Remover a marca “Produced by an Autodesk Educational Product”

Veremos aqui algumas técnicas para remover a marca “Produced by an Autodesk Educational Product” em plotagens de desenhos do AutoCAD.

Primeiro é bom estar ciente que este “problema” ocorre porque o desenho foi produzido com uma licença educacional do AutoCAD, portanto, se você está usando uma licença destas (até AutoCAD 2014) o problema vai persistir. Agora, se tem a versão comercial e se depara com isto, há alternativas, adicionalmente deixo mais ao final considerações a respeito para que entenda melhor o que está por trás disto e possa prevenir quando possível.

Para remover a marca “Educational Product”, uma das técnicas conhecida é transformar o arquivo dwg em dxf (se não sabe como veja mais abaixo no metodo 1), então depois você abre novo arquivo dwg e importa o dxf gerado.

Metodo 1: Transformando o arquivo Dwg para Dxf

Saveas dxf
Fig. 1: Salvar o arquivo dwg como dxf é uma das opções para
remover a marca “Educational Product”


Salve seu arquivo para que alterações não sejam perdidas, então vá ao menu suspenso do AutoCAD e selecione “Save As…”, ou digite saveas (tudo junto) no prompt de comandos. Aparecerá uma janela (Fig. 1), basta seguir os passos enumerados na sequencia:

1. Escolha o tipo de arquivo “AutoCAD DXF”
2. Digite o nome do arquivo
3. Clique em Save

Se preferir pode usar o comando DXFOUT que o efeito é o mesmo.

Feito estes passos, feche o arquivo em questão (não salve-o em dwg) e então abra um arquivo vazio, digite o comando DXFIN que serve para importar um dxf, então vai aparecer uma janela na qual você deve simplesmente localizar o arquivo que foi salvo anteriormente.

Transformar em dxf não resolveu o problema?

Bem, no passo 1, note que há várias opções de versão para arquivo dxf, tais opções dependerão da versão do seu AutoCAD, então escolha outras opções de dxf como as mais antigas (R12/LT2). Nestes casos, vale lembrar que poderá ter algum tipo de problema como perda de alguma informação que seja disponível apenas para dwg mais recente, ao trazer o desenho de volta para dwg.

Metodo 2: Utilizar AutoCAD 2015 acima

Uma vez que abrir o desenho em um AutoCAD 2015 e salva-lo neste formato, a mensagem desaparece definivamente. Isto porque nesta versão dwg o problema foi resolvido. Você poderá, inclusive, exportar o arquivo posteriormente salvando com um formato anterior.

Se não tem um AutoCAD 2015, pode usar o dwgtrueview, que é um visualizador gratuito da autodesk que permite converter formatos de arquivos.

Metodo 3: Nada funcionou? Dica extra!

Se salvar como dxf não funcionou, se não tem como usar o AutoCAD 2015 ou o Dwg TrueView, temos uma alternativa que foi enviada por um visitante do blog, como o comentário dele tem passado despercebido, incorporamos o mesmo nesta página. Veja...

Colaboração de Ronaldo (em 5 de maio de 2015)

Com o seu desenho em que aparece o aviso “PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL ” aberto use o famigerado comando Ctrl A para selecionar o desenho todo e Ctrl C para copia-lo. Depois vá em New (criar um desenho novo e escolha acadiso.dwt.

Aberto este template use Ctrl V para colar o desenho anteriormente copiado, tem que mostrar um ponto de inserção para ele – Se precisar de um ponto preciso de inserção ao copiar o arquivo original ao invés de usar Ctrl C use CTRL+Shift+C o Cad vai pedir para identificar um ponto de base (Specify base point:). Ao colar é só colocar nas coordenadas escolhidas anteriormente.

Agora salve em DXF com o nome de sua preferencia. Feche e abra de novo o arquivo DXF. USe o comando Save as (salvar como) e salve em DWG na versão que preferir. Pronto! Problema quase resolvido. Sim quase, porque a Autodesk deu mais uma sacaneada. As definições de cotas, simbolos e fontes vem todas bagunçadas e tem que ser consertadas manualmente. Dá um trabalhinho mas dá para fazer…

Agora tentem não esquecer:
Ao abrir qualquer desenho ou bloco externo, esqueçam a preguiça e façam isso em um desenho isolado antes de inserir no seu trabalho principal e verifiquem se ele está com a marca “”PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT” e sigam o procedimento descrito para limpar o mesmo.

Sobre a causa deste problema

Como disse no inicio, o problema surge de um arquivo produzido com versões educacionais.
Acontece que a Autodesk licencia diferentes opções do AutoCAD, dentre elas está o conhecido “Educational Version”. O uso desta licença é exclusivamente para fins de aprendizagem, não pode ser utilizada para fins de produção comercial de projetos e desenhos. Por isto a marca era incluida para desistimular o uso comercial.

Tais distribuições eram concedidas por um preço irrisório (em relação à licença comercial) para estudantes e instituições de ensino, atualmente o uso destas tem sido gratuito. Isto subentende que seu uso será acadêmico.

A marca em questão não acompanha o AutoCAD propriamente dito, mas o arquivo dwg que foi produzido por uma licença educacional. Com isto, mesmo quem tem a versão comercial pode ter problemas neste sentido, seja recebendo um arquivo feito com estas licenças educativas, ou mesmo ao ter partes de desenhos com esta marca (como blocos) inseridos em seus projetos. Portanto, ao receber um desenho que na sua impressão é exibida tal marca, pense bem antes de usar partes deste desenho, exceto se de fato souber o que está fazendo.

Qualquer comentário ou se tiver algo a acrescentar, fique a vontade.


Comentários Comentários


 

Eduardo Damann Não avaliou
Em 23/04/2018 09:08

Sempre utilizei o método de salvar em documento DXF mais antigo e salvar em DWG posteriormente. Porém, recebi um arquivo que não funcionava de JEITO NENHUM, até tentei fazendo o esquema de copiar para um acad.iso e nada... Por fim, salvei em .DWT (documento do layout) e salvei em DWG novamente, então funcionou! rs
Autocad e os bugs!


PAULO DE AQUINO COSTA Não avaliou
Em 07/11/2017 15:20

Meu amigo, parabéns ótima dica, me ajudou muito.


IlidioASS Não avaliou
Em 26/10/2017 12:19

É costume eu utilizar esses procedimentos do "DXF", mas tenho encontrado alguns desenho que mesmo assim não consigo.
Agredeço a possibilidade de me informar que alternativa tenho para "limpar" estes desenhos.
O meu Autocad é legal e de empresa
Com os meus Agradecimentos,
Ilídio Assunção

Respostas:
Fredy (respondeu em 26/10/2017)

Olá!

Veja a dica referente ao comentário do Ronaldo (consta no corpo do artigo).



Juliana Não avaliou
Em 26/07/2017 10:39

Muito boa a dica! Já coloquei em prática e funcionou! Obrigada!


Noemy Não avaliou
Em 28/04/2017 15:18

Muito obrigada!!! salvou a minha vida!!


Aurelio Não avaliou
Em 02/09/2016 08:18

Funcionou com a dica do Ronaldo! Parabéns


Marco Aurelio Não avaliou
Em 04/04/2016 15:17

Também encontrei problemas para tirar essa marca. acredito que a maneira mais fácil é primeiro abrir o arquivo com RECOVER, salvar como DXF, reabrir e salvar como DWG


Paulo Leandro Não avaliou
Em 28/09/2015 09:16

Muito boa a informação. Funcionou no meu ACad 2010.
Resolveu meu problema.
Obrigado


Vagner Não avaliou
Em 18/09/2015 15:36

Funcionou muito bem no meu AutoCad 2014.
Obrigado. Bela dica.


Guilherme Não avaliou
Em 08/07/2015 18:25

Ótima dica. Muito bom. Me ajudou bastante. Parabéns


TINOCO Não avaliou
Em 19/05/2015 15:15

Valeu parcero funcionou?..ótimo trabalho?


Ronaldo Não avaliou
Em 05/05/2015 12:58

As versões novas do autocad não permitem mais salvar um desenho em edição como dxf, possivelmente para evitar isso. Mas dá para burlar isso.. .Faça o seguinte:

Com o seu desenho em que aparece o aviso ?PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL ? aberto use o famigerado comando Ctrl A para selecionar o desenho todo e Ctrl C para copia-lo. Depois vá em New (criar um desenho novo e escolha acadiso.dwt. Aberto este template use Ctrl V para colar o desenho anteriormente copiado, tem que mostrar um ponto de inserção para ele ? Se precisar de um ponto preciso de inserção ao copiar o arquivo original ao invés de usar Ctrl C use CTRL+Shift+C o Cad vai pedir para identificar um ponto de base (Specify base point:). Ao colar é só colocar nas coordenadas escolhidas anteriormente.
Agora salve em DXF com o nome de sua preferencia. Feche e abra de novo o arquivo DXF. USe o comando (...)

(Obs: Este comentário foi incorporado a página por ultrapassar o numero de caracteres)


Cleiton Rodrigues Soares Não avaliou
Em 16/04/2014 14:21

Parabéns pela inciativa, ajudou-me muito com um projeto


Eduardo Não avaliou
Em 08/01/2014 15:12

Ótima dica. Obrigado por passar seu conhecimento adiante.


Fernanda Não avaliou
Em 25/11/2013 16:12

Muito obrigada dica e pela generosidade em compartilhar seu conhecimento.
Funcionou perfeitamente!!!
Abraço e T+?


Marcelo Salomão Não avaliou
Em 08/10/2013 13:10

Bom dia!

Gostaria de saber se tem como retirar somente a mensagem da versão educacional quando o autocad é aberto. Não preciso tirar a informação do PLOT, só queria que ao abrir o autocad esta informação não fosse exibida.


Massimo Santos Não avaliou
Em 29/09/2013 14:39

Para quem está tentando via dxfout e dxfin e não tá conseguindo siga esse procedimento,
1º com o arquivo aberto selecione todo desenho (não deixe faltar nada na seleção) então exploda com o comando no teclado;
2º depois selecione o desenho novamente copie tudo e cole em um novo dwg (um acadiso.dwt) aberto previamente cole e use o dxfout, salve na versão 2000, feche o arquivo salvo.
3º abra um arquivo novo e importe o arquivo com dxfin pronto salve como dwg e o desenho tá limpo.


anaC Não avaliou
Em 12/09/2013 12:08

Uf! Obrigada pela dica! Funcionou perfeito! Eu fazia com dxf do 12, e funcionava com autocads mas antigos. A partir do 2004 já não funcionava mais. Haha! Que burra! Nem me ocorreu tentar com um dxf mais novo!! Mas o pior do educational não é a frase que é, apesar de tudo, bastante discreta. O pior, para mim como ploteira, é o seguinte: muita gente abusa da liberdade que o autocad tem em relação ao tamanho da folha, então fica muito prático mandar plotar com um tamanho genérico gigante e ativar a função poupar papel. Com isso, a plotter para e corta assim que não houver mais nada para imprimir. Com o educational, ela não para! Passa o papel gigante toooodo, só para imprimir a tarja e cortar. E não há cancel que funcione! Aí tem que imprimir sempre com o tamanho certinho


Alysson Barreto Não avaliou
Em 13/09/2013 14:37

É muito simples!
Primeiro vc salva como DXF no próprio AutoCad, abra o DXF e salve como em DWG em uma versão anterior do seu AutoCad.
Comigo deu certo!
Abs.


raphael Não avaliou
Em 19/03/2013 10:07

Bom galera tem outro metodo tbm?.
trabelhaei durante 3anos em uma plotadora e la agente imprimia no card 14 e usava um pluguin chamado DWG gateway para abrir qualquer versao do cad no 14, usando isso ja era nao precisa fazer mais nada ,nao aparece mensagem nenhuma

espero ter ajudado


Rogério MC Não avaliou
Em 20/11/2012 09:06

E se alguém mesmo seguindo os métodos acima não conseguir(que é o meu caso), tentem explodir todo o desenho antes de salvar em dxf, e vai salvando em todas as versões do cad (2012, 2011, 2010, 2008, 2007?) até dar certo (no meu deu certo salvando pra 2010, é que comecei na ordem crescente) e fiz isso em outro Pc, tentem até mesmo se necessário abrir o arquivo em outra versão do Cad.


Renato da Silva Não avaliou
Em 07/11/2012 11:35

Obrigado, funcionou perfeitamente.


Julião Pereira Não avaliou
Em 12/10/2012 12:15

Muito obrigado Fredy, você me livrou de mais uma
Fiquei muito feliz com a sua ajuda
Continue fazendo o que você faz, está de parabéns

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Inscreva-se - canal YouTube

Fechar (X)