Orçamento de Obra, como preparar!

Orçamento de Obras

Nos tempos em que reinava o projeto na prancheta, preparar um orçamento de uma obra era tarefa árdua. Atualmente a situação é bem diferente, graças às tecnologias disponíveis e informações mais acessíveis, as possibilidades de erro são bem reduzidas, o tempo gasto também.

É importante salientar que isto não é uma tarefa para leigos, ou seja, requer um conhecimento prévio em projetos e construção, assim como quem pretende ser bem sucedido no uso de softwares BIM precisa saber muito.

Portanto é importante que antes de prosseguir este artigo, esteja ciente da sua capacidade e disponibilidade para leitura, pesquisa e estudos…

Vou passar aqui, informações básicas, pois o foco é o iniciante. Deixarei algumas referencias para quem deseja obter as informações iniciais bem como ferramentas de uso gratuito.

Estude, um curso inicial é bem-vindo

Como o primeiro passo é saber como a coisa funciona, estude. Deixei aqui no site um link para download de um curso de orçamento de obras gratuito. Este material é composto de diversas apostilas e planilhas como exemplos de orçamentos. Apesar de ser referenciado como curso, trata-se de um material de estudo que está estruturado em formato de curso, destinado a autodidatas.

A opção indicada acima é gratuita, mas não deixe de investir se você tem condições para isto. Obviamente participar de cursos, seminários e palestras sobre o assunto é uma grande fonte de alimentar seu conhecimento. Verifique também junto aos órgãos como CREA e CAU na sua região, sempre é possível encontrar alguma informação sobre isto.

Recursos para grandes orçamentos

Para orçamentos maiores, ou até mesmo pequenos orçamentos onde seja exigido algo mais refinado e profissional, você pode usar um software específico. Existem soluções no mercado que auxiliam e muito em orçamentos profissionais, com especificações de mão de obra, insumos, calculo de BDI e tudo mais que deve ter um orçamento completo.

Neste caso, indico o ORSE (Orçamento de Obras de Sergipe), um software profissional. Tem sua base de dados atualizada com frequência. O download do mesmo é relativamente grande, mais de 500mb, mas compensa, sobretudo porque é um software grátis. Se desejar, ao invés do download há possibilidade de usar uma versão online direto no seu navegador, embora a versão do software instalada seja mais amigável.

Outra opção (paga) que poderá encontrar a partir do site pini.com.br, é o TCPO, um livro da editora PINI que apresenta a base de dados para orçamentos. Possui versão impressa, CD-ROM e versão WEB para assinantes.

Para pequenos orçamentos e levantamentos

Para pequenos orçamentos, ou até mesmo para quem precisa de uma ferramenta para auxiliar orçamentos mais simples, a indicação é o candango, um aplicativo baseado no Microsoft Access. Embora não seja um produto na linha de grandes produtos comerciais, tem como vantagem ser um aplicativo leve, não requer instalações ou grandes conhecimentos, de uso bem simples, basta ter o Access instalado.

Uma segunda alternativa ainda mais simples que o candango, é o uso de planilhas em excel que auxiliam na quantificação de itens, temos modelos de planilhas para orçamento pronto para uso. São editáveis, e com algum conhecimento você pode adaptar à sua realidade.

Uma coisa que é importante entender sobre planilhas de orçamento de obra prontas, é que trata-se de uma solução auxiliar, dificilmente vai conseguir uma planilha gere quantitativos orçamentos completos.

Uma mãozinha no Levantamento de custos (preços)

Este é um ponto difícil do orçamento, o “quanto custa cada item”. Um orçamento completo deve incluir valores, obviamente. E devem ser o mais próximo da realidade possível. Mas o “X” da questão ai, é ter uma base de preços mais atualizada. O software que indiquei anteriormente (ORSE) trás uma base preços que é atualizada baseados na região de Aracaju-SE, se sua base for muito fora desta seu orçamento sai furado.

Neste caso, não há grande variedade de opção gratuita.

A melhor e mais completa alternativa grátis para auxilio neste caso, é o uso do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) disponibilizado no site da Caixa Econômica Federal. A base é disponibilizada on-line, acesse o link www.caixa.gov.br/poder-publico/apoio-poder-publico/sinapi/Paginas/default.aspx, as informações do sistema e outros links para acesso são feitos pela página inicial. A principio não parece muito usual, mas se você não tiver preguiça encontra tudo que precisa, inclusive relatórios de insumos e composição separados por estados (regiões metropolitanas).

Para quem estiver disposto a pagar, uma segunda alternativa é o TPCO online tcpo.pini.com.br. Neste serviço através do menu de preços e fornecedores você pode consultar milhares de itens pesquisados nas principais regiões do país.

Outros softwares pagos para orçamento você verá aos montes na internet. A decisão é sua, mas o conselho aqui é que inicie com opções gratuitas para aprender e conforme seu conhecimento aumenta terá melhores condições de avaliar eventuais opções pagas.

Por hora é isto!

Artigo revisado em 04/08/2015 e 05/01/2018

Imagem: sxc.hu/photo/1186104


Comentários Comentários


 

marco Não avaliou
Em 29/06/2017 08:01

lançamento de mão de obra terceirizada (empreiteiros) na composição , sem a mão de obra direta.
qual opção de lançamento, por serviço com lançamento direto na composição ????


Clean Maria Reis Lourenço Não avaliou
Em 19/10/2014 17:01

Essas informações foram essenciais. Obrigada !!!


oberti Não avaliou
Em 05/10/2010 21:08

olá,
Parabéns! O conteúdo está excelente? Me foi de muito utilidade.
Continuem com o trabalho.


Luis Carlos Não avaliou
Em 11/09/2010 11:28

Pessoal,

Parabéns! O conteúdo está excelente? Me foi de muito utilidade.
Continuem com o trabalho. Um divulgador vocês já ganharam


flavia Não avaliou
Em 05/08/2010 13:00

Ola, todo o conteudo desse site me ajudou muito. Eu estava me sentindo perdida. Nao sabia em qual profissao eu me encaixava. Quase enlouqueci com tantas duvidas. OBRIGADA. E gostaria de receber novidades no meu endereco de email.


EUDES RANYERE (MACEIÓ -Al) Não avaliou
Em 20/05/2010 13:21

PARABÉNS POR TANTA GENEROSIDADE E AMIZADE COM OS COMPANHEIROS DESTA ÁREA DE PROFISSIONAIS TÃO IMPORTANTES COMO NÓS... VIVA A UNIÃO PROFISSIONAL.


Bruna Paz Não avaliou
Em 17/05/2010 18:41

Olá, nossa muito obrigada por disponibilizarem esse material que é tão importante para os estudantes de engenharia civil. Vocês nos tiraram de um sufoco por que eu e uma turma estamos trabalhando em cima de um projeto integrador, onde temos que planejar a construção de 80 casas populares e pra ser bem sincera era tanta informação que nem sabíamos como começar, e esse material nos ajudou bastante para a conclusão desse trabalho, olha muito obrigada mesmo, indicarei para os meus colegas com certeza...


Natalia Não avaliou
Em 19/03/2010 10:48

Olá,
Eu gostaria de agradecer pelo material disponibilizado gratuitamente no site sobre orçamento de obra. Eu já havia procurado, mas o que encontro são pessoas querendo vender planilhas de Excel, vocês no entanto naõ só forneceram elas como deram dicas de como usá-las.


J.Diniz Não avaliou
Em 17/03/2010 11:51

Olá pessoal!Sou Tec.Seguranca e recentemente passei a ser Contra-Mestre em obra industrial e já me foi prometido vaga para Tec. Edificacoes. Estou estudando no tempo de folga 2 meses,mas irei viajar o resto do ano e precisarei de aulas nao presenciais.O material de Orçamento de Obras é bom, pois é simples e direto, sem contar com apoio via EAD. Muito obrigado, divulgarei a outros colegas do ramo.Sucesso.


Laércio Não avaliou
Em 30/11/-0001 00:00

Olá Equipe,

Parabéns pelo trabalho de divulgação de todos os materiais, principalmente, os relacionados à reciclagem na construção civil.
Se tiver maiores novidades em uso de materiais alternativos na construção avise-me no email que visitarei mais vezes.
Abraços à equipe,


marcio Não avaliou
Em 07/11/2009 23:19

oi quero fazer parte desse grupo sou mestre de obra e quero receber as apostilha quero saber como

Respostas:
Fredy (respondeu em 09/11/2009)

Seja bem-vindo Marcio.

As apostilas disponíveis podem ser baixadas seguindo os links do artigo.



Maria rosa Não avaliou
Em 11/07/2009 18:24

Olá!

Recebi os projetos do engenheiro mas nao veio orçamento, ele disse que cobraria separado se eu quisesse, mas eu preciso pelo menos de uma lista de materiais pra fazer cotação de preço e no momento nao tenho como pagar por isto.
Meu projeto é de 87m2, é coisa simples, li seu artigo mas estes programas que você indicou ai parecem complicados pra mim, o que você me indica já sou leiga no assunto?

Grata

Respostas:
Fredy (respondeu em 12/07/2009)

Olá Maria!

Não sei exatamente o que quer dizer com "leiga" no assunto. Mas para quem não tem ao menos noções de leitura de projetos fica bem complicado mesmo conseguir algum resultado. O ideal é o acompanhamento de um profissional. De qualquer forma, tendo em vista sua situação colocada e seu desejo, a sugestão que tenho é que dê uma olhada na apostila mãos a obra, tem algumas informações para que ensinam a levantar o quantitativo de materiais de construção, compreensíveis para leigos, talvez consiga tirar proveito.

Boa sorte.


Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Inscreva-se - canal YouTube

Fechar (X)