Reciclagem e reaproveitamento na construção civil

Reciclagem na construção civil

Quando se fala em reaproveitar ou reciclar materiais para uso em uma construção, seja ele proveniente dela mesma ou não, temos a oportunidade da economia para o construtor e um ganho ambiental. O material que iria se tornar lixo e em alguns casos até poluir o meio ambiente, se torna útil.

Reciclar em muitos casos é algo um pouco mais complexo, requer um processo industrial e investimento para recolocar o material novamente a ponto de uso. Mas podemos reaproveitar materiais de forma simples, quase sempre atingível a qualquer um que tenha apenas a boa vontade de fazer.

Alguns projetos tem maior peso ambiental que econômico e outros pela simplicidade de implementar tornam-se bem chamativos pelo aspecto da economia, mas neste ultimo caso não podemos deixar de ver por trás do projeto o ganho que temos na economia de recursos naturais.

Muito bem, vou colocar aqui algumas referencias bem interessantes de projetos que fazem reuso de material. Tais projetos referem-se não somente aos resíduos oriundos da construção, mas também de materiais provenientes de outras fontes de lixo, sendo que alguns com uso material novo, mas com objetivo de reaproveitar recursos naturais.

Alguns destes projetos são tão simples que qualquer pessoa consegue executar, outros vão precisar de alguma mão de obra especial, mas nada que não se encontre com facilidade.

1 – Aquecedor de água baseado em recicláveis

Este já se tornou clássico, pauta de matéria em programas como o Globo Repórter da rede globo. Relativamente simples de ser montado e implementado, uma forma barata de aquecer água, basicamente para o banho.
Confira aqui a apostila deste aquecedor de água »

2 – Armazenamento de água da chuva

A água que cai no telhado e deságua em um lugar qualquer, pode ser usada para lavar quintal, lavar carro, descarga de sanitário, regar jardins entre outras coisas que normalmente fazemos com a água potável. Temos aqui um projeto interessantíssimo para a construção de um reservatório para captar esta água, isto pode ser combinado com um projeto que já prevê as instalações que podem usar tal água.
Confira o manual para construir o reservatório de ferro cimento »

3 – Bombear água sem precisar de bomba movida à energia elétrica

Este é mais um interessante, bombear água de um local para outro sem precisar de energia elétrica ou combustível. Isto é possível com o carneiro hidráulico, este bem que parece uma geringonça, mas funciona!
Veja o manual para fazer o Carneiro hidráulico »

4 – Construção de paredes com pneu velho

Este vale para construções rusticas, no quesito estética deixa a desejar, mas dependendo da finalidade da construção é uma boa opção, pode-se construir paredes e pequenos arrimos.
Conheça a técnica para construir paredes com pneus velhos »

5 - E os resíduos da construção?

Se devidamente separados, para tudo se acha utilidade.

Pisos cerâmicos quebrados, por exemplo, podem virar pisos de calçadas e passeios.

Sacos de cimento possuem um papel de ótima qualidade e pode ser mandado a depósitos de reciclagem de papel.

Entulhos podem se tornar agregados para concreto armado… Aqui estamos falando de remanufatura, exigência de conhecimento técnico e equipamentos especiais, um procedimento mais complexo, mas existem pequenas “fabricas” que já enxergaram este filão do mercado. Veja este outro link um artigo interessante sobre a transformação de entulhos em agregado.

Por hora é isto, qualquer comentário sobre o assunto fique a vontade.

Crédito Imagem: sxc.hu/photo/1266576


Comentários Comentários


 

Natália da Comparação de Preço Não avaliou
Em 19/12/2011 13:04

Gostei muito do artigo sempre quis saber como utilizar estes recursos, irei acompanhar os artigos se descobrir mais algumas técnicas coloque para nós.


Flávio Duarte Não avaliou
Em 08/02/2011 13:16

Muito bom esse artigo. É esclarecedor, valorizou bem os profissionais da área em todos os níveis e serve de estímulo para quem gosta da profissão.
Parabéns.

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga