AditivoCAD.Com
Siga no twitter

Tutorial para o AditivoCAD 1LT

Confira mais >>> Detalhes sobre AditivoCAD 1LT | Download AditivoCAD 1LT

Desenhando uma planta baixa no AutoCAD

Planta Baixa

Este passo-a-passo proposto aqui, possui vídeo aulas acompanhadas de um PDF com dicas adicionais, os quais ensinam como chegar rapidamente ao resultado final que é uma planta baixa no AutoCAD.

Nesta proposta, serão abordados os comandos necessários para elaborar uma planta composta pelo desenho das paredes, esquadrias, blocos representando os elementos básicos como pias bacias e lavatórios, calculo de áreas e cotas.

Apesar do tutorial também passar informações sobre a execução de comandos próprios do AutoCAD, é desejável e recomendado prévio conhecimento básico de AutoCAD.

Download Fazer download deste tutorial
Nota: Recursos abordados neste, estão disponíveis na versão gratuita e registrada do AditivoCAD 1LT.


Sobre o conteúdo deste tutorial

Abordaremos o desenho da planta basicamente em quatro etapas, para cada uma possui um video, sendo elas:

  1. Desenho do croqui.
    Este compreende no traçado das linhas de eixos das paredes que delimitam os cômodos, para isto usa-se comandos básicos do AutoCAD.
     
  2. Desenho das paredes.
    Esta é uma das etapas mais fáceis, um único comando do AditivoCAD 1LT é capaz de lhe dar em questão de segundos o desenho das paredes com todos os arremates prontos, você fica livre de ter que usar trim, fillet, offset e outros comandos do AutoCAD para esta finalidade.
     
  3. Esquadrias (portas e janelas).
    Também muito fácil, os comandos consistem basicamente na escolha de uma medida e a seleção das linhas que representam as paredes, então o comando faz a abertura e desenha a esquadria automaticamente.
     
  4. Completando a planta baixa.
    Aqui são comandos complementares como a definição de áreas e ambientes (textos), inserção de blocos com a biblioteca de símbolos, a colocação de cotas e outros pequenos ajustes.
     

planta baixa
O material é composto de um documento Pdf, quatro vídeos referente a cada etapa apresentando a execução dos comandos, e o arquivo dwg da planta baixa pronta e suas etapas citadas. Recomendamos que acompanhe todo o conteúdo para ter um bom aproveitamento. Ao final do tutorial você terá desenhado uma planta como esta da figura ao lado.

Tome nota: Nos vídeos, utilizamos como base o AutoCAD 2000, mas de forma semelhante os comandos podem ser executados em versões superiores, observando que a versão do AditivoCAD (gratuita ou registrada) que você possuir, deve ser compatível com o AutoCAD que pretende utilizar.


Desejando, veja parte do tutorial, em PDF.

Aplicativos para AutoCAD | Download | Blog do AditivoCAD.Com
©2001-2014   Fredy Godinho Braga.
Proibida reprodução não autorizada, exceto em conteúdo com indicação contrária.
www.aditivocad.com - Tecnologia CAD na Internet.