Antes de qualquer coisa, para efeitos deste artigo, “AutoCAD antigo” é qualquer versão entre o 2000 e 2009, pois apesar do 2009 não ser tão antigo estamos falando de uma versão do Windows lançada bem depois destas versões do AutoCAD.
A combinação destas versões do AutoCAD (2000 ao 2009) com o Windows Seven algumas vezes vai outras não. É assim, porque é como uma loteria, já que apenas o AutoCAD 2010 (e o novo 2011) tem o aval do fabricante (Autodesk) para rodar com o Windows 7, para o 2009 e anteriores não há garantias, então se não é homologado para tal significa que qualquer coisa que o faça funcionar é acaso ou “improviso”.
Apesar dos relatos de pessoas que tiveram sucesso nestas utilizações, não é difícil ver gente se queixando pelos fóruns e blogs internet afora. Vou passar neste artigo três alternativas com dicas e considerações sobre estes “improvisos”, pois apesar da ausência de uma garantia, há formas de fazer um AutoCAD antigo rodar no Windows 7.
Vale ressaltar que em momento algum estou dando garantias (o que seria leviano já que não há garantias oficiais), mas compartilhando experiencias, você também pode compartilhar a sua nos comentários.
Utilizando Modo Compatibilidade – primeira opção
Esta é uma primeira alternativa a se recorrer pois é relativamente simples e não requer instalações de softwares adicionais, trata-se apenas de procedimentos e ajustes.

Figura 1 - Propriedades do instalador em modo compatibilidade no Windows 7
É um modo mais rápido e recomendado, especificar no próprio instalador o modo compatibilidade, basta que no executável do software de instalação do AutoCAD (setup.exe, autorun.exe etc…), clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e selecione “Propriedades”, vai surgir uma janela na qual você deve por meio da guia “Compatibilidade” deixar em conformidade com a figura 1 ao lado. Fazendo desta forma, o Windows vai tentar ajustar a instalação usando parâmetros de uma versão mais antiga, em se tratando de AutoCAD utilize XP com service Pack 2 ou 3, ou ainda a opção do Windows Vista caso o AutoCAD em questão ofereça tal compatibilidade.

Figura 2 - Reinstalação em modo compatibilidade caso não tenha optado pela opção anterior
O próprio Windows 7 tem um recurso que identifica a instalação de “programas antigos” e te dá a opção para este ajuste, basta ficar atento na instalação do AutoCAD, pois ao finaliza-la verá uma mensagem com título “Auxiliar de compatibilidade de programas” como a figura 2 ao lado, então selecione “Reinstalar usando configurações recomendadas”. No entanto, é melhor se você optar pela opção do paragrafo anterior, que é mais rápida pois dispensa a reinstalação.
Depois de instalado o AutoCAD, caso alguma falha ocorra na sua execução, adicionalmente, clique com o botão direito do mouse no ícone do respectivo atalho na área de trabalho ou menu de programas (conforme o modo que o executa), acione propriedades e logo em seguida clique na aba “Compatibilidades” faça conforme a Figura 1 acima.
Uma outra dica interessante a seguir, é instalar sempre com privilégios de administrador do sistema.
Vale lembrar que este modo compatibilidade também pode ser usado no Windows Vista, o que ao menos em tese pode ajudar a resolver alguns problemas com versões do AutoCAD 2007 e anteriores.
Utilizando Modo XP – segunda opção

Windows XP Mode executando dentro do Windows 7
O modo XP (ou “Xp Mode”) é um recurso que pode ser utilizado no Windows 7 nas edições Professional, Ultimate e Enterprise).
Então preste atenção nisto, se estiver utilizando Windows Home premium ou Starter, pode esquecer esta opção.
Este método, executa por meio de uma máquina virtual o sistema operacional Windows XP dentro Windows 7, possibilitando assim o uso de versões do AutoCAD mais antigas que não se dão bem com o novo Windows. Isto não vale apenas para o AutoCAD, há uma série de outros softwares que podem ser utilizados neste esquema, mas isto não implica que todo e qualquer programa vá funcionar.
O uso do modo XP é limitado, não adianta pensar que você terá um XP funcionando de forma nativa. Existem algumas considerações publicadas pela a própria microsoft que esclarecem isto, dentre elas está o fato do “modo XP não ser indicado para programas usam intensivamente recursos gráficos”, alias, a parte gráfica do modo XP não é das melhores mesmo que tenha uma boa placa de vídeo, em alguns casos pode requer algum conhecimento mais avançado para alterar o registro do windows e faze-lo trabalhar com video em 32 bits. Há ainda alguns tipos de hardware que podem não ser detectados, se algum software depender deste hardware vai falhar. Apesar das limitações, dependendo da aplicação que tiver para o AutoCAD, por exemplo, para desenhos básicos 2D não deve ter grandes problemas.
Então basicamente é isto, você precisa de um computador com Windows 7 professional, ultimate ou enterprise. Também vai precisar de boa quantidade de memória, no minimo 2 GB, já que o “XP mode” deve abocanhar parte da memória quando estiver executando-o.
Apenas para completar a questão de requisitos, a exigência de um processador com suporte para virtualização não existe mais. Você verá muitos sites falando sobre o modo XP e a exigência deste requisito, até mesmo no site da microsoft tem (por enquanto) páginas com estas informações, no entanto a exigência foi removida recentemente, é só baixar o pacote mais atualizado.
Veja então como usar o XP Mode
Você precisa baixar dois instaladores. Primeiro pode baixar proprio “XP Mode”, que é uma imagem de disco contendo uma cópia do sistema operacional Windows XP com Service Pack 3. Depois baixe o “Windows Virtual PC”, que permite gerenciar máquinas virtuais.
Uma informação adicional sobre o XP mode: Ele não requer ativações se o seu Windows 7 estiver devidamente ativado, funcionará como uma licença que será “atrelada” ao mesmo.
O Download do Windows Virtual PC e XP Mode estão disponíveis gratuitamente no site da microsoft.
Clique aqui para baixar o XP mode, será aberta a página onde basta seguir as instruções.

Atalhos dos programas instalados no XP Mode ficam disponíveis no menu de programas do Windows 7
Após a instalação dos dois acima, basta acionar o no menu de programas do Windows 7 a opção “Windows XP Mode” e o XP se iniciará como a janela de uma aplicação convencional.
O AutoCAD que você instalar no XP mode, embora seus atalhos também fiquem disponíveis no menu de programas do Windows 7, será executado no XP. Ocorre que ao aciona-lo caso a maquina virtual não esteja ativa ela será carregada para que o AutoCAD seja executado em modo xp.
Para iniciar a instalação do AutoCAD você deverá primeiro iniciar o Windows XP Mode pelo menu Microsoft Virtual PC. Após isto, inicie a instalação do AutoCAD normalmente no ambiente do XP.

Exemplo do AutoCAD 2006 executando no Windows 7 através do XP Mode
Uma consideração importante sobre o XP mode, relacionado à segurança, ele vai compartilhar a internet ativa no Windows 7, no entanto recursos de segurança como firewall e antivírus existentes no Windows 7 não serão utilizados pelo XP mode, o que pode gerar uma brecha de segurança no seu computador, assim todo cuidado é pouco. Alguns softwares de segurança podem não se dar bem no XP mode, se desejar pode desativar alguns itens compartilhados que eventualmente não for precisar no XP, como internet e algumas unidades de disco que forem desnecessárias compartilhar, isto é feito pelo gerenciamento da máquina virtual, bastando acessar o item de configurações.
Usar Windows XP e 7 em modo “dual boot” – Opção 3
Diferente do modo XP, esta pode ser usada com a edição Home premium. Esta opção você não vai rodar o AutoCAD no ambiente do Windows 7, mas em uma instalação normal do XP. A vantagem é que não precisará ter dois computadores para isto. Você vai iniciar o computador com uma das versões do Windows, vai usar o XP para o AutoCAD que não for compatível com o Windows 7.
É um pouco mais complexa, principalmente se não tiver experiencia em instalação do sistema operacional. Se não tem conhecimento para tal, a sugestão é que procure um técnico que faça por você.
O processo consiste basicamente em um HD que deve ser formatado e particionado (no minimo duas partições), então primeiro se instala o Windows XP, após ter sido completada, inicia a instalação do Windows 7 através de boot no CD (ao iniciar o computador), tendo o cuidado de não instalar como sendo uma atualização e sim uma nova instalação, durante a instalação do Windows 7 escolha a segunda partição do HD, o resto o próprio sistema fará, quando ligar o computador verá um menu com as duas opções do Windows.
É um pouco inconveniente pois não há integração entre os dois sistemas de forma simultânea como no “xp mode” (apenas o acesso aos arquivos das partições ficam disponíveis). Mas tem como ponto favorável o fato de eliminar eventuais problemas e limitações impostas pelo “XP mode”, além de poder ser utilizada na edição “Home premium” do Windows.
Considerações gerais e recomendações
Obviamente nenhuma das duas primeiras opções de instalação (seja XP mode ou compatibilidade) tem uma garantia de funcionamento, trata-se de um improviso, feito por conta e risco do usuário.
No caso da utilização dos dois sistemas operacionais em “dual boot”, ai sim você tem o sistema nativo e não deve apresentar os limites das outras opções. Se der erro nesta opção, não será pelo fato da utilização do Windows nestes moldes, mas sim por alguma falha que poderia ocorrer em uma utilização “convencional”.
Algo mais a se considerar, é que o fato de ter conseguido um funcionamento inicialmente, pela complexidade que um software pode trazer, não significa que está livre de problemas mais adiante.
Uma nova versão do sistema operacional não é simplesmente estética, mas alterações internas. Então, por exemplo, você pega um AutoCAD 2006 que foi projetado para Windows até o XP e tenta usá-lo no Seven (que sequer existia), é óbvio que ai você tem uma possibilidade de problemas, pois é perfeitamente possível que em determinadas funções que o AutoCAD precise executar o Windows tenha sofrido alterações.
Toda e qualquer atualização de sistema operacional ou de troca de hardware deve ser cuidadosamente avaliada, você jamais deve supor que um determinado produto vai funcionar igualmente em uma nova estrutura de hardware e software que for implantada. Por isto procure se informar com seus fornecedores antes de tomar decisões neste sentido, assim pode evitar prejuízos e dores de cabeça.
Bom, por hora é isto, caso tenha algo a comentar ou se quiser compartilhar sua experiencia aqui, fique à vontade para comentar.
Alguns artigos relacionados:
- O polar tracking do AutoCAD não funciona? »
- Teclas de atalho do AutoCAD »
- Restaurando a tecla delete no AutoCAD »
- AutoCAD, escolha a melhor versão »
- Remover a marca “Produced by an Autodesk Educational Product” »
Boa tarde, estou tentando instalar o AutoCAD 2011 no meu pc, que possui o sistema operacional windows 7 home basic, porem sem sucesso…Quando eu vou instalar as ferramentas, aparece uma mensagem dizendo que nao é possivel instalar o programa no sistema operacional atual..
Como proceder???
Aguardo resposta
Obrigada!
Boa dica! Vale apena tentar…
Olá, comprei o autoCAD 2011 e tenho tentado instalá-lo no meu vista, só que quando abro o link de Setup e clico em Instalar produtos abre uma jenla que diz: “Não é possível instalar este produto no sistema operacional atual.” Como posso resolver isso?
Boa tarde amigo.
Tentei a instalação do Autocad 2007 no windows 7 Home Premium porem sem sucesso. Tentei os modos de compatibilidade e nada, o cad simplesmente nao executa. Alguma sugestão?
Desde já te agraceço.
Att,
Matheus Pergher.
Matheus, em versões do Windows que tenha possibilidade do “XP Mode” este é boa alternativa que costuma resolver, mas para Windows Home realmente é complicado, se o modo compatibilidade não funciona não conheço nada que possa ser feito. Esgotadas estas possibilidades resta partir para uma versão do AutoCAD que tenha de fato a compatibilidade (2010 acima)
Boa Tarde
Estou com uma maquina intel i7 com 8 giga de memoria já foi instalado dois sistema win 7 ultimate, Home Premium 64 bits. SHOW DE BOLA.
Mais estou com problema com o AutoCade 2011 ou 2012 64 bits.
No inicio da instalação ele diz:
Função Incorreta.
C:\Users\Zoom\AppData\Local\Temp\_AICDAB.temp\x86\pt-br\camponents\SetupDesingReview2012.msi
Não Instala.
Algem sabe o que fazer??
Frota, extranho pois o diretório que aponta o erro é 32 bits (x86), mas experimente as opções de instalação personalizada, removendo o item que está causando a falha (no caso o Design Review).
Esse modo XP só roda no W7 Pro.
O “XP mode” funciona com Windows 7 Professional, Ultimate e Enterprise!
Gostaria de agradecer pela dica. Meu Autocad2006 simplesmente não iniciava, com a opção da compatibilidade passou a funcionar normalmente. Obrigado por me salvar.
Muito Obrigado
Salvou meu bolso
Valeu pela dica. Eu tenho uma versão do autocad que não estava funcionando em meu computador (windows 7). Fui no arquivo de instalação, marquei a opção modo de compatibilidade, windows vista e o programa está funcionando bem. Visite o meu blog.
Olá….deu certinho….na terceira tentativa!!!. Comprei meu novo notebook e me deparei com essa terrível situação. Obrigada pela grande ajuda, pois realmente seria impossível resolver. Espero que todos consigam resolver tb….abraços
Muito obrigado, sem a sua ajuda meu trabalho seria impossível!
Estou tentando instalar o AutoCad2010 64bits em Windows Home Premium 64bits, ele começa a intalação normal, mais quando em certo ponto, pede pra inserir o Cd, mais o mesmo já esta no Drive, o q devo fazer estou ficando doido,
Junior,
Já tentou copiar o conteúdo do CD para uma pasta temporária e instalar a partir do HD?
Estou tentando instalar o autocad r14 em um sistema win 7 home premium x64, e tenho a seguinte mensagem:
“a versão deste arquivo não é compatível com com a versão do windows em execução”
Alguém pode me ajudar?
Já tentou todas as opções descritas no artigo? Caso sim, infelizmente não há muito mais a fazer…
Versão de autocad R14, será que essa versão não é daquelas bem antigas do tempo do 16bits? Caso seja não tem jeito, é muito defasada, já estamos nos 64Bits, a versão 16bits da no máximo para se tentar uma adaptação ao sistema de 32bits, mas pular de 16 para 64 bits, impossível.
Eu quero parabenizar pelas, dicas e soluções práticas. Facilitando o usuario de Cad.
Gostaria de agradecer as dicas, pois, já não sabia mais o que fazer ate encontra-los., muito obrigado por terem me ajudado.
Oi! não consigo instalar o autocad 2011 no meu windows 7. após completar a instalação com inicío o programa o autocad volta a fazer o setup.
Outro detalhe que notei, é que ao instalar o autocad, o pc dá indicação que eu já tenho instalado o autodesk design review 2011, o que não é verdade.
o que faço????
Obrigada
Deu certo o procedimento do primeiro passo
- Compatibilidade – Parabéns
Ja rodei o Autocad 2000 no XP SP3, sem problemas.
Olá, eu tentei instalar o autocad 2011 no windows xp e conseguir direitinho, porém na hora de abrir aparece a tela normalmente e depois de uns 2 ou 3 segundos fecha tudo e aparece a tela de relatórios (em inglês) da autodesk (akela tela para reportar o erro)
será q alguem sabe o q é ??
Obrigado!
quero aki agradecer por este post ,pois me ajudou muito e sem dúvida esta ajudando e ajudará muitas pessoas.
parabens pelo post!!!!!!!!
attt:
Amarildo.
tenho o seven e quero instalar o autocad2011, so que diz da um erro dizendo que o programa nao pode ser instalado com este sistema operacional, o que eu faço? desde já agradeço.
Junior, como sugestão, verifique se não está, por exemplo, tentando instalar uma cópia 64 bits em um sistema operacional 32 bits. O inverso (AutoCAD 32 bits e SO 64 bits) embora teoricamente possivel pode ser passível de problemas também.
Veja também
Outra coisa, se estiver com Windows Starter Edition, provavelmente não deve conseguir sucesso na instalação.
Se não for nada disto acima, desconheço este erro, mas vamos deixar seu comentário no ar, talvez alguem que saiba a respeito possa responder.
Boa Tarde!
Amigos! pra quem afirma que o AutoCAD 2010, roda normalmente com o Windowns 7 Profi.. está redondamente enganado!
Trabalho com esta configuração a pouco tempo e a maior das brigas hoje aqui no setor de projetos é justamente a possibilidade de retomar o sistema XP.
Temos problemas em abrir ou fechar um Desenho qualquer, independente do espaço que ele ocupa, problemas em salvar, abrir janelas, execução de comandos básicos! Enfim, não funciona nada! Haa detalhe já perdi a conta de quantas vezes eu resetei minha maquina!
NÃO INDICO À NINGUEM, ATÉ QUE ALGUEM RESOLVA ESSES PROBLEMINHAS BÁSICOS!
Sérgio, o AutoCAD 2010 foi lançado, ainda nem existia o Windows 7, com isto, problemas “básicos” eram de se esperar mesmo. Agora, o AutoCAD 2010 já conta com um “update 2″ que corrige vários problemas que não vem ao caso citar aqui, mas você pode consultar informações mais completas em http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/ps/dl/item?siteID=123112&id=15074619&linkID=9240618 e http://images.autodesk.com/adsk/files/autocad_2010_and_autocad_lt_2010_update_2_enu.htm
Algo mais que pode considerar, é que nem sempre o problema com o AutoCAD significa que é incompatibilidade com o sistema operacional, existem outros pontos que podem levar a problemas, tais como conflitos de outros softwares ou até mesmo um hardware não adequado, software desatualizado e por ai vai. Digo isto, pois há muitos relatos pessoas que conseguiram usar com a mesma configuração e sem os problemas que você mencionou.
Meu caro . . .nem sempre o problema esta entre o CAD e o Windows . . . o Oficce por exemplo pode ter uma DLL ou outro arquivo no Sistema que cria uma interferencia com algo que o CAD precisa . . . quando pensar em um sistema ha de se analisar tudo o que tem nele . . . inclusive o hardware . . .
Achar a incompatibilidade as vezes é facil . . as vezes é mais pratico instalar uma coisa mais antiga mesmo . . .
Estive procurando também uma maneira de instalar outros versões mais antigas com outras mais novas. È possivel?
Não há como prever todas as situações e imprevistos podem ocorrer, mas na maioria dos casos é possível, basta instalar a versão mais recente primeiro. É interessante observar que no caso de falha, não necessariamente significa que foi causada pelo fato de ter outra versão mais recente, mas pode simplesmente ser por incompatibilidade da versão mais antiga com o Sistema Operacional.
Galera, estou com um problama. Formatei minha máquina e tirei o XP e coloquei o seven ultimate 64bits mas não consigo fazer o registro do produto. Sendo assim não consigo inicializar o programa.
Ele está instalado mas não consigo ativar, sendo o S.O e o AutoCad2010 de 64bits.
Alguém pode me ajudar? Meu e-mail é [****]
Des de ja agradeço.
Abraço.
Bom dia amigos !!!
Uma pergunta! O auto CAD vendido por camelôs, pode ser usado em uma empresa ?
Paulo, estas cópias não são licenciadas, então tal utilização é ilegal.
Alguem me pode dizer como istalo o autocad 2011? eque ja esprimentei tudo e nao consigo.
tenho o windons 7 e nunca tive qualquer autocad instalado. quando abro o setup aparece uma mensagem que diz ” impossivel instalar com este sistema operacional actual”
Cumps
Estou com o mesmo problema. Alguém ajuda?
Eu Também!!
Eu utilizo o Windows Xp Professional e também estou com o mesmo problema! “You cannot install this product on the current operating system”. Alguém tem alguma solução?!
Este artigo é muito útil, afinal, nem todos desembolsam rios de dinheiro anualmente somente para estar sempre com a versão mais atual dos softwares instalados no PC ou notebook.
Parabéns amigos, ótimo artigo!
Excelente dica, usando o “Modo Compatibilidade ´´ instalei o AutoCad 2007 e por enquanto esta rodando perfeitamente no sistema Win7.
Agradeço a dica.
Viva, antes de mais queria felicitar a pessoa k publicou este post!! Está realmente mto bom..
Contudo ainda não consegui instalar o autocad..
Cm utilizo uma licença multi-seat, quando tento instalar a “imagem”, apenas instala o Viewer e mais nada..
Espero ter-me esclarecido bem, caso contrario, podem postar alguma questão!!
Alguém tem uma sugestão??
Obrigado
Belíssimo post, bem explicado, bem coerente, parabéns pessoal.
GOSTARIA DE PARABENIZAR PELA MATERIA, TENHO 3 MAQUINAS EM CASA, UMA COM XP MAIS ANTIGA ESTA NO QUARTO DA MINHA FILHA, UMA NO MEU QUARTO COM 7, E UM NOTBOOK COM VISTA, POREM NUNCA FUI MUITO FAN DO XP SEMPRE ACHEI POBRE DE GRAFICOS E TELAS. EM FIM RESOLVI FORMATAR O PC DA MINHA FILHA O MAIS ANTIGO,TIRAR XP E INSTALAR O SEVEM, MAS O PC NAO DAVA O BOOT DE FORMA ALGUMA, COMECEI A PESQUISAR ATE ACHAR ESSE TUTORIAL, E DECIDIR DEIXAR O XP KKKK, MAIS UMA VEZ PARABENS MATERIA ESPLICATIVA PRINCIPALMENTE PARA LEIGOS COMO EU..OBRIGADO.
Alô pessoal do Aditivo CAD.
Eu quero parabenizar a todos que se dedicam para tornar o CAD tão versatil. Eu tenho recebido as sua publicações neste final de mês estarei adquirindo alguns dos seus CD’s.
Muito bem colocados todos os pontos.
É assim mesmo que se dá uma aula.
Parabéns.
Só queria acrescentar que, se puder adicionar mais informações aqui, que fossem abordadas as preferências e exigências de RAM.
Por exemplo: É recomendável, um minimo de 1Gb para cada ambiente adicional, a fim de não sobrecarregar o ambiente nativo (de origem).
Grato. Boa sorte nos próximos assuntos.
Nota/WebPage:: A rotina “securimage” está com um tempo de tolerância (aguardo) baixo. Se puder, aumente, pois vai dar erro para todos que digitarem algo bem pensado (que leve uns 3 minutos ou +).
Artur
_______________
Grato pelo comentário Artur. Sobre a rotina de imagem, no momento não tenho como altera-la, mas em breve vou verificar isto.