Compartilhe arquivos dwg com quem não tem AutoCAD

Projeto

Você faz o estudo preliminar do projeto mas o cliente precisa ver para aprovar, há casos em que imprimir o desenho e levar no papel para revisões e correções, além de gerar despesa toma muito tempo, então vem a grande idéia de enviar o arquivo por e-mail.

Até aí tudo bem, não fosse o fato que o cliente não tem AutoCAD ou algum software visualizador de dwg

Se for um cliente leigo, explicar o que é dwg e AutoCAD pode piorar as coisas. Já o cliente que entende um pouco mais te questiona porque teria que comprar o AutoCAD só pra ver um único projeto.

Existem algumas soluções para estes casos, sendo que todas que cito aqui dispensam você e o cliente de botar a mão no bolso só pra ver o projeto.

Vou passar aqui neste artigo algumas opções interessantes, em uma delas é possível que seu cliente nem precise instalar softwares adicionais. Não vamos deixar de lado também, as opções mais profissionais para compartilhamento e anotação de projetos, bem como visualização dos arquivos do AutoCAD.

Solução #1 converta o dwg para pdf

Esta opção simplifica as coisas para o cliente leigo principalmente, é de longe a mais recomendada!

Vamos considerar que ele não quer instalar nenhum dos programas que você sugerir, não tem nenhum aplicativo para ler dxf, dwf ou dwg, mas quer de qualquer jeito ver o projeto. Acho bem difícil não existir um computador que não tenha um leitor de PDF.

Se você estiver usando o AutoCAD da versão 2007 em diante, a coisa é bem fácil, pois há um recurso nativo do AutoCAD que permite isto.

Esta conversão funciona basicamente como uma impressora virtual, onde no momento da plotagem do arquivo você vai colocar suas configurações como de hábito, mas ao invés de escolher uma impressora física vai escolher outra apropriada, que no caso é “DWG To PDF.pc3”.

Solução #2: Exporte dwg para dwf

No AutoCAD 2000 ao 2002 use o comando DWFOUT (basta digitar na linha de comandos), para as versões mais recentes funciona no modo de plotagem, quando for imprimir o desenho basta que selecione na lista de impressoras uma opção apropriada para dwf, no AutoCAD 2007 por exemplo tem a impressora “DWF6 ePlot.pc3”.

Esta opção é bem profissional, pois permite compartilhamento, revisões e anotações no projeto, desde que você utilize o software AutoDesk Design Review, que é de uso gratuito.

Solução #3: Salve de dwg para dxf

Esta não é tão simples se falta ao seu cliente conhecimento em softwares gráficos. Mas consulte-o sobre isto, se ele tem algum software gráfico capaz de ler dxf, se chegarem a conclusão de ser a melhor opção basta usar o comando SAVEAS do AutoCAD e na lista de tipos de arquivo (mencionada como “files of type” ou ainda “salvar como” dependendo da versão do AutoCAD) basta selecionar a opção para dxf e será gerado o arquivo

Solução #4: Use um programa para abrir dwg

Mantenha o arquivo original e sugira ao cliente usar um software capaz de abrir arquivos dwg para visualização, a sugestão aqui é o Dwg True View. Ele possui vantagens como o fato de ser gratuito, a confiabiabilidade de ser desenvolvido pela própria Autodesk que é quem desenvolveu o AutoCAD e criou o formato dwg, possui também funções interessantes como zoom, 3d orbit dentre outras.

Obviamente na categoria de visualizador, este software não permite a edição do arquivo, até porque não é esta a proposta aqui.

Solução #5: Exportar como Figuras

Se mesmo depois de todas estas opções, seu cliente ainda não tiver um leitor de PDF, no mesmo modo de impressão sugerido para salvar como PDF, você pode mandar imprimir para figura Jpg ou Png, conforme opções “PublishToWeb” na lista de impressoras (no AutoCAD 2007 acima).

Como pode ver, o que não falta é opção pra poupar tempo e papel.

É isto, caso tenha algum comentário ou se desejar contribuir com alguma informação, fique à vontade.

Imagem: sxc.hu/photo/599664


Comentários Comentários


 

Felipe Não avaliou
Em 29/07/2015 10:33

Tenho uma planta feita no Autocad, no formato "dwg". Através desse arquivo, gostaria de saber se é possível criar um projeto em 3D para que eu possa visualizar a planta como será.


isabela Não avaliou
Em 30/04/2014 11:26

OBRIGADO!
Me ajundou muito


Bullukka Não avaliou
Em 24/06/2011 09:03

valeu. com certeza umas das dicas funciona para o cliente.


vitória Não avaliou
Em 11/04/2011 09:27

Consegui salva, mais não apareceu nada....só a folha vazia.Por que?
Como fasso agora?


Carlos Alberto de Azevedo Lins Não avaliou
Em 29/03/2011 17:40

Legal! Sou cliente e não sei usar o computador (digo fazer o que aqui se recomenda), mas vou tentar. gostei muito. Parabens.


Mauricio Não avaliou
Em 27/01/2011 20:09

Show!A muito tempo que eu também procurava uma explicação para este problema,abrir dwg sem ter o auto cad... Como trabalho numa atividade com constantes transferências,em cada cidade que chego gosto de ver e me familiarizar com a cidade através de sua planta,só que na maioria das vezes as plantas são feitas e formatadas em dwg e comprar o cad só pra ver uma planta não dá,dai o meu dilema que espero agora resovido,parabéns a vocês.obrigado.


felipe do nascimento lima Não avaliou
Em 20/09/2010 15:08

Alguém aí, poderia me informar se dá para salvar em svg e ainda assim poder perscurtir o projeto como se faria em um visualizador de cad comum, digo, que se possa visualizar em 3d aproximando, entrando em diversas camadas do projeto, tem um showcase da Apple em http://www.apple.com/html5/ (o último case lá), em que se pode olhar em 3D da perpectiva interna uma fotografia 3D que faz as vezes do CAD, logo? . Hà também um case que mostra um Iphone em 3D, não seria possível fazer o mesmo, já que os cases lá são baseados em imagens reais, o que não dizer então de projetos CAD baseados em imagens bem mais simples. se alguém souber post, se o dono do blogue tiver a gentileza de responder, também não ficaria triste, valeu, fui.


Roberto Souza Pinto Não avaliou
Em 04/09/2010 19:41

Há anos eu procurava pelas explicações acima. Agora, enfim, as encontrei.
Grato - Eng. Roberto


Jadison Oliveira Não avaliou
Em 13/04/2010 17:16

Excelente. Eu sou o cliente neste caso, e achei ótimas todas as suas dicas. Parabéns pelo trabalho!

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga