ex.: Em um projeto elétrico predial, você tem a planta baixa em escala 1/50, mas os demais itens do projeto não necessariamente seguem uma escala especifica... um diagrama unifilar não tem escala, um detalhamento de poste de entrada também em muitos casos pode não ter escala definida...

Fora de situações similares as citadas acima, não recomendo o uso de Model Space, nestes casos use o Paper Space (Layout) que foi colocado logo acima.

Veja como preparar o desenho em escala no Model Space.

Primeiro você vai precisar de ter as folhas desenhadas com as seguintes dimensões no AutoCAD (Largura x Altura):

A0 118.90 x 84.10
A1 84.10 x 59.40
A2 59.40 x 42.00
A3 42.00 x 29.70
A4 21.00 x 29.70

Estas medidas são externas, não esqueça de incluir as margens. Mesmo formatos sendo em mm, faça em metros como colocamos pois passaremos os esquemas de escala para que dê certo a plotagem.

Caso tenha duvidas sobre questões de folhas, sobre suas medidas e dobras, sugerimos que baixe no nosso site mesmo a apostila de folhas para desenho técnico. Tome como base as instruções deste guia mas considere desenhar em metros como colocamos acima.
Se quiser conteúdo complementar, baixe o tutorial informado no inicio (de paper space) pois ele inclui arquivos dwg com com folhas prontas para uso.

Com a folha pronta, vamos tomar como base um único desenho, de uma planta baixa, que você quer ela na escala 1/50 na sua prancha. Enquanto alguns fazem um esquema de alterar a escala do desenho para caber na prancha, aqui faremos o inverso, alterar a escala da folha/prancha para adequar ao desenho. Assim você não compromete a integridade das medidas e cotas do seu projeto.

O esquema que sugiro usar aqui é inserir a prancha/folha (com o comando Insert) no Model Space especificando uma escala para o bloco conforme coloquei a seguir quando falo da inserção da Prancha (duas opções, para quem trabalha em metros ou centímetros). Então posteriormente, para imprimir você indica a escala de plotagem, conforme também é instruído mais adiante.

Apenas uma observação, apesar de óbvia, vale ressaltar para quem é iniciante, a escala de inserção do bloco deve ser igual em X e Y para que tenha proporção do desenho.

Inserção da prancha no Model Space, para desenho em METRO

Calcule o fator de escala de inserção, usando isto: ESC ÷ 100 (significa o fator de escala dividido por 100)

Exemplo, se for uma escala 1/75 será 75 ÷ 100 = 0.75, assim o fator de escala de inserção do bloco é 0.75. Outro exemplo, se for escala 1/50 é 50 ÷ 100 = 0.50, ou seja, será 0.50 o fator de escala do bloco.

Quando for plotar esta prancha do desenho em metros, siga este esquema de escala para impressão.

Escala plotagem
Fig. 3:Escala 1/100, metros
Definido na tela de plotagem

Defina escala de plotagem em mm como 1000 : ESC, onde ESC é o fator da escala do desenho após o 1/

Exemplo, se o projeto é escala 1/100, você estabelece a escala 1000 mm = 100 units na plotagem, como mostra a figura ao lado. Se fosse uma escala 1/75 colocaria escala 1000 mm = 75 units.

Lembrando que a figura Fig. 3 é o trecho da janela de plotagem (acessada pelo comando PLOT), o campo onde estabelecemos a escala de plotagem.

Inserção da prancha no Model Space, para desenho em CENTÍMETROS

Use o mesmo esquema de calculo do fator de escala de metros, porem multiplique o resultado final por 100.

Exemplo, na escala 1/75 seria 75 ÷ 100 = 0.75, e 0.75 × 100 = 75.00, deste modo o fator de escala de inserção do bloco será 75.00

Escala plotagem
Fig. 4: Escala 1/75, centímetros
Definido na tela de plotagem

No momento da plotagem deste desenho em centímetros, use o seguinte esquema.
Escala de plotagem definida em mm será 10 : ESC, onde ESC é o fator da escala do desenho após o 1:
Exemplo, se o projeto é escala 1/75, você estabelece a escala 10 mm = 75 units na plotagem. Se fosse uma escala 1/50 colocaria escala 10 mm = 50 units.

Dica para quem estiver utilizando o aplicativo AditivoCAD

Ao utilizar o aplicativo AditivoCAD 3, você pode inserir a sua folha normalmente no Model Space, para tanto basta que no momento da inserção especifique na janela de folhas a unidade de medida e escala do projeto, assim o próprio comando colocará a folha com a dimensão correta para conformidade com o explicado.

Para o caso de uso do AditivoCAD 1LT, a situação é similar, basta que confira no menu "Aditivo1LT > Config > Unidades" se a unidade de medida corresponde ao seu desenho. Então quando for usar o comando para desenhar a folha coloque a escala do projeto. Isto também vale apenas para a montagem de escala no Model Space.

Se optar pelo Paper Space, a explicação para os dois aplicativos consta na apostila que indicamos.

Por hora é isto, se tiver algum comentário ou informação para acrescentar, fique a vontade...


Comentários Comentários


 

DENYS Excelente
Em 26/02/2018 15:42

SEM DUVIDA A MELHOR QUE ENCONTREI AO LONGO DE VARIAS PESQUISAS
PARABENS


Isabella Não avaliou
Em 07/07/2016 14:45

Ótimas dicas. Essa apostila Tutorial em Paper Space ajudou demais. Obrigada.


Fabiano Não avaliou
Em 15/04/2017 11:34

Excelente dica. Eu costumava desenhar em centímetros (10mm = 1 unit) e depois ajustar o desenho para caber numa folha A pré-desenhada. Isso dava muito trabalho.
1 ? Tinha que ter várias cotas configuradas.
2 ? Tinha que cotar todo o desenho depois de alterar o tamanho.
3 ? Se mudasse alguma coisa no desenho original, tinha que reajustar várias coisas ou repetir todo o processo de ajuste novamente.
Pior que o ?método burro?, aprendi com tutoriais de uma pessoa que faz muita propaganda de cursos aí pela web. Vivendo e aprendendo.


washington meneses Não avaliou
Em 11/12/2015 09:52

muito obrigado, estava precisando muito de vocês, parabéns.


Ana celia G. Soares Não avaliou
Em 10/11/2015 18:31

Estou curiosa para conhecer o curso


Walmyr Costa Não avaliou
Em 29/06/2015 08:30

Parabems pela iniciativa, este site é muito importante, é instrutivo ele auxilia profissionais da área.


Avaliação geral da página

Nota: 5.0Avaliação: 5.0 - 1 votos

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Inscreva-se - canal YouTube

Fechar (X)