AutoCAD 2010 – Apostilas, vídeos e tutoriais em português

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » AutoCAD » AutoCAD 2010 – Apostilas, vídeos e tutoriais em português

Depois que escrevi o artigo sobre as novidades do AutoCAD 2010, vieram contatos de gente querendo documentação, em português, especificamente apostilas e/ou vídeos, para aprender a manusear a nova versão. Então lá fui eu atrás de informação…

Para quem procura apostila de AutoCAD em PDF, especificamente para a versão 2010, o resultado que tive não chega a ser animador a ponto de soltar um eureca, mas também não é motivo de choro. Com um pouquinho de jeito dá pra se virar, e muito bem, com o que temos. Confira a apostila de AutoCAD 2010 completa.

Material específico para o AutoCAD 2010

Encontrei algo interessante (e em português). É o AutoCAD resource center, no bom português o Centro de recursos do AutoCAD. No caso, da versão 2010.
Temos neste informações oficiais da autodesk, você poderá assistir vídeos que estão narrados em português e fazem comparativos com versões anteriores, fazer download de apostila PDF com dicas e informações que vão auxiliar seu aprendizado. Tudo isto, gratuitamente.

Se você já trabalha com alguma versão do AutoCAD, os tutoriais e informações lá dispostas serão de grande utilidade se pretende migrar. Se você não trabalha com o AutoCAD, está totalmente leigo no assunto, e quer mesmo é dar os primeiros passos e aprender AutoCAD 2010, vou deixar uma dica: Baixe uma apostila do nosso site, de qualquer versão, preferencialmente não muito antiga, uma boa pedida é a apostila de AutoCAD 2008 »

Estude os conceitos básicos por esta apostila sugerida. Sim, estou dizendo que você pode pode usar uma apostila do AutoCAD em versão anterior para aprender a versão 2010. Este critério se aplica em praticamente qualquer versão do AutoCAD. Isto porque os recursos básicos de desenho e edição de geometrias são mantidos mesmo após as várias atualizações do AutoCAD. Ou seja, o arroz com feijão é sempre o mesmo, o que muda é a sobremesa, no caso, o AutoCAD Resource Center » (inativo)

Por enquanto é isto, surgindo alguma novidade interessante neste sentido, teremos novo post no blog.


Aviso: Após o lançamento do AutoCAD 2011, a Autodesk desativou a página do AutoCAD resource center 2010. Assim, este artigo será mantido apenas para referencia, recomendamos que busque o conteúdo referente a apostilas de AutoCAD por este outro link, ou demais links sugeridos no artigo.

Alguns artigos relacionados:

- AutoCAD 2010 – Novidades da versão »
- AutoCAD 2013 »
- AutoCAD 2012 »
- Maquete eletrônica de arquitetura »
- AutoCAD 2011 para Macintosh »


32 comentários para “AutoCAD 2010 – Apostilas, vídeos e tutoriais em português”

  1. wanderson Silva Nascimento disse:

    olá fredy, boa noite, estou terminado um curso tecnico de projeto mecanico, precisava especializar, quero saber se vc tem apostila do auto cad 2005, porque tenho ele instalado no meu pc,para eu treinar em casa, como posso fazer para obte- lo.. obrigado……

    • Fredy disse:

      Wanderson, dê uma olhada neste link: http://www.aditivocad.com/apostilas.php?de=autocad que vai encontrar bastante material. Para o 2005 especifico não tem, mas do 2004 e 2006, pode baixar que é praticamente a mesma coisa…

      Quanto ao 2010, no mesmo link acima deve achar conteúdo. Alguns links deste artigo foram desativados pois com o lançamento do AutoCAD 2011 a autodesk desvia o foco do 2010.

  2. Genildo Rodrigues de Medeiros disse:

    Sou Fanatico por AutoCAD em stilos 3D gráficos proissionais e varios outros

  3. Daniel disse:

    Caro amigo, gostaria de saber se encontro pela net algum material do Autocad 2010. Sou leigo no assunto, tendo em vista que iniciei o curso de eng civil neste ano, e ja quero adiantar meu aprendizado para o desenho tecnico do semestre que vem. Tenho o programa instalado, mas não entendo muita coisa. Por exemplo, como fazer paredes exatas e fixar o desenho, já que o autocad parece ser um pouco abstrato.
    Utilizava o SketshUp da google, muito bom por sinal. Porém, não contém muitas informações para um bom projeto.
    Abraços.
    Att. Daniel.

    • Fredy disse:

      Daniel, o AutoCAD não seja bicho de 7 cabeças, mas também não é o tipo de software que você simplesmente vai abrindo e fazendo acontecer. Não dá pra começar sem ao menos uma orientação. Para quem está começando, mesmo apostilas de versões anteriores, quando se trata de recursos básicos, tem aplicação para as versões novas do AutoCAD.

      Dê uma olhada nestes links:

      http://www.aditivocad.com/apostilas.php?de=autocad Veja neste algumas apostilas em PDF, especialmente a apostila de AutoCAD para arquitetura tem um conteúdo que vai te ajudar.

      http://www.aditivocad.com/aditivocad1lt-tutoriais.php Aqui tem um tutorial com video ensinando a desenhar uma planta baixa no AutoCAD com o uso do Aplicativo AditivoCAD 1LT

  4. Wilgna disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se é possivel no Autocad 2010 colocar o plano de fundo do Model na cor preta pois já a um tempo trabalho com AutoCad 2008 e já estoua costumada com o plano de fundo preto.

    Desde de já obrigada!

    • Fredy disse:

      Isto é possível em todas as versões do AutoCAD. O caminho para faze-lo no 2010 é: 1. Comando OPTIONS (basta digitar este comando); 2. Clica na aba display; 3. No grupo Window elements clique no botão “Colors”…
      Daí, faça as alterações conforme sua necessidade, lembrando sempre de usar “Apply” para aplicar as alterações.

  5. Angelo Pavel disse:

    Fredy,
    Parabéns pelos esclarecimentos, Vc é o cara!!!

  6. Ednaldo disse:

    Olá Fredy,

    Gostaria de saber qual a sua visão quando comparamos o AutoCAD com o SolidEdge no mercado industrial. Os dois tem o mesmo espaço? Já ouvi diversos comentários que o Edge é um software bem mais fácil de se trabalhar. E vc tem alguma apostila ou material sobre SolidEdge?

    Um abraço.

    • Fredy disse:

      Olá Ednaldo. Não tenho condições de te dar uma boa opinião sobre isto, já que não trabalho com Solid Edge… Talvez sei tanto quanto você, de ouvir opiniões dos outros mesmo. Também não tenho material relacionado.

  7. joabs disse:

    Olá, gostaria de saber se há muita diferença do autocad 2007 para 2010, pois fiz o curso com 2007 mais estava querendo atualizar pro 2010.
    meu pc tem 2GR e 250HD será que roda legal?

    Abraços!!!

  8. caroline vitor disse:

    Fredy Bom Dia,

    Eu sou iniciante nessa área de CAD, estou fazendo Técnico de Edificação … E quero cursar faculdade de Arquitetura.

    Sei que é necessário o curso de AutoCad.

    Então minha pergunta é: – Você me indicaria um lugar bom para fazer cursos relacionados.

    OBS: Eu moro no RJ

    Obrigada

    • Fredy disse:

      Caroline, é bom verificar na faculdade que vai se ingressar, pois já tem cursos de arquitetura e engenharia que incluem AutoCAD a grade do curso, assim fazer um curso por fora pode ser dispensável.

      Uma unica indicação mais específica que posso passar é o Senac que tem por todo Brasil, normalmente os cursos são bons. Centros de treinamento autorizados pela Autodesk normalmente são bons, porém trazem os preços mais salgados. Há cursos tão bons quanto mas só que o certificado não tem o mesmo reconhecimento no mercado. Convém que pesquise com pessoas que fizeram cursos por ai.

      Boa sorte.

  9. Ednaldo disse:

    Estou procurando baixar o livro Autocad 2010 Utilizando Totalmente ou Autocad 2010 2D,3D e Perspectiva. Será que eu encontro??
    Vcs podem me dar uma dica??
    Desde já obrigado
    Abraço.

    • Fredy disse:

      Olá Ednaldo!

      Acredito que esteja se referindo ao livro do autor Roquemar Baldam. Bem, de forma lícita, acredito que não o encontrará, pois até onde sei o livro é vendido impresso e não tem distribuição gratuita nem mesmo venda do exemplar digital…

      O exemplar impresso, você deve encontra-lo com facilidade, para comprar, em lojas como submarino, livraria saraiva e outras… Não é o tipo de livro baratinho (mas pelo conteúdo vale), mas é possível que fique mais barato que o tempo que você vai perder com buscas…

      • Ednaldo disse:

        Ok Fredy,

        Já o encontrei na Livraria Saraiva e como vc disse não é baratinho. O meu receio é que a todo momento ocorre atualizações, já está surgindo o 2011 e ainda estamos no 1º semestre. Será que este livro caro não ficará desatualizado? Ou estas mudanças de versões mudam apenas algumas ferramentas??

        • Fredy disse:

          Ednaldo, existe uma questão a ser ponderada, você vai atualizar para o AutoCAD 2011? Não sei a quanto tempo usa AutoCAD, mas uma parcela muito pequena de usuários antigos que mudam de AutoCAD todo ano.

          Desatualizado, este livro, teoricamente já está, pois o AutoCAD 2011 já foi lançado em março. Mas isto não implica em conteúdo sem proveito ou obsoleto, isto não deve ocorrer tão logo, e se seguir o ciclo de atualizações do AutoCAD este livro pode ser bem aproveitado até mesmo com AutoCAD 2012.

          O interessante é começar com um bom livro, abrangente, conforme o AutoCAD vai sendo atualizado você consegue acompanhar por material de atualização que comumente é divulgado.

          As vezes, querer sempre o mais atualizado, acaba virando neura, adquirindo um livro mais completo de AutoCAD 2011 agora, é bem possível que antes de dominar seu conteúdo o 2012 seja lançado…

          Particularmente acho um exagero a que novas versões do AutoCAD são lançadas, uma a cada ano, como se fosse modelo de carro, acaba passando a idéia de inovação quando muitas vezes é mais remendo mesmo, são raras as vezes que há grandes mudanças a ponto de tornar um livro ou apostila obsoleto.

          Se não for sangria desatada, o que pode fazer é aguardar um pouco e esperar surgir livros de AutoCAD 2011 (talvez do proprio autor), isto normalmente abaixa o preço do “desatualizado”. É um experimento claro.

          • Ednaldo disse:

            Olá Fredy,

            Obrigado pelos esclarecimentos, estou em contato c/ AutoCAD há apenas 6 meses, agora estou cursando o AutoCAD 2010 e desejo desenvolver esta ferramenta que achei ótima, por isso estou a procura de material didático de qualidade sobre o assunto.
            Estou sempre buscando algum material em seu site que está muito bom.

            Obrigado e um abraço.

  10. Rita Menezes disse:

    Olá!
    Eu aprendi a usar na faculdade a versão 2006 para estudantes do AutoCad e, não estou conseguindo me familiarizar com essa nova versão (2010). Os comandos não são os mesmos, ao menos, não os que eu uso… Logo, fica a duvida, existe diferenças entre a versão para estudantes e a “oficial”? Se sim, quais são elas?

    • Fredy disse:

      Olá Rita!
      Não faz diferença pelo fato de ser a versão para estudantes, os comandos funcionam da mesma forma, o limite da licença para estudantes é que não pode ser utilizada para trabalhos profissionais, e há situações que limites são impostos (como no momento da plotagem ser impressa informações sobre tal) mas isto é outra história…

      A questão ai é que da versão 2006 para a 2010 as diferenças são muito grandes. Se fosse do 2006 para 2007/2008 seria mais fácil, para o 2009 e 2010 muda um bocado, embora os comandos básicos sejam os mesmos.

      Se não tiver preferência pela interface ribbon, mudar a interface do 2010 para a clássica pode ajudar. Dê uma olhada também em uma apostila do AutoCAD 2010 clicando aqui que pode te ajudar na transição.

      Boa sorte.

  11. Ednaldo disse:

    Obrigado pela dica Fredy!!!
    Vou dar uma olhada.

    Um abraço.

  12. Rony disse:

    Muito obrigado pelas dicas, foram muito valiosas para mim…
    Agradeço também a boa fé de vocês para com os estudantes que necessitam muitas vezes de recorrer à internet para terminarem seus estudos…

    Desde já agradeço…

  13. Ednaldo disse:

    Bom dia,

    Gostei da Apostila Dicas e Truques do CAD 2010!! Excelente!! Gostaria de saber se alguém tem apostila que possa me enviar c/ estes tópicos: Noções de georreferenciamento, Métodos e Técnicas de desenho e projeto, Noções de sistema cartógrafico, de levantamento topográfico.
    Vou fazer um concurso e necessito destes assuntos!!!
    Um abraço a todos.

  14. Nina O'hana Saran disse:

    Olá,não conseguindo pegar a apostila do AutoCAD 2010,por favor me ajuda ?precisando de apostila tá?

    • Fredy disse:

      Olá!
      O material que está disponível no momento, pode ser obtido seguindo as instruções e links do artigo, todos estão funcionando, basta seguir as instruções.
      Boa sorte!

  15. Amanda disse:

    Olá .. eu não conseguii acessar os links paraaa pegaar as apostilas

    há outra formaa deu pegaar ? Se a extensão for pequena e não for mto incomodoo pra vc .. me passa por e-mail .. preciso mto msm !
    Maas entra em contato cumigoo pra me ajudaar a obte-las de alguma formaa..

    Obriigadaaa

    • Fredy disse:

      Amanda, testei os links e estão todos funcionando.
      Pode ter sido algum problema momentâneo, tente novamente, se ocorrer problema novamente diga o que ocorreu para ver se tenho como ajuda-la.

      Infelizmente não temos como atender pedidos de envio por e-mail.

      Boa sorte!

  16. Michael Gomes Barra disse:

    Meus esforços se tornaram muinto melhor grasas ao poderoso AUTO CAD

  17. Oliveira Adão Filho disse:

    Valeu mesmo o livro é bwé fixe

  18. Cristiano disse:

    Ow larga de sofre usando Auto cad em português é muito mais facil de fazer os tutoriais, se a funçoes estiverem em ingles.