Criação de templates no AutoCAD – Tutorial

Neste tutorial você confere como criar arquivos templates para o AutoCAD e economizar tempo eliminando tarefas repetitivas.

Quando iniciamos um novo desenho do AutoCAD, é solicitada a seleção de um arquivo cuja extensão é dwt, o qual se trata de arquivo template.

Um template é um arquivo protótipo que contém configurações pre-definidas, aqui você vai aprender a utilidade deste recurso.

Então, vamos ao que interessa.

O que é o template do AutoCAD?

Template (Dwt) é um arquivo protótipo que guarda suas configurações de layers, textos e até mesmo desenhos de quiser. Trata-de de um formato similar ao dwg, a diferença de ter extensão dwt, serve para que inicie um projeto com base nele, sem alterar o original para ser utilizado em outros projetos.

Uma das vantagens de se criar arquivos templates, é poder utilizar configurações padronizadas sem a necessidade de cria-las sempre que iniciar um novo desenho.

Na prática, suponha que utilize um determinado estilo de texto e sempre que inicia um novo desenho você cria sempre este mesmo texto, suponha também que crie as mesmas layers, estilos de cotas e todas as demais configurações, sempre que inicia um desenho novo. Você pode economizar um bom tempo gasto nestas tarefas, criando um arquivo Template que terá as configurações desejadas.

Pode-se ter um template para cada estilo de configurações, por exemplo, tenha configurações para projetos de Arquitetura, um para Hidráulico, outro para Topografia e assim por diante… Você pode inclusive deixar formatos (margens) pré-desenhados, legendas padrões, enfim, o que estiver dentro da sua necessidade.

O próprio AutoCAD já trás alguns templates configurados, alguns já com as margens inseridas etc… Mas na realidade, grande parte estes templates não tem utilidade para os padrões e normas brasileiras.

Criando um novo template Dwt (protótipo)

Antes de iniciar os passos a seguir, é importante que todas as configurações ja tenham sido criadas.

Opções template AutoCAD
Fig. 1: Opções da criação de template no AutoCAD
Passo 5 do tutorial
  1. Inicie o AutoCAD, selecione no menu File a opção New… Dependendo da versão do AutoCAD e as configurações, pode aparecer uma janela chamada StartUP, onde você deve clicar no botão chamado “Use a Template”. Em versões como a exemplo do AutoCAD 2007, pode aparecer direto uma janela pedindo “Select Template”;
  2. Então, se pretende trabalhar com unidades em metros selecione o arquivo Acad.dwt, se trabalha em centímetros selecione o arquivo Acadiso.dwt, em seguida clique em OK para iniciar um arquivo em branco, será criado um template a partir deste que foi selecionado;
  3. No arquivo em vazio, comece a criar todos os padrões que você necessita para iniciar um novo desenho, crie as layers, estilos de textos, carregue estilos de linhas, você poderá inclusive inserir, um formato já em uma escala desejada, enfim, crie tudo que iria precisar para um novo desenho;
  4. Você tem que salvar o arquivo como um arquivo template, para isto, vá no menu File e selecione a opção Save As…, então no dialogo de salvamento, selecione na opção “Salvar como tipo” o item “Drawing template file (*.dwt)” então confirme dando um nome ao arquivo;
  5. Feito o passo anterior, surgirá uma outra janela chamada “Template Options”, semelhante a figura ao lado. Nesta etapa, basta que no item description digite a descrição que desejar para este arquivo de template, por exemplo, “Este é um arquivo para projetos de Arquitetura”, em “Measurement” selecione o item “Metric” que é a unidade do nosso sistema de medidas, o métrico.
  6. Após feito os passos acima, basta selecionar novamente o Menu File a opção New… então observe que na lista de templates, o arquivo que salvou anteriormente está lá (e sempre estará quando um novo desenho for iniciado). Agora quando for uniciar um novo projeto, selecione o menu File >New… e basta selecionar o seu template.

Dica: É sugerido criar um modelo para cada tipo de projeto conforme a explicação, assim, sempre que quiser iniciar um novo desenho os arquivos já estarão disponíveis com as configurações prontas.

Tutorial criado em 2001. Revisado em Fevereiro/2011 e Dezembro/2017.


Comentários Comentários


 
Isnal miguel de lima
Em 09/04/2017 16:17

Prezados ,

Após ler as etapas de como criar um registro template, não tenho dúvidas que consiguirei
sucesso, tal a clareza dos passo a passo .

parabéns aos idealizadores .

Amanda
Em 10/04/2015 12:40

Olá,

Eu criei alguns templates seguindo essas dicas, mas quando imprimo ou gero um pdf a partir de layouts de templates só aparece na imagem o que está na viewport e onde deveria aparecer os carimbos e margens que estão no arquivo fica tudo branco.
Sabe como posso resolver?

Resposta/colaboração enviada por visitante
Kali 29/08/2016 | Em resposta a Amanda.
Oi. Com certeza que as layers em que estão os carimbos e margens estão em ?não plottar? ou em cor branca. Você tem que ir às propriedades da layer alterar as definições dessas layers e depois, quando for para Plot, ir a ?plot style table (pen assignments)? e no quadradinho do lado direito que diz ?edit? alterar e definir com que cor você pretende que seja a layer na impressão.
Espero ter ajudado.

Heleno
Em 03/03/2015 15:30

gostaria de fazer um script para plotar diversas janela no mesmo desenho do cad 2013, nas versoes anteriores eu criava script para este trabalho, mas nesta versão não consigo.

Alexandre
Em 22/09/2014 11:49

Fredy,

Os templates que já vem no Cad, oscilam na faixa de 71KB (A0 e A1) e max. 142KB (A3). Ao criar um novo Template, modificando apenas endereço e telefone no logotipo da empresa, o arquivo ficou com 2,386KB! Detalhe: Os Templates originais estão salvos no diretório S (que são locados no servidor da Holanda ? sede da empresa) e esse novo eu salvei em D (meu Notebook). Será que, por estarem sendo carregados via rede, esses Templates ficam como que em ?cache? e, por isso, pesam menos? Ou não tem nada a ver e eu deveria ter feito algo para reduzir o tamanho exagerado que passou a ter?
Sinuquinha difícil de sair, o pessoal da Holanda também não me explica. Será que conseguimos matar essa?

Grato e parabéns pelas dicas!

Alexandre

carlos robelio
Em 21/07/2014 12:10

Eu gostaria de aprender fazer vários TEMPLATES configurado para as respectivas folhas que normalmente usamos na engenharia para imprimir projetos (tipo AO, A1, A2, A3, etc..). Caso o amigo já tenha estes arquivos (.dwt) feitos, eu gostaria de obter uma copia deles. Agora me surgiu outros problemas , onde devo deixar no AUTO CAD, em que pasta deve ficar para o Auto Cad ter leitura direto deste Template.

Respostas:
Fredy (respondeu em 05/08/2014)

Carlos, não temos os arquivos prontos para fornecer. No entanto como pode ver no próprio artigo, não é difícil fazer.

Quanto ao local de salvar os arquivos dwt, pode ser onde preferir. Mas se forem salvos na mesma pasta de template do AutoCAD será mais fácil a busca dos mesmos ao iniciar um novo projeto, se estiverem em outra pasta podem não aparecer na lista de template e terá que busca-los usando o botão ?Browse? por exemplo.


milton da silva barpp
Em 02/04/2014 10:28

Fiz um desenho em cad 2007 e no dimensionamento das linhas em vez de usar 15 para paredes internas pois o cad está em milimetros usei .15, e tambem copiei um norte de outro desenho, porem agora não consigo no layout definir as escalas do desenho e não consigo imprimir dentro da escala correta. Gostaria de saber se tem como eu resolver o problema , pois se não tiver terei que desenhar tudo de novo. Me ajude por favor.

Respostas:
Fredy (respondeu em 08/04/2014)

Sugiro rever suas escalas.
15 neste caso é centímetros e não milimetros. Para estar em milímetros é preciso que use 150 e não 15. E pra constar, e 0.15 é metros.

Assim está formada uma confusão ou no seu desenho ou na explicação.

O Sr pode alterar a escala do seu desenho com o comando scale, em 100x e passará de .15 para 15, e em 1000x de 0.15 para 150. Dai fazer conforme o seu habitual.

Sugiro ainda uma lida no artigo: Escalas para AutoCAD

Boa sorte.


Maisa Leão
Em 05/05/2013 11:17

Muito bom o tutorial. Ajudou bastante, obrigada.

Eduardo
Em 21/12/2011 10:12

Boa Tarde
Primeiramente quero parabenizar este site por este trabalho de aprendizado.

Criei um bloco, quero explodir o bloco e deletar da lista de blocos, mas ele não explode e não sai da lista de blocos. Como devo fazer.

Agradeço a ajuda

Eduardo

Kenedy
Em 14/10/2011 15:46

Muito bom a dica, valeu

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Curta a Fan Page do AditivoCAD.Com


Fechar (X)