Utilização de profiles no AutoCAD

Um “profile”, nada mais é que um perfil de configurações do ambiente do AutoCAD. Com este recurso é possível, por exemplo, que mais de um usuário na mesma máquina possa ter o AutoCAD com configurações de interface individuais, como cor da área de desenho, menus, barras de ferramentas ativas etc…

Uma outra utilidade está na possibilidade de restaurar configurações originais de interface do AutoCAD, isto pode resolver alguns problemas como menus ou barras de ferramentas que vem na instalação do AutoCAD e somem, ou outras configurações de interface que são alteradas sem o conhecimento do usuário.

A título de exemplo, publiquei há algum tempo aqui no blog um artigo sobre a restauração da tecla delete no AutoCAD, onde uma das alternativas apontadas para solução do problema é “Resetar o profile”.

Vamos então a algumas funções úteis que envolvem o profile.

Como Resetar o profile no AutoCAD e recuperar configurações

Como resetar o profile do AutoCAD
Fig. 1Restauração do profile (perfil) no AutoCAD. Basta seguir os passos (A B C) informados.
Esta opção restaura diversas configurações do AutoCAD conforme a instalação inicial

1. Digite o comando CONFIG no AutoCAD.
2. Na janela que surgir (Fig. 1) siga os passos descritos.

A. Clique no topo à direita em “Profiles”;
B. Na lista “Available profiles” selecione um perfil que deseja restaurar – caso nunca tenha criado nenhum aparecerá apenas o padrão do AutoCAD.
C. Clique no botão “Reset”, na mensagem de alerta que pedir a confirmação (“…Do you what to continue?”) clique em “Sim” e pronto.

Este procedimento restaura configurações originais estabelecidos na instalação do AutoCAD.

Como criar um profile no AutoCAD

Digite o comando CONFIG, e na janela do comando siga os passos descritos.

Como Criar um perfil no AutoCAD
Fig. 2Criação de profile (perfil) no AutoCAD. Basta seguir os passos (A B C D E) e um novo perfil será criado.
A. Na janela de nome “Options” que aperecer clique em “Profiles”
B. Na sequencia selecione na lista “Avaliable profiles” o perfil padrão do AutoCAD (normalmente chamado Unnamed).
C. Em seguida clique em “Add to List…”, então na janela seguinte digite um nome para o perfil em “Profile Name” e em “Description” você pode colocar uma descrição opcional para que você saiba de que se trata o perfil.
D. Clique em “Apply & Close”.
E. Selecione na lista “Avaliable profiles” o perfil que acabou de criar e clique no botão “Set Current”.

Pronto, seu perfil está criado e estando ele como “Current” todas as alterações de interface afetarão este perfil e o anterior pode ser utilizado, por exemplo, por outro desenhista que use o mesmo computador e não goste das suas configurações…

Personalizando o visual do AutoCAD (será salvo no profile)

Edição de perfil AutoCAD
Alteração de profile (perfil) no AutoCAD.
Nesta opção alteramos o Visual do AutoCAD.

Além de itens como menus, posição de barras de ferramentas, outras opções podem ser personalizadas. Vamos deixar aqui na uma algumas dicas do que você pode alterar no seu perfil afim de personaliza-lo. No caso, a alteração da cor de fundo do AutoCAD, falamos especificamente da área de desenho.

Na janela Options (acionada no comando CONFIG), Clique na Aba “Display” (1) e na sessão “Window Elements” clique no botão “Colors…” (2)

Faça as alterações que desejar, como exemplo da cor de fundo do AutoCAD, na segunda janela que aparecer, semelhante a esta seguinte:

Alteração da tela do AutoCAD
Nesta janela você pode alterar vários elementos visuais do AutoCAD,
incluindo a cor de fundo da tela e cursores.

O funcionamento é bem intuitivo e fácil de usar, a principio selecionando em “Context” o item “2D model space” você altera configurações de cores da tela de desenho do Model, ao lado aparecerá os itens que podem ser alterados e na lista “Interface element” e mais a direita as cores de cada item. Este recursos dispensa maiores comentários uma vez que logo abaixo na janela (em “Preview”) você pode conferir como ficará uma previa da configuração que está alterando.

Finalizadas as alterações, encerre com “Apply & Close”.

Obs.: Se estiver utilizando uma versão muito antiga como o AutoCAD 2000 a janela em questão pode ter diferenças de interface e ser reduzida quanto aos recursos, porém em versões como AutoCAD 2015, 2014, 2013, 2012 e algumas outras, a janela é praticamente a mesma.

Uma informação final, sobre outras alterações que afetarão o perfil. Menus ou barras de ferramentas que você eventualmente customizar no AutoCAD ficarão ativas no profile que estiver como “Current”. Lembrando que aqui no blog mesmo você pode conferir uma série de tutoriais e dicas de personalização do AutoCAD.


Comentários Comentários


 

Ernandes Guilhermino Não avaliou
Em 22/05/2015 15:10

Muito Bom Valeu Grato

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Inscreva-se - canal YouTube

Fechar (X)