AutoCAD – Configure escalas, textos, plotagem, cotas

Vou passar aqui algumas dicas, instruções e referencias de apostilas e tutoriais, para que consiga configurar organizar escalas e plotar seus desenhos.

AutoCAD

Está dividido por tópicos, nas primeiras partes são passadas instruções para iniciantes, mais adiante instruções práticas, links e downloads. Utilizaremos metodos produtivos e profissionais.

Seja lá qual for a versão do AutoCAD, 2000 ou 2010… Certamente não tem algo que cause tantas rugas na testa, como configuração e alguns ajustes do desenho para enfim ve-lô no papel.

Que altura adotar nos textos, configuração de cotas e a plotagem do desenho, colocar em escala, são algumas das duvidas comuns que este artigo abordará.

Vários caminhos mas um único resultado

Sempre que ver alguém fazendo diferente de você, entenda que muito destas diferenças é pelo fato do AutoCAD dar uma certa liberdade na forma de desenhar. Não existe uma norma de como deve ser feito, há vários caminhos para atingir o mesmo objetivo, então o que vai realmente importar é o projeto final.

Agora é importante salientar, que embora não tenha normas, existem boas práticas, sobretudo se você costuma compartilhar desenhos com outros profissionais ou se costuma entregar seu para o cliente o arquivo Dwg. É bom que fique de olho nestas práticas para não acabar sendo visto como um mal profissional.

Boas práticas de desenho

Use o bom senso. Vou colocar adiante os três pontos que abordam alguns erros que podem ser cometidos em um desenho feito no AutoCAD.

  1. Uso incorreto de layers, ou em casos piores não usar. Use sempre, de forma coerente. Se você vai definir uma layer para blocos de concreto, dê o nome para algo como “blocos de concreto” ou “blocos-concreto” ao invés de “bloconc”, ou pior ainda “layer1”, “layer2”… Use nomes amigáveis, você até pode abreviar, mas pense se serão identificados facilmente. Evite desenhar usando apenas cores, isto significa que aquela lista de cores que apresenta “red”, “yellow” e demais cores, deve estar em “bylayer”, do contrário você pode dificultar a vida de quem precisar alterar padrões de layers e cores do seu desenho, ou até mesmo você pode precisar disto.
  2. Alteração do tamanho do desenho com scale. Não altere escala de partes do desenho com o comando scale do AutoCAD, exceto se isto for justificável, como nos casos de detalhes ampliados sem escala ou partes do desenho que não precisam ter uma escala. Se o seu desenho tem partes com escalas diferentes, use layouts do AutoCAD, conhecidos também como paper space como eram chamados em AutoCAD mais antigos. Mais adiante neste artigo tem indicações de material para trabalhar com layouts.
  3. Respeite a unidade de medida. 1 no AutoCAD pode representar o que você quiser, pode ser 1cm, 1m ou 1mm, dependendo isto da unidade que vai desenhar. O habitual é usar metros ou centímetros para desenhos civis e milímetros para desenhos mecânicos. Este terceiro ponto é um reforço para o item 2 anterior. O desenho deve estar sempre 1 por 1 (1 = 1m, 1 = 1cm ou 1 = 1mm).

Não há (até o momento desta publicação) uma norma oficial como a ABNT, que estabeleça o uso de layers ou padrões de desenhos em CAD, mas existem propostas de padronização. Veja este manual de referencia para padronização de projetos em CAD, baseado nos mesmos conceitos da asbea, além de sugerir questões de layers, aborda a padronização de nomenclaturas de projetos, é uma boa referencia. Sobretudo se seus projetos são compartilhados entre diversos desenhistas, é altamente indicado que tenham um padrão pré-estabelecido.

Como configurar textos, cotas e outros parametros?

Muito bem, como deve ter notado, este artigo pressupõe que você já tem conhecimentos básicos em AutoCAD, consegue desenhar, sabe localizar vários comandos, mas tem dificuldades nas configurações. Sendo assim, dê uma olhadinha nestes itens a seguir:

Cotas de arquitetura no AutoCAD »
Tutorial passo a passo específico de como configurar cotas de arquitetura no AutoCAD, tanto em versões antigas como versões recentes.

Ajuste de textos no AutoCAD »
Aprenda ajustar a altura dos textos em função da escala desejada no AutoCAD.

Configuração de cotas »
Ensina especificamente como configurar cotas para desenho de arquitetura, conceitos abordados são válidos a partir do AutoCAD 2000, adaptável para versões mias novas mas tem foco em versões mais antigas do AutoCAD

Configurações no AutoCAD 2007 »
Este é um PDF, um guia detalhado (e específico) de configurações que explica como trabalhar com escalas, textos, cotas, layout (paper space) entre outros recursos… A apostila foi elaborada com base na versão 2007, mas facilmente adaptável com outras versões do AutoCAD 2000.

Plotagem no AutoCAD »
Um tutorial exclusivamente sobre plotagem no AutoCAD 2004. Até o AutoCAD 2008, a interface é bem similar, por isto este tutorial é adaptável para outras versões.

Escalas no AutoCAD »
Esquema de trabalho para preparar seu desenho em escalas no AutoCAD. Aprenda montar pranchas, faça esquemas simples de escalas em Model e escalas multiplas em Layouts.

Criar templates no AutoCAD (dwt)
Aprenda gravar suas configurações preferidas em um template para iniciar novos projetos e não precisar refazer as configurações.

Lembrando, visite sempre a seção de apostilas de AutoCAD, porque sempre que surge novidades são inseridas lá.

Por hora é isto...

Artigo revisado: Janeiro/2018.


Comentários Comentários


 
Ainda não há comentários publicados nesta página.
Seja o primeiro!
Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Inscreva-se - canal YouTube

Fechar (X)