Compartilhe Conteúdo

Altura do texto no AutoCAD de acordo com escala

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » Tutoriais e dicas AutoCAD » Altura do texto no AutoCAD de acordo com escala

Uso de escalas no AutoCADA altura do texto em um desenho do AutoCAD, é um que está diretamente relacionado a escala que ele será impresso. Isto abrange nomenclaturas de modo geral e texto de cotas…

Veremos adiante algumas dicas de como proceder para ajustar o texto conforme a escala de forma precisa.

O esquema proposto, vai permitir que faça assim em qualquer versão do AutoCAD.

Como ajustar a altura dos textos?

Primeiramente tome nota da questão de unidade de medida do seu desenho, se é em Metros ou Centímetros. Se você tem duvidas quanto a unidade de medida, tome como base um exemplo em arquitetura, uma parede de 15cm, no AutoCAD se você representa ela como 0.15 a unidade é metros, se for 15.00 é centímetros…

Próximo ponto é ter o conhecimento da escala que o desenho será impresso. Sabendo disto, use esta fórmula abaixo para o calcular a altura de texto.
(ESC x ALT) ÷ FATOR
Onde:
ESC é a escala que o desenho será impresso.
ALT é a Altura desejada para o texto no papel.
FATOR é um fator divisão que deve ser de acordo com a unidade de medida. Se for metros o FATOR é 1000, se for centímetro o fator é 100 e milímetros o fator é 1 (em mm não precisa inserir o fator).

Vejamos alguns exemplos práticos:

Ex. 1
Um texto que saia com 3mm no papel e a escala é 1/50, em metros.
(50 x 3) ÷ 1000
150 ÷ 1000 = 0.15

Neste exemplo, quando for colocar a altura (height) do texto, deve colocar 0.15 e então ele será impresso com 3mm de altura no papel.

Ex. 2
Um texto que saia com 2mm no papel e a escala é 1/100, em centímetros.
(100 x 2) ÷ 100
200 ÷ 100 = 2.00

Neste outro exemplo quando for colocar a altura (height) do texto, deve colocar 2.00 e então ele será impresso com 2mm de altura no papel, considerando a escala 1/100 e desenho em centímetros

Como deve ter percebido, se tiver um projeto com desenhos em escalas diferentes, deve estabelecer textos com altura diferentes para cada desenho. A título de exemplo, pense em uma planta baixa em 1/50, cobertura 1/100 e Planta de locação 1/1000, se quiser um texto de 5mm após impresso para as três plantas, ele será diferente em cada parte do projeto.

Algumas dicas sobre textos

Se costuma trabalhar com frequência em uma determinada escala, com o tempo acabará memorizando algumas alturas de texto. Em esquemas de escalas muito utilizadas, como 1/50 e 1/100 em arquitetura e civil, você pode partir do seguinte principio.

Texto para Escala 1/100

→ Para desenhos em metros, especifique a altura no esquema 0.hh, onde hh é a altura desejada. Por exemplo: 0.20 significa um texto de 2mm, 0.30 um texto de 3mm, 0.50 um texto de 5mm e assim por diante.

→ Para desenhos em centímetros, a altura deve ser especificada assim: 2.00 é um texto de 2mm, 4.00 é um texto de 4mm e assim por diante. Isto claro, na escala 1/100.

Texto para Escala 1/50

Você pode tomar como base o mesmo esquema de texto 1/100 porém dividindo a altura por 2, já que a impressão na escala 1/50 dobra o tamanho do texto. Assim, um texto para metros que seria 0.30 (3mm) você coloca como 0.15 que é a metade.

Estas dicas lhe ajudarão a memorizar algumas alturas para que nem sempre precise ficar calculando a altura sempre que quiser mudar, para escalas usadas com menor frequência, você pode simplesmente usar a formula indicada, ou ainda, baseado na mesma formula fazer uma tabela de alturas que mais utiliza.

Algumas considerações sobre o ajuste dos textos

Para estabelecer a altura adequada no esquema proposto aqui, é preciso que antes de entrar na parte de textos e cotas do projeto, você tenha conhecimento da escala que seu desenho será plotado, isto é para evitar trabalheira extra de ter que ajustar seu desenho após ele estar pronto. Textos de cotas até podem ser ajustados depois alterando a configuração da cota, mas ainda assim recomenda-se que já coloque o texto na altura desejada.

O AutoCAD permite que qualquer desenho que você fizer, seja impresso em qualquer escala mesmo depois de pronto, mas se o texto não estiver bem ajustado vai ter inconveniente. Alguns deles podem sair muito pequenos ou muito grandes, o que pode deixar o desenho feio ou ilegível. Por exemplo, um texto que deve sair com 2.0mm após impresso, se ajusta-lo para um desenho com escala 1/50 e depois resolver imprimir o mesmo desenho em escala 1/100, sem a devida alteração este mesmo texto sairá com 1.0mm…

Por hora é isto. Caso tenha algum comentário ou algo a contribuir, fique a vontade.

Alguns artigos relacionados:

- Interface Clássica e Ribbon no AutoCAD »
- Escala no AutoCAD, como preparar seu desenho »
- Dicas para um AutoCAD mais rápido »
- O polar tracking do AutoCAD não funciona? »
- Restaurando a tecla delete no AutoCAD »


Publicidade


Curso de AutoCAD 2D online com certificado, sem mensalidades!

Curso AutoCAD 2D


Aprenda desenhar no AutoCAD. Faça plantas de arquitetura e desenhos técnicos em geral...
Confira o curso AutoCAD 2D on-line »

11 comentários para “Altura do texto no AutoCAD de acordo com escala”

  1. Caroliny disse:

    Olá boa noite!

    Então estou com uma dúvida.
    Meus projetos eu desenho sempre sem escala ou seja 1:1, nesse caso posso escrever no tamanho real exemplo letra 0.5 em metros e configurar minha escala do desenho quando vou plotar, a texto será configurado de acordo com minha escala de projeto certo?
    Configuro o tamanho de texto (a escala) apenas quando meu desenho está desenhado em escala?
    Existe uma norma NBR que diz o tamanho de texto para projetos?
    Exemplo: Padrão de texto tem que ser tamanho x

    Obrigada

    • Fredy disse:

      Caroliny, o esquema de texto aqui proposto você estabelece a altura em função da escala que for imprimir. Baseando claro, na altura final que seja após impresso. Isto vale para um desenho feito em esquema 1 por 1 mesmo. Se alterar a escala do desenho (usando Scale) ao o procedimento do artigo não terá utilidade.

      Sobre a norma, a NBR 6492 fala sobre alturas de textos, baseadas em normografos que cairam em desuso depois de desenhos em CAC. Esta seria o tecnicamente mais correto. Porém, como norma desconsidera a questão dos sistemas CAD, acaba que não se torna uma norma muito seguida.

  2. Bruna disse:

    Olá… gostaria da letra 18pt na escala 1:50.
    Como calculo?

    • Fredy disse:

      O AutoCAD não estabelece a altura dos textos em pt, e sim unidades. Assim, neste caso você precisa converter o pt para mm e lançar o valor em mm na formula que sugerimos no artigo. Para esta conversão pode-se usar como parâmetro que cada pt equivale a 0,353mm

  3. Reinato Carneiro disse:

    Parabéns pessoal pela dica, excelente e rápido. Somente uma dúvida: quanto ao fator quando se desenha em centímetros não seria 10? pois
    1 metro = 1000mm;
    1 centímetro = 10mm;
    1 milímetro = 1mm.

    Grato.

    • Fredy disse:

      Este fator não faz a relação de quantos milímetros representa cada unidade. Ele é apenas para adequar a formula de calculo e chegar à altura desejada, pode fazer o teste e verá que dá certo.

  4. Henrique disse:

    Tem como fazer que o texto se transformasse automaticamente com suas alturas independente da escala que se usara?

    • Fredy disse:

      Henrique, não sei se compreendi exatamente sua duvida… Mas outra forma além da que coloquei neste tutorial é trabalhar com escalas anotativas (anotattive) onde alguns itens serão ajustados no paper space de forma “automática”. É um assunto mais complexo, no momento não tenho nenhum material sobre isto.

  5. Almir disse:

    Muito bom! Gostei muito!
    Agradeço pela dica!

  6. luiz carlos monteiro disse:

    dica muito boa e prática

  7. José Adelmo de Santana disse:

    Dica ótima. Muito prática. Gostei…

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, aparecem para todos se aprovado (fora das regras, será reprovado).
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento ou suporte para produtos comercializados no site. Para estes casos, favor acessar o atendimento do site.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site (sobretudo propaganda e informações sobre cracks e afins), podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte:



Aprecia o conteúdo do blog?

Curta a Fan Page do AditivoCAD.Com




(X) Fechar