AutoCAD – Como configurar escalas, textos, plotagem, cotas…

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » AutoCAD » AutoCAD – Como configurar escalas, textos, plotagem, cotas…

Seja lá qual for a versão do AutoCAD, 2000 ou 2010… Certamente não tem algo que cause tantas rugas na testa, como configuração e alguns ajustes do desenho para enfim ve-lô no papel.

Não que seja algo místico, mas o fato de não serem comandos corriqueiros como um “trim” da vida, geram mais dúvidas.

Que altura adotar nos textos, configuração de cotas e a plotagem do desenho, são apenas algumas. Quando o tema é escala, é difícil ver um usuário que não tenha dado seus tropeços. Ele aprende a desenhar de um jeito, de repente pega um desenho de outro, e ai vem alguém e diz que tem que ser diferente de tudo aquilo.

Vou passar aqui algumas dicas, instruções e referencias de apostilas e tutoriais gratuitos do site aditivocad.com.

Vários caminhos mas um único resultado

Sempre que ver alguém fazendo diferente de você, entenda que muito destas diferenças é pelo fato do AutoCAD dar uma certa liberdade na forma de desenhar. Não existe uma norma de como deve ser feito, há vários caminhos para atingir o mesmo objetivo, então o que vai realmente importar é o projeto final. Agora é importante salientar, que embora não tenha normas, existem boas práticas, sobretudo se você costuma compartilhar desenhos com outros profissionais ou se costuma entregar seu para o cliente o arquivo Dwg. É bom que fique de olho nestas práticas para não acabar sendo visto como um mal profissional.

Boas práticas de desenho

Use o bom senso. Vou colocar adiante os três pontos que abordam alguns erros que podem ser cometidos em um desenho feito no AutoCAD.

  1. Uso incorreto de layers, ou em casos piores não usar. Use sempre, de forma coerente. Se você vai definir uma layer para blocos de concreto, dê o nome para algo como “blocos de concreto” ou “blocos-concreto” ao invés de “bloconc”, ou pior ainda “layer1”, “layer2”… Use nomes amigáveis, você até pode abreviar, mas pense se serão identificados facilmente. Evite desenhar usando apenas cores, isto significa que aquela lista de cores que apresenta “red”, “yellow” e demais cores, deve estar em “bylayer”, do contrário você pode dificultar a vida de quem precisar alterar padrões de layers e cores do seu desenho, ou até mesmo você pode precisar disto.
  2. Alteração do tamanho do desenho com scale. Não altere escala de partes do desenho com o comando scale do AutoCAD, exceto se isto for justificável, como nos casos de detalhes ampliados sem escala ou partes do desenho que não precisam ter uma escala. Se o seu desenho tem partes com escalas diferentes, use layouts do AutoCAD, conhecidos também como paper space como eram chamados até o AutoCAD R14. Mais adiante neste artigo tem indicações de material para trabalhar com layouts.
  3. Respeite a unidade de medida. 1 no AutoCAD pode representar o que você quiser, pode ser 1cm, 1m ou 1mm, dependendo isto da unidade que vai desenhar. O habitual é usar metros ou centímetros para desenhos civis e milímetros para desenhos mecânicos. Este terceiro ponto é um reforço para o item 2 anterior. O desenho deve estar sempre 1 por 1 (1 = 1m, 1 = 1cm ou 1 = 1mm).

Não há (até o momento desta publicação) uma norma oficial como a ABNT, que estabeleça o uso de layers ou padrões de desenhos em CAD, mas existem propostas de padronização. Veja este manual de referencia para padronização de projetos em CAD, baseado nos mesmos conceitos da asbea, além de sugerir questões de layers, aborda a padronização de nomenclaturas de projetos, é uma boa referencia. Sobretudo se seus projetos são compartilhados entre diversos desenhistas, é altamente indicado que tenham um padrão pré-estabelecido.

Como configurar textos, cotas e outros parametros?

Muito bem, como deve ter notado, este artigo pressupõe que você já tem conhecimentos básicos em AutoCAD, consegue desenhar, sabe localizar vários comandos, mas tem dificuldades nas configurações. Sendo assim, dê uma olhadinha nestes itens a seguir:

Configurações no AutoCAD 2007 »
É um guia detalhado (e específico) de configurações que explica como trabalhar com escalas, textos, cotas, layout (paper space) entre outros recursos… A apostila foi elaborada com base na versão 2007, mas a semelhança entre os comandos é grande para o 2006, 2008, e em alguns recursos dá pra adaptar até para versões mais antigas a partir do AutoCAD 2000.

Configuração de cotas »
Ensina especificamente como configurar cotas para desenho de arquitetura, conceitos abordados são válidos a partir do AutoCAD 2000.

Plotagem no AutoCAD »
Um tutorial exclusivamente sobre plotagem no AutoCAD 2004. Até o AutoCAD 2008, a interface é bem similar, por isto este tutorial é adaptável para outras versões.

E por fim, dê uma passadinha no tutorial que ensina a criar templates (dwt), você faz configurações padrões, e depois gera um modelo como base para os próximos desenhos. Mas saliento a importância de treinar e aprender de fato fazer as configurações. Faça e refaça para fixar o conteúdo, pois você pode precisar refazer em situações onde seu template não estiver disponível, como por exemplo, em um computador de terceiros.

Lembrando, visite sempre a seção de apostilas de AutoCAD, porque sempre que surge novidades são inseridas lá, e se você desejar ser avisado destas novidades, cadastre-se no AditivoCAD.Com.
E confira também, o curso de AutoCAD 2D em CD-ROM, que vai muito além do conteúdo abordado neste artigo.

Uma informação final. Se você não entendeu patavina do que foi dito, está mesmo é querendo aprender AutoCAD, veja os demais artigos deste blog ou procure no site os produtos mais adequados.

É isto.

Alguns artigos relacionados:

- Criação de scripts para AutoCAD – Tutorial »
- Criação de menu suspenso no AutoCAD – Tutorial »
- AutoCAD – customização para ganhar produtividade »
- Rotinas para autocad – o que são e como usar »
- Dicas para um AutoCAD mais rápido »



250 comentários para “AutoCAD – Como configurar escalas, textos, plotagem, cotas…”

  1. Emilio Alvaro disse:

    ola!

    pesso ajuda… estou a usar AUTOCAD 2010 e sou novo na area.. fiz um trabalho com as medidas corectas mas parece-me muito pequeno gostaria de saber se é possivel aumentar a escala sem alterar as medidas..

    obrigado!!

    • Fredy disse:

      É complicado entender o que cada um quer dizer quando não se usa esquema de desenho 1 por 1, não dá pra saber o que seria parecer pequeno entende!

      O mais correto seria aplicar a escala na impressão. O desenho feito em 1 por 1 não tem erro, não fica grande nem pequeno, fica no tamanho correto e a aplicação da escala se dá na impressão.

  2. Roberta disse:

    Todos os arquivos que estou abrindo e que possuem hachuras, estão aparecendo normalmente mas qdo dou o comando plot a hachura não fica visível e quando faço a impressão a hachura tb não aparece. Já verifiquei a escala, se o layer estava configurado para não plotar, ja fiz recover, audit e não obtive sucesso.

    Obrigada
    Roberta

  3. Vanessa disse:

    Olá!
    Estou trabalhando com o Cad 2007 e preciso colocar escala num mapa e estou sem ajuda alguma aqui. Meus professores viajaram e enfim, precisava de alguém que me ajudasse de uma maneira mais fácil.
    Agradeço!

    • Fredy disse:

      Vanessa, sugiro que confira o item que consta no artigo que aponta para um link de apostila sobre configurações no AutoCAD 2007. Neste conteúdo há de ter algo para lhe ajudar. Boa sorte.

  4. eberson disse:

    posso colocar um desenho d escala difernte em outro model por exemplo um dsenho de escala 1:500 no model 1:100 sem sair da escala 1:500.
    desde ja agradeço!
    ebebrson

  5. Paulo Vitor disse:

    Olá rapaziada, gostaria de saber se alguém aqui já ouviu falar na ferramenta “H tools” para AutoCAD, pois eu assisti um vídeo onde explicava como habilitar essa ferramenta no AutoCAD, porém primeiro seria necessário baixar e instalar a mesma, caso alguém conheça e saiba onde baixar, e puder me passar essas informações, eu desde já gradeço e aguardo reposta.

    Abração…

    Atenciosamente,

    Paulo Vitor.

  6. luiz carllos disse:

    Não se trata de um comentário e sim de um pedido de ajuda.

    peço sua gentileza se pode me orientar .
    tenho desenho no auto cad R14 , poresm estou trabalhando com o auto cad 2013 devido de não conseguir imprimir através do R14.
    Como posso passar os desenho do R14 para o auto cad 2013.?

  7. Juan disse:

    Boa Tarde,

    Estou querendo fazer um curso que vi na [***trecho editado***]
    Gostaria de algumas opiniões.
    Será que vai ser bom para mim que estou querendo ingressar na área.

    Muito Obrigado.

    • Fredy disse:

      A minha opinião é que uma empresa que cobra o abusivo valor de R$1.500,00 por um curso de AutoCAD de 40 horas, deveria usar parte do lucro para investir em publicidade e nunca se aderir ao spam.

      O trecho da sua mensagem foi editado, pois a regra de comentário que você não leu ou tentou ludibriar, diz é que é proibido fazer propaganda. Você não quer fazer curso na referida empresa, você é apenas o funcionário que espalha esta mesma mensagem disfarçada de comentário em tudo que é blog, usando apenas nomes diferentes.

      • Elias Oliveira disse:

        Olá tudo bm? quando digito 1 metro aparece milímetros ou centímetros a mesma coisa acontece quando vou fazer as cotas ela ñ estão aparecendo em metros.Por que será?O que devo fazer?

  8. Anderson Machado disse:

    Opa. Bom dia.

    Uso o CAD 2009.

    Acontece que quando vou criar uma caixa de texto o texto sai em angulo, como se eu desse om rotate -180º.

    Alguém sabe como eliminar isto?

    Obrigado

  9. patrícia disse:

    olá, estou com um problema no meu cad

    ñ sei o q fiz q antes ele estava normal, e agora parece estar no modo teclado americano,
    ñ troquei de teclado, é o mesmo, mas agora quando digito ” ç ” aparece ” ; ”
    alguém sabe como voltar ele ao normal?

  10. Almir disse:

    Gente preciso de ajuda … recebi uma planta em metros e os meus blocos estao em metros tambem .. porem a planta esta gigante …. ja nao sei o que eu faço … na hora que eu vou colar os blocos da mesa fica tao pequeno …. alguem pode me ajudar please

    • Fredy disse:

      Verifique o tamanho do desenho se de fato está em metros, use o comando dist para medir algum trecho com medida conhecida e veja se bate. Pode ser que não esteja em metros. Quanto ao bloco que está inserindo e fica pequeno, convém verificar a escala do desenho em relação a escala do bloco, as quais devem ser as mesmas.

  11. Joseildo disse:

    Oi, pode me ajudar como devo colocar hachura na versão 2004, quando aplico depois de tudo pronto, fica tudo azul.

  12. Gerson Rocha disse:

    Olá!

    Não consigo modificar o “tipo de linha” (p/ contínua) e o “peso de linha” (p/ 0,38mm) em um arquivo DWG no autoCAD 2007 importado do Sketchup 7.1! Tentei usar o regen, renenall e o redrawall, e nada!

    grato pelo retorno mesmo sem está no tópico,

  13. Deiziane disse:

    Oi trabalho com o AutoCad 2000 e sempre recebo arquivos em outras versões,
    Pois sempre tenho que estar ajustando o desenho pois o AutoCad 2000, não tenhe alguns fontes.
    Outro dia recebi um arquivo na versão 2007 e tinha uma fonte TXT que no AutoCad 2000 não tenhe.
    Me ajude, o que eu faço para inserir estas fontes no AutoCad 2000?
    Obrigado.

    • Fredy disse:

      Deiziane, as fontes devem ser instalada no Windows então o AutoCAD as reconhecerá, copie o arquivo da fonte para o a pasta C:\Windows\Fonts e pronto.

      Peça que quem lhe enviou o desenho no AutoCAD 2007 inclua a fonte desejada ou a envie para que possa instala-la no Windows.

  14. Jorge disse:

    Ola…

    Eu estou usando o AutoCAD 2013 pra fazer projetos hidraulicos…dai faço em 3D….gostaria de saber se é possível cotar na direção Z, e não apenas em X e Y.

  15. Márcia Elisa disse:

    Bom dia,

    Como faço para passar um desenho que está georreferenciado na escala 1:1 (apesar de a planta estar indicando outra escala – 1:5000) para a escala 1:2000? Minhas coordenadas alteraram. Preciso muito desta resposta.
    Agradeço muito desde já
    Márcia

  16. luciano disse:

    Estou com uma duvida muito grande. é normal quando começamos a fazer um desenho no auto cad. independente o que seja. as linhas ou qualquer forma geométrica ficarem pequenas que nem consiga ver na tela do programa? ou tem que estar no tamanho normal quando começamos a desenhar? tem que configurar algo para normalizar o tamanho na tela? como faço isso passo a passo ?

    • Fredy disse:

      Luciano, isto ocorre normalmente quando se trabalha em metros e o desenho é iniciado com base no template acadiso.dwt. Mas isto não interfere no tamanho real do desenho, basta ajustar o zoom. Se preferir, inicie um novo desenho e escolha outro template, o acad.dwt, com isto o tamanho do desenho na tela deve melhorar e dispensar o zoom.

  17. José Hassenteufel disse:

    Boa tarde.

    Como devo proceder para alterar o tamanho da fonte na cota, altero em propriedades as setas e cores porêm o tamanho ( diminuir ou almentar) não consigo.

    Desde já agradeço

  18. James disse:

    Tenho um problemão aqui na empresa tenho varios desenhos vegetal em Polegadas e tenho que passar para o cad 2011 Mechanical , mas ele não me da opção de colocar as medidas da linha já em polegadas (EX: 3 13/16 que seria igual a 96,83 Centimetros) tenho que ficar convertendo uma por uma no papel e depois desenhar. teria alguma opção para agilizar isso. como colocar na linha a medida 3 13/16 e ela já ficar com a medida em 96,83 Cm.

  19. Michel Benjamim Moreira disse:

    Estou fazendo um desenho que tem a seguinte medida 68 x 310 mm e este já está cotado, porém gostaria de reduzi-lo para caber na A4, mas quando uso a escala ela reduz também o valor das cotas (Ex: o centro de um furo que tem a distancia de 10mm fica com 5mm). Gostaria de saber como faço para reduzi-lo sem alterar a cota? E só mas uma coisa, fiz o teste imprimindo uma tabela mas só que a fonte ficou ilegível, como faço para sair impressa de forma legível? Obs.: (usei a fonte arial).

  20. LEO disse:

    não consigo alterar a largura das letras (texto) mesmo usando o fator de largura, não obedece a medida que coloco na largura, já na altura não vejo problema.

  21. Thiago disse:

    Boa noite amigo, estou com um probleminha…rsrsr

    Tenho o desenho de uma planta civil para fazer o projeto elétrico sobre ele, mas ao inserir, ou mesmo copiar os simbolos elétricos, os mesmos estão com diferença no tamanho. como faço para obter a escala uniforme entre eles?

    • Fredy disse:

      Basta que ao inserir o desenho você aponte o fator de escala que coloque o simbolo de modo mais adequado. É preciso verificar a coerencia entre a unidade de medida do desenho e as adotadas pelo bloco. Se quiser aumentar a dimensão do bloco é colocar valor acima de 1.00, se quiser diminuir é abaixo de 1.00 (ex. 0.50, 0.10 etc…).

  22. Silvia Valle disse:

    Olá, tenho um arquivo que usando o comando dist aparece a medida: 3453,5
    está em mm, tem como passar este arquivo para metros?
    para que no comando dist e quando cotar apareça:34,535

  23. Ana Lcuia disse:

    Onde trabalho começou a pouco tempo fazer plotagem, tenho pouco conhecimento, minha duvida é qto a escala qdo o cliente pede escala 1:50 – como eu coloco – 1:50? 1:050? e qdo o cliente fala para imprimir no tamanho que esta a plotagem como faço para descobrir que tamanho foi feito? E tambem a escala que foi feita?

    Obrigada,

    Ana Lucia

    • Fredy disse:

      Ana Lucia, depende também da unidade de medida. Se o desenho estiver em metros pode ser impresso também com escala 1000:50 mm para 1/50, usando este mesmo critério 1000 : XX, onde XX é o fator de proporção da escala, pode ser especificadas as escalas para outros valores (ex. 1000 : 100, 1000 : 75 e por ai vai…). Cada um adota um metodo, por exemplo, 1000:100 e 10:1 dá na mesma. Você pode fazer algum desenho simples e imprima-o em uma folha A4 e confira as escalas impressas.

      Você “descobre” sobre as dimensões do desenho fazendo uma medição do mesmo (com o comando dist) e relacionando com alguma cota existente no mesmo (ex. medindo um trecho cotado), pra isto você precisa entender sobre escalas e unidades de medidas. O ideal é que o proprio cliente te informe a escala de plotagem, pois cada desenhista pode adotar diferentes metodos de se estabelecer isto, sem contar que há desenhos com multiplas escalas.

  24. Lucas disse:

    Bom dia!
    Tenho que copiar um desenho para outro, mas quando colo a escala fica diferente o desenho colado fica bem maior. O desenho tava na escala de 1:1 e eu mudei para 100:1.

    alguém pode me ajudar?

    abraço

    • Fredy disse:

      Lucas, tente isto:

      Digite o comando CONFIG, na janela que surgir clique em “User Preferences”, em seguida no campo “Insertion Scale” selecione nas duas listas (Source Contents e Target Drawing…) o item “Unspecified – Unitless”. Talvez possa ser preciso que reinicie o AutoCAD.

      Boa sorte.

  25. Alberto disse:

    Bom dia!!
    Estou com problema no Comando DESLOCAMENTO. Meu Autocad é 2011. Acontece que quando peço linha a 1.0m de distancia, ao medi-la ela está com 0.89; 0.98; 1.03, etc. Para chegar no que eu quero tem que ficar ajustando e assim não dá, né?? Será que tem algum tipo de restrição acionado?? Como eliminar todo o tipo de restrição?? Obrigado pela atenção já dispensada.

    • Fredy disse:

      Alberto, nestes quinze anos que utilizo o AutoCAD nunca ouvi falar disto. Certamente deve estar ocorrendo algum engano ai, que pode ser o comando que está sendo utilizando de forma incorreta, ou está medido a distancia de modo que a linha imaginária da medida não forme uma perpendicular em relação aos objetos medidos…

  26. Getúlio disse:

    Olá, estou com uma grande dúvida, eu começo a fazer meu desenho e os riscos estão muiiito pequenos, eu faço um traço simples de medida 4, não enxergo direito, como faço para aumentar sem mecher nas medidas ?

  27. Eduardo disse:

    Gostaria de saber se existe um comando onde ao hachuriar uma determinada área, a hachuria já apareça com a área ao mesmo tempo.

  28. silvana disse:

    como CONFIGURA-SE O AUTOCAD PARA calculo tempo de serviço de um projeto feito no autocad

    • Fredy disse:

      Silvana, não se configura o AutoCAD para executar este calculo.

      Se digitar o comando TIME verá o item “Total editing time:” que mostra o tempo de edição do arquivo, porém este não é um meio 100% confiável, pois não considera o tempo parado. Por exemplo, se deixar o arquivo aberto e se ausentar por algumas horas, ele vai considerar este tempo como se o arquivo estiversse sendo editado. O ideal é criar uma planilha onde vai inserindo as horas que trabalhar.

  29. LeonardoMS disse:

    Boa Tarde, Fredy,
    Tenho um projeto comercial que toda vez que vou fazer uma medição direta no autocad, descobri que tenho que multiplicar a escala por 50 para tornar 1:1. Porém eu perco as escalas das cotas existentes e dos layers. Tem alguma função no autocad 2011 para que eu possa mudar a escala sem perder as formatações e posteriormente até usar os layers existentes para possíveis croquis? Desde já, grato por sua atenção!

    • Fredy disse:

      Leonardo, não compreendi a relação entre ter que multiplicar a escala por 50 e perder formatação de layers. A alteração do fator de escala (com Scale) pode afetar as dimensões (cotas) existentes, mas para layers não sei o que seria alterado.

      No caso da cota não conheço uma função capaz de ajustar tudo isto, uma alternativa é alterar as configurações da cota, como e quando isto deve ser feito infelizmente não dá pra precisar, desenhos com escalas alteradas para ficar diferente de 1:1, infelizmente, como o perdão da palavra são uma verdadeira porcaria muitas vezes quase indecifrável. As vezes é na base da tentativa, experimenta alterar dados da configuração da cota em 50x…

  30. DUARTE disse:

    recebi um desenho no cad e não sei em que escala esta como posso fazer para saber isso
    obrigado

    • Fredy disse:

      Duarte, se não há indicação da escala no proprio desenho, use o comando DIST para medir uma distancia do desenho e compare com o que está na cota ou com o que deveria ser esta medida. Se estiver diferente de 1:1 (ou seja, se uma medida que deveria der 1m estiver difernete de 1.0 100.0 ou 1000.0 e não conseguir descobrir, peça para quem te enviou o desenho desvendar o “enigma”.

  31. Daniel disse:

    não consigo colocar hachadura no desenho, não aparece nada…
    alguém sabe o porque?

  32. Antonio disse:

    Olá! Boa tarde gostaria de de saber se existe padronização para a fonte de texto de um projeto unifilar e qual a surgerida?

    • Fredy disse:

      Antonio, a “romans” é a que tem aparencia bem proxima aos nomografos (mais técnico) e é bastante utilizada, a Arial também e fica um pouco melhor esteticamente sem deixar de ficar técnico. Mas não há consenso neste sentido e outras fontes também costumam ser usadas. De modo geral só não aconselhável usar fontes muito artisticas para um desenho técnico, ter cuidado com fontes muito diferentes também pois em caso de compartilhamento do desenho com outros computadores há riscos de “estourar fonte” se a mesma não for anexada com o desenho.

  33. Welton Batista disse:

    Ola tudo bem ? Eu estou em uma situação assim… Eu tenho uma planta de uma empresa ela tem 14950mm de comprimento e 10150mm de largura. Como eu faço para reduzir em escala na hora que for imprimir para os numeros não ficarem quase invisíveis.

  34. Juarez disse:

    Caro colega, boa tarde.! Desenhei com contorno preto, cotas vermelhas e centro azul, e com texto em preto,
    porém na hora de imprimir, as cotas e o texto não apareceram, isso no desenho mecânico. No civil o multiline consigo traçar as paralelas, mas quando coloco a medida de um cômodo 3,4metros por exemplo elas ficam dois pontos mesmo colocando 34metros, meu Autocad é 2008.
    Agradeço a oportunidade.

    Juarez

  35. felipe disse:

    Ola boa Noite! Gostaria de saber se é possível alterar o layout da interface do Autocad 2010 para o Autocad 2008. pois não me adaptei a interface do Autocad 2010.

    • Clayton disse:

      Do lado esquerdo do menu browser do autocad, tem a barra de acesso rápido, lah existe uma setinha, nela vc encontra a opção show menu bar, os menus da versão anterior do autocad irá aparecer….bom eh o que eu sei espero ter ajudado

  36. Silvia disse:

    Olá.. Estou com problema na hora da plotagem uma das margens está com defeito, ou seja, aparece na prancha mas quando é plotada não aparece, alguem pode me ajudar a resolver isso.

  37. Paula disse:

    desenhei uma planta baixa mais não sei se no autocad esta em centimetros ou metros. desenhieo como se tivesse em metros e o desenho ficou pequeno, como eu faço pra deixar as medidas em metros, e mudar no comando autocad ???

    • Fredy disse:

      Paula, o desenho pequeno você ajusta na tela utilizando o zoom, isto não tem relação com o fato do desenho estar em metros ou não. A verificação se o desenho está em metros você faz usando o comando dist e conferindo algumas partes do desenho, por exemplo, se a espessura de uma parede de 15cm estiver com 0.15 é porque está em metros. Se as medidas não estiverem corretas você usa o comando scale para aumentar ou diminuir…

      Quando o desenho fica muito pequeno na tela inicial de desenho, mesmo estando corretas as medidas, a causa mais comum é o uso de um template inadequado, normalmente o uso do acadiso.dwt para desenho em metros não é uma boa opção e costuma resultar nisto. Se trabalha em metros, inicie um novo desenho e escolha o acad.dwt e verá que fica melhor. Mas isto é apenas para questão da visualização do desenho mesmo, não interfere no lançamento das medidas.

      Por falar em planta baixa no AutoCAD, dê uma olhada em nossos aplicativos: http://www.aditivocad.com/aditivocad1lt.php e http://www.aditivocad.com/aditivocad3.php

  38. Alice disse:

    Olá….veja se pode me ajudar?
    estou trabalhando no mesmo arquivo a dias, só que agora fui adicionar um detalhe e quando comecei a cotar as cotas verticais o numero está saindo ao lado direito da linha, qdo deveria fica no lado esquedo..como as cotas anteriores que já havia adicionado….você sabe o que pode ter acontecido?

    Obrigada Alice

    • Fredy disse:

      Alice, é dificil saber precisamente, mas a probabilidade é que deve ter utilizado um estilo de dimensionamento diferente. Este detalhe que adicionou, se por exemplo, é um bloco, pode ter trazido consigo outro estilo de dimensionamento.

      Por via das duvidas, dê uma conferida nos parametros de configuração da cota.

  39. LUIZ disse:

    Por diversas vezes ao abrir os arquivos em dwg, de diferentes máquinas, os textos ( mtext ) correm, ou seja, saem fora da posição inicial, como também alguns ficam negritos na plotagem, o que devo fazer?
    Como surgem esses erros e porque acontecem?
    Agradeço desde já a ajuda!

    • Fredy disse:

      Luiz, provavelmente isto ocorre por diferenças nas fontes dos textos de um computador para outro. Como alternativa, pode-se usar fontes mais simples ou mesmo enviar as fontes utilizadas junto com o arquivo dwg.

  40. Barboza disse:

    Recebi um projeto com dimencões em polegadas,mas presiso dele em milimetros ,para executar o corte no cnc.
    Como faço para mudar isso, para que as cotas aparesam em milimetros
    no dimension linear?

    • Fredy disse:

      Barboza, se a cota que está em polegada basta configura-la, no artigo tem referencias para tutoriais que ensinam a trabalhar/configurar cotas. Dê também uma verificada no sistema de medidas do desenho se está em decimal (menu: “Format > Units…”)

  41. Gustavo disse:

    oi trabalho com o autocad 2008 e recebi um desenho de um cliente
    onde ele invés de cotar em mm ele colocou o como se foce cm !
    EX: a cota esta 155 e era para ser 1550. como faço para transformar
    esse desenho para o tamanho ideal?
    obrigado pela atenção!

    • Fredy disse:

      Gustavo, é interessante observar ai como o desenho foi feito. Se o desenho está em milimetros (1000 unidades corresponde a 1 metro) e a cota em centimetro, fica meio bagunçado mas dá pra arrumar configurando a cota, será preciso que faça uma verificação de como está a configuração do estilo de dimensionamento pelo comando apropriado (menu “Format > Dimension Style…”).

      Agora se o desenho está feito em centimetro e a cota está coerente com o mesmo, a grosso modo basta que aumente a escala do desenho (comando scale) aplicando um fator de escala 10, mas isto obviamente pode implicar na necessidade de ajuste de alguns parametros da propria cota, tais como textos, linhas de chamadas etc…

      Nota: Em caso de duvidas sobre configurações de cotas, consulte o artigo as referencias que tem material ensinando isto.

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, só aparecem para todos se aprovado.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento comercial (produtos do site). Para tratar sobre compras suporte a produtos etc... favor acessar o atendimento do site.

Foco no assunto: Deixe apenas opiniões, criticas, elogios, sugestões ou comentários que tenham relação com o conteúdo da página onde será exibido o comentário.

Proibido: Fazer auto-promoção ou propaganda; Divulgar/solicitar informações sobre cracks e afins; Solicitar informação ou resposta privilegiada por e-mail; Reclamar ou cobrar que sua  pergunta não foi respondida. Comentários desta natureza não serão aprovados.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte: