Compartilhe Conteúdo

O polar tracking do AutoCAD não funciona?

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » Tutoriais e dicas AutoCAD » O polar tracking do AutoCAD não funciona?

O recurso polar tracking foi implementado no AutoCAD a partir da versão 2000 e mantido até as versões mais recentes como o AutoCAD 2012. O problema é quando ele simplesmente para de funcionar sem qualquer explicação, por exemplo, ao desenhar uma linha recebemos a mensagem “Zero length line created at (…)” e nada de desenho na tela.

Então, qual é o mistério por trás deste irritante probleminha?

Polar tracking AutoCAD

Exemplo de como o uso do Polar Tracking do AutoCAD ajuda a desenhar com ângulos específicos


Antes, pra quem ainda não percebeu exatamente do que estou referindo, trata-se do recurso que facilita a entrada de ângulos e localização de pontos no desenho (vide imagem ao lado).

É uma ferramenta de precisão indispensável a qualquer cadista que queira um minimo de agilidade, seu bom uso dispensa na maioria dos casos o uso de coordenadas polares para a entrada de dados.

Pois bem, pra resolver este problema com o uso do polar tracking, basta pressionar a tecla F9 para tornar o <Snap off> e pronto. É simples assim. Agora vamos na sequencia para algumas informações adicionais…

Ocorre que como a tecla que aciona o recurso polar tracking é o F10, é eminente o risco de esbarrar no F9. A tecla F9 ativa/desativa o recurso Snap (não confundir com Osnap), que dependendo de alguns parâmetros de configurações pode acabar “conflitando” com o uso do Polar.

Vale lembrar que é bem possível que o problema não deve ocorrer em alguns casos onde o Snap estiver “on”, pois dependerá também de como estão as configurações da aba “Snap and Grid” do comando “DSETTINGS” bem como as unidades de medidas do AutoCAD, como no exemplo de estar trabalhando em centímetros ou milímetros e o “grid” estiver com valor muito pequeno. Todavia se o problema vier a acontecer, é só desligar o Snap que já basta.

Uma outra curiosidade a respeito disto, é que o uso deste F9, grava uma variável de ambiente que acompanha o arquivo dwg, com isto é possível que você pegue um desenho qualquer feito por terceiros e não consiga utilizar o polar tracking mesmo não tendo alterado nada, portanto, nada de pensar que o AutoCAD está com defeito ok?

Alguns artigos relacionados:

- Dicas para um AutoCAD mais rápido »
- Restaurando a tecla delete no AutoCAD »
- Interface Clássica e Ribbon no AutoCAD »
- Altura do texto no AutoCAD de acordo com escala »
- Teclas de atalho do AutoCAD »


3 comentários para “O polar tracking do AutoCAD não funciona?”

  1. CARLOS RENER .'. disse:

    POR FAVOR,GENTE!!!
    Voces estão de parabens,outro sim solicito como “trocar”os comandos que estão em portugues para o ingles como fui acostumado example : em portugues está CONCORD.. e o atalho é CNC ..
    E em ingles é APENAS “F” de FILLET , me parece……….. algo com o comando CUI.
    para poder eu ensinar quem não tem condições de pagar o curso Autocad.
    Obrigado,
    Carlos Rener .’.
    Projetista tubulação e eletrica/instrum.

  2. José Carlos Ferreira Pinheiro disse:

    Antes de mais nada, agradecido pelas informações, absolutamente úteis, principalmente naquele instantes em que nossos prazos estão chegando ao fim e o contratado começa a pesar.
    Uma das primeiras ações, seria pensar em reinstalar o CAD e daí lembramos que o CD de instalação está em local incerto.
    Dá aí aquela sensação de que tudo estará perdido, e portanto, aí o valor destas informações.
    Aproveitando o ensejo, talvez haja também alguma explicação e respectiva dica (caso venha a se tratar de situação semelhante), o fato de por algumas ocasiões, o comando TRIM ou o EXTEND repentinamente se tornam inoperantes. Geralmente, ocorre somente com um destes comandos. Isso vinha ocorrendo após algumas horas de CAD, quando a única saída quando ocorria, era atualizar ou reinstalar a respectiva versão de CAD ou simplesmente proceder a atualização, opção do CD.
    Notei que após um Backup no computador, o fato deixou de acontecer, rendendo muito mais meu tempo profissional, que se perdia de forma descontrolada.
    Pergunto: Fora esta perspectiva de ser um problema no Windons, haveria também alguma dica através de tecla para reativar estas ferramentas?
    Por enquanto, um grande abraço, lembrando da seriedade do trabalho de voces e da utilidade incontestável destas informações.
    07/11/11

    Sem mais,

    Carlos Pinheiro
    arquiteto

    • Fredy disse:

      Carlos, não sei o que quer dizer com os comandos tornarem-se inoperantes, se estão causando um “Fatal Error” e abortando o AutoCAD, pode ser bug no proprio e não necessariamente no Windows. Em versões mais antigas isto ocorria, se não me engano parece que foi corrigido a partir do AutoCAD 2004.

      Agora se os comandos estão falhando na utilização, pode ser que as linhas estejam com a coordenada Z alterada (diferente de 0.0), fora isto não tenho conhecimento de como problemas nestes recursos podem acontecer. Caso descobrir algo ou assim que tiver uma disponibilidade, verifico ou escrevo mais sobre estes comandos ok?

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, aparecem para todos se aprovado (fora das regras, será reprovado).
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento ou suporte para produtos comercializados no site. Para estes casos, favor acessar o atendimento do site.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site (sobretudo propaganda e informações sobre cracks e afins), podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte:



Aprecia o conteúdo do blog?

Curta a Fan Page do AditivoCAD.Com




(X) Fechar