Banheiros PNE conforme a NBR9050

Banheiros para cadeirantes, normas e dicas de projetos de acessibilidade

Este artigo sobre banheiro acessível (PNE), reúne as informações da NBR 9050. Está revisado conforme a norma atualizada de 2020 (quarta edição) bem como a Lei Brasileira de Acessibilidade ("LBI").

Inclui conteúdo de apoio (blocos CAD/Dwg e norma PDF) para você conseguir elaborar corretamente projetos de banheiro para deficiente (cadeirante) e pessoas com mobilidade reduzida.

Está tudo organizado em tópicos, escolha o link abaixo ou role a página para fazer a leitura na sequência.

Tópicos

Aplicações e instruções iniciais

A NBR9050, no que diz respeito a banheiros adaptados, se aplica em sanitários de edificações comerciais e institucionais de uso coletivo ou privado, como exemplo: Órgãos públicos; Escolas e universidades; Estádios; Cinemas; Shoppings; Hotéis; ILPI etc.

Para residências (casas apartamentos), não é obrigatório, mas por uma questão de bom senso o projeto pode ser feito prevendo espaços que facilite uma eventual adaptação futura que se fizer necessária.

Há algumas abreviaturas que você verá no decorrer da leitura, são elas:

  • M.R. = Módulo de Referência
  • P.C.R. = Pessoa com Cadeira de Rodas
  • P.C.D. = Pessoa com Deficiência
  • P.M.R. = Pessoa com Mobilidade Reduzida

Sempre que for mencionado a "NBR" ou a "norma" dentro deste artigo, está se referindo a NBR 9050.

Localização e quantidades de sanitário PNE a instalar

1. Localização de banheiros PNE

O item 7.3 da norma pede que os sanitários estejam em rotas acessíveis, interligados ou próximos as demais instalações sanitárias. (7.3.2 Recomenda-se que a distância máxima a ser percorrida de qualquer ponto da edificação até banheiro acessível seja de até 50m)

O item 7.4.2 recomenda uma entrada independente para o Banheiro, para que a pessoa com deficiência possa ser acompanhada de uma pessoa do sexo oposto quando se fizer necessário. Em banheiros coletivos você precisa se atentar a esta recomendação da norma, de modo a encontrar uma solução arquitetônica que se encaixe no projeto.

2. Quantidades mínimas de sanitários acessíveis

O item 7.4.3 da NBR, estabelece um calculo para quantidade mínima de banheiros PNE, dependendo do tipo de edificação, conforme abaixo:

  • Uso Público (Edificações administradas por entidades do poder público).
    • Edificação a construir: 5% do total de peças, devendo ter no mínimo um para cada sexo, em pavimentos onde houver sanitários.
    • Edificação existente: Um sanitário por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários.
  • Uso Coletivo. (Edificações de atividades comerciais, financeiras, ginásios, igrejas, escolas etc.)
    • Edificação a construir: 5% do total de peças, devendo ter no mínimo dois sendo um para cada sexo, em pavimentos onde houver sanitários.
    • Ampliação/Reforma: 5 % do total de peças, sendo no mínimo um em cada pavimento acessível, onde houver sanitário.
    • Edificação existente: Uma instalação onde houver sanitários.
  • Uso Privado (Habitações - áreas de uso comum)
    • Em construções novas: 5% do total de peças, devendo ter no mínimo um em pavimentos onde houver sanitários.
    • Ampliação/Reforma: 5 % do total de peças, sendo no mínimo um por bloco.
    • Edificação existente: No mínimo um.

2.1 Considerações sobre edificações de Uso Privado

O objetivo do artigo é instruir a elaboração dos banheiros adaptados conforme a NBR9050, mas neste caso específico de edificação de uso privado a norma deixa dúvidas e carece complementos.

Para preencher as lacunas que ficam ao consultar a norma, recorremos ao Art. 58 da Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015 – LBI. A lei abrange acessibilidade em sua totalidade, mas vamos ater aqui apenas na questão que tange os Banheiros PNEs.

Conforme a LBI, as edificações residenciais (Uso Privado) que precisam ser adaptadas na totalidade do empreendimento são: Condomínios com casas geminadas; Condomínio de apartamentos.

Já os condomínios com casas isoladas e casas isoladas em lotes distintos, não são obrigadas a ter adaptação, logo não precisam de banheiro PNE.

Ao tomar como base a LBI, comparando com a NBR9050, notaremos alguns conflitos em relação às quantidades que a lei estabelece. O mais prudente neste aspecto será seguir o que diz a lei (a LBI). A seguir veja as considerações da LBI.

A LBI diz que unidades Autônomas multifamiliar dos condomínios (que encaixam na obrigatoriedade), devem ser projetadas para que todas as unidades possam ser adaptáveis posteriormente pelos seus moradores. Isto significa que todos os espaços devem prever dimensões suficientes para adaptação PNE, logo, o banheiro que é o foco da nossa publicação também deve ser dimensionado para uma possível e futura adaptação.

Como alternativa para o caso do edifício que não tem viabilidade de alterações (ex. alvenaria estrutural, paredes de concreto ou equivalentes), a LBI permite optar por construir ao menos 3% de unidades já acessíveis e dá liberdade quanto a escolha das unidades adaptadas. Neste ponto temos mais um conflito com a NBR que pede 5% e exige um por pavimento. Então, seguir a LBI é mais prudente e realista.

3. Banheiros sanitários extras para casos específicos

A norma recomenda em locais que concentrem um grande número de pessoas, ainda que atender os de 5% exigidos, seja previsto um sanitário acessível para cada sexo junto a cada conjunto de sanitários. Isto se aplica Em estabelecimentos como shoppings, terminais de transporte, parques, clube esportivos, arenas verdes (ou estádios), locais de shows e eventos ou em outros edifícios de uso público ou coletivo, instalações permanentes ou temporárias conforme item 7.4.3.2

Em 7.4.4 a norma recomenda ao menos uma bacia infantil em cada conjunto sanitário, a qual é destinada para pessoas com baixa estatura e crianças.

Banheiro PNE unissex

A princípio o banheiro PNE unissex é permitido apenas em edificações de uso privado, que são unidades habitacionais de condomínios e edifícios. Isto é algo bem óbvio, visto que moradias tem por padrão o banheiro usado pela família.

Para edifícios públicos ou de uso coletivo, não é permitido o banheiro PNE unissex, a norma estabelece banheiros adaptados para cada sexo.

Uma exceção pode ser observada em casos de edificação publica existente (que vai passar por adequação). A norma diz Um por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários. Não é citado explicitamente que seja uma unissex, mas está subentendido, pois é apenas um banheiro.

Exceção também em edificação existente de uso coletivo, na adaptação desta considere o que a norma diz: Uma instalação sanitária, onde houver sanitários. Assim se houver apenas um banheiro existente, ele pode ser adaptado como PNE unissex.

Barras de apoio - Recomendações

O item 7.6 da NBR traz informações sobre barras de apoio utilizadas em vaso, chuveiro etc. As recomendações que são comuns a barras de apoio em qualquer instalação acessível:

  • As barras devem ter resistência a esforço mínimo de 150 kg no sentido de utilização;
  • Seção transversal (diâmetro) entre 30 mm e 45 mm;
  • Distancia interna da barra em relação à parede: mínimo 4cm;
  • Distancia externa da barra em relação à parede: máximo 11cm.

Módulo de referência e Área de Manobra em Banheiros

Estes dois itens são de suma importância na elaboração de ambientes acessíveis.

Módulo de referencia
Fig.1 - M.R., ocupação por P.C.R.
Área de Manobra
Fig.2 - Área de manobra para WC.

O módulo de Referência (M.R.) é um espaço ocupado por uma Pessoa com Cadeira de Rodas (P.C.R.), vale para cadeira motorizada ou não. A medida é um retângulo de 1,20x0,80m (Fig.1).

Portanto, quando você precisar avaliar o espaço ocupado por uma cadeira de rodas, ao invés das medidas de uma cadeira use o M.R.

A Área de Manobra (Fig.2) é um espaço mínimo para manobras de uma P.C.R. A norma tem outras opções de medidas conforme o ambiente da edificação, mas para o caso específico do sanitário acessível, deve ser um círculo de 1,50m para oferecer uma rotação de 360º.

No caso de reformas de banheiros, há uma exceção. É permitido uma área diferente como mostrado nos exemplos de banheiros deste artigo, veja "exemplo 4" que é de reformas.

Os espaços de ocupação do módulo de referência e área de manobra, devem ser livres e sem interferência de elementos construtivos ou mobiliário. A área de manobra da Fig.2 é específica para banheiros e vestiários, outros modelos existem na norma, mas se aplicam a outros ambientes.

Portas de Banheiros e Vestiários

A norma especifíca o uso de portas de abrir (convencional), correr, sanfonada e do tipo vaivém.

Observar que algumas diretrizes são comuns a todos os modelos.

  • A medida mínima da porta para passagem de uma P.C.R. é 0.80m de largura e 2.10m de altura (estas medidas referem-se ao vão livre);
  • O sistema de travamento (maçaneta/fechadura) da porta, pode preferencialmente ser de alavanca ou uma tranqueta de fácil manuseio.
  • Como a porta sofrerá impactos da cadeira de rodas, caso a mesma não seja de um material resistente, deve usar um revestimento resistente até os primeiros 40cm de altura da porta (ver Fig.3).
  • Para cabines convencionais que não sejam para acesso com cadeira de rodas, vale a mesma medida mínima de 0.80m, porém não necessita o puxador e o reforço na base da porta.

Em locais de prática de esportes as portas de banheiros e vestiários PNE devem ter vão livre mínimo de 1.00m, independente do modelo da porta adotada (Ref. item 7.5 na NBR).

1. Porta de abrir

Portas WC PNE
Fig.3 - Esquema para portas de banheiros e vestiários PNE, conforme a recomendação extraída da NBR.

As portas de abrir em sanitários, vestiários e cabines de banheiro coletivo para acessos a P.C.R., devem obrigatoriamente ter abertura para fora.

No lado oposto a abertura (lado de dentro) deve existir um puxador horizontal (barra de 0.40m) associada a maçaneta, a qual será utilizada para fechar a porta.

Demais regras como necessidade de revestimento anti-impacto na base e vão livre, é o padrão já informado que é independente ao modelo da porta.

A Fig.3 ilustra um esquema geral das medidas e posicionamento dos acessórios necessários em uma porta de abrir.

2. Porta de correr e sanfonada

Portas Correr Sanfonada WC PNE
Fig.3a - Portas de correr e sanfonadas para banheiros e vestiários PNE.

No capítulo 7.5 da norma, o item g) fala explicitamente que "pode ser instalada porta de correr, desde que atenda às condições previstas em 6.11.2.4 e 6.11.2.11", portanto é permitido o uso de porta de correr em banheiros PNE, observando que os itens citados a seguir referente ao vão e trilho (ver também a Fig. 3a).

  • Do mesmo modo que na porta de abrir, o vão livre minimo é de 0,80m de largura e 2,10m de altura (6.11.2.4)
  • "Em portas de correr, recomenda-se a instalação de trilhos na sua parte superior. Os trilhos ou as guias inferiores devem estar nivelados com a superfície do piso, e eventuais frestas resultantes da guia inferior devem ter largura de no máximo 15 mm. (6.11.2.11)"

3. Porta do tipo vaivém

Portas Vaivem WC PNE
Fig.3b - Portas vaivém Para banheiros e vestiários PNE.

A porta vaivém citada na norma como opção para banheiros PNE.

A diferença básica deste modelo de porta está ilustrado na Fig.3b. Há diferenças relativas o posicionamento de elementos como o puxador que é vertical ao contrário da porta de abrir, além da necessidade do visor.

No tocante as medidas de largura x altura, é o mesmo padrão do vão livre dos demais modelos de portas (0.80m x 2.10m).

O item que normatiza o uso desta porta é o 6.11.2.8, onde que diz o seguinte: "As portas do tipo vaivém devem ter visor com largura mínima de 0,20m, tendo sua face inferior situada entre 0,40 m e 0,90 m do piso, e a face superior no mínimo a 1,50 m do piso. O visor deve estar localizado no mínimo entre o eixo vertical central da porta e o lado oposto às dobradiças da porta..."

4. Materiais a utilizar nas portas

De modo geral, a norma não faz uma especificação de materiais que são permitidos ou proibidos. Se será madeira, aluminio ou algum outro material, isto deve ser avaliado conforme o projeto.

Algumas colocações sobre o uso de vidro temperado

Esta é uma dúvida que pode surgir, sobre ser permitido o uso de portas de vidro temperado (comercial blindex) em banheiros PNE. A resposta é depende!

O uso da porta totalmente de vidro é inviável pois ela não garante a segurança contra impactos. Agora se a porta possuir na base o material resistente a impactos que a norma exige (ver fig. 3 da porta de abrir) não há nada que impeça o uso do vidro. A questão é se vai encontrar no mercado algo que realmente garante esta segurança.

Instalação de Bacia sanitária convencional para PNE

Bacia Sanitária PNE
Fig.4 - Esquema de instalação de vaso sanitário convencional para PNE.

É obrigatório o uso de barras de apoio, posicionadas ao fundo do vaso sanitário e na parede lateral (Fig.4).

Na ausência da parede lateral, pode-se usar barra articulada e fixa (Ver Fig.6 adiante).

A norma não obriga, mas recomenda instalação de ducha higiênica ao lado da bacia (ao alcance da pessoa sentada), com registro de pressão para regular a vazão.

Recomendações da NBR para Válvula:

  • A válvula de descarga deve estar no máximo a 1.00m de altura do piso;
  • O acionamento é preferencialmente por sensores eletrônicos ou equivalentes;
  • A força para acionar a válvula deve ser inferior a 23 N (23 newtons);
Observações sobre altura da bacia sanitária acessível

O item 7.7.2.1 da NBR informa que a altura da bacia (adulto) seja de 0.43 a 0.45 metros do piso acabado (0.46 com o assento conforme na cota "C" das Fig.4, Fig.5 e Fig.6).

Estas são as alternativas para conseguir a altura:

  1. Instalação de bacia sanitária suspensa, a qual permite regulagem de altura.
  2. Demais bacias que não tenham altura adequada, pode-se construir um sóculo (base de alvenaria) para fixar a peça no piso. Este sóculo deve avançar no máximo 5cm, ter os cantos arredondados e acompanhar a projeção da base do vaso sanitário.

Instalação de Bacia sanitária com caixa acoplada para PNE

Bacia Sanitária Acoplada PNE
Fig.5 - Esquema de instalação de vaso com caixa acoplada para uso por P.C.R. (PNE).

O vaso com caixa segue o mesmo esquema da opção convencional com válvula ou com caixa embutida.

As mesmas diretrizes em relação às barras de apoio devem ser seguidas. A diferença que notará para esta opção, refere-se a algumas medidas (ver Fig.5) e recomendações da NBR específicas ao caso.

No item 7.7.3.2 da NBR fala que:

  • O sistema de acionamento de descarga em caixa acoplada, deve estar localizado dentro o alcance manual da P.C.R.;
  • O acionamento pode ser por alavanca, sensores eletrônicos ou dispositivos equivalentes.

Observe que nesta situação a barra na parede ao fundo pode ficar um pouco mais alta, mas tenha atenção ao limite. Certifique-se de indicar uma caixa de descarga com altura compatível, para não atrapalhar o posicionamento da barra de apoio.

Instalação de Bacia sanitária PNE sem parede lateral

Bacia Sanitária PNE
Fig.6 - Esquema de instalação de vaso sanitário (PNE) quando não há parede lateral.

Caso não seja possível seguir a altura da barra acima da caixa de descarga colocada na Fig.5, como alternativa use o item 7.7.2.4.3 da norma, o qual permite a combinação de duas barras (uma em cada lateral do vaso), sendo uma fixa e uma articulada, como apresentamos na Fig.6.

Caso haja a parede lateral, você pode combinar o mesmo esquema da Fig.6 considerando a barra fixa da parede e adicionando a barra articulada na lateral.

O esquema da Fig.6 exemplifica com uso de bacia acoplada, mas também pode ser utilizado com bacias convencionais quando não há uma parede lateral, basta seguir as mesmas medidas e posicionamento de barras.

Os esquemas de instalação de bacia (Fig.4, Fig.5 e Fig.6) também se aplicam no uso de bacia suspensa.

Área de transferência para bacia sanitária

Área de Transferencia Bacia
Fig.7 - A área de transferência prevê a ocupação de um M.R. com medida de 0,80m x 1,20m.

Toda instalação de bacia sanitária deve prever as áreas de transferências lateral, perpendicular e diagonal como mostra a Fig.7.

Uma dica: Ao considerar a área de manobra no ambiente, isto permite a aproximação e transferência, visto que a manobra em 360º com diâmetro de 1,50m já prevê dentro dela o M.R. com folga de movimentação.

Lavatório acessível para P.C.D, P.C.R. e P.M.R.

Área de aproximação de cadeira de rodas em lavatórios - NBR 9050
Fig.8 - Área de aproximação P.C.D./P.C.R

As recomendações referente a lavatórios, referem-se principalmente a área de uso, barras de apoio e torneiras. Vejamos...

Você deve prever área de aproximação de uma P.C.R. cuja medida seja no mínimo o equivalente ao M.R. avançando em 0.30m da borda do lavatório (Fig.8). Se for de lavatório comum, basta que a área de aproximação seja suficiente para uso por uma pessoa sem órtese (60cm de diâmetro encostando na borda do lavatório).

Instalar duas as barras de apoio horizontal ou vertical (ou combinação de ambas), como mostra a Fig.9 e Fig.10.

Torneiras devem acionadas por alavancas ou sensores (esforço máximo de 23 N). Caso for de fechamento automático, deve respeitar o ciclo de 10 a 20 segundos.

Se for lavatório PNE com água quente: Implementar solução que evite o contato do usuário com o sifão e tubulação; Usar válvula termostática alimentando a torneira, ou misturadores dotados de alavanca que integre as funções de misturador e torneira automática.

Em banheiro coletivo: Se utilizado lavatório em bancada e não houver um exclusivo na cabine para P.C.R., as barras de apoio devem ser posicionadas em uma das extremidades da bancada, seguindo as alturas indicadas na Fig.10.

Lavatorio PNE planta
Fig.9 - Instalação de barras de apoio horizontal/vertical em lavatórios para P.C.R.
Vista planta
Lavatorio PNE lateral
Fig.10 - Barras horizontal/vertical em lavatórios para P.C.R.
Vista lateral

Boxe de vaso P.M.R. em sanitário coletivo

Boxe Vaso PMR
Fig.11 - Barras horizontal/vertical em boxe para P.M.R.

Em banheiros e vestiários de uso coletivo, deve haver ao menos um boxe de bacia adaptado com barras para uso por Pessoas com problemas de locomoção, coordenação motora ou percepção.

O boxe deve conter duas barras laterais em L como mostra a Fig.11 (ou adaptação de duas barras retas formando o L), além de seguir estas recomendações seguintes:

  • Recomendável porta com abertura para fora, pois facilita na eventualidade de socorrer a pessoa;
  • Portas devem ter vão mínimo de 0.80m;
  • O boxe para P.M.R. não substitui um boxe sanitário acessível para P.C.R.

A medida mínima para o boxe P.M.R. com vaso, pede largura minima de 0.90m, já o comprimento é em função da bacia sanitária utilizada como consta na Fig.11, ou seja, o comprimento interno do boxe é o comprimento do vaso somado a 0.90m.

Mictórios P.M.R. em sanitário coletivo

Mictório PMR
Fig.12 - Mictório para pessoas com mobilidade reduzida.

Se houver mictórios no sanitário, pelo menos um deles deve estar em conformidade com o item 7.10.4 da NBR9050, que pede o item acessível e adequado para Pessoa com Mobilidade Reduzida. Considere, portanto, estes itens:

  • Área de aproximação para P.M.R. (0.60m o que equivale a uma pessoa sem órtese);
  • Duas barras de apoio vertical;
  • Válvula de descarga com fechamento automático à 1.00m de altura em relação ao piso (Se utilizada válvula com sensor de presença a altura é livre);
  • O mictório deve ficar o mais próximo possível da entrada do sanitário.

A Fig.12 ilustra o esquema de instalação do mictório suspenso, em caso de mictório de piso, a norma pede as mesmas medidas e posicionamento em relação às barras e divisórias.

Banheiras para Pessoa com Cadeira de Rodas

O uso de banheiras, deve ser tratado como uma opção para o banho do usuário.


Item 7.13.2.6 da NBR9050/2020: "A existência da banheira acessível não elimina a necessidade do boxe acessível para chuveiro."

 

Banheira deve ter fundo antiderrapante, além de ser dotada de uma plataforma de transferência com superfície antiderrapante e não excessivamente abrasiva, para ficar acessível a P.C.R.. A plataforma pode ser fixa ou móvel.

No que diz respeito ao espaço interno do banheiro, deve ser considerada a ocupação ao lado da banheira referente a área de transferência. O espaço neste caso equivale um M.R. como mostra a Fig.13

A instalação de 3 barras de apoio é obrigatória, sendo duas horizontais e uma vertical. O posicionamento e medidas deve ser em conformidade com a Fig.14.

Área Transferencia Banheira
Fig.13 - Área de transferência lateral para Banheira
Barra de apoio Banheira
Fig.14 - Barras de apoio em Banheira PNE

Outras medidas como altura do equipamento e do registro, também são descritas na Fig.14.

Algumas observações para banheiras, recomendadas na NBR:

  • Como há alimentação de água quente em banheiras, deve ser utilizada válvula termostática ou o uso de monocomandos;
  • No uso e registro de pressão para mistura de água quente/fria, este deve ser de alavanca com 1/2 volta;
  • Comandos de acionamento, recomenda-se que sejam colocados na parede lateral à banheira, oposta à plataforma de transferência;

Áreas para banho (Boxe de banho acessível)

As medidas mínimas do boxe de banho acessível (para cadeirantes) é de 0,90x0,95m.

Esta área deve ser provida com banco articulado para banho e barras de apoio (ver Fig.15). Também deve fazer a previsão de área de transferência equivalente ao M.R., a norma não dá exemplos de posicionamento, colocamos na Fig.16 um esquema similar ao da banheira com plataforma fixa (Fig.13).

Boxe Banho PNE
Fig.15 - Boxe para banho PNE deve conter barras de apoio e banco articulado.
Área Transferencia Boxe PNE
Fig.16 - Exemplo Área de transferência: Boxe para banho

Observações importantes da NBR:

  • O piso do boxe de banho deve ser antiderrapante;
  • Não pode ter desnível de piso como em boxes comuns;
  • Inclinação do piso de até 2% para escoar a água;
  • É recomendado o uso de cortina ou porta de correr (desde que não haja trilho no piso)
  • A abertura da porta não pode interferir na área de transferência para o banco;
  • Se houver porta no boxe, deve ser de material resistente a impacto, com vão mínimo de 90cm;
  • O banco para banho deve suportar 150kg e medindo 0.70x0.45m, tendo cantos arredondados e material impermeável.
  • O espaço do banheiro deve permitir circulação referente a Área de Manobra, para que o usuário chegue ao boxe;
  • Ralos e grelhas devem estar fora da área de manobra e transferência;

Alarme de emergência em banheiro acessível

Alarme Sanitario PNE
Fig.17 - Esquema para posicionamento de botões de alarme em sanitários PNE

O item 5.6.4.1 da norma trata sobre alarme de emergência para sanitários.

Principalmente para banheiros em hotéis ou em casas de permanência de idosos, você deve se atentar a esta necessidade.

Banheiro PNE nestes casos devem obrigatoriamente ter de um sistema de alarme de emergência que possa ser acionado em caso de queda nos sanitários.

A Fig.17 apresenta altura e localização dos pontos de acionamento.

Recomendações da NBR para o botão de alarme:

  • Altura a 40cm do piso;
  • Botão com cor que faça contraste com a parede;
  • Conforme item 4.6.7 da NBR, controle de acionamento deve ser por alavanca ou pressão e ao menos uma dimensão do botão com 2,5cm.
  • Devem ser instalados obrigatoriamente próximo à bacia sanitária, banheira e no boxe do chuveiro;
  • Dispositivos adicionais são recomendados em posições estratégicas, como em lavatórios e portas.
  • Adotar sistema de monitoramento, cujo o tom e frequência dos alarmes difiram do utilizado no sistema de alarme de incêndio.

Altura de pontos de acionamento de comandos e controles

O item 4.6.9 da norma trata sobre altura de comandos e controles, estas medidas variam conforme o ponto, mas por regra geral não pode haver nenhum com menos de 0,40m e acima de 1,20m.

Alguns destes inevitavelmente são usados em banheiros, então você deve se observar isto. Quando não couber detalhamento de desenho, pode inserir notas de projeto.

  • Tomadas devem ficar a uma altura de 0,40m a 1,00m.
  • Interruptores a altura mínima é 0,60m e máxima de 1,00m.
  • Maçaneta de porta a altura é de 0,80m a 1,10m.
  • Registro de pressão (Uso em chuveiros) a altura mínima é 0,80m e máxima de 1,20m.

Posicionamento de papeleira, saboneteira e porta-objetos

Instalação de dispensador de papel higienico para banheiros PNE - NBR 9050
Fig.18 - Posicionamento de papeleiras para papel higiênico.
Posicionamento de porta objetos em banheiros PNE - NBR 9050
Fig19. - Alturas de objetos em Sanitários PNE.

A papeleira (Fig.18) precisa estar ao alcance da P.C.R. sentada sobre o vaso. A mesma deve ficar na parede ao lado da bacia posicionadas conforme o modelo da mesma: Sobrepor, deve ficar à 1,00m do piso e sua face alinhada com o vaso sanitário; Embutida avança em 0,20m do vaso e fica a 0,55m do piso.

Em caso do vaso sem parede ao lado como na Fig.6, a NBR instrui que coloque dispositivo para o papel higiênico na barra de apoio lateral.

Porta objetos, saboneteiras, toalheiros e cabides, devem ser posicionados dentro de uma faixa de alcance, a qual deve ter altura miníma de 0.80m e máxima de 1.20m (Fig.19).

O item 7.11.4 fala sobre a necessidade de porta-objetos, que devem ser instalados junto ao lavatório, mictório e bacia sanitária. Existem algumas recomendações da norma para o porta-objetos:

  • Deve ter profundidade de 0.25m
  • Não deve ser instalado atrás de portas;
  • Não pode ter cantos agudos e superfícies cortantes ou abrasivas;
  • Não pode interferir em áreas de transferência e manobra, bem como no uso das barras de apoio

Item proibido: Vaso com abertura frontal

Vaso com abertura frontal
Bacia com abertura Frontal
Uso proibido em Sanitários acessiveis para P.C.R..

O vaso com abertura frontal não é permitido em banheiros acessíveis.

Antes da penúltima atualização de 2015 a norma não mencionava nada a respeito, mas a norma atualizada de 2015 e 2020, proíbe de forma explicita o uso do vaso com abertura frontal.


Item 7.7 da NBR9050/2020: "As bacias e assentos em sanitários acessíveis não podem ter abertura frontal."

 

Este tipo de vaso sanitário tem um uso muito específico, normalmente hospitalar. A abertura frontal visa facilitar uma segunda pessoa auxiliar a higiene de pacientes.

Vale lembrar ainda, que a bacia com abertura frontal, causa desconforto e risco de acidentes, já que a pessoa em cadeira de rodas tem limite na locomoção.

Exemplos de Banheiros comentados

Seguem alguns esquemas (planta baixa) de banheiros acessíveis, obedecendo às recomendações da norma.

As barras de apoio estão dispostas em conformidade com as exigências da norma, as quais já foram explicadas. Recomendamos que para aprofundar em cada elemento do banheiro, veja os tópicos explicados neste artigo.

1. Banheiro padrão PNE

Layout de Banheiro PNE
Exemplo 1 - Layout de um banheiro para deficientes

Neste primeiro exemplo, observe:

  • Porta: Abertura sempre para fora e puxador fixado na parte interna;
  • A Área de manobra de 1,50m já sugere que a largura mínima do banheiro é de 1,50m;
  • O limite da área de manobra pode avançar 0,10m na bacia e 0,30m no lavatório;
  • Ao posicionar a Área de manobra respeitando sua medida e os limites, você já consegue estabelecer os demais espaços para o módulo de referência ao lado da bacia, bem como a área de aproximação no lavatório e as demais áreas de transferência para a bacia.
  • Este exemplo se baseia no item 7.5 da norma, o qual fala sobre dimensões mínimas do boxe de sanitário acessível. A NBR não aponta a medida mínima total, pois como pode observar isto é definido em função das dimensões e posições de peças sanitárias (vaso e lavatório). No exemplo seguinte colocaremos um esquema com sugestões de medidas internas do boxe.

2. Medidas mínimas do banheiro PNE

Medidas de Banheiro PNE
Exemplo 2 - Medidas mínimas para banheiro acessível

Este segundo exemplo apresenta um estudo posicionando as peças e resultando nas medidas míminas internas do banheiro.

  • Baseado neste pequeno estudo, utilizando as peças sanitárias com medidas cotadas no exemplo, o banheiro (boxe sanitário) acessível deve ter no mínimo 1.50x2.00m.
  • Alguns ajustes são possíveis dentro deste contexto apresentado (respeitando mínimo 1.50m de largura), como 1.60x1.90m.
  • Na bacia sanitária, utilizamos dimensões médias do padrão de mercado, é possível encontrar com comprimento de até 10cm menor, principalmente se não usar caixa acoplada;
  • No Lavatório, foi utilizada também uma medida média para lavatório pequeno (0.40x0.30). A largura de 0.30m é minima, não pode ser menor devido a exigência dos 0.30m da área de aproximação do lavatório.
  • Dentro das medidas do lavatório indicadas nesta sugestão, a peça de até 0.35m de largura se encaixa no limite que a área de manobra pode avançar, acima dos 0.35 vai atrapalhar.

3. Banheiro PNE com boxe para banho

Banheiro PNE com chuveiro
Exemplo 3 - Banheiro acessível com bacia, lavatório e boxe de chuveiro

No terceiro modelo temos a sugestão para implantar um banheiro completo com o boxe de banho, que pode ser utilizado, por exemplo, em residências ou mesmo em hoteis.

  • Observar que não pode haver desnível no piso do Boxe de banho;
  • Área de aproximação é a estabelecida no tópico sobre lavatórios e tem a medida do M.R.;
  • A Área de transferência neste modelo, é a mesma para a bacia sanitária e para o banco do Chuveiro;
  • Para obter detalhes sobre instalação de cada peça, consulte nos respectivos tópicos do artigo.

4. Medidas banheiro PNE em reforma

Banheiro PNE Reforma
Exemplo 4 - Banheiro acessível, limites para reforma

O quarto exemplo se aplica para o caso de reformas onde tem restrição de espaço que inviabilize construir um banheiro nas medidas mínimas exigidas.

Existe uma exceção na norma que permite o boxe sanitário menor que os indicados, é em caso de banheiros que precisam ser adaptados em reformas.

Em ambientes internos de banheiros, que eventualmente não puderem ser ampliados, pode-se adotar esta solução do "Exemplo 4", o qual é baseado na figura 100 do item 7.5 da NBR.

A largura mínima permanece 1.50m. A Área de transferência para a bacia e aproximação ao lavatório são obrigatórias.

O comprimento vai variar em função da dimensão do vaso sanitário, pela média 1.70m atende. Assim, 1.50x1.70m é um banheiro PNE o mínimo para adaptar em caso de reformas.

Esta exceção se aplica apenas no caso de banheiro composto por Bacia e Lavatório.

5. Banheiro coletivo com cabine PNE

Banheiro PNE coletivo
Exemplo 5 - Banheiro coletivo com cabine PNE

Este quinto exemplo apresenta uma solução arquitetônica para implementar uma cabine PNE em sanitários de uso coletivo.

Neste layout o objetivo é apresentar a disposição dos itens que compõe o WC (louças, barras). Para medidas da cabine e as peças, tome como base os exemplos anteriores.

Esta sugestão se aplica tanto para banheiro masculino como feminino.

Resolvemos com esta arquitetura, a necessidade de uma entrada para o boxe PNE que permite que o cadeirante entre acompanhado de uma pessoa do sexo oposto. Veja que apesar de uma entrada principal compartilhada, o acompanhante não terá contato visual com quem usa os sanitários convencionais.

Uma instalação alternativa para este modelo, é a possibilidade de alterar a entrada (porta) da cabine PNE. Poderia ser colocada a porta na parede lateral paralela à parede do lavatório, podendo inclusive ser uma porta de correr (desde que siga as diretrizes sobre as portas)

6. Vestiário com Sanitários PNE excedentes

Vestiário PNE
Exemplo 6 - Vestiário PNE com sanitário e boxe de banho

Este sexto exemplo mostra a implantação de adaptada de vestiário contendo a cabine sanitária, boxe de banho e cabine para troca de roupas.

Esquema indicado para locais de práticas de esporte e terapêutica, especificamente para unidades excedentes. O item 7.4.2.1 da norma faz recomendação que estas unidades sejam integradas. Este excedente deve ser independente dos vestiários exclusivos para PNE.

No boxe de banho deve ter uma porta de material inquebrável, podendo também ser uma cortina de plástico ou tecido.

Não pode conter desnível no boxe de banho PNE, nem trilhos de porta no piso. Então deverá fazer o escoamento da água inclinando o piso em até 2% descendo do sentido da porta para o fundo.

Conforme esta planta, está garantida a área de transferência da cadeira de rodas para o banco do banho.

A cabine PNE para troca de roupas, deve ter medida minima de 1.80x1.80m, ser provida de um banco e superfície para troca de roupas na posição deitada. Detalhes e esquema de desenho referente a medidas do banco, barras de apoio, posionamento de espelhos, cabides e porta objetos, podem ser vistos no item 7.14 da norma.

As medidas da cabine com sanitário, o boxe e demais itens PNE, verifique o exemplo 1 e 2.

Em uma possibilidade de adaptação deste exemplo, o lavatório do sanitário PNE pode ser integrado ao lavatório de bancada. Porém neste caso, ele deve ser adaptado com todas as caracteristicas do lavatório PNE.

Material de apoio para download:

Download NBR 9050 »
Faça o download da Norma e aprofunde sobre acessibilidade em edificações e urbana.

Guia de Acessibilidade Residencial »
Guia de acessibilidade baseado na Lei Brasileira de Acessibilidade - Art. 58 da Lei nº 13.146

Blocos de acessibilidade/PNE »
Baixe blocos DWG gratuitos de acessibilidade, uso em AutoCAD ou sistemas CAD compatíveis.

Projeto completo de casas para PcD »
Projeto em AutoCAD de casas populares adaptadas para PcD (PNE).

Conheça Plugin para AutoCAD - AditivoCAD 3

AditivoCAD 3

Acelere seus projetos no AutoCAD com este aplicativo.

Plugins para Arquitetura, instalações Elétricas e Hidrossanitario.

Bibliotecas com milhares de blocos e materiais + comandos de produtividade para acelerar projetos.

Conheça o plugin AditivoCAD 3 »

Considerações

Neste artigo reúne os pontos da norma, aplicado especificamente para banheiros. Na ultima atualização e revisão foram incluidos alguns pontos relativos a Lei de inclusão.

Vale lembrar que há pontos relativos à acessibilidade na totalidade, que precisam ser considerados. Falo sobre sinalização, corredores de acesso, rampas, etc. Assim, é recomendável que baixe a norma completa no conteúdo de apoio.

Achou útil o artigo? Divulgue, deixe seu comentário!

Referencias bibliográficas:
1. NBR 9050 de 2020 Quarta Edição, de 03/08/2020 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
2. Acessibilidade em unidades residenciais - Guia Prático para Edificações de Uso Privado Multifamiliar (Art.58 da Lei Brasileira de Inclusão – LBI)

Artigo publicado em 01/08/2018, atualizado em 21/10/2019, 14/12/2021, 02/03/2023.

Você tem alguma pergunta?

Consulte o índice do artigo e verifique nos comentários abaixo se sua questão foi respondida.


Comentários Comentários


 

Juliana Excelente
Em 10/04/2024 15:57

Boa tarde! Muito bom conteúdo. Por gentileza, tem especificado na norma, algum item q diga sobre a não obrigatoriedade de lavatório dentro de box PNE? Obrigada

Respostas:
Fredy (respondeu em 11/04/2024)

Algo falando de forma direta não sei se tem, teria que pesquisar mesmo.
Mas é subentendido que tem esta permissão em alguns pontos como no item 7.10.3, que fala da regra para bancada com vários lavatórios. É justamente sobre a escolha de fazer um individual em cabine exclusiva ou de fora em uma bancada mas adaptado.



Laís Excelente
Em 14/11/2023 13:03

Ótimo artigo!
No caso de vestiário PNE individual, separado do geral, é obrigatório o mesmo apoio utilizado na cabina do item 6? (além do banco do chuveiro)
Neste caso é utilizado o banco do item 7.14.2?

Respostas:
Fredy (respondeu em 14/11/2023)

Mesmo sendo separado é preciso o apoio na cabine, sem ele o cadeirante não consegue se vestir/trocar de roupas.



Rodolfo Excelente
Em 30/05/2023 09:42

Bom dia,
Para sanitário PNE infantil, qual distancia da bacia até a barra lateral, 40 cm ou menos por ser infantil.???

Respostas:
Fredy (respondeu em 30/05/2023)

No item da Instalação de Bacia convencional, tem a tabela de medidas para adulto e infantil.



Luciana Excelente
Em 08/05/2023 00:28

Bom dia, sobre o banheiro PCD ser unisex, para um restaurante que vai atender umas 70 pessoas, estamos pensando em fazer um PCD, depois área separada para mais dois femininos e mais dois masculinos. Totalizando 5 banheiros.
Nosso espaço vai ser reduzindo para atender as demais funções.

Respostas:
Fredy (respondeu em 08/05/2023)

Neste caso Precisa ter um para cada sexo. As exceções para o unissex são as citadas no artigo (ver índice)



Ana Pereira Excelente
Em 05/05/2023 07:54

Tem orientações e informações de uma banheiro PNE e Familiar?

Respostas:
Fredy (respondeu em 06/05/2023)

Entrada separada dos demais e inclua o fraldário. No mais, valem os mesmos parâmetros de acessibilidade.



Antonio Claudio Said Delvaux Excelente
Em 02/05/2023 10:46

Em um pequeno restaurante eu poderia ter dois banheiros PNE ( feminino e masculino ) para todos? Com deficiência ou não?

Respostas:
Fredy (respondeu em 02/05/2023)

Antonio,

Desconheço a proibição do uso do WC PNE/PcD por pessoas sem deficiência, há vários estabelecimentos pequenos que fazem isto. Mas se quiser fazer isto para atender a legislação e aprovar um projeto, recomendo a consulta à prefeitura local.

A questão é que A NBR 9050 pede que haja 5% dos banheiros reservados para PNE, sendo o mínimo um para cada sexo. Isso pressupõe a necessidade de um banheiro adaptado além do convencional. Portanto, na prática, manter apenas um banheiro (um para cada sexo) adaptado e permitir o uso geral, embora possa ser usual estaria fora da norma.

A norma prevê exceções em reformas, mas não considera algumas situações específicas. Sabemos que em alguns casos é inviável ter quatro banheiros. Para contornar isso, pode-se incluir a cabine PNE dentro dos banheiros masculino e feminino.



Clemária brito Excelente
Em 04/04/2023 11:55

Olá!Em um banheiro coletivo para obra nova, é obrigatório o uso de pia dentro do box? Se não for, colocando a pia na área externa o giro de 360 ainda é exigido dentro da área do banheiro? ou ainda posso usar a medida mínima de 1.50x1.70 como na norma antiga?

Respostas:
Fredy (respondeu em 04/04/2023)

A pia pode ficar fora do boxe, desde que esteja de acordo com medidas e demais especificações (para que o PCR consiga acessar). Se for pia de bancada com várias cubas, deve rebaixar e instalar as barras no trecho para PCR.



JEANCARLO Excelente
Em 02/03/2023 09:36

Olá estou com duvida see posso colocar porta de CORRER de Blindex?

Respostas:
Fredy (respondeu em 02/03/2023)

Coloquei uma explicação extra referente aos materiais (e uso de vidro temperado), no item de portas. Deve te ajudar.



Wellington Excelente
Em 07/02/2023 09:23

otimo amigo me tirou diversas dúvidas, a única que ficou foi, a altura do vaso sanitário, é de 0.43 a 0.45 metros, mas esse valor é com a tampa ja ou nao ?

Respostas:
Fredy (respondeu em 07/02/2023)

Esta medida é sem o assento. Com o assento pode ficar até 0.46



Rodolfo Excelente
Em 31/01/2023 15:08

Quanto a rampa acessível qual o comprimento máximo que vai ser inserido um patamar de descanso.???

Respostas:
Fredy (respondeu em 31/01/2023)

Depende da inclinação. O item 6.6 da norma trata sobre rampas, inclinações e patamares. Vale a pena olhar ai pra ver se seu projeto precisa.
O link pra baixar a norma ta ai no final do artigo ok.



Claudio Vega Excelente
Em 25/08/2022 16:56

Parabéns! Tenho uma duvida , no caso da não instalação de lavatório dentro da cabine de PNE pode ser utilizado o lavatório de bancada existente, normal em banheiros coletivos? É necessário algum equipamento especifico nesse caso como barras de apoio?

Respostas:
Fredy (respondeu em 25/08/2022)

Não pode ser o lavatório comum. Precisa ser o lavatório com as barras e demais especificações.



Rebeca Gonzaga Excelente
Em 05/07/2022 01:13

Muito esclarecedor! Tenho uma dúvida ,na biblioteca da minha faculdade estão proibindo o uso dos banheiros de uso geral para os estudantes ,deixando disponível apenas os banheiros PNE ,e como os vasos inclusive possuem aquela abertura na frente ,não está sendo fácil usar (pelo menos para mim) ,queria saber se essa postura está correta ,não deveria sempre ter disponível ao público os dois banheiros ,existe alguma norma sobre isso ?

Respostas:
Fredy (respondeu em 05/07/2022)

A postura da faculdade está errada.

Pra começar, o vaso com abertura frontal sequer deve ser utilizado mesmo em banheiro PNE. Ele é proibido pela norma, seu uso é hospitalar ou residencial quando o morador precisa da ajuda de alguém para a higiene.

Sobre a oferta de sanitários (as quantidades disponíveis), isto deve ser avaliado conforme a edificação, há alguma flexibilização em edificações antigas, mas como eles já tem estes banheiros disponíveis, restringi-los não é o correto.

A norma que rege o assunto é a NBR9050, no caso específico desta norma, ela é lei desde 2015 (sobre a lei: ww.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm)



Mayse Venturini Excelente
Em 02/12/2021 09:45

Sugiro atualizar para NBR 9050-2020 porque o material é excelente, vale a pena atualizá-lo. Fácil acesso e interação.

Respostas:
Fredy (respondeu em 02/12/2021)

Mayse, já revisei e comparei todo o artigo com a nova norma, no que aborda esta página (sobre banheiros), as informações da NBR de 2015 e 2020 são iguais.

Não há o que alterar neste artigo no que diz respeito aos desenhos indicações e recomendações e informações técnicas.

Nos próximos dias farei a alteração do link e algumas informações como referência bibliográfica, além de algumas nomenclaturas (por ex. onde constam 9050/2015 alterando para 9050/2020).

No mais, pode seguir as informações da página para elaborar seu banheiro PNE sem problemas.

Ah, e o link para baixar a norma atualizada já está no artigo ok.



edppo Excelente
Em 01/12/2021 11:54

Bom dia poderia me tirar uma duvida, a bacia e o vaso podem estar na mesma parede ?

Respostas:
Fredy (respondeu em 01/12/2021)

Pode sim. Desde que atendidos os demais itens como barras de apoio, área de manobra etc.



Marilene Excelente
Em 06/10/2021 08:20

Ótimo artigo. Tenho uma dúvida: Ao invés de construir um banheiro acessível e outro de uso geral, posso construir somente o acessível para todos usarem ?

Respostas:
Fredy (respondeu em 06/10/2021)

Pra atender a norma, se for banheiro coletivo deve ter uma cabine PNE com entrada separada dentro dele, com a bacia e as barras de apoio. Se não quiser colocar o lavatório na cabine PNE, pode fazer um de bancada com o PNE adaptado nele.



Greici Excelente
Em 14/09/2021 19:02

É permitido porta de correr no sanitário acessível? Como fica a colocação dos puxadores horizontais?


Julia Excelente
Em 26/08/2021 14:01

Pode porta de correr de vidro? Daí teria que reforçar a parte inferior?

Respostas:
Fredy (respondeu em 26/08/2021)

Julia, a norma exige que material frágil precisa do reforço inferior para absorver impactos, como referenciado no artigo.

No caso do vidro, uma pancada em uma parte da porta pode estilhaçar toda ela. Então voce deve verificar com o fabricante se tem esta certificação que garanta esta segurança. Não sei te informar se ha este material no mercado que atenda esta necessidade.



Carlos Rovere Excelente
Em 14/07/2021 15:07

Facil entendimento; Tem todas as informações necessárias; Excelente trabalho.


celio silva Excelente
Em 17/06/2021 15:55

SIMPLES E CERTEIROS , MUITO BOM!!!!


JOSÉ SILVA PEREIRA Excelente
Em 15/06/2021 12:41

MUITO OBRIGADO POR TANTAS INFORMAÇÕES PRECISAS..... VCS SÃO SURREAIS!!


Adelar Angelo Bazzo Excelente
Em 07/06/2021 15:06

Boa tarde, excelente conteúdo.
Tenho uma dúvida que não encontrei resposta que é: todos os restaurantes devem possuir banheiro PNE, independente do tamanho?
Pergunto porque estamos reformando um restaurante o qual possui dois banheiros internos Masculino e feminino, porém não comporta fazer o PNE no local, e se for obrigatório poderia ser feito um PNE na área externa anexo ao imóvel? Neste caso o cadeirante terá que sair do restaurante para acessar o banheiro.

Desde já agradeço o apoio.

Respostas:
Fredy (respondeu em 07/06/2021)

Adelar, deve ter o banheiro sim.

No caso de reforma verifique se o "Exemplo 4" de banheiros comentados atende.

Se não der pra adaptar, a opção de fazer em área externa atende a norma, desde que seja área do restaurante e a rota acessível (coberta etc.). Observar os item referente a Localização para que atenda a norma quanto ao acesso. Bom projeto.



Robson André Excelente
Em 04/05/2021 18:03

Olá, uma dúvida que ninguém conseguiu me tirar. Em caso de restaurante em shopping, não precisa de banheiro pois o estabelecimento é considerado anexo ao shopping e a estrutura do shopping que tem obrigação em oferecer o banheiro acessível. Porém, queria fazer um banheiro pequeno dentro do restaurante, dentro do shopping. É obrigado fazer acessível ou, por o shopping já ofertar o acessível, eu posso fazer ele normal, sem acessibilidade pois não tem espaço para isso? Me ajudaria muito essa luz. Obrigado.

Respostas:
Fredy (respondeu em 05/05/2021)

Robson, em relação a norma não podem exigir já que a norma é atendida na estrutura do shopping.

Você não perguntou mas é só um comentário adicional ok. Embora pela norma não estejam em divida, se este banheiro é para o publico, no ponto de vista comercial pode ser embaraçoso, principalmente se alguém precisar do banheiro especial e estiver longe.



Leonardo Excelente
Em 05/04/2021 19:03

Boa tarde, muito bom o conteúdo. Minha dúvida é em relação a área de manobra no caso de sanitário que passou por reforma. Qual seria ela?

Respostas:
Fredy (respondeu em 05/04/2021)

Para reformas considere os limites do Exemplo 4 nos exemplos comentados.



Jéssica Excelente
Em 26/11/2020 16:30

Posso colocar uma porta de correr com a medida de 90 cm?

Respostas:
Fredy (respondeu em 26/11/2020)

Pode, mas veja os demais requisitos dos itens 6.11.2.4 e 6.11.2.11 (consultar na norma).



Luciano Souza Excelente
Em 11/10/2020 17:10

Gostaria de saber se há restrição de modelos, tipos e cores de pisos e revestimentos ?
Eu estou construindo um banheiro PNE e gostaria de colocar no piso o Revestimento Place da Marca Eliane acetinado e em 03 paredes colocaria ele polido e 01 parede uma cor diferente (cimento queimado ou amadeirado) é possível ? Não achei nada sobre na norma.
Se puderem me ajudar agradeço muito!


Respostas:
Fredy (respondeu em 13/10/2020)

A questão de revestimentos (marca, cor etc.) é de escolha livre.



Elena Bonadimani Excelente
Em 03/10/2020 13:02

Boa tarde. Eu gostaria de saber se os assentos de elevação pne são legalmente aceitos para fins de cumprimento da norma em empresas?

Respostas:
Fredy (respondeu em 04/10/2020)

A norma nem os menciona.

Estes assentos costumam vir com abertura frontal (proibida no caso da norma) e tem uso mais hospitalar.



Walter Excelente
Em 28/09/2020 21:52

É possível fazer um box com bacia sanitária PCR, igual o exemplo do PMR?

Respostas:
Fredy (respondeu em 28/09/2020)

Igual não dá, pois as barras de apoio são diferentes e o PCR precisa da área de manobra.



Antonio de Padua Pereira de Araújo Excelente
Em 06/09/2020 23:26

Me ajudou bastante amigo, pois tenho uma ESCOLA DE MARCENARIA RENOVAT e estou me preparando para profissionalizar pessoas com cadeiras de rodas e essas informações foram de grande ajuda para que possa fazer os wc dentro das normas para atender PNE abraço Antonio


Sam Não avaliou
Em 31/08/2020 11:51

Vi em um site que a norma 9050:2015, foi atualizada nesse mês (9050:2020); Confere?
Se sim, nos mostra se houve mudanças no banheiro PNE.
Desde já agradeço.

Respostas:
Fredy (respondeu em 31/08/2020)

Sim confere. Houve revisão no inicio deste mês.

Ainda não tive tempo de fazer uma analise detalhada, mas olhando rapidamente não parece ter tido alterações nesta parte referente ao WC.

Deixei um link para download da mesma no Material de apoio para que possa comparar, os itens citados no artigo aparentemente tiveram a numeração mantida na norma.

Assim que for possível, farei uma completa revisão do artigo.



Sam Excelente
Em 27/08/2020 16:56

Ótimas explicações, parabéns.
Uma dúvida, no caso, em um prédio institucional, posso colocar apenas um WC PNE para atender a todos, pois a edificação não é grande?

Respostas:
Fredy (respondeu em 27/08/2020)

Precisa se encaixar no critério de quantidades mínimas que expliquei logo no inicio do artigo.



marmoraria acacia amarela Ótimo
Em 26/08/2020 14:47

Top me ajudou muito parabens


Cleuber Excelente
Em 24/08/2020 10:19

Bom dia! Referente a instalação de portas em banheiro publico, pode ser instalada no canto da parede ou tem que ser afastado ou no meio?

Respostas:
Fredy (respondeu em 24/08/2020)

Pode ser a posição que quiser, desde que fique acessível.



Rubens Manea Excelente
Em 11/08/2020 17:32

A abertura da porta tem que ser sempre no sentido para fora? A abertura é feita no sentido para fora devido ao tamanho do banheiro?
WC PNE com dimensão 2,0m x 2,2m poderia ser com a porta com abertura para dentro? Sendo que tem espaço para a manobra.
Obrigado como sempre pelas explicações.

Respostas:
Fredy (respondeu em 11/08/2020)

Rubens, a abertura para fora é exigência da norma.

A pessoa na cadeira de rodas entra e puxa a porta, é mais fácil que ficar fazendo manobras para tentar empurrar. Mesmo com espaço de manobra, é mais fácil.

Postei um video no facebook que simula as duas formas de fechamento da porta, mas o link direto não está funcionando. Caso queira cesse o link facebook.com/aditivocad/videos e role pra baixo que encontrará.



Geraldo Excelente
Em 31/07/2020 09:28

Bom dia.

Estou adaptando um imóvel residencial para comercial (restaurante) posso adaptar um dos banheiros para uso partilhado? Colocando num mesmo banheiro uso normal e deficiente.

Respostas:
Fredy (respondeu em 01/08/2020)

Geraldo, a norma pede WC exclusivo nas quantidades indicadas neste artigo mesmo. Pode ser conjugado com o banheiro convencional, se tiver solução arquitetônica que dê cabine exclusiva com entrada independente.



Carla Excelente
Em 22/07/2020 13:28

Boa tarde, em relacao a instalacao de barras de apoio em lavatorios individuais, a Norma diz que " quando instaladas" devem seguir aos requisitos do item 7.8 da NBR.
Existe a possibilidade de nao instalar essas barras, ou a alternativa e', apenas, a escolha entre os modelos horizontais e verticais?
Grata
Carla

Respostas:
Fredy (respondeu em 22/07/2020)

Carla, pra seguir a norma, precisa ter as barras sim.
Sem elas o uma pessoa na cadeira de rodas não consegue usar a bacia sanitária.



Luiz Alexandre Excelente
Em 11/07/2020 11:12

Bom dia ,quero parabenizar a está equipe pelo ótimo trabalho e ajuda a nós .
Mas gostaria de tirar uma dúvida o chuveirinho higiênico tem que ser com água quente? E o que a norma pede? Obrigado .

Respostas:
Fredy (respondeu em 11/07/2020)

Alexandre, não há exigência sobre a água quente neste caso. A norma nem cita o uso da ducha, então penso ser opcional.
Apenas mantenha na faixa de alcance (ver a Fig.19) que acredito ser suficiente.



Rubens Manea Excelente
Em 30/06/2020 01:27

Tudo muito esclarecedor. Mas me tire uma dúvida por favor. WC PNE precisa ou não ter antecâmara? É obrigatório em WC PNE ter antecâmara? Antecâmara nesse caso seria mais uma barreira de acesso, ao meu ver.

Respostas:
Fredy (respondeu em 30/06/2020)

Rubens, não encontrei nada na NBR9050 que exija isto.

Há casos onde precisa sim ter a antecâmara. Por exemplo, a NR 24 (refere-se a locais de trabalho) pede a antecâmara nos sanitários. Isto seria algo independente de ser um banheiro PNE.

Fora esta situação, penso que deve ser analisada a necessidade da barreira conforme o tipo da edificação, infelizmente não sei te responder todas as situações onde é obrigatório.
Outra coisa que deve ser considerada, é a consulta em leis municipais (código de obras) que pode diferir de local pra local.



Pedro Excelente
Em 14/06/2020 16:50

ola, estou projetando um galpao comercial com mezanino, o cliente gostaria que a cabine pne fosse dentro dos demais banheiros..posso fazer isso? e no caso se eu projetar outro banheiro no segundo pavimento (mezanino) precisa de outra cabine pne ?

Respostas:
Fredy (respondeu em 14/06/2020)

Pedro, a cabine PNE dentro do WC, precisa garantir que uma pessoa do sexo oposto entre para auxiliar. Então estude uma solução para entrada desta PNE, que evite constrangimentos (normalmente se coloca a cabine PNE bem na entrada).
Sobre ter o segundo piso, se ele é acessível ao PNE, deve sim ter um WC Adaptado.



Cintia Excelente
Em 10/06/2020 10:51

Estou precisando adaptar um pequeno banheiro do meu consultório, ele possui 1.40 x 1.40....É possível....fazer um.banheiro adaptado

Respostas:
Fredy (respondeu em 10/06/2020)

Não dá Cintia.
No artigo tem um exemplo com medida mínima para reformas.



Otávio Excelente
Em 09/06/2020 10:41

Olá! Estou a projetar um banheiro PNE e surgiu uma dúvida em relação a altura do ponto de saída de água fria para um lavatório. Poderia me ajudar ? Obrigado desde já.

Respostas:
Fredy (respondeu em 09/06/2020)

Otávio, a torneira do lavatório PNE fica fixada no próprio lavatório/bancada. Portanto, use o padrão da instalação hidráulica para o ponto de água.



Mariana Excelente
Em 07/06/2020 19:55

Estou fazendo a reforma de uma igreja onde não há acessibilidade alguma, além da falta de espaço, o que está deixando o projeto dificultoso. Posso fazer apenas um banheiro PNE para ambos os sexos, ao lado dos demais banheiros? Se não, posso projeta-los dentro dos banheiros femininos e masculinos mas sem a pia dentro da cabine?

Respostas:
Fredy (respondeu em 08/06/2020)

Mariana, os dois casos são possíveis, o banheiro unissex ou PNE junto dos demais.

No segundo caso, a pia pode ser fora da cabine, desde que seja adaptada. Outra questão que precisa ser estudada para este caso, é que o WC deve permitir que uma pessoa do sexo oposto possa entrar para auxiliar quando necessário, portanto o acesso a esta cabine dentro do sanitário deve ser feita atentando para esta questão.



Amanda Excelente
Em 06/06/2020 11:33

Resumo muito bom! Super didático e de fácil compreensão com os exemplos através de imagens. Parabéns!


Marta Excelente
Em 31/05/2020 16:53

Estou com um banheiro de salão de festas onde possui um shaft e nao me da dimensão para colocar o vaso próximo da parede, sou obrigada a colocar uma barra lateral?

Respostas:
Fredy (respondeu em 31/05/2020)

Marta, banheiro PNE as barras são obrigatórias, conforme a norma pede. Será preciso estudar uma solução arquitetônica ou que permita fixar as barras, caso queira atender a norma.



Vanessa Excelente
Em 24/05/2020 00:01

Boa noite. Estou montando um consultório de fisioterapia. O Banheiro com acessibilidade pode ficar dentro de uma sala de atendimento? E na recepção o banheiro comum. O Imóvel locado é pequeno, foi a solução que encontramos

Respostas:
Fredy (respondeu em 24/05/2020)

Vanessa, pelo que eu entendi, um cadeirante que estiver aguardando na recepção e havendo atendimento na sala, ele ficaria sem acesso ao WC. Neste caso é algo que precisa ser resolvido, vai contra a acessibilidade. Talvez colocar a saída deste pra fora, se for viável, já resolve.

Se não consegue resolver esta questão e quer acessibilidade, sugiro que busque um arquiteto afim de avaliar uma solução. Um profissional experiente tem uma visão diferente e pode conseguir resolver.



Antonia Excelente
Em 20/05/2020 18:48

Estou fazendo um consultório de fisio, no banheiro irei colocar somente vaso e pia, posso tá usando o vaso normal na msm altura das normas? E posso colocar essa medida 1.50x1.80 será q dá de o paciente fazer a manobra?

Respostas:
Fredy (respondeu em 21/05/2020)

Antonia, a medida mínima recomendada é 1,50x2,00,do exemplo 2. Isto para um WC PNE.

O vaso e pia, pode usar o convencional, obedecendo as alturas, posicionamento de barras conforme exigências da norma.



MARIA EDUARDA BARELLA FERRARI Excelente
Em 12/05/2020 10:54

Bom dia, estou trabalhando em sala comercial, ao qual o banheiro tem dimensões de 1,10x3,15, é possível torna-lo acessível com essas dimensões?

Respostas:
Fredy (respondeu em 12/05/2020)

Não dá Maria. A área de manobra precisa largura minima de 1,50m.



Wellen Roberto Pereira Excelente
Em 09/05/2020 20:37

Boa noite,
Estou para abrir um banho e tosa e queria saber se para tirar o habite-se comercial irei precisar fazer um banheiro adaptado para PNE e se banho e tosa tem a obrigatoriedade de ter um banheiro adaptado para PNE?

Desde já agradeço.

Respostas:
Fredy (respondeu em 10/05/2020)

Toda edificação comercial precisa, olhando pela norma. Para edificações existentes o WC já construído pode ser adaptado dentro do limite que coloco no artigo (exemplo para reformas).

Apesar disso, há prefeituras que não fiscalizam esta questão para liberar pequenos comércios.

O ideal, olhando a questão de acessibilidade e atendimento ao seu cliente, é ter um banheiro adaptado. Mas se levanta a hipótese de não fazer o banheiro, o recomendado é consultar a prefeitura de sua cidade.



Fábio Antônio Excelente
Em 25/03/2020 08:44

Excelente matéria informativa. Parabéns pela publicação.


Arnoldo Moraes Excelente
Em 10/03/2020 17:01

Uma dúvida: Quando consider um banheiro coletivo ou privado? Estou fazendo uma sala comercial de 2 andares e estou em dúvida quanto ao número de sanitários acessíveis. Como é comercial, não sei qual será o uso futuro da sala, mas certamente não será de uso público.

Respostas:
Fredy (respondeu em 10/03/2020)

Arnoldo,

Neste caso acredito que o que mais encaixa é o uso coletivo. Este se refere a atividades comerciais, financeiras, ginásios, igrejas, escolas etc.

Uso publico são para aquelas administradas por entidades do poder público.

O uso privado é para habitação.



Anelise Excelente
Em 29/01/2020 09:22

Parabéns pela publicação, que esclarece pontos específicos da norma, de forma prática, organizada e didática.


Fabricio Cavichia Excelente
Em 15/01/2020 10:54

Bom dia, banheiro acessível, a saboneteira precisa ser eletrica/automatica obrigatóriamente??

Respostas:
Fredy (respondeu em 15/01/2020)

Não é obrigatório.



MAURA ROSILENE SOARES Excelente
Em 13/12/2019 14:59

Informações muito úteis. Parabéns!!


Simone Excelente
Em 02/12/2019 11:21

Bom dia!
É obrigatário instalar banco para banho no banheiro p o PNE?

Respostas:
Fredy (respondeu em 02/12/2019)

Se é banheiro com chuveiro, precisa do banco e todos os outros itens informados para a área de banho.



lindaura Ótimo
Em 21/11/2019 15:47

Só queria tirar uma duvida. Se o banheiro PcD precisa de um trocador, qual seria as medidas e como ficaria ?

Respostas:
Fredy (respondeu em 21/11/2019)

Lindaura,
Embora possa ter, não é item obrigatório dentro do banheiro PNE, exigido pela norma.

O trocador (fraldário) pode ser um item a parte. É mais funcional (sugerido) faze-lo separado dos banheiros para que tanto pai como mãe possa acessar sem constranger pessoas do sexo oposto ou a própria criança.

Não há uma medida minima conhecida, isto vai depender de mobiliário que vai alocar no mesmo, deve ser projetado caso a caso. Ele deve obviamente estar acessível a PNE's.



luiz moises Excelente
Em 14/11/2019 18:29

boa tarde, é obrigatorio ter janela no banheiro pne? se sim se janela pode ficar com a saida para um outro banheiro? banheiro pne pode ficar junto com os banheiros normais? obrigado

Respostas:
Fredy (respondeu em 14/11/2019)

Luiz, todo ambiente precisa ter ventilação, seja banheiro pne ou não. Se não tiver como ventilar natural por janela, pode tentar pelo teto em esquema de lanternim, ou usar ventilação mecânica com exaustor. Abrir a janela para outro banheiro pode não ventilar.

O banheiro PNE pode sim ficar junto, desde que tenha uma cabine exclusiva para ele, obedecendo os critérios de acessibilidade da norma.



Paula Excelente
Em 12/11/2019 16:17

Dúvida: farei uma reforma em um imóvel para que um banheiro se torne acessivel.
Usarei a medida de 1,70x1,50, mas na ideia inicial a porta ficaria na parede de 1,70, ficando de lado para o vaso sanitário. Isso é possível? Teria alguma outra forma de dispor isso para que a porta fique nessa parede?

Respostas:
Fredy (respondeu em 12/11/2019)

Paula, acho bem difícil, mas só testando pra ver.

Você tem que considerar Área de Transferência, Aproximação e Manobra. Monte um layout posicionando as peças e estes elementos citados, então veja se está acessível e dentro da imagem do "Exemplo 4".

Este exemplo da reforma é uma solução apresentada pela norma, trabalhar com a mesma medida mudando posição de peças e mantendo a acessibilidade, só quebrando a cabeça e testando as possibilidades de projeto pra ver se dá certo.




Patricia Excelente
Em 10/11/2019 21:01

Dúvida: estou projetando uma área de lazer para locação 200m², há necessidade de um vestiário feminino, masculino e mais o PNE ou posso considerar um marculino e outro feminino PNE?

Respostas:
Fredy (respondeu em 11/11/2019)

Se entendi bem, dentro do que você propõe o cadeirante masculino não teria um banheiro né? Não pode.

Em locais de uso privado, até pode colocar o PNE unissex, mas ele precisa ser separado dos demais masculino e feminino que não são PNE.

Outra alternativa é colocar uma cabine PNE dentro de cada um (masculino e feminino), considerando que seja sanitário coletivo.



Micheline Excelente
Em 05/11/2019 13:34

Seria tão bom se fosse obrigatório o acento ser almofadado. Pode ser um luxo, mas eles são antiderrapantes, não machucam para nós que tÊm que colocar e tirar a roupa sentada.


JOSE ANTONIO Excelente
Em 24/10/2019 09:46

PUBLICAÇÃO DE QUEM SABE PROJETAR E FAZER


Éverton Trevezanoto Baberge Excelente
Em 21/10/2019 22:25

Estou fazendo um projeto de reforma e o acesso para os banheiros será através de um hall. Nesse caso, qual será a largura minima para esse hall, onde a cadeira deverá fazer um giro de 90º?

Respostas:
Fredy (respondeu em 21/10/2019)

Éverton, a acessibilidade fora do WC deve ser observada conforme cada projeto. Por exemplo, estas as larguras de corredores de acesso e circulação que você pergunta, dependem de fatores como fluxo de pessoas, se há área de manobra etc. Cada projeto pode exigir algo diferente.

Recomendo que baixe a NBR9050 citada no material de apoio onde encontrará o conteúdo para analisar estas questões.

Coloquei também um link para um manual de acessibilidade (recomendado), no mesmo material de apoio do artigo.



Andrea Souza Excelente
Em 21/10/2019 18:09

Obrigada pelo material, de fácil entendimento. Surgiu uma duvida no caso de banheiro PNE infantil, a bacia utilizada é a normal infantil só com os adicionais das barras de apoio?

Respostas:
Fredy (respondeu em 21/10/2019)

Andrea,
As diferenças são para medida da bacia e distancias das barras. O esquema geral é o mesmo.
Nas imagens que mostram a instalação da bacia, consta a tabela com as medidas e distancias de barras adulto e infantil.



ISAIAS Excelente
Em 18/10/2019 18:11

Gosteí!


Denise Ótimo
Em 12/10/2019 17:09

Muito esclarecedor!


Madalena Excelente
Em 03/10/2019 21:24

Sensacional! Obrigada!


José Eduardo Excelente
Em 29/09/2019 20:41

Fiz um banheiro acessível em minha pousada e a porta foi de 0,80 cm mas quando instalei a porta o vão livre ficou com 0,78 cm. Pode ser?

Respostas:
Fredy (respondeu em 30/09/2019)

Interessante isto José. Francamente não sei te responder com exatidão se pode ou não.

O que temos ai é uma medida "fora da norma", mas sem prejuízo aparente quanto a usabilidade. Uma cadeira de rodas tem largura entre 60cm e 70cm, ela passa neste vão de 78cm tranquilamente.

Mas não posso te afirmar que pode. Caso seja para uma averiguação de fiscalização é possível ter problemas, no mais acho improvável que alguém note isto.

A folha sendo de 80cm exato, de fato a abertura será menor pois tem o desconto do "sulco" no batente. O ideal seria a folha de 82cm.



Leonardo Ferreira da Silva Excelente
Em 17/09/2019 15:05

posso fazer apenas um banheiro pne, sendo assim ele pode ser utilizado como unissex?

Respostas:
Fredy (respondeu em 17/09/2019)

Leonardo,
Só pode em edificações de uso privado. Se for edifício público e locais de uso coletivo, deve fazer um para cada sexo.



Aline Excelente
Em 16/08/2019 08:50

Ótimo material, gostaria de tirar uma dúvida: existe alguma restrição na lei para a colocação de um chuveiro para pessoas que não sejam PNE em um banheiro acessível?

Respostas:
Fredy (respondeu em 16/08/2019)

Aline, não vejo sentido nisto, seria como adaptar apenas o vaso sanitário e a pia não. Simplesmente faz com que o banheiro esteja fora da norma.
Se o banheiro é PNE e tem um chuveiro nele, este deve ser adaptado também.



Kélin Excelente
Em 01/08/2019 09:45

Olá
E no caso de banheiro com box de chuveiro, quais as dimensões
minimas no caso de reforma

Respostas:
Fredy (respondeu em 01/08/2019)

Não há exceção para este caso Kélin. Deve adotar a medida padrão minima já informada.



Antonio Junior Excelente
Em 25/07/2019 17:52

Posso usar porta de madeira para sanitário PNE? Se eu não tenho espaço para criar um banheiro com chuveiro para PCR em um vestiário de funcionário de um supermercado posso construir esse ambiente em outro local no mesmo pavimento porem fora do vestiário, ou precisa ser dentro do já existente?

Respostas:
Fredy (respondeu em 25/07/2019)

Antonio,

A porta ser de madeira, desde que observadas as demais necessidades da mesma (veja no item Portas de Banheiros e Vestiários).

O banheiro PCR pode ser criado separado sim, devendo atender o item que mencionei no tópico Localização e quantidades...



Elizabeth Alves de andrade Excelente
Em 23/07/2019 14:21

Gostei muito de seu trabalho, eu procuro diferença entre um banheiro adaptado com base na ABNT NBR 9050/04 e um adaptado conforme a NBR/2015 para me defender das acusações de meu sócio. Será que vocês poderiam me ajudar nesse sentido?

Respostas:
Fredy (respondeu em 23/07/2019)

Elizabeth, não tenho um modelo comparativo, até porque isto dependeria muito do esquema dos banheiros.

No item "Material de apoio para download" do artigo, acesse o download da NBR9050, no mesmo pacote inclui um documento que mostra o que tem de novo na norma e o que foi alterado em relação a anterior de 2004. Fala sobre todos os itens da norma, mas há uma série de alterações e novidades relativo ao banheiro PNE.

Você pode fazer um check-list de cada componente do banheiro existente e verificar o que precisa ser adequado.



Lu Barbosa Excelente
Em 18/07/2019 20:30

Em caso de desnivel da soleira para entrar no banheiro, é necessário o uso de rampas?

Respostas:
Fredy (respondeu em 18/07/2019)

Lu, a nbr recomenda que sejam evitados, mas o item 6.3.4.1 da norma diz que se o desnível de piso for de até 5mm não precisa tratamento. De 5 até 20mm é necessário a inclinação (máx. 50%).

Isto vale para qualquer desnível em rota acessível. Mas no caso do boxe de banho PNE, não pode ter desnível algum.



Eliezer de Oliveira Excelente
Em 17/07/2019 12:09

Bom dia, tenho uma duvida, o lavatório tem que estar dentro do banheiro, ou ele pode estar locado fora do banheiro com acessibilidade.

Respostas:
Fredy (respondeu em 17/07/2019)

Pode ficar fora também, desde que esteja acessível.
Em lavatórios coletivos normalmente se coloca o PNE nas pontas para melhor adaptar altura e instalação de acessórios.



Otávio Bruno Excelente
Em 17/07/2019 11:43

posso usar sensor de presenca em sanitario PNE

Respostas:
Fredy (respondeu em 17/07/2019)

Otávio, a norma não proíbe isto.
Qualquer medida que ajude a acessibilidade é bem vinda.



Rony Pereira Velloso Excelente
Em 17/07/2019 10:16

Não consegui identificar qual a distancia ideal da parede lateral até o centro do vaso.
Poderia me tirar essa dúvida por favor?

Respostas:
Fredy (respondeu em 17/07/2019)

Rony,
A distancia é da face externa da barra de apoio que é fixada na parede, até o centro do vaso. É 40cm para bacia adulto e 25cm para infantil, conforme tabela na fig.4.



John Wellington Excelente
Em 16/07/2019 23:50

Olá, observei em algum comentário que vc alertou para portas de correr, mas ao ler a NBR 9050 atentei que o banheiro PNE pode ter porta de correr, desde que atenda aos requisitos impostos... Poderia me explicar?

Respostas:
Fredy (respondeu em 17/07/2019)

John, realmente. Verifiquei e há um item em 7.5 da norma que fala que pode ser instalada a porta de correr se atender o 6.11.2.4 e
6.11.2.11, que falam do vão livre minimo e questão dos trilhos.

Uma questão que deve ser observada é que a norma também pede barra na parte interna da porta para facilitar o fecho, neste caso não sei te dizer como ficaria isto. Assim que tiver algo mais concreto atualizo isto no artigo.

Um ponto que deve ser considerado, é que mesmo "atendendo a norma", estas portas em WC oferecem maior dificuldade para cadeirantes fecha-la.



Danielly Excelente
Em 12/07/2019 20:11

muito bom!


Fernanda Crespo Excelente
Em 06/07/2019 23:03

Por favor, preciso muito tirar uma dúvida em relação a esse item:

"O item 7.4.3 da NBR, estabelece um calculo para quantidade mínima de banheiros PNE, dependendo do tipo de edificação, conforme abaixo:

Uso Público
Edificação a construir: 5% do total de peças, devendo ter no mínimo um para cada sexo, em pavimentos onde houver sanitários.
Edificação existente: Um sanitário por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários."

Dúvida: No trecho "Edificação existente: Um sanitário por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários", pode ser "Sanitário Unissex/pavimento"? Foi o q interpretei, já q não é citado "devendo ter no mínimo um para cada sexo"! E no projeto que estou REFORMANDO, PODENDO SER ÚNICO, resolverá vários problemas.

Respostas:
Fredy (respondeu em 07/07/2019)

O trecho não é claro e direto, mas deixa por entender que pode ser unissex neste caso, sendo uma reforma. Este também foi o meu entendimento.



Nati Excelente
Em 04/07/2019 21:55

Olá, tenho um vaso sanitário com caixa acoplada e comprimento de 70 cm, meu banheiro será reformado em uma construção existente, posso fazer um banheiro com 1,50x1,70m?

Respostas:
Fredy (respondeu em 05/07/2019)

Nati, em reforma pode sim. Tem um exemplo no próprio artigo.



Eliana Excelente
Em 01/07/2019 13:11

Boa tarde!
É permitido colocar o trocador de fraldas de bebês,
dentro do banheiro PNE?
Grata.
Eliana.

Respostas:
Fredy (respondeu em 02/07/2019)

Eliana, a norma não fala explicitamente que é proibido. Mas a observação que consigo fazer, é que você pense no lado prático, do cadeirante ter que esperar alguém trocar o bebê pra usar o WC que lhe é reservado e preferencial!



Daiane Excelente
Em 26/06/2019 07:25

Bom dia
Minha mãe está abrindo um bar e lanchonete, quero saber se o banheiro de cadeirante pode ser junto com o de mulher e dos homens separado?

Respostas:
Fredy (respondeu em 26/06/2019)

Daiane, banheiro destinado ao publico (ou de uso coletivo como seu caso) tem que ser um para cada sexo, não pode misturar. Sobretudo se for banheiro coletivo, pense no constrangimento de quem usa.

Se a edificação é existente e será reformada, há exceções para alguns pontos como as dimensões, mas de todo pra seguir a norma convém também consultar um arquiteto ou engenheiro de sua cidade.



Beatriz Corrêa Excelente
Em 17/06/2019 19:27

Olá! Poderia esclarecer uma dúvida minha? Na construção de uma igreja, pode-se construir um banheiro PNE masculino e outro feminino para uso geral? No caso, os dois banheiros PNE atenderiam a todo o público.

Respostas:
Fredy (respondeu em 17/06/2019)

Beatriz, eu sinceramente não conheço item na norma que impeça uma pessoa qualquer de usar o banheiro PNE. Mas é algo subentendido que não é ideal, pois a norma pede o calculo de numero de banheiros PNE em função da quantidade total de banheiros da edificação - o item localização e quantidades do artigo fala sobre isto.

Uma outra observação que tenho é se uma unica bacia sanitária para cada sexo é suficiente pra atender todo o publico de uma igreja, por menor que seja acho improvável.

O mais correto é calcular os sanitários conforme o publico a ser atendido e em função deste estabelecer os sanitários PNE.



José Quido de oliveira Excelente
Em 12/05/2019 19:03

Olá,estou adaptando um sanitário para cadeirantes, em uma peça medindo 1,85x2,50,posso colocar o vaso sanitário e o lavatório um ao lado do outro na parede de 1,85 MT,com a ponta pela frente? Se for atendido desde já agradeço!

Respostas:
Fredy (respondeu em 12/05/2019)

José, não há problemas no fato de ter lavatório e vaso lado a lado, mas é preciso observar se tanto o lavatório como o vaso permitam a área de aproximação (Modulo de referencia) e a colocação das barras de apoio. O banheiro como um todo também precisa comportar a Área de Manobra.

As medidas do módulo e da área de manobra constam nos exemplos do artigo.

Em se tratando de reformas, a área de manobras pode ser reduzida se não tiver espaço suficiente, no artigo tem um exemplo da redução que é permitida.

O ideal é montar uma planta baixa do banheiro fazendo um layout com as peças, pra verificar as medidas.

Boa sorte.



Bruna Excelente
Em 29/04/2019 10:59

A porta pode ser de correr?

Respostas:
Fredy (respondeu em 29/04/2019)

[resposta editada em 18/07/19]
Bruna, há dificuldades para a pessoa na cadeira de rodas fechar, mas a porta de correr pode ser colocada se atender os itens 6.11.2.4 e 6.11.2.11 (consulte a norma), além da questão da barra interna que deverá estudar como implementa-la.




AFONSO Excelente
Em 04/04/2019 15:24

Boa tarde, é possível fazer o banheiro para PNE (200x150) apenas com o vaso sanitário e colocar o lavatório do lado de fora. Por dois motivos a pergunta. 1 - para que a porta abra para dentro, 2 - para que o lavatório externo ao banheiro atenda um lavado.

Respostas:
Fredy (respondeu em 04/04/2019)

Afonso, a porta deve abrir pra fora e o puxador tem que ser fixado na parte interna (veja os exemplos do artigo). Até respondi uma outra visitante sobre esta questão da porta pra dentro/fora e a resposta deu duplo sentido, mas já corrigi. A porta deve abrir pra fora.

Você pode fazer a cabine apenas com o vaso sanitário se for banheiros coletivos (que inclua cabines convencionais), o lavatório devendo ser de bancada e ter um dos módulos adaptado exclusivamente a pessoa em cadeira de rodas. E a cabine PNE também deve ficar o mais próximo possível da entrada.

Para banheiros individuais, o PNE precisa de peças exclusivas para ele, sem compartilhamento.

Em um dos exemplos que coloquei no artigo, tem um Wc PNE de 200x150 onde a porta abre para fora e o lavatório está dentro.



Rafaella Excelente
Em 29/03/2019 14:56

Posso colocar interfone na porta do banheiro pra impedir que pessoas que não são deficientes?

Respostas:
Fredy (respondeu em 29/03/2019)

Não sei se entendi sua pergunta Rafaella.

Seria impedir as pessoas que não são deficientes de entrar no banheiro PNE? Seria alguma forma de controle de acesso?

Se for isto, não há nada na norma que impeça. Em se tratando de local publico, desde que a pessoa não PNE tenha um banheiro pra ela usar, chega ser mais que justo controlar que não usem o sanitário PNE indevidamente.

Espero ter respondido. Se não responde gentileza reformule sua duvida.



Arlindo Santos Pereira Excelente
Em 16/03/2019 09:01

Excelente trabalho amigo, gostei muito.
Deus abençoe sua vida.


Danila Excelente
Em 13/03/2019 06:54

Adorei a matéria !!! Mas estou com umproblema a porta de um banheiro não pode abrir para dentro ? Em hipótese alguma , pois estou fazendo as adaptações e com a porta de 90 pra fora aí não abre completamente

Respostas:
Fredy (respondeu em 13/03/2019)

Danila, a porta deve abrir pra fora, é questão de usabilidade, mais fácil o cadeirante puxar ela pra fechar.

Se Abrir pra dentro, a pessoa com cadeira de rodas vai ter dificuldade devido o espaço que a cadeira ocupa, pra empurrar a porta e fecha-la.

Dê uma olhada neste video a seguir que ele apresenta na prática a razão da porta abrir para fora: Video Banheiro PNE...

Outra coisa, a porta pode ter 80 se a de 90 não der, mas se a de 90 não abre pra fora convém verificar a questão da acessibilidade para que a pessoa com cadeira de rodas consiga acesso a entrada do banheiro.



nAYRAA Excelente
Em 01/02/2019 17:21

Excelente estudo..
Acrescentou muito..
mas tenho uma questão minha cliente quer colocar um mictório no bh PNE..
existe alguma lei que diz que não pode?
RESUMINDO.. é possivel fazer um bh comercial UNISSEX e PNE?

Respostas:
Fredy (respondeu em 01/02/2019)

Nayaraa, ter o mictório em um banheiro PNE não é problema. Alias, a norma de acessibilidade dá diretrizes para o mictório também.

Agora o banheiro PNE precisa ser um para cada sexo, conforme a norma. Lei especifica que proíba não conheço, mas a norma restringe isto.

Em alguns casos de reformas, e para uso privado, é permitido o unissex. Veja sobre isto no item 2 que mencionei no artigo.

Uso publico e coletivo, é um para cada sexo.



Elainy Pimenta Ótimo
Em 27/01/2019 21:02

uma duvida. Porque é proibido a abertura frontal na bacia sanitária?Exemplo eu vou ao sanitário que tenha essa abertura pois passo sonda e creio que a maioria das mulheres que se acidentam e passam sonda assim como eu ,pois nos facilita muito. pois sem essa abertura tanto ficara um contato muito grande com a bacia mesmo usando luva e as pernas ficam muito juntas mesmo. gostaria de saber então se posso ou não pois vou se deus quiser fazer meu banheiro adaptado depois de 8 anos que tomo banho na area pois tudo para nós é super mega caro vou ter que fazer um empréstimo. Parece mentira mais é a vida. Me respondam por favor Grata

Respostas:
Fredy (respondeu em 28/01/2019)

Olá Elainy,

A proibição do vaso com abertura frontal é para banheiros públicos. Aeroportos, hotéis, shoppings, WC para atender publico em estabelecimentos comerciais, repartições publicas etc.

Isto visa atender a NBR9050. Justificaram a proibição até a pedido de instituições que cuidam do direito de pessoas com deficiência física. Alegam causar acidentes para cadeirantes, a perna pode cair dentro. Tem a questão da higienização que não é tão simples, acaba saindo urina pra fora do vaso, enfim, na elaboração da norma chegaram a conclusão que este não deve ser usado dentro deste contexto, da nbr 9050.

Para o caso especifico de uso próprio, em sua residencia, obviamente que se ele facilita pra você, não há impedimento que compre um deste. As sugestões da norma são gerais, há casos específicos que uma altura, uma medida especifica, pode atender melhor o morador, ele pode sim fazer a alteração. A norma como dito, se aplica em banheiros de uso publico.

Pra finalizar, o vaso em si não tem a instalação e comercio proibidos, ele tem sua utilidade como em hospitais ou mesmo residencia onde atenda a necessidade da pessoa que for utilizar. Apenas neste caso especifico dos banheiros públicos, para atender a NBR citada, ele é proibido.

Boa sorte e torço para que você consiga realizar seu sonho.

Um abraço.



Vanderlei Santos de Lima Excelente
Em 28/12/2018 23:30

Parabens,
Os conteúdos disponibilizados são de excelente ajuda,
Tanto os blocos em DWG, como as apostilas,
E também as NBRs, muito obrigado.


Érico Excelente
Em 13/11/2018 14:53

Excelente material. Muito explicativo para dar os primeiros passos nesse assunto. Parabéns!


Ladyane Excelente
Em 11/10/2018 09:22

Ótimo texto, parabéns.
Porém tenho uma dúvida...Pela nova norma, não posso mais fazer um boxe adaptado para PNE dentro do banheiro feminino e outro dentro do banheiro masculino?

Preciso obrigatoriamente de um acesso separado para o PNE?

Respostas:
Fredy (respondeu em 11/10/2018)

Oi Ladyane, poder até pode, mas há restrição e deve se atentar a um ponto.

No tópico que eu falei sobre a localização e quantidades, citei o item 7.4.2 da norma, que pede que entrada possibilite que uma pessoa do sexo oposto entre como acompanhante.

Embora isto dê por entender que tem que ser instalação independente, há possibilidade de você colocar o boxe PNE integrado no sanitário coletivo, desde que deixe a entrada de forma que o acompanhante não precise entrar dentro do banheiro para acompanhar o PNE na cabine.

Um exemplo prático, fazer um pequeno hall de entrada no sanitário coletivo e a entrada da cabine PNE ser a primeira, de forma que o acompanhante não tenha contato dentro do banheiro todo. Neste caso, é interessante que tenha também um pequeno lavatório dentro da cabine PNE.

Existem banheiros coletivos com a cabine PNE integrada, mas alguns esquemas adotados, se você confrontar com este item 7.4.2 da norma, podemos dizer que está errado.



Fabiana Excelente
Em 13/09/2018 00:03

Arrasou!!!
O artigo tem exatamente tudo que eu procurava. Obrigada!!!


Domingos Excelente
Em 04/09/2018 13:32

Excelente a interpretação desta parte da NBR9050. Parabéns pelo trabalho!


Engº Max Ótimo
Em 23/08/2018 14:04

Grato por partilhar um artigo com qualidade. Que Deus abençoe seu trabalho amigo.


joao antonio Excelente
Em 08/08/2018 08:53

O material é bem informativo, o que torna mais fácil o uso da NBR9050, que é exigência para todo pessoal que de maneira obrigatória tenha que projetar banheiros acessíveis de acordo com esta norma


Sérgio Araújo Excelente
Em 07/08/2018 10:20

Excelentíssimo trabalho informativo para nós que trabalhamos com projetos arquitetônicos, parabéns.


Cesar L Excelente
Em 06/08/2018 19:46

Perfeito pessoal. Muitíssimo agradecido!!!


Inez Esteves Excelente
Em 06/08/2018 18:31

Parabéns! Excelente trabalho, o site AditivosCAD está cada vez melhor!


Carlos Ramalho Cardoso Excelente
Em 06/08/2018 15:10

Excelente material informativo.


Avaliação geral da página

Nota: 4.9Avaliação: 4.9 - 99 votos

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga