AutoCAD 2010 – Novidades da versão

O AutoCAD 2010 foi lançado oficialmente no Brasil em 25 de Março de 2009, foi a primeira vez que o lançamento se deu no Brasil tão rapidamente.

Pois é, mal alguns se acostumaram com do AutoCAD 2009, que veio com a interface totalmente remodelada e coisa e tal… E a versão 2010 já se apresenta. Inicialmente vendo algumas “screen shorts” (telas) por ai, tem uma cara de 2009 recauchutado, mas teve grandes mudanças.

Todas estas novidades do AutoCAD 2010, me lembra aquelas das versões passadas, que a maioria dos mortais ainda não usa.

Então vamos às novidades, sem deixar de lado uma ou outra informação que considero restritiva.

Incompatibilidade binária

Este normalmente vem mascarado de “um novo formato dwg” ou algo do genero, mas o fato é que independente de ser bom ou ruim, trata-se de uma novidade que desagrada muitos usuários, a qual tem se repetido a cada três novas versões desde o AutoCAD 2000.

Na prática, significa que quem fizer um desenho no AutoCAD 2010 e passar, por exemplo, a que tem o 2007, este não vai conseguir abrir o arquivo, a não ser que quem enviou tenha convertido o desenho. É o famoso “novo formato Dwg”.

Outro ponto relacionado, é que certamente aplicativos baseados no AutoCAD já existentes para versões anteriores, terão que ser atualizados, e isto depende de cada desenvolvedor.

Esta incompatibilidade de aplicativos deve afetar principalmente produtos que utilizem recursos ActiveX, ObjectArx dentre outras… Mas mesmo rotinas AutoLISP mais simples podem precisar de correções devido uma ou outra alteração no funcionamento de algum comando do AutoCAD 2010.

Em relação ao novo formato Dwg, tem alternativa de solicitar a que quem lhe fornecer os desenhos que os converta, e assim como já existe aplicação (para versões anteriores do AutoCAD) que faz conversão de dwg, em pouco tempo deve aparecer algo para o novo formato dwg 2010.

Seria o inicio da aposentadoria do VBA?

Este é um ponto a ser avaliado tanto por desenvolvedores como por quem utiliza macros VBA no AutoCAD.

O VBA (Visual Basic Application) é uma linguagem da Microsoft que o AutoCAD suportava até a versão 2009, na verdade ainda suporta, só que o VBA não vem mais integrado ao AutoCAD 2010, é preciso um download à parte: www.autodesk.com/vba-download.

Por isto, é possível que alguns macros VBA que você tenha, não vão mais funcionar, a não ser que baixe o pacote que é oferecido (não sei até quando) no link acima.

Podemos observar neste link (http://support.autodesk.com/getDoc.asp?id=TS1105147), que está acontecendo uma transição da linguagem VBA para VB .NET, tudo indica que para as próximas versões do AutoCAD o VBA seja extinto, penso isto até pela recomendação do documento: “Therefore, it is strongly recommended that VB developers develop all new code using VB .NET.”. Resumindo, é altamente recomendável que desenvolvedores VB comecem escrever seus novos códigos em VB .NET. Segundo o próprio documento, VBA pode ou não ser suportado nas futuras versões, deixando uma incerteza com cheiro de certeza que será extinta, duvido que iriam dizer isto ao vento.

Documentos PDF

Lidar com PDF melhorou. A função de gerar arquivos para um formato PDF já existia desde o AutoCAD 2007 (como uma impressora virtual), na versão 2010, você pode publicar diretamente a partir do arquivo Dwg.

A qualidade dos arquivos PDF também foi melhorada, podem ter uma resolução de até 600dpi, bem como a incorporação de fontes truetype sem que as mesmas sejam convertidas em curvas, o que melhora de forma significativa a qualidade do documento.

Há também a possibilidade de poder trabalhar com PDF como uma referencia externa, e até mesmo anexá-lo ao seu projeto, usando como um plano de fundo (underlay).

Veja abaixo dois vídeos publicados no youtube sobre as melhorias com o PDF (narrado em inglês).

Exportando PDF
PDF como plano de fundo (Underlay)

Desenho paramétrico

É um recurso interessante, você pode estabelecer uma relação entre objetos ou com o sistema de coordenadas. Uma vez que os objetos estejam atrelados, serão sincronizados no caso de alterações, mantendo, por exemplo, linhas sempre paralelas e círculos concêntricos…

Demonstração baseado em bloco

Restrições geométricas

Melhorias para medir e conferir seu desenho

Comandos aprimorados para medir raios, ângulos, distancias e áreas baseados em seleção de objetos ou pontos seqüenciais. Apresentam dados mais consistentes na própria tela gráfica, permite acumular valores e medidas…

Rotação de Viewports (Rotation Viewport)

Você pode girar uma viewport dentro de um layout, e com a nova variável de sistema “vpRotateAssoc” definida em “1”, a vista também acompanha esta rotação, mas mantendo os objetos no model space intactos.

Há muito mais

Isto aqui obviamente é um resumo, abordando apenas algumas das novidades. Houve diversas melhorias, como na impressão 3D, blocos dinamicos e no que tange a documentação do projeto. Na personalização inclui um “gravador de ações” que permite a de gravação de macros através de interface visual, além de várias outras novidades.

Vou sugerir o links externo, onde você pode conhecer um pouco mais sobre o AutoCAD 2010.

Ajuda on-line (help on-line em inglês):
docs.autodesk.com/ACD/2010/ENU/AutoCAD%202010%20User%20Documentation/

Para quem quiser baixar e testar AutoCAD 2010

*Infelizmente com o lançamento de novas versões, a autodesk desativa downloads de versões antigas do AutoCAD.

Caso queira baixar a versão mais recente do AutoCAD: www.autodesk.com/autocad-trial

Bom, é isto. Caso tenha algum comentário, fique à vontade.

Alguns links foram removidos na ultima revisão deste artigo, por terem sido desativados pela AutoDesk após lançamento de versões mais recentes do AutoCAD.

artigo revisado janeiro/2018


Comentários Comentários


 
Ainda não há comentários publicados nesta página.
Seja o primeiro!
Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Curta a Fan Page do AditivoCAD.Com


Fechar (X)