Criação de templates no AutoCAD – Tutorial

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » Tutoriais e dicas AutoCAD » Criação de templates no AutoCAD – Tutorial

Quando iniciamos um novo desenho do AutoCAD, é solicitada a seleção de um arquivo cuja extensão é dwt, o qual se trata de arquivo template.

Grande parte dos aprendizes de AutoCAD, sabem a grosso modo que apenas  deve selecionar determinado arquivo e pronto, mas é interessante observar que estes arquivos que trazem configurações pre-definidas, podem também ser criados pelo proprio usuário, guardando assim as configurações que julgar necessário.

Neste tutorial vamos explicar o que é, a utilidade e como criar arquivos templates que são verdadeiros protótipos que servem como base para iniciar um novo projeto no AutoCAD.

Então, vamos ao que interessa.

Afinal, o que é um template do AutoCAD?

É um arquivo protótipo que guarda suas configurações de layers, textos e até mesmo desenhos de quiser. Trata-de de um formato similar ao dwg, a diferença é que o dwt serve para que inicie um projeto com base nele, sem que o arquivo original seja alterado.

Uma das vantagens de se criar arquivos templates, é poder utilizar configurações padronizadas sem a necessidade de cria-las sempre que iniciar um novo desenho.

Na prática, suponha que utilize um determinado estilo de texto e sempre que inicia um novo desenho você cria sempre este mesmo texto, suponha também que crie as mesmas layers, estilos de cotas e todas as demais configurações, sempre que inicia um desenho novo. Você pode economizar um bom tempo gasto nestas tarefas, criando um arquivo Template que terá as configurações desejadas.

Pode-se ter um template para cada estilo de configurações, por exemplo, tenha configurações para projetos de Arquitetura, um para Hidráulico, outro para Topografia e assim por diante… Você pode inclusive deixar formatos (margens) pré-desenhados, legendas padrões, enfim, o que estiver dentro da sua necessidade.

O próprio AutoCAD já trás alguns templates configurados, alguns já com as margens inseridas etc… Mas na realidade, grande parte estes templates não tem utilidade para os padrões e normas brasileiras.

Criando um novo protótipo Dwt

  1. Inicie o AutoCAD, selecione no menu File a opção New… Dependendo da versão do AutoCAD e as configurações, pode aparecer uma janela chamada StartUP, onde você deve clicar no botão chamado “Use a Template”. Em versões como a exemplo do AutoCAD 2007, pode aparecer direto uma janela pedindo “Select Template”;
  2. Então, se pretende trabalhar com unidades em metros selecione o arquivo Acad.dwt, se trabalha em centímetros selecione o arquivo Acadiso.dwt, em seguida clique em OK para iniciar um arquivo em branco, será criado um template a partir deste que foi selecionado;
  3. No arquivo em vazio, comece a criar todos os padrões que você necessita para iniciar um novo desenho, crie as layers, estilos de textos, carregue estilos de linhas, você poderá inclusive inserir, um formato já em uma escala desejada, enfim, crie tudo que iria precisar para um novo desenho;
  4. Você tem que salvar o arquivo como um arquivo template, para isto, vá no menu File e selecione a opção Save As…, então no dialogo de salvamento, selecione na opção “Salvar como tipo” o item “Drawing template file (*.dwt)” então confirme dando um nome ao arquivo;
  5. Opções template AutoCAD

    Opções da criação de template no AutoCAD, referente ao passo 5 do tutorial

    Feito o passo anterior, surgirá uma outra janela chamada “Template Options”, semelhante a figura ao lado. Nesta etapa, basta que no item description digite a descrição que desejar para este arquivo de template, por exemplo, “Este é um arquivo para projetos de Arquitetura”, em “Measurement” selecione o item “Metric” que é a unidade do nosso sistema de medidas, o métrico.

  6. Após feito os passos acima, basta selecionar novamente o Menu File a opção New… então observe que na lista de templates, o arquivo que salvou anteriormente está lá (e sempre estará quando um novo desenho for iniciado). Agora quando for uniciar um novo projeto, selecione o menu File >New… e basta selecionar o seu template.

Dica: É sugerido criar um modelo para cada tipo de projeto conforme a explicação, assim, sempre que quiser iniciar um novo desenho os arquivos já estarão disponíveis com as configurações prontas.

Tutorial criado em 2001. Revisado pela ultima vez em Fevereiro/2011 quando passou a fazer parte deste blog.

Alguns artigos relacionados:

- Ajustar espelhamento de blocos no AutoCAD »
- Criar Linetype complexa no AutoCAD – Tutorial »
- Criar tipos de linhas no AutoCAD – Tutorial »
- Criação de scripts para AutoCAD – Tutorial »
- Filtros de seleção do AutoCAD – Tutorial »


17 comentários para “Criação de templates no AutoCAD – Tutorial”

  1. carlos robelio disse:

    Eu gostaria de aprender fazer vários TEMPLATES configurado para as respectivas folhas que normalmente usamos na engenharia para imprimir projetos (tipo AO, A1, A2, A3, etc..). Caso o amigo já tenha estes arquivos (.dwt) feitos, eu gostaria de obter uma copia deles. Agora me surgiu outros problemas , onde devo deixar no AUTO CAD, em que pasta deve ficar para o Auto Cad ter leitura direto deste Template.

    • Fredy disse:

      Carlos, não temos os arquivos prontos para fornecer. No entanto como pode ver no próprio artigo, não é difícil fazer.

      Quanto ao local de salvar os arquivos dwt, pode ser onde preferir. Mas se forem salvos na mesma pasta de template do AutoCAD será mais fácil a busca dos mesmos ao iniciar um novo projeto, se estiverem em outra pasta podem não aparecer na lista de template e terá que busca-los usando o botão “Browse” por exemplo.

  2. jose fernando disse:

    Como faço p/ salvar e trocar apenas o formato com legenda de antigos DWG?
    Obrigado,

  3. milton da silva barpp disse:

    Fiz um desenho em cad 2007 e no dimensionamento das linhas em vez de usar 15 para paredes internas pois o cad está em milimetros usei .15, e tambem copiei um norte de outro desenho, porem agora não consigo no layout definir as escalas do desenho e não consigo imprimir dentro da escala correta. Gostaria de saber se tem como eu resolver o problema , pois se não tiver terei que desenhar tudo de novo. Me ajude por favor.

  4. CATARINA disse:

    EU BAIXEI UMA FOLHA A3 DO SITE DA PREFEITURA E ELE VEIO EM DWT, QUANDO EU ABRO O ARQUIVO EL NÃO ACHO A FOLHA E NEM OS LAYERS DELE, COMO EU FAÇO PARA ABRI-LO?
    ATT.,

  5. Maisa Leão disse:

    Muito bom o tutorial. Ajudou bastante, obrigada.

  6. Zanack disse:

    Sei usar o CAD, mas não sei por onde começar um projeto (eng. civil).
    Alguma sugestão? Obrigado.

  7. Eduardo disse:

    Boa Tarde
    Primeiramente quero parabenizar este site por este trabalho de aprendizado.

    Criei um bloco, quero explodir o bloco e deletar da lista de blocos, mas ele não explode e não sai da lista de blocos. Como devo fazer.

    Agradeço a ajuda

    Eduardo

  8. Kenedy disse:

    Muito bom a dica, valeu

  9. EDI disse:

    OLA.
    SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR EU AGRADESERIA MUITO.
    ‘E O SEGUITE, TENHO MUITO DIFICULDADE EM ESCALA E IMPRESSÃO, FIZ UMA AULA MAS N
    ÃO APRENDI NADA, POIS TRANFORMAR DE ESCALA PARA ESCALA EU SEI, AI VEN A DUVIDA, ESSA PROFESSORA AUMENTOU ESSA FOLHA A4 EM 10 VEZES,ASSIM POSSO POR MEU TRABALHO TODO NA FOLHA, VAMOS DIZIER 4 DESENHOS, E PLANTA BAIXA, MAS QUANDO AUMENTO O DESENHO 5/1,FOI O QUE ACHEI, AS COTAS AUMENTA UM ZERO A MAIS ,POR EXEMPLO, SE TENHO UMA MEDIDA 130/ELA VAI PRA 1300CM(EU DESENHO EM CM)NÀO CONSIGO CONFIGURAR PARA TIRAR O ZERO PARA QUE FIQUE 130 CM, TEM COMO.E COMO FAÇO PARA IMPRIMIR E FICAR NA ESCALA CERTA PARA EU USAR O ESCALIMITRO DEPOIS.O QUE QUE EU COLOCO LA NO PLOT FIT TO PAPER.
    SO PARA ESPLICAR, ESSA AULA FIZ NUMA CIDADE VIZINHA, POIS NA MINHA NÀO TEM ,ESSAS AULAS E O BASICO SO E MAS NADA.A OUTRA DUVIDA AS VEZES NA CONFIGURAÇÃO NÃO CONSIGO AUMENTAR O NUMERO DA COTA LA EM TEXT A MARCAÇÃO FICA BLOQUEADA POR QUE.
    OBRIGADA
    TRABALHO SOMENTE COM FOLHA A4,

  10. Flávio disse:

    Olá amigo,

    Gostaria de saber quais elementos possíveis de serem editados em um template, pois tentei deixar um sheet set configurado e ele não tornou padrão do arquivo.

  11. Bárbara disse:

    Oi,

    eu criei o template direitinho com folhas no layout e layers, mas eu queria que ele se tornasse padrão. Que toda vez que alguém abrisse um arquivo novo já abrisse nesse template sem ser necessário selecioná-lo. Isso é possível?

    Eu também gostaria de fazer um carimbo em bloco que fosse “annotative”. Já fiz em um escritório que trabalhei no entanto não me lembro como faz. Vocês têm como explicar?!

    Obrigada.

    • Fredy disse:

      Bárbara, em versões mais recentes do AutoCAD, digitando o comando CONFIG selecione a aba “Files” procure pelo item “Template Settings” e clique no sinal + para abrir as opções, depois escolha “Default Template File Name for QNEW”, selecione o item da lista (normalmente “None”) e depois clique no botão “Browse” ao lado direito da janela, então basta buscar o arquivo desejado.

      Pode ser que precise fechar o AutoCAD para que as alterações tenham efeito na proxima vez que abri-lo. Não são todas as versões do AutoCAD que verá esta opção, no 2000 sei que não tem, e seguramente a partir do 2008 tem.

      Na questão do carimbo, deve estar falando de atributos, neste caso insira os textos como atributos usando o comando ATTDEF.

  12. ROBERTO disse:

    criei uma template com o layer nas cores e linhas conforme desejado, executo o desenho nessa configuração, mas qdo abro o desenho as espessuras das linhas adotadas no template não se mantém.
    Vc tem alguma sugestão para o problema?
    Grato.

  13. luiz guedes disse:

    Gostei muito deste site. muito oportuno. Quisera houvesse outros, que como tal abordasse o autocad de forma tão clara. Muito obrigado.

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, só aparecem para todos se aprovado.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento comercial (produtos do site). Para tratar sobre compras suporte a produtos etc... favor acessar o atendimento do site.

Foco no assunto: Deixe apenas opiniões, criticas, elogios, sugestões ou comentários que tenham relação com o conteúdo da página onde será exibido o comentário.

Proibido: Fazer auto-promoção ou propaganda; Divulgar/solicitar informações sobre cracks e afins; Solicitar informação ou resposta privilegiada por e-mail; Reclamar ou cobrar que sua  pergunta não foi respondida. Comentários desta natureza não serão aprovados.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte: