Compartilhe arquivos dwg com quem não tem AutoCAD

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » AutoCAD » Compartilhe arquivos dwg com quem não tem AutoCAD

Projeto Você faz o estudo preliminar do projeto mas o cliente precisa ver para aprovar, há casos em que imprimir o desenho e levar no papel para revisões e correções, além de gerar despesa toma muito tempo, então vem a grande idéia de enviar o arquivo por e-mail. Até aí tudo bem, não fosse o fato que o cliente não tem AutoCAD ou algum software visualizador de dwg

Se for um cliente leigo, explicar o que é dwg e AutoCAD pode piorar as coisas. Já o cliente que entende um pouco mais te questiona porque teria que comprar o AutoCAD só pra ver um único projeto.

Existem algumas soluções para estes casos que vai do simples ao profissional, sendo que todas que cito aqui dispensam você e o cliente de botar a mão no bolso só pra ver o projeto.

Vou passar aqui neste artigo algumas opções interessantes, em uma delas é possível que seu cliente nem precise instalar softwares adicionais. Não vamos deixar de lado também, as opções mais profissionais para compartilhamento e anotação de projetos, bem como visualização dos arquivos do AutoCAD.

Solução #1: Exporte dwg para dwf

No AutoCAD 2000 ao 2002 use o comando DWFOUT (basta digitar na linha de comandos), para as versões mais recentes funciona no modo de plotagem, quando for imprimir o desenho basta que selecione na lista de impressoras uma opção apropriada para dwf, no AutoCAD 2007 por exemplo tem a impressora “DWF6 ePlot.pc3”.
Esta opção é a mais profissional, pois permite compartilhamento, revisões e anotações no projeto, desde que você utilize o software AutoDesk Design Review, que é de uso gratuito.

Solução #2: Salve de dwg para dxf

Esta não é tão simples se falta ao seu cliente conhecimento em softwares gráficos. Mas consulte-o sobre isto, se ele tem algum software gráfico capaz de ler dxf, se chegarem a conclusão de ser a melhor opção basta usar o comando SAVEAS do AutoCAD e na lista de tipos de arquivo (mencionada como “files of type” ou ainda “salvar como” dependendo da versão do AutoCAD) basta selecionar a opção para dxf e será gerado o arquivo

Solução #3: Use um programa para abrir dwg

Mantenha o arquivo original e sugira ao cliente usar um software capaz de abrir arquivos dwg para visualização, a sugestão aqui é o Dwg True View. Ele possui vantagens como o fato de ser gratuito, a confiabiabilidade de ser desenvolvido pela própria Autodesk que é quem desenvolveu o AutoCAD e criou o formato dwg, possui também funções interessantes como zoom, 3d orbit dentre outras. Obviamente na categoria de visualizador, este software não permite a edição do arquivo, até porque não é esta a proposta aqui.

Solução #4 converta o dwg para pdf

Esta opção simplifica as coisas para o cliente leigo principalmente, vamos considerar que ele não quer instalar nenhum dos programas que você sugerir, não tem nenhum aplicativo para ler dxf, dwf ou dwg, mas quer de qualquer jeito ver o projeto. Acho bem difícil não existir um computador que não tenha, por exemplo, um leitor de PDF como o Adobe Acrobat. Pois bem, vou passar aqui formas de converter um arquivo em formato dwg para o portátil pdf.

Se você estiver usando o AutoCAD da versão 2007 em diante, a coisa é bem fácil, pois a partir do 2007 há um recurso nativo do AutoCAD que permite isto.

Esta conversão funciona basicamente como uma impressora virtual, onde no momento da plotagem do arquivo você vai colocar suas configurações como de hábito, mas ao invés de escolher uma impressora física vai escolher outra apropriada, que no caso é “DWG To PDF.pc3”.

Agora se o seu AutoCAD é anterior ao 2007, há ainda duas alternativas, a primeira é usar o “Dwg True View” sugerido na dica anterior pois ele tem tal funcionalidade, já a segunda alternativa é instalar uma impressora virtual capaz converter o arquivo dwg para formato pdf, e neste caso a sugestão é usar o “CutePDF Writer” que está para download em nosso site.

Se mesmo depois de todas estas opções, seu cliente ainda não tiver um leitor de PDF, no mesmo modo de impressão sugerido nesta ultima dica, você pode mandar imprimir para figura, Jpg ou Png, conforme opções “PublishToWeb” na lista de impressoras (no AutoCAD 2007 acima).

Como pode ver, o que não falta é opção pra poupar tempo e papel.

É isto, caso tenha algum comentário ou se desejar contribuir com alguma informação, fique à vontade.

Imagem: sxc.hu/photo/599664

Alguns artigos relacionados:

- Criação de scripts para AutoCAD – Tutorial »
- Criação de menu suspenso no AutoCAD – Tutorial »
- AutoCAD – customização para ganhar produtividade »
- Rotinas para autocad – o que são e como usar »
- AutoCAD – Como configurar escalas, textos, plotagem, cotas… »


8 comentários para “Compartilhe arquivos dwg com quem não tem AutoCAD”

  1. isabela disse:

    OBRIGADO!
    Me ajundou muito

  2. Bullukka disse:

    valeu. com certeza umas das dicas funciona para o cliente.

  3. vitória disse:

    Consegui salva, mais não apareceu nada…..só a folha vazia.Por que?
    Como fasso agora?

  4. Carlos Alberto de Azevedo Lins disse:

    Legal! Sou cliente e não sei usar o computador (digo fazer o que aqui se recomenda), mas vou tentar. gostei muito. Parabens.

  5. Mauricio disse:

    Show!A muito tempo que eu também procurava uma explicação para este problema,abrir dwg sem ter o auto cad…Como trabalho numa atividade com constantes transferências,em cada cidade que chego gosto de ver e me familiarizar com a cidade através de sua planta,só que na maioria das vezes as plantas são feitas e formatadas em dwg e comprar o cad só pra ver uma planta não dá,dai o meu dilema que espero agora resovido,parabéns a vocês.obrigado.

  6. felipe do nascimento lima disse:

    Alguém aí, poderia me informar se dá para salvar em svg e ainda assim poder perscurtir o projeto como se faria em um visualizador de cad comum, digo, que se possa visualizar em 3d aproximando, entrando em diversas camadas do projeto, tem um showcase da Apple em http://www.apple.com/html5/ (o último case lá), em que se pode olhar em 3D da perpectiva interna uma fotografia 3D que faz as vezes do CAD, logo… . Hà também um case que mostra um Iphone em 3D, não seria possível fazer o mesmo, já que os cases lá são baseados em imagens reais, o que não dizer então de projetos CAD baseados em imagens bem mais simples. se alguém souber post, se o dono do blogue tiver a gentileza de responder, também não ficaria triste, valeu, fui.

  7. Roberto Souza Pinto disse:

    Há anos eu procurava pelas explicações acima. Agora, enfim, as encontrei.
    Grato – Eng. Roberto

  8. Jadison Oliveira disse:

    Excelente. Eu sou o cliente neste caso, e achei ótimas todas as suas dicas. Parabéns pelo trabalho!

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, só aparecem para todos se aprovado.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento comercial (produtos do site). Para tratar sobre compras suporte a produtos etc... favor acessar o atendimento do site.

Foco no assunto: Deixe apenas opiniões, criticas, elogios, sugestões ou comentários que tenham relação com o conteúdo da página onde será exibido o comentário.

Proibido: Fazer auto-promoção ou propaganda; Divulgar/solicitar informações sobre cracks e afins; Solicitar informação ou resposta privilegiada por e-mail; Reclamar ou cobrar que sua  pergunta não foi respondida. Comentários desta natureza não serão aprovados.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte: