Profissões da construção civil ligadas aos projetos

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » Arquitetura Engenharia & Construção » Profissões da construção civil ligadas aos projetos


Vamos falar um pouco sobre o profissional que faz o trabalho de escritório, o projeto da construção. Algumas formas de atuação, o mercado de trabalho e um pouco das perspectivas.

Profissional do projetoA forma que estes profissionais atuam é variada conforme sua formação e experiência, existe campo para diplomados em nível técnico ou superior, e até mesmo os não diplomados tem campo de trabalho. Mas observa-se que em todos casos é pré-requisito obrigatório ter conhecimento no que se propõe a fazer.

O mercado de trabalho e boas perspectivas

A construção civil em muitos momentos é o setor que alavanca a economia do país, justamente estimular tantas atividades. Vai crise e vem crise, profissões relacionadas estão sempre gerando trabalho e emprego. Se a economia do país ameaça crescer, o setor aquece e reflete de forma positiva.

A diferença entre estar com e sem trabalho, é uma questão do mercado em que se atua (região), pretensões salariais, qualificação dentre outros pontos, mas o fato é que há oferta de emprego e isto tende a crescer e muito nos próximos anos.

Com a vinda da copa para o Brasil, em 2014, o mercado para construção civil é promissor (veja este artigo do site da copa). A noticia das olimpíadas (principalmente para quem atua no Rio) também trás mais animo.
Isto aumenta o campo para profissionais relacionados ao projeto. Por exemplo, para quem está na condição de técnico ou desenhista, certamente o momento favorável à idéia de se ingressar em um curso superior. Para quem está pensando em iniciar uma carreira, mas não tem disponibilidade para um curso de período integral e de 5 anos como o de engenharia civil, o curso de técnico em edificações é boa opção, já que tais profissionais também são muito requisitados no mercado devido sua capacitação técnica e prática.

Obviamente podemos vivenciar momentos de saturação ou carência de profissionais, sendo muitas vezes um problema mais regional, mas em qualquer canto do Brasil são requeridos profissionais para engenharia civil, arquitetura, agrimensura, técnico em edificações e desenhistas.
E uma das grandes vantagens destas áreas é que seus profissionais não estão restritos à dependência de um emprego, podem atuar com autônomos (e olha que o mercado neste caso é enorme), inclusive simultaneamente em alguns casos, já é possível ver arquitetos ou engenheiros que trabalham em determinadas empresas fazer um extra em um projeto particular.

Mesmo desenhistas sem formação técnica (o prático) que não tem respaldo legal para assumir responsabilidade técnica em projetos, ele também têm o seu lugar no mercado de trabalho, já que é prática comum engenheiros e arquitetos que atuam como autônomos (ou até mesmo escritórios de engenharia) terceirizar a parte de desenho. Embora não seja profissão regulamentada, o desenhista pode atuar tanto como prestador de serviços sem vinculo empregatício, ou como empregado.

Como atuam alguns profissionais

O campo de atuação para o engenheiro civil, arquiteto e o técnico, é amplo e não se limita ao escritório. É tão amplo, que no caso da arquitetura e engenharia as atribuições são tratadas em forma de lei, por isto coloco na seqüência apenas um resumo breve.

Um engenheiro civil, por exemplo, é formado para elaborar desde projetos residenciais simples até calcular estruturas complexas em concreto armado, saneamento, construção de pontes, túneis, fiscalização, pode emitir laudos técnicos e por ai vai… O curso tem duração média de cinco anos. É interessante verificar a grade do curso na instituição, existem cursos cujo conteúdo destaca em determinada matéria (ex. com ênfase em hidráulica).

O arquiteto, dentre suas atribuições está à elaboração do projeto de arquitetura e interiores das edificações, projetos de paisagismo, relativos ao patrimônio cultural, tem amplos conhecimentos sobre planejamento urbanístico (ex. loteamentos), projetos relativos ao meio ambiente etc… O curso de arquitetura também tem duração média de cinco anos.

O técnico em edificações atua em parceria com engenheiros e arquitetos, embora haja limites no que diz respeito à responsabilidade técnica, o campo também é bom.
Um técnico será capaz de fazer desenhos topográficos. Locação de obras. Fazer projetos arquitetônicos, estruturas, instalações, prevenção contra incêndio, cabeamento. Faz orçamentos de obras com levantamento de quantitativos e cotação de preços. Acompanha e supervisiona obras dentre outras funções. A duração do curso é variável, de três a seis semestres (um ano e meio a três anos) dependendo da instituição, período e distribuição de carga horária. A lei permite que curse concomitante com o ensino médio.

Do desenhista/projetista é esperada plena capacidade de fazer a leitura e interpretação de desenho arquitetônico e civil, bem como condições para desenvolver o projeto. Não é função deste desenhista desenvolver e criar o espaço arquitetônico ou fazer cálculos estruturais, no entanto deve ser capaz, de pegar um rascunho feito por um arquiteto e desenvolver cortes e fachadas a partir dele, bem como saber detalhar um desenho estrutural conforme o calculo e rascunho de um engenheiro. Também é desejável conhecimentos em projetos de instalações, além de ser indispensável que aprenda AutoCAD e muito bem, já que o mercado a muito não aceitado a idéia de desenhos finalizados na prancheta.

Ainda no caso específico do desenhista, há uma particularidade que pode ajudar ou atrapalhar dependendo do caso. Para quem pretende iniciar com desenho arquitetônico e quer começar como autodidata, até é possível já que não se trata de profissão regulamentada, no entanto tem que ralar muito, e para atuar como “free-lancer” o Q.I. (Quem Indica) pode fazer toda a diferença. De qualquer forma, um curso nos moldes dos que é oferecido em unidades do SENAI e SENAC é um ótimo inicio, além de ser um passo primordial para começar a montar o que chamam de “network”, que no bom português é uma rede de contatos e relacionamentos profissionais.

Há outros nichos, temos ainda o criador de maquetes eletrônicas que pode tanto ser um desenhista como um arquiteto, este deve possuir plenos conhecimentos em ferramentas 3D como o AutoCAD e 3D Studio Max.

Ainda na engenharia, há específicos como elétrica e sanitária, cuja formação tem ênfase para estas áreas. A titulo de exemplo será comum você ver um engenheiro civil fazer um projeto elétrico de uma residência, no entanto projetos de maior porte como subestações, instalações de alta tensão dentre outros, é o engenheiro eletricista quem está presente.

Considerações

Obviamente existem competências que são exclusivas de alguns profissionais como um engenheiro ou de um arquiteto, tem também aquelas das quais, embora por lei seja previsto a atuação de engenheiros e arquitetos, a formação de um e outro tende deixá-lo mais apto a executar determinada tarefa.

A titulo de exemplo, da mesma forma que um curso de arquitetura não prevê estudos aprofundados em algumas matérias (ex.: concreto armado, fundações, materiais…) em um curso de engenharia não há formação adequada para que um engenheiro consiga atingir a mesma eficiência de um arquiteto no que diz respeito ao aproveitamento dos ambientes, espaços, conforto e beleza do projeto.

O conselho para iniciantes é se ingressar se realmente gostar do ramo (nada pior que um profissional insatisfeito com o que faz). Manter-se sempre bem informado, ler e acompanhar o desenvolvimento da sua região. Não acredite em soluções simples e milagrosas, o campo é promissor, mas exige conhecimento, e bons profissionais se formam ao longo do tempo e não da noite para o dia.

E fique sempre atento, pois pode haver nichos de atuação mais atrativos até mesmo para quem já está na área, mas não está muito bem colocado e/ou remunerado.

E para quem já está na estrada, desejando pode contribuir deixando aí o seu comentário.

Imagem SXC: sxc.hu/photo/109254

Alguns artigos relacionados:

- Quanto cobrar em projetos de arquitetura e civil »
- Reciclagem e reaproveitamento na construção civil »
- Automação de projetos utilizando CAD »
- Desenho arquitetônico com AutoCAD para projetistas »
- Desenho arquitetônico com AutoCAD para iniciantes e leigos »


Publicidade


Curso de AutoCAD 2D online com certificado, sem mensalidades!

Curso AutoCAD 2D


Aprenda desenhar no AutoCAD. Faça plantas de arquitetura e desenhos técnicos em geral...
Confira o curso AutoCAD 2D on-line »

92 comentários para “Profissões da construção civil ligadas aos projetos”

  1. carol disse:

    olá! me chamo carol , e sou recém formada no curso técnico de edificações, porém durante o curso eu não fiz nenhum estágio , por falta de tempo, porque eu fazia o ensino médio junto,e esse ano pretendo apenas trabalhar e fazer um curso para me aperfeiçoar mais em auto cad , e apenas no ano que vem fazer uma faculdade de engenharia.Eu estou a procura de emprego em algumas construtoras, só que eu estou em dúvida se devo ligar na construtora e perguntar se elas tem interesse em contratar um técnico,e se houver o interesse eu mandaria meu currículo por email ou iria pessoalmente, ou se apenas mando meu currículo por e-mail, porém nesse caso não confio muito se eles realmente irão ver e ler , ou ir pessoalmente, essa opção é a que mais me vem a cabeça, só que as contrutoras que eu estou interessada não ficam na minha cidade, então eu fico meio com dúvida de levar meu currículo pessoalmente e fazer viagem perdida.

    Bom ficarei muito grata se você puder me aconselhar.

    • Fredy disse:

      Carol, pode enviar por e-mail mesmo, não há problema algum nisto, muitas empresas até preferem assim. O risco que você teme de que não leiam o e-mail é o mesmo de você viajar para entregar seu curriculo pessoalmente e eles darem fim ao mesmo antes de chegar nas mãos do responsável.

      Se for o caso tente um contato telefônico solicitando o e-mail do RH da empresa e envie o curriculo, não pergunte se tem interesse em contratar, pois muitas empresas mesmo não precisando naquele momento armazenam os que lhe podem interessar e chamam para entrevista quando surge uma vaga. Se não conseguir e-mail de contato do RH, envie para o e-mail geral da empresa mesmo, ou pelo correio aos cuidados do depto. de recursos humanos.

      Boa sorte!

  2. LEONARDO disse:

    Boa tarde, estou em dúvida entre tecnologo em construção de edificios ou curso tecnico em edificações, quais seria as diferenças entre esses dois curso ? em qual posso obter uma respetiva melhora para meu futuro ? posso assinar projetos com algum desses cursos ?

    Obrigado por me ajudar.

    • Fredy disse:

      Leonardo, cursos técnicos sempre tem limites em relação a responsabilidade pelos projetos, como técnico você deve conseguir assinar pequenos projetos (quem pode te orientar a respeito é o proprio CREA ou mesmo a faculdade onde pretende se ingressar). Veja no proprio artigo como é a atuação de um técnico em edificações para entender um pouco a respeito.

      Se quer algo pleno o ideal é engenharia civil, porém o curso é mais longo, mais caro… Ai a decisão entre curso técnico ou bacharelado é realmente pessoal, ambos podem ter tanto um bom futuro como não, dependendo do profissional e o mercado onde atua.

      • Leonardo disse:

        então sobre as diferenças entre o tecnico para o tecnologo ? teria alguma diferença ? pois o tecnologo é um curso de 3 anos que possibilidade eu ter o CREA etc… sobre Eng ficaria pesado para min sobre valores e tempo de estudo, hoje em dia empresas procuram tecnologos, pois entre tecnico e tecnologo o tecnologo e superior e depois poderia fazer uma pós graduação o que vc diz sobre este profissional o TECNOLOGO. Obrigado pelas ajudas

        • Fredy disse:

          Leonardo, eu não tenho uma informação comparativa dos dois cursos, tente avaliar pela grade dos dois cursos… Técnico também tem registro no CREA, porém há limites de responsabilidade técnica, convém verificar se o tecnologo também tem limites (tenho a impressão que sim).

          Desculpe mas infelizmente vou ficar te devendo uma resposta melhor. Precisaria pesquisar um pouco pra te responder, tecnologo é um curso mais novo e talvez eu tenha tantas duvidas quanto você. Caso encontre alguma informação mais precisa e querendo compartilhar fique a vontade.

  3. Neri disse:

    olá Fredy, gostaria de saber se é possível conciliar Arquitetura e trabalho
    aqui na UCPEL o curso é noturno, não posso parar de trabalhar mas me interesso muito pelo curso
    obrigado

    • Fredy disse:

      Com certeza dá pra conciliar Neri, é o que ocorre com a grande maioria das pessoas: trabalho e estudo. Até porque, na situação atual não é qualquer um que pode se dar o luxo de ficar apenas por conta de estudos.

      Complica quando o curso é periodo integral, mas em caso de periodo fixo é só uma questão de adaptar ao novo estilo de vida e esforçar. Cansativo com certeza é, mas é enfrentando dificuldades hoje que colherá os frutos amanhã.

      Boa sorte.

  4. sirley prado disse:

    por favor me ajude eu sou tecnico de edificaçoes,encontrei um emprego numa empresa que me querem para asinar projetos de contruçoe de pontes de funfaçoes sera que eu posso ta asinando estes projetos poi vou ganhar muito bem mesmo.é um orpotunidades de emprego muito boa voces pode me ajudar?

    • Fredy disse:

      Sirley, o técnico em edificações tem limites quanto a responsabilidade técnica. Quem termina este curso já deveria ter sido informado a respeito, mas de qualquer modo, como associado do CREA poderá obter a informação mais precisa sobre os limites do que pode atuar diretamente neste orgão.

      Boa sorte.

  5. hélio macêdo disse:

    Caro amigo Fredy, trabalho a mais de 20 anos com construção civil, este ano de 2011 passei no vestibular em ENGENHARIA CIVIL, tenho uma pequena emprêsa no ramo e atuo com ela no mercado de BELEM, já estou com 56 aos quero me formar e tenho como objetivo ser um dos melhores no meu ramo. Peço-lhe humildemente que me alimente com sugestões e critétios para alcançar este desejo e não perder o ânimo e a vontade.
    Pois o cansaço físico natural, ao final da jornada do dia, provoca na mente desistimulo para proseguir este sonho…..

    • Fredy disse:

      Hélio, esta questão do cançaso e desanimo é muito pessoal, algumas pessoas buscam em leitura de auto-ajuda um apoio neste sentido…

      Sobre o negócio em si, algumas pessoas que iniciam e levam um negócio, pecam ao não investir na parte de administração do negócio. As vezes são ótimos profissionais no ramo, alguns não entendem o motivo do negócio não ir adiante, gerir bem é fundamental. O Sebrae promove cursos para empreenderores, mesmo no site http://www.ead.sebrae.com.br é possível fazer alguns cursos à distancia gratuitamente. Fique de olho também no que o CREA no seu estado promove.

      Boa sorte.

  6. Andreia disse:

    Oi Fredy,já trabalho no comercio há 17 anos hoje estou com 34 queria muito mudar de profissão, na minha cidade tem uma escola de cursos Técnicos me interessei por Edificações apesar de não entender nada do assunto,sou muito esforçada,organizada não quero continuar como estou mas ao mesmo tempo tenho receio fico pensando se conseguirei vontade não me falta o que você acha.Desde já te agradeço.Um abraço !!!!! Moro no ES .

    • Fredy disse:

      Andreia, ter vontade e esforço é indispensável, se tem isto já é meio caminho andado pra qualquer área. Caso seu interesse pela área esteja além do financeiro, ou seja, se interessou pelo financeiro mas é uma área de atuação que lhe atrai, não se importe com o fato de não entender nada, pra isto existem livros, internet e professores… com esforço e estudo você vai conseguir sucesso com certeza.

  7. Karen disse:

    olá estou cursando arquitetura e estou no 6º semestre gostaria de saber se posso atuar independente como projetista, colocar anuncios em jornal oferencendo o serviço.

    • Fredy disse:

      Karen, você pode atuar e divulgar como desenhista para trabalhar em parceria com outros arquitetos ou engenheiros (para isto nem precisaria estar cursando arquitetura), agora atuar e se apresentar como arquiteta, apenas depois que formar e obter sua carteira junto ao CREA.

  8. amanda disse:

    É por que to trabalhando a pouco tempo como ajudante de projetista ,e gostei muito dessa área e queria saber qual a formação para um projetista,quais os cursos que devo fazer.

    • Fredy disse:

      Amanda, depende do que quer dizer com projetista.

      Um engenheiro pode ser um projetista, um arquiteto do mesmo modo, assim como um técnico em edificações. Há também o desenhista que vai além de simplesmente copiar projetos e consegue desenvolver baseado em estudos prévios que lhe são fonecidos, este por vezes chamado também de desenhista projetista.

      Assim, pode ser desde um curso técnico ou até mesmo uma faculdade. Vai depender do objetivo pretendido…

  9. otavio disse:

    eu vô tentar eu acho que tenho chance nesse ramo levo jeito pra coisa
    mas o presso não é muito muito bom mas vô tenta

  10. Tamires Machado disse:

    Olá…estava vendo o site e gostei muito!..muito mesmo!
    Gostaria de saber o que vc acha do curso design de interiores ,pois é algo q gosto.Mais muitos falam q não é um bom curso para o mercado de trabalho sei q antes de tudo esta o q eu penso(e issoo singnificA…. VOU FAZER!),mas é algo q me preocupa as vezes e muito!..Grata,Tamires..

    • Fredy disse:

      Tamires, esta questão do mercado de trabalho é variável dependendo da região, estado, cidade, economia da cidade, se é capital ou não e por ai vai… Não tenho informações regionalizadas a este respeito, o ideal é que você levante a informação na sua cidade mesmo.

      A opinião de profissionais relacionados a profissão e que atuem no mercado onde pretende, é um indicativo de como estão as coisas por ai.

      Neste outro link você pode pesquisar o salário na sua região e ter uma estimativa de contratações: http://www.aditivocad.com/blog/como-pesquisar-seu-salario-em-relacao-ao-mercado/

      Boa sorte.

      • Tamires disse:

        Obrigado, pela dica!…Dei uma olhada e me ajudou muito!
        Acho q estou no lugar certo..rsr..SP, tem varias oportunidades.Espero que tudo dê certo, não só para mim, mas para vc tbm!
        E ah, queria saber sua opinião, sobre a proffissão.Muitos preferem fazer arquitetura e depois se especializar. Ai fico um pouco confusa..rsr..o q vc pensa a respeito? Ao Fazer só a graduação em design de interiores, estarei perdendo algo, se é o q desejo fazer?
        Grata, Tamires

        • Fredy disse:

          Tamires, este curso de design que você fala é em nivel técnico ou superior? O curso de arquitetura é é nivel superior, com certeza bacharel em arquitetura é algo muito melhor que técnico, porém leva mais tempo para o curso e pode demorar mais para ser inserida no mercado já que o técnico fecha antes.

          É dificil indicar aos outros o que é melhor, entende? Avalie a grade dos dois cursos, tempo, investimento e o que tiver mais afinidade.

  11. thiago disse:

    ja trabalhei na area 4 anos como apontador de obras e almoxarife, e sou formado em tec em edificações
    o curso e muito bom aprende muitas tecnicas de engenharia, topografia, e inclusive noções de eletrica e hidraulica, estou em busca de uma vaga nesse cargo. valeu…..

  12. Marcos disse:

    Caros colegas, sou Técnico em Edificações registrado no CREA e estudante de Engenharia, estou com a seguinte duvida, como técnico posso assinar projetos de até 80m², porém se esse projeto constar uma laje..poderei assinalo também?

  13. Renato disse:

    Hoje tenho 31 anos, e vou iniciar o curso de engenharia civil, e me formarei “se der tudo certo”, em 2016, Gostaria de saber se nao estou velho de mais para iniciar no curso e um lembrente nao tenho experiencia nenhuma na area, e outra todos falam das olimpiadas como sendo o limite da profissao, sera que o engenheiro civil tera emprego apos as olimpiadas ?……..desde ja grato pelo comentario.

    • Fredy disse:

      Olha, a questão da idade é controversa, há empresas que olham isto e outras não, mas no final a idade não é algo de grande peso como a competencia é. Se você observar a quantidade de pessoas consideradas com mais idade que tem voltado a estudar e estão no mercado, verá que a mentalidade tem mudado. Experiencia na área? Quem hoje é experiente um dia foi inexperiente.

      Sobre as olimpiadas, acredito que foi o Sr mesmo que fez uma pergunta relacionada a isto logo abaixo, a resposta cabe perfeitamente neste caso.

  14. Vilton disse:

    parabéns, sua informaçes, são muito úteis, gostei muito inclusive da planilha, gostaria de sdaber se tem com baixar a planilha? to pensando em abrir um escritorio de projetos tecnicos, sou autonomo, voce poderia me ajudar, por exemplo.. do que eu preciso, para começar… ficarei muito agradecido pelas suas informaçôes,

    • Fredy disse:

      Vilton, este artigo não menciona nenhuma planilha.

      Sobre abrir seu escritório, não tenho como auxilia-lo neste caso, sugiro fortemente que busque uma consultoria no sebrae, o qual dá apoio para pequenos empreendimentos.

      Boa sorte.

  15. thiago matos disse:

    boa tarde fredy , estou com uma duvida cruel , ja li pesquisei muito , mais ando em duvida , quero fazer o curso de edificações , mais esses dias conversando com uma amigo de uma grande empresa , ele me falou que eu fazendo logo a faculdade de engenharia de produção , eu poderia , no 2 perído , fazer estágio e o salário do estágio me daria mensalmente de 1000 a 1500 mensais e teria tempo para estudar e me aprimorar mais e mais , e ae amigo o que me diz , obrigado.

    • Fredy disse:

      Thiago, o que eu digo? Eu digo “Escolha aquilo que faz seus olhos brilharem amigo”. Mas cuidado com esta conversa de vida de estagiário facil, é comum ver alguns que acabam tendo que se submeter a estágio sem remuneração (mesmo sendo contra lei) pra poder cumprir horas exigidas no curso.

      Cursos técnicos bem feitos, principalmente em áreas como de construção civil, é emprego rápido logo após fechar o curso, e nada impede que continue estudando e aprimorando, alias é o que muita gente faz, curso técnico para pagar o curso superior (mesmo de outros setores).

      Eu não sei como é o mercado de engenharia da produção na sua região. Mas se você gosta de construção civil, o curso de edificações é um bom passo para engenharia civil, a qual na média geral emprega muito mais que a de produção, tem salários melhores, e ainda tem opção de atuação com autonomo bem mais ampla… Veja um pouco sobre pesquisa salarial neste outro link: http://www.aditivocad.com/blog/como-pesquisar-seu-salario-em-relacao-ao-mercado/

      Boa sorte!

      • thiago disse:

        opa fredy , bom dia , e obrigado por responder a minha pergunta , ha e eu moro no rio de janeiro capital , o mercado aqui está bom não acha ? abraços.

        • Fredy disse:

          Não sei como é o mercado ai Thiago, o que sei é que em qualquer lugar engenharia de produção nunca contrata mais que civil, isto é fato.

          Infelizmente não tenho condições nem informação de lhe prestar uma cosultoria neste caso, mas apenas para inicio de analise, uma rápida pesquisa (por meio do artigo que lhe indiquei) revela nos últimos seis meses para o Rio de Janeiro (todo o estado), o seguinte quadro:

          Engenheiro de produção 463 contratações e salário médio R$ 4.764
          Engenheiro Civil 937 contratações e salário médio R$ 6.339
          Técnico em edificações 1.332 contratações e salário médio R$ 2.344

          O maior salário e numero de contratações não há dúvidas, agora se você conseguir descobrir a quantidade de formandos em cada uma delas na sua região, é só cruzar a informação e saberá onde está a maior chance de emprego.

          • thiago disse:

            opa fredy , obrigado mesmo pelas duvidas , então nesse caso seria melhor partir logo para engenharia civil , ou edificações , tenho lido bastante e agora estou entre essas duas , a fredy e mais uma duvida caso eu faça engenharia civil poderei fazer estagio a partir do segundo periodo? abraços

            • Fredy disse:

              Thiago, por palpite eu acho que é melhor partir pra isto mesmo. Lógico, é palpite, não considero suas aptidões nem desejos pessoais.

              Sobre Engenharia ou o técnico, depende do seu tempo também, o curso superior – como engenharia civil – tem carga horaria bem maior, por isto tem muita gente que inicia no técnico pois logo está formado e consegue trabalho para poder se ingressar no superior.

              Estes cursos técnicos de modo geral são muito centrados em formar o estudante para que entre rápido no mercado de trabalho, este é um dos grandes atrativos. Supondo que forme no técnico em 3 anos, suas chances de emprego são grandes (em alguns locais profissionais de nivel técnico são disputados a tapa), já um engenheiro civil recem-formado após 5 anos (exceto casos onde se consegue um estágio que acaba virando emprego), nem sempre tem as boas chances como um técnico recem-formado.

              Logicamente, se fizer o técnico e depois o superior vai levar mais tempo até ter seu canudo de curso superior, mas tem o outro ponto favorável que mencionei, ai realmente a decisão deve levar em conta as suas necessidades e anseios.

              Sobre o estágio, honestamente não sei te responder com certeza, mas eu acho que pode sim, só não sei se o mercado carece disto, as vezes pode mas não tem, entende?

              Boa sorte.

  16. Mario disse:

    Gostaria de saber o que vc acha do mercado para o engenheiro civil, apos as olimpiadas, pois estou começando a faculade de engenharia civil agora e devo me formar bem no ano de 2016, sera que apos as olimpiadas o engenheiro civil ainda tera emprego ? pois fico com medo a respeito do assunto, pois todos falam na grande expançao da construcao civil, mas falam somente ate as olimpiadas e depois como fica? o que vc acha ?

    abracos pela dica

    • Fredy disse:

      Mario, a olimpiada é apenas uma oportunidade a mais, do mesmo modo que para outras áreas que deve aquecer e depois normaliza. Existem inumeros setores que serão beneficiados pela olimpiada, mas para construção civil especificamente na maioria das cidades não terá qualquer reflexo perceptível.

      Não aposte apenas em olimpiada, há um déficit habitacional enorme e o país está longe de uma boa infra-estrutura, há muito a construir e não será copa nem olimpiada que resolverá isto.

      Após a olimpiada deve voltar como sempre foi, variando de pior para melhor conforme o mercado. A questão mesmo é que com certeza haverá regiões onde o mercado terá maior ou menor carência, mas isto sempre foi assim com inumeras profissões.

  17. EMERSON RIBEIRO disse:

    Olá, Fredy. Estou aprendendo Autocad sozinho com uns vídeos que baixei na net e tenho uma GRANDE NOÇÃO, consigo desenhar uma planta até a colocação dos blocos e continuo aprendendo, mas já estou vendo um curso prático em escola com certificado. Quero fazer curso de desenho arquitetônico + Autocad e prestar serviços junto a engenheiros e talvez outros profissionais da área como FREE LANCE. Um Técnico em Edif. daqui me passou uma planta feita por ele no Autocad pra eu fazer em casa, e ele disse que ficou muito boa, aliás, IDÊNTICA á dele e disse que tenho uma boa chance. Você acha que tenho chance de conseguir sucesso como FREE LANCE com esses dois cursos? Agradecido desde já. Abraço.

    • Fredy disse:

      Emerson, se já tem um noção de AutoCAD, foque no desenho arquitetônico e o AutoCAD você vai aprendendo… Um erro que muitos profissionais cometem é dar enfase em AutoCAD e esquecer a parte de desenho arquitetônico, acabam se tornando profissionais mediocres.

      Um curso de desenho arquitetônico será bem-vindo, e continue sempre estudando o assunto.

      Um detalhe que deve observar, como esta não é uma profissão regulamentada, para atuar como free lancer o certificado é algo que tem menor valor, a pratica e experiencia sim tem alto valor vai lhe trazer muitos clientes e indicações. Então, procure uma escola com bom ensino.

      Se desejar, avalie também este conteúdo que pode te ajudar: http://www.aditivocad.com/downloads-aec-desenho-arquitetonico.php

      Veja também este tutorial do nosso aplicativo: http://www.aditivocad.com/aditivocad1lt-tutoriais.php
      Boa sorte.

  18. JADER SANTOS disse:

    Olá Fredy, bom dia!

    Gostaria de saber se deveria optar por Tecnologo em Construção Civil ou Arquitetura, tendo em vista que já tenho formação em Design de Interiores, e com 29 anos já e em busca acirrada de estabilidade, não posso cometer o erro de fazer um curso que me deixe no meio termo, que foi o que houve com Design de Interiores. E o que as difere dessas 2 profissões, tendo em vista que o Tecnologo em Construção Civil é novo, por isso não tenho quase nenhuma informação sobre o mesmo.

    • Fredy disse:

      Jader, não sei te responder o que difere as duas profissões. Como você mesmo disse, é um curso novo, considere ainda que não é em qualquer lugar que tem tal curso. Pelo pouco que pude ver, a duração do curso de Arquitetura é maior, isto sugere um curriculo mais completo.

      A sugestão que posso te dar é que procure se informar na propria faculdade sobre as limitações de responsabilidade técnica (perante CREA’S) para quem se forma no curso e compare a grade curricular com um curso de Arquitetura. Na dúvida e no medo de errar eu optaria pelo curso de Arquitetura ou Engenharia Civil.

      Desculpe não poder te ajudar com informações mais precisas.

  19. silvone disse:

    quero muito aprender. fazer leitura de projeto sobre escala mais não sei nem como comesar!…..

    • Fredy disse:

      Silvone, o artigos contém links para conteúdos que ajudam a respeito disto, no blog também tem volume considerável de informações para iniciantes, é apenas questão de dispensar alguns minutos para ler os artigos e pesquisar. A primeira dica pra quem quer começar, é assumir uma postura de estudante e ter pre-disposição para pesquisa. Boa sorte.

  20. Amadeu Botelho disse:

    Olá, Graça e Paz a todos. Parabéns pelo site e obrigado pela disposição em nos orientar / ajudar.
    Caro Dr Fredy, tenho 30 anos de formado em Eng. Civil. Sempre fui comerciante e num momento grave de minha vida preciso de trabalho e devido ao mercado da engenharia civil estar bem forte, estou para entrar em uma construtora no ES. Nunca trabalhei com a formação que Deus me deu mas vou fazer isto agora pois ELE abriu esta porta de emprego para mim. À principio a empresa quer que eu gerencie um projeto de Saneamento, acompanhando o projeto de água e esgoto. Preciso me reciclar de alguma forma, sabendo que estarei dentro do própio escritório que desenvolverá este projeto e eu ali estarei “gerenciando e aprendendo” ao mesmo tempo ok? Podes me indicar algo para estudar para também não estar tão leigo no asunto? Obrigado e que DEUS continue a abençoá-lo, em nome de Jesus.

  21. Marcelo Laurentino da Silva disse:

    Olá, sou cursado em desenho de arquitetura pela pro-tec, desenho de móveis e auto cad, mas estou encontrando dificuldades em arrumar emprego na area, pois exerço a profissão de almoxarife na carteira mas gosto muito de desenhar, ja procurei muitos escritórios de arquitetura e ainda não encontrei uma porta, será que terei que cursar um superior em arquitetura para ter uma chance ou é falta de sorte mesmo? desde ja agradeço.

    • Fredy disse:

      Marcelo, penso que tudo depende de como está o mercado na sua região, e outra, você diz que tem curso de desenho de móveis, mas isto é pouco em relação ao que um escritório de arquitetura precisa (desenho de construção civil).

      Talvez um curso técnico venha ser uma boa opção também, mas de qualquer modo, nesta área, para trabalho em escritórios de arquitetura, muito mais que diplomas vale o conhecimento prático.

      Uma outra forma que alguns conseguem entrar no mercado é atuando como free-lancer.

      Boa sorte…

  22. Renata disse:

    Sim,gosto de decoração é um mercado que me atrai.
    Suas palavras me ajudaram muito!Obrigada pela resposta.

  23. Renata disse:

    Olá Fredy,
    Estou pensando em fazer um curso Técnico em Design de Interiores,mais tenho algumas dúvidas se realmente estou fazendo a coisa certa.
    Já estou bastante tempo fora das salas de aula e tenho 38 anos ,por isso estou aptando em fazer um curso técnico ao invés de voltar para uma faculdade e esperar mais 5 anos. Tenho pesquisado alguns cursos e vi que o de Design de Interiores e bem falado e o senac onde pretendo fazer é super conceituado.Mais será que estou fazendo a escolha certa? Será que depois que concluir o curso será fácil arrumar uma colocação no mercado de trabalho com a minha idade?Não sou boa de desenho será que isso irá me atrapalhar?
    Por favor me de uma opinião sobre essas questões e o que vc acha desse curso.
    Obrigada,
    Renata.

    • Fredy disse:

      Renata, cursos técnicos tem um foco maior na qualificação rápida para o emprego, normalmente são maiores as chances de trabalho. Na questão da idade, acredito que havendo qualificação isto se torna um problema muito pequeno.

      Agora se você está no caminho certo é uma resposta dificil de dar. Você diz que não é boa em desenho, mas isto não importa muito, pois o curso existe para ensinar, a maioria das pessoas entram em cursos relacionados sem qualquer noção mesmo. A resposta gira em torno de uma pergunta: Você se atrai pela área de atuação? Inicialmente esqueça a conceituação do curso e se ele é bom pra emprego, pense na pergunta principal se você está escolhendo algo que gosta, se a resposta for sim o caminho é ótimo pois as profissões relacionadas a construção civil sempre empregam.

      Boa sorte.

  24. Lucas B disse:

    Olá Fredy.. há alguns meses, encontrei esse seu blog, e achei muito interessante. Bom, eu tenho 17 anos e sempre tive interesse em fazer uma faculdade de engenharia, tanto civil quanto mecânica… para isso percebi que o certo seria me apronfundar, e conheci o AutoCad, foi entao que resolvi tentar fazer o tal curso, porem me disseram que o bom seria ter Desenho Técnico antes do AutoCad, que é o curso que estou atualmente.
    Pretendo iniciar o CAD logo após o termino do desenho.. e gostaria de saber se sendo de menor, encontrarei algum estagio sem experiencia somente com o desenho e com o desenho junto com o CAD…
    Bom.. percebi que nessa área tem muito do tal do “Q.I.” e talvez conheço alguém relacionado a isso, porem, assim mesmo gostaria de saber sua opnião em relação as vagas que posso conseguir por fora
    agradeço desde já.. Obrigado

    • Fredy disse:

      Lucas, a questão da idade não acredito ser um grande problema, o problema mesmo é conseguir entrar no mercado de trabalho. Infelizmente ainda há uma mentalidade retardada por parte de alguns, que querem experiencia mas ao mesmo tempo tem que ser jovem e ainda pra completar não estão dispostos a dar a primeira oportunidade… Mas nem é bom pensar muito nisto, pois pode acabar virando desculpa e medo de buscar oportunidades.

      O negócio é distribuir seu curriculum, e se tem alguem pra dar uma mãosinha é aproveitar também. Surgindo chances de trabalho como free-lancer não desperdice, isto é bom para ganhar experiencia, e sabendo administrar é uma oportunidade de extras caso esteja empregado… o negócio é apenas se cuidar para não se prostituir na profissão (trabalhar quase de graça) pois depois pra reverter a situação é complicado.

      Boa sorte.

  25. Monyca Fontenele disse:

    Ola Fredy,
    tenho uma enorme duvida, quero fazer o curso de Tecnico em Edificaçoes pois sei que esta com boas oportunidades para o mercado,O PROBLEMA É que nao gosto muito de calculos.Por isso tenho um certo receio em arriscar e depois nao gostar do curso, simplesmente pela matematica…. Porem, acho muito interessante essa área e o que mais me atrai sao os desenhos. A matematica/Fisica aplicada a esse curso é muito aprofundada ou sao conceitos basico?? Sera que devo arriscar?? Desde ja agradeço…

    • Fredy disse:

      Monyca,

      Estes cursos (técnicos) tem como objetivo a capacitação prática do profissional, não deve haver um estudo mais amplo nem aprofundar em física/matemática como é em um curso de engenharia civil. Alias, normalmente se observa nas grades destes cursos (técnicos) é que nem há um estudo específico de tais diciplinas, o que leva a crer que nestes casos vai valer apenas o requisito do conhecimento passado no ensino médio, até porque ambos (ensino médio e técnico) podem ser feitos concomitantes.

      Uma outra alternativa que também pode avaliar é o curso de Técnico em Design de Interiores que é oferecido em várias unidades do Senac (veja ai na sua cidade), também é uma boa para quem se atrai mais pelo desenho em si. Apesar de achar que o técnico em edificações pode ter mais campo de trabalho, pondere que se você gostar do que faz as chances de sucesso são bem maiores.

      Boa sorte.

  26. renato disse:

    Olá Freed ,

    O meu objetivo é edificações´no ano que vem ,e já faço autocad . Gostaria da sua opinião sobre qual curso fazer para acrescentar nessa area ?

    • Fredy disse:

      Renato, se seu objetivo é fazer curso antes de iniciar o de edificações, na minha opinião eu não acho uma boa.

      Quando estiver estudando ou após concluir, há cursos que você pode fazer pra aprimorar aquilo que vai estudar, a exemplo, um curso de orçamento de obras mais aprofundado.

      De modo geral, cursos de qualificação relacionados à construção civil podem de ajudar, há escolas que podem oferecer algum tipo de especialização para quem é técnico, informe-se a respeito na mesma instituição onde vai iniciar o seu.

  27. Eliane disse:

    eu gostaria de fazer o curso de egenharia civil já fiz até o vestibular mas tenho medo de nao me adequar ao curso porque nunca trabalhei nesta area? mas me identifico muito com construção será que é uma area mais destinada ao publico masculino? desde de já agradeço!!!

    • Fredy disse:

      Eliane, sobre nunca ter trabalhado na área, isto é algo muito normal. Só pra exemplificar, pessoas se ingressam em um curso de medicina sem terem atuado na área…

      Quanto a ser destinado ao publico masculino, de fato há mais engenheiros homens, mas pessoalmente acho preconceito bobo pensar assim, existem muitas mulheres engenheiras também. O que vale é a sua vocação para a profissão.

      Se pessoalmente você julgar que o curso de engenharia é muito masculino pra você, avalie também o curso de arquitetura e urbanismo (também é um curso muito bom), que normalmente tem presença feminina maior que a engenharia civil.

      Boa sorte.

  28. leone de santa ana coelho disse:

    ola tenho 23 anos trabalho em construsao civil dos15 anos construsoes de casas e reformas,pisinas,ajudante de pedreiro,pinto carpinteiro, e virei pedreiro aos 18 ,aprendi a ler planta baixa de casas, aos21 asinei a carteira pela primeira ves em escavasao um ano de ajudante e des meses de frentista de tuneo sei escalar fogo tenho carteira de blaste em fim, mas eu quro ser mestre de obra ou tecnico em edificasoes tem alguma dica de como alcansar esse objetivo obrigado

    • Fredy disse:

      Leone, técnico em edificações é uma profissão regulamentada, de modo que para exerce-la somente é possível se fizer o curso técnico, ou seja, o caminho é buscar uma escola técnica em sua região que ofereça isto.

      Quanto ao mestre de obras, o conhecimento prático possibilita exercer, mas um curso nesta área é sempre indicado, existem instituições como o Senai que oferecem este tipo de curso, outra alternativa seria algo nos moldes do instituto universal brasileiro que oferece o curso a distancia.

  29. Diego Almeida disse:

    Pretendo iniciar um curso superior de Arquitetura e Urbanismo. Então gostaria de tirar algumas dúvidas com o pessoal da área. Tenho 23 anos, sou técnico em informática a mais de 3 anos, gostaria de saber se no mercado de trabalho de Contrução Civil, tem alguma relevância um curso técnico de informática?
    Quais seriam os primeiros passos para ingressar no mercado de trabalho? Faz diferença cursos rápidos para tentar iniciar o curso já trabalhando na área ou é mais facil conseguir estágios durante o curso, pelo fato de ser um curso superior?
    A maioria das empresas levam em consideração a nota do curso/faculdade na última prova do ENADE?
    Para iniciar no setor de construção civil, fora o “Q.I.”, quais as dificuldades encontradas, e o que ajuda na hora de conseguir um emprego na área?
    Parabéns pela matéria, e espero não ter me extendido muito.

    • Fredy disse:

      Diego, se sua pretensão é um curso de Arquitetura e Urbanismo, na minha opinião (na minha opinião ok?), apenas de houver tempo e dinheiro disponível pode ser uma boa idéia tentar um curso rápido para se ingressar como desenhista, se você tiver a felicidade de cair em uma grande empresa, estando cursando o ensino superior é chance de carreira na certa, mas claro, vai depender de sua competencia e até mesmo seus desejos.

      Em relação a conhecimento técnico de informática, pode ser um chamariz para seu curriculum mas não é algo exigido ou que vá ser o grande diferencial. O que se exige nesta área é conhecimento de nivel operacional, já que sistemas informatizados estão cada vez mais presentes.

      Sobre a nota do ENADE, não sei te responder, mas por palpite acrecito que não tenha grande relevância.

      Na questão das dificuldades encontradas, certamente serão as mesmas encontradas para várias outras profissões. Tem gente que entra pra faculdade, engole livros e se torna um expert apenas nas matérias mais evidentes da sua área, porém não sabe se comportar corretamente em uma entrevista de emprego, não tem habilidade de trabalhar em grupos, se expressa mal, não sabe negociar e nem tem visão alguma de gestão do negócio… ai fica dificil mesmo. Por isto, nunca ignore matérias tidas como de pequena importancia e sempre invista em seu crescimento pessoal também.

      Boa sorte.

  30. Simone disse:

    Boa Tarde, Fredy!

    Estou publicando no site como um desabafo, tenho 27 anos trabalho no ramo gráfico um bom tempo e estou engressando no curso Técnico em Edificações, como já estou ha um bom tempo longe das salas de aula então fica um pouco de receio ao ter que voltar, fico me perguntando será que vou conseguir? nunca tive nenhum contato com este ramo estou entrando mais por curiosidade, desafio e superação, tenho medo do que vou encontrar pela frente será que conseguirei me equiparar aos alunos mais novos? então estou aqui como disse: desabafando. É muito difícil uma pessoa leiga neste assunto conseguir se adaptar neste curso?
    Obrigada!

    • Fredy disse:

      Simone, a grande maioria das pessoas entram no curso leigas, isto não deve ser entrave.

      Então, acredito que a chave para a sua dúvida gira em torno de uma pergunta: “Será que vai gostar da profissão?”. Se a resposta for não, pela sua vivência é provavel que você tenha uma resposta até melhor que alguma opinião minha. Agora, consideremos que goste desta área, outros ingredientes importantes você aparenta em seu comentário, curiosidade, busca por desafios e desejo de crescer. Se houver esforço de sua parte, o sucesso virá!

      Concorrer com mais jovens pode parecer espantoso, é dificil quando se trata de mercado de trabalho (emprego), mas do mesmo modo a falta de experiencia é algo tormentador. E lembre-se o quanto um jovem pode temer (e as vezes até sofre com isto) pela falta de vivência que só alguem mais experiente tem. Então, no lugar do medo busque seus diferenciais e aplique-os.

      Boa sorte.

  31. Sebastao disse:

    Fiz o curso de tecnologia em construção civil e me decepcionei! Apenas tenho um curso superior que não serve pra nada. Acho que não deveria existir esse curso,assim penso hoje.

  32. jeferson disse:

    boa noite os formados saem eng.civil super duvidosos e medrosos equando consegue algo nao e o que praticou na faculdade e dai como fica o psicologico das pessoas que se formam,acho interessante este tipo de situaçao com as empresas empregadoras de eng.civis e etc, o colega me comentou que aprendeu tudo de forma diferente e se eu passei por isto falei que tudo de outro estilo mas com fundamentos ou noçoes queria saber sobre esta situaçao e para demais ficarem cientes grato pela noçao aprendendo e vivendo boa noite

  33. Vinicius Costa disse:

    As materias são ótimas, mas pretendo alem de fazer o desenho tecnico e o autocad 2d, penso em fazer no proximo ano tecnico em Eletrica pois tenho vontade de focar não so as estruturas mas tambem as plantas elétricas, começo meu curso 07/02/2011 e estou muito empolgado, ainda mais que terei o apoio do meu cunhado que é engenheiro civil, estou muito confiante e espero que de tudo certo….
    Obrigado pelas dicas e daqui a alguns meses estarei retornando a esse bolg com boas informações já dentro da area.

    Minha namorada é tecnica de segurança existe alguma especialização para o ramo da construção civil, poderia nos dar alguma dica?

  34. ALFREDO disse:

    OLA nandão; Estudo arquitetura e engenharia civil ao mesmo tempo e te vou a dar um conselho( não se te ocurra fazer o curso de tecnologo em construçao civil ) porque não poderas assinar nada , não podes ser responsavel tecnico de nenhum tipo de obra nem assinar plantas, sendo certo que terias que ir tras de um arquiteto ou engenheiro civil. Da uma lida na resoluçao 218 do CREA. Estuda arquitetura ou engenharia civil. Não perdas o tempo é preferivel que voce faça o curso de tecnico em edificaçoes e , depois arquitetura ou eng. civil ou, fazer o vestubular para um desses cursos e numca, jamais para tecnólogo.

    • Fredy disse:

      Alfredo, muito bem lembrado as limitações de um profissional que não tem formação superior, se alguem tem as pretensões citadas pelo Sr realmente deve ficar atento.

      Já para quem pretende ser inserido rapidamente no mercado de trabalho, cursos técnicos trazem isto e permitem que estes profissionais atuem em parceria com outros profissionais graduados, alias, há determinadas regiões onde há carência por este tipo de mão de obra. Tudo é questão de avaliar o potencial do mercado.

  35. ALFREDO disse:

    kARLA, tenho 64 años de idade e nunca teve a oportunidade de estudar arquitetura ou engenharia civil, ja que tinha que trabalhar. O ano passado me aposentei e fiz vestibular em duas universidades publicas; UMA PARA ARQUITETURA ( integral ) A OUTRA PARA ENGENHARIA CIVIL a noite. Estou cursando as duas graduaçoes ao mesmo tempo e para mim é muito mais dificil ser arquiteto que engenheiro civil. A matemática , calculo, algebra existem nas duas graduaçoes e, se voce estudas um pouco aprovas a materia tanto em arquitetura quanto en engenharia civil O problema da arquitetura é o projeto que é muito dificil. Imaginate se entregam a um engenheiro civil um predio com 2000 desenhos ( plantas, cortes ) etc. O engenheiro civil é incapaz de construir esse predio , irá rapidamente a procurar um arquiteto para que lhe oriente a respeito desses desenhos. Por outro lado, as materias de calculo estrutural, sistemas estruturais sao muito mais díficeis em arquitetura que em engenharia civil ( Bom – eu estudo arquitetura na USP ) e o curso é muito puxado. Como faço os dois cursos ao mesmo tempo e com muita vontade de formarme me está sendo muito mais dificil a arquitetura que a engenharia civil. Por isso, recomendo a voce estudar as duas graduaçoes como eu faço. Não sou a favor dos arquitetos ne dos engenheiros civis , porque terei diploma dos dois.

    • Fredy disse:

      Olá Alfredo, grato pela colaboração.

      Suas colocações tem certa divergencia com a realidade do mercado, onde exatamente o Sr está estudando engenharia civil e tem visto matérias referente ao calculo estrutural ser mais pesada no curso de arquitetura? A realidade é justamente o inverso! Tanto que é bem mais incomum ver arquitetos executando calculo estrutural.

      Seria interessante o Sr apontar exatamente onde está fazendo os dois cursos e informar se possível um link para a grade curricular de ambos, para que os demais visitantes possam verificar e comparar, pois exceto se não compreendi bem suas colocações, o curso de engenharia civil que o Sr está fazendo parece ser uma grande furada.

  36. Flávio Henrique disse:

    Olá, estou pra começar o Curso de Designer de Construção Civil com duração de 2 anos sendo que no final serei registrado no CREA como Técnico em Edificações, mas especializado em projetos. Gostaria de saber se este ramo de projetistas de Construção Civil está em alta e se já existe uma média salárial para o ramo?

    Um abraço, e até mais.
    At.
    Flávio

    • Fredy disse:

      Olá Flávio.

      Profissões relacionadas a construção civil sempre tem campo de trabalho, agora estar em alga ou baixa depende muito da região em que atua. Há cidades em expansão onde há carencia de profissionais e outras onde o mercado acaba se saturando devido a estagnação da economia e grande numero de profissionais. Seria interessante avaliar o local onde vai atuar.

      Sobre média salarial, também vai variar de acordo com a região, por exemplo, locais como Distrito Federal ou mesmo São Paulo tendem a ter média salarial melhor que o interior do norte do pais, porém com maior concorrencia.

      Infelizmente não tenho um estudo com numeros para lhe oferecer, isto é algo relativamente complexo de se levantar. Mas você pode tentar fazer uma pesquisa na sua cidade consultado profissionais já estabelecidos ou mesmo seus professores. Uma outra alternativa (paga) é no site da catho que oferece tal pesquisa, o link é catho.com.br/seusalario.

  37. nandão disse:

    quais as pespectivas para o tecnologo de construção civil? há muita procura desse profissional? gosto da area de construção, sera q devo primeiro fazer um curso tecnico?

    • Fredy disse:

      Olá!

      Sobre as perspectivas, o item “O mercado de trabalho e boas perspectivas” dá uma visão sobre isto.

      Sobre o curso técnico, normalmente é indicado para quem deseja ser inserido mais rapidamente no mercado de trabalho, se esta não for a pretensão um curso superior pode ser o mais indicado.

  38. sandra disse:

    estou pra começar a fazer um curso de tec segurança do trabalho e meu che q pagarum curso pra mim de autocad mas nao nentendo nada da coisa o que faço 1 desenho ou direto o autocad? me ajudem

    • Fredy disse:

      Sandra, pense, seu chefe pretende que você desenhe o que? Você tem conhecimento sobre estes desenhos? Sabe interpretar um desenho técnico? Existem conhecimentos que não são tratados em um curso de AutoCAD e, dependendo da escola, eles vão te dar o curso mesmo assim e depois você terá muitas dificuldades.

      Vai precisar conhecimentos de desenho técnico se quiser ter aproveitamento com o AutoCAD. Se não tem este conhecimento, é com ir com calma pra não perder tempo nem dinheiro.

      Paralelamente você até pode estudar algo sobre desenho, principalmente se tiver tendencia autodidata, existem algumas apostilas sobre desenho técnico no nosso site que dão uma boa base, basta seguir os links do artigo. Do contrário, recomendo estudar desenho antes se não quiser fazer um mal investimento.

      Sugiro que dê uma olhada neste artigo: http://www.aditivocad.com/blog/autocad-para-iniciantes/ seguindo os respectivos links constantes no mesmo.

      Boa sorte.

  39. KARLA disse:

    NOSSA NEM SEI SE VÃO ME RESPONDER…MAIS VAI AI.
    EU ESTOU EM DUVIDA ENTRE FAZER TÉC.EM EDIFICACÃO E DESENHISTA PROGETISTA DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA.GOSTO MUITO DE FAZER PLANTAS,MOBILIAR, ETC…QUERO FAZER FACU DE ARQUTETURA,MAS ANTES QUERO UM CURSO TÉC.NA MESMA AREA PARA PODER PAGAR A FACU.ME AJUDAAA!!!!!

    • Fredy disse:

      Karla, em geral, no curso rápido de desenhista projetista você vai precisar bastante do Q.I. (Quem Indica) para poder entrar no mercado como autonoma, já com um vinculo empregaticio é bom consultar na sua região. Em um curso de técnico em Edificações deve ter maiores chances já que terá uma formação técnica melhor, só que vai demorar um pouco mais.

      Posso te dar uma opinião pessoal, consulte o salário de um desenhista projetista na sua região, se julgar que é suficiente para o que procura prefira este ao invés do técnico… Procurar algo antes de entrar na faculdade é justificável no seu caso de querer recursos para ajudar a pagar, mas este negócio de querer base técnica para entrar na faculdade, ao meu ver é pura perda de tempo e não é isto que faz um bom profissional.

      Isto é opinião minha, claro. Mas pondere sua decisão no que o mercado da sua região carece.

  40. everaldo da silva araujo disse:

    estou fazendo alguns projetos quero aprender calcular matiais e outros

  41. taty disse:

    Gosto muito da area de construção civil
    tanto eh que comecei fazer um curso disso
    e estou adorando =)
    Apesar que muitos falam que essa é uma profissão
    masculina, mas acho que não tem nada a vê!!!

    Um site de materiais de construção que gosto bastante
    eh:

    [**trecho editado pelo administrador**]

    Vlw

  42. Boris disse:

    Gosto da area de contrução civil,gosto de eletrica e incluse tenho curso do senai de eletrica basica,e fiz incrição pra fazer tecnico em edificações.Quero saber se é um curso que exige muito da matematica,tenho uma certa dificuldade nessa matéria,alguem pode me ajudar nessa escolha.obrigado.

  43. Weliton ferrareis disse:

    ESSA MATÉRIA ESTA 100000000000000000!

  44. EDUARDO ELOI disse:

    SOU TECNICO EM EDIFICAÇÕES, E VOU INICIAR UM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, O QUE GOSTARIA DE SABER SE O ENGENHIRO DE PRODUÇÃO PODE ATUAR NA ÁREA DE CONTRUÇÃO CIVIL.

    • Fredy disse:

      Eduardo, para engenharia de produção acredito que não seja possível a atuação como um engenheiro civil. Agora engenharia de produção civil deve sim ser graduado para tal, no entanto não sei te dizer até onde e o que estará apto a fazer. É palpite, sugiro mesmo que se informe no CREA e na faculdade, observando atentamente a grade curricular e comparando se é realmente o que procura.

  45. Wweliton ferrareis disse:

    Era tudo o que eu precisava saber!Otima materia!

  46. Mayna Teixeira disse:

    Moro numa cidade pequena chamada Barcelos-AM. Tenho 17 anos e vou terminar esse ano… mando bem em matematica, e sou fera nos desenhos, tanto de roupa e que vai ate rostos e plantas de casas… por esse motivo procurei ajuda e encontrei essas informações de muito valor….. kero conhecer muito mais sobre essas profissões, e assim escolher a minha para atuar na minha cidade quando estiver formada…

    • George disse:

      Maina Teixeira, moro em Porto Velho/RO, sou Tecnólogo em Construção Civil, formei em 1980, estou com 55 anos, sempre procurando me atualizar, gosto de autocad e acompanhar o desenvolvimento das construções. O mais importante é voce trabalhar com o que voce gosta, o serviço fica mais proximo da perfeição causando prazer em voce e gerando confiança nos superiores ou clientes. Que Deus te ilumine. George.

  47. José Liuz Ferreira dos Santos disse:

    E de grande importancia o trabalho realisado no SITE , as infomação
    obtidas foi construtiva.

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, só aparecem para todos se aprovado.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento comercial (produtos do site). Para tratar sobre compras suporte a produtos etc... favor acessar o atendimento do site.

Foco no assunto: Deixe apenas opiniões, criticas, elogios, sugestões ou comentários que tenham relação com o conteúdo da página onde será exibido o comentário.

Proibido: Fazer auto-promoção ou propaganda; Divulgar/solicitar informações sobre cracks e afins; Solicitar informação ou resposta privilegiada por e-mail; Reclamar ou cobrar que sua  pergunta não foi respondida. Comentários desta natureza não serão aprovados.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Digite o codigo da imagem seguinte: