Remover a marca “Produced by an Autodesk Educational Product”

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » Tutoriais e dicas AutoCAD » Remover a marca “Produced by an Autodesk Educational Product”

Veremos aqui a técnica para remover a marca “Produced by an Autodesk Educational Product” em plotagens de desenhos do AutoCAD.

Primeiro é bom estar ciente que este “problema” ocorre porque o desenho foi produzido com uma licença educacional do AutoCAD, portanto, se você está usando uma licença destas o problema vai persistir. Agora, se tem a versão comercial e se depara com isto, há alternativas, adicionalmente deixo mais ao final considerações a respeito para que entenda melhor o que está por trás disto e possa prevenir quando possível.

Para remover a marca “Educational Product”, a técnica conhecida é transformar o arquivo dwg em dxf (se não sabe como veja mais abaixo), então depois você abre novo arquivo dwg e importa o dxf gerado.

Transformar o arquivo Dwg para Dxf é fácil. Salve seu arquivo para que alterações não sejam perdidas, então vá ao menu suspenso do AutoCAD e selecione “Save As…”, ou digite saveas (tudo junto) no prompt de comandos. Aparecerá uma janela como a figura seguinte, basta seguir os passos enumerados na sequencia:

Saveas dxf

Salvar o arquivo dwg como dxf é uma opção para remover a marca “Educational Product”

  • 1. Escolha o tipo de arquivo “AutoCAD DXF”
  • 2. Digite o nome do arquivo
  • 3. Clique em Save

Se preferir pode usar o comando DXFOUT que o efeito é o mesmo.

Feito estes passos, feche o arquivo em questão (não salve-o em dwg) e então abra um arquivo vazio, digite o comando DXFIN que serve para importar um dxf, então vai aparecer uma janela na qual você deve simplesmente localizar o arquivo que foi salvo anteriormente.


Transformar em dxf não resolveu o problema? Bem, no passo 1, note que há várias opções de versão para arquivo dxf, tais opções dependerão da versão do seu AutoCAD, então escolha outras opções de dxf como as mais antigas (R12/LT2). Nestes casos, vale lembrar que poderá ter algum tipo de problema como perda de alguma informação que seja disponível apenas para dwg mais recente, ao trazer o desenho de volta para dwg.

Sobre a causa deste problema

Como disse no inicio, o problema surge de um arquivo produzido com versões educacionais.
Acontece que a Autodesk licencia diferentes opções do AutoCAD, dentre elas está o conhecido “Educational Version”. O uso desta licença é exclusivamente para fins de aprendizagem, não pode ser utilizada para fins de produção comercial de projetos e desenhos.

Tais distribuições são concedidas por um preço irrisório (em relação à licença comercial) para estudantes e instituições de ensino. Isto subentende que seu uso será acadêmico.

A marca em questão não acompanha o AutoCAD propriamente dito, mas o arquivo dwg que foi produzido por uma licença educacional. Com isto, mesmo quem tem a versão comercial pode ter problemas neste sentido, seja recebendo um arquivo feito com estas licenças educativas, ou mesmo ao ter partes de desenhos com esta marca (como blocos) inseridos em seus projetos. Portanto, ao receber um desenho que na sua impressão é exibida tal marca, pense bem antes de usar partes deste desenho, exceto se de fato souber o que está fazendo.

Qualquer comentário ou se tiver algo a acrescentar, fique a vontade.

Alguns artigos relacionados:

- Integração AutoCAD Architecture e AutoCAD »
- Dicas para um AutoCAD mais rápido »
- O polar tracking do AutoCAD não funciona? »
- Ajustar espelhamento de blocos no AutoCAD »
- Criação de templates no AutoCAD – Tutorial »


32 comentários para “Remover a marca “Produced by an Autodesk Educational Product””

  1. VANDERLEI CARDOSO disse:

    Dica excelente, deu tudo certo a primeira opção.
    Obrigado.

  2. Eduardo Nogueira disse:

    Bacana sua dica, me ajudou muito, parabéns pela iniciativa.

  3. Cleiton Rodrigues Soares disse:

    Parabéns pela inciativa, ajudou-me muito com um projeto.

  4. Eduardo disse:

    Ótima dica. Obrigado por passar seu conhecimento adiante.

  5. Teresa Martins disse:

    Ola
    uso a versão 2012 no windows 8
    e sempre que vou abri o arquivo DXF da isso:
    “Undefined shape 2
    Invalid or incomplete DXF input — drawing discarded.”
    por acaso sabe o que seria isso, e como resolvo????

  6. Fernanda disse:

    Muito obrigada dica e pela generosidade em compartilhar seu conhecimento.
    Funcionou perfeitamente!!!
    Abraço e T+…

  7. MARCOS VINÍCIUS disse:

    Ok Pessoal obrigado pelas informações. Recomendo pois funcionou com meus desenhos, recebi alguns desenhos com estas mensagens, depois que apliquei o método consegui remover a mensagem , meu AutoCAD não é da versão educacional.

    Obrigado

  8. Beatriz Danza disse:

    muuuuuuuuito obrigada!! Excelente… funciona perfeitamente.

  9. Marcelo Salomão disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber se tem como retirar somente a mensagem da versão educacional quando o autocad é aberto. Não preciso tirar a informação do PLOT, só queria que ao abrir o autocad esta informação não fosse exibida.

  10. Massimo Santos disse:

    Para quem está tentando via dxfout e dxfin e não tá conseguindo siga esse procedimento,
    1º com o arquivo aberto selecione todo desenho (não deixe faltar nada na seleção) então exploda com o comando no teclado;
    2º depois selecione o desenho novamente copie tudo e cole em um novo dwg (um acadiso.dwt) aberto previamente cole e use o dxfout, salve na versão 2000, feche o arquivo salvo.
    3º abra um arquivo novo e importe o arquivo com dxfin pronto salve como dwg e o desenho tá limpo.

  11. anaC disse:

    Uf! Obrigada pela dica! Funcionou perfeito! Eu fazia com dxf do 12, e funcionava com autocads mas antigos. A partir do 2004 já não funcionava mais. Haha! Que burra! Nem me ocorreu tentar com um dxf mais novo!! Mas o pior do educational não é a frase que é, apesar de tudo, bastante discreta. O pior, para mim como ploteira, é o seguinte: muita gente abusa da liberdade que o autocad tem em relação ao tamanho da folha, então fica muito prático mandar plotar com um tamanho genérico gigante e ativar a função poupar papel. Com isso, a plotter para e corta assim que não houver mais nada para imprimir. Com o educational, ela não para! Passa o papel gigante toooodo, só para imprimir a tarja e cortar. E não há cancel que funcione! Aí tem que imprimir sempre com o tamanho certinho e não esquecer! Na verdade, a autodesk bobeou ao não solucionar aquele detalhe porque, desse jeito, a tarja fica fora do desenho…

  12. Alysson Barreto disse:

    É muito simples!
    Primeiro vc salva como DXF no próprio AutoCad, abra o DXF e salve como em DWG em uma versão anterior do seu AutoCad.
    Comigo deu certo!
    Abs.

  13. raphael disse:

    Bom galera tem outro metodo tbm….
    trabelhaei durante 3anos em uma plotadora e la agente imprimia no card 14 e usava um pluguin chamado DWG gateway para abrir qualquer versao do cad no 14, usando isso ja era nao precisa fazer mais nada ,nao aparece mensagem nenhuma

    espero ter ajudado

  14. Bruno Valadão disse:

    Eu segui os passos, só que na hora de importar o .dxf ele simplesmente abria o arquivo, e não de fato importava pro .dwg limpo que abri. Mas daí tentei algo que funcionou: abri o .dxf e simplesmente copiei (ctrl+c mesmo) o projeto pra um .dwg limpo. Antes, quando eu queria fazer isso, dizia que ia ficar com a marca “Produced by an Autodesk Educational Product”, mas agora não falou isso. [uso AutoCAD 2013]

    • jean pierre disse:

      Eu consegui, assim que ele abrir, voce salva como, ai coloca pra abrir como .dwg normalmente
      dai ele ja fica .dwg normal e imprimindo sem a marca do educacional.
      Espero ter ajudado

    • Alline Serpa disse:

      Eu estava com a mesma dificuldade, mas resolvi aplicar um audit no meu arquivo original DWG antes de fazer todo o processo. FUNCIONOU ! Abraços !

  15. Jefferson Ferreira disse:

    Fredy, Apliquei o procedimento acima para o AutoCAD 2012 e não consegui retirar a mensagem, tem alguma outra forma?

    Obrigado

    • Fredy disse:

      Jefferson, as técnicas conhecidas são estas do artigo. Veja também a diga do Rogério no comentário abaixo, fora isto não há muito o que fazer…

      • Joana disse:

        Eu tentei por este procedimento mas tinha perdido toda a configuração do texto. Foi quando eu desisti e fui pegar o .bak e transformar em .dwg de novo. E pronto, resolvido! O arquivo estava limpo.
        Sugestão: copie os arquivos para outra pasta para que você não perca seus dados. Depois de resolvido, livre-se do arquivo educacional.

  16. Rogério MC disse:

    E se alguém mesmo seguindo os métodos acima não conseguir(que é o meu caso), tentem explodir todo o desenho antes de salvar em dxf, e vai salvando em todas as versões do cad (2012, 2011, 2010, 2008, 2007…) até dar certo (no meu deu certo salvando pra 2010, é que comecei na ordem crescente) e fiz isso em outro Pc, tentem até mesmo se necessário abrir o arquivo em outra versão do Cad.

  17. Renato da Silva disse:

    Obrigado, funcionou perfeitamente.

  18. Julião Pereira disse:

    Muito obrigado Fredy, você me livrou de mais uma
    Fiquei muito feliz com a sua ajuda
    Continue fazendo o que você faz, está de parabéns

  19. Déa disse:

    Oi Fredy.
    Fiz tudo o q vc explicou mas ñ consegui salvar. Vem uma mensagem dizendo +ou- q alguns objetos serão perdidos e q oarquivo ñ pode ser salvo. Tentei para todas as versões do cad. Tentei até, no quadro opções, deixar marcado, na opção save as, a extensão DXF, mas veio a mesma mensagem. Resumindo, ñ aceitou salvar em dxf.

    Obrigada

    Déa

    • Fredy disse:

      Oi. A impossibilidade ou falha na conversão do arquivo dxf não deve ter ligação com o fato da marca “educational” no arquivo. A sugestão é tentar salvar em outras versões de dxf como instrui o proprio artigo, ou ainda, tentar a partir de outra versão do AutoCAD e/ou em outro computador.

      Lembrando que a conversão para dxf é um improviso e pode gerar perda de dados, funciona na maioria dos casos mas não é 100% garantido.

  20. Leandro disse:

    Eu fiz esse procedimento da certo só q eu trabalho com a ferramenta HidroCad e quando eu fiz esse procedimento sumiu toda a tubulação de agua e esgoto q eu desenhei. Tem outro metodo q possa tirar essa mensagem sem eu perder a tubulação?

    • Fredy disse:

      Leandro, na conversão do arquivo em dxf pode sim ocorrer alguma perda de dado, tente usar diferentes versões do dxf, se nenhuma resolver ai realmente vai precisar redesenhar os dados perdidos.

  21. ANTONIO disse:

    bom dia.
    ao ser feito este processo a mensagem desaparece, ok.
    mas o desenho fica com vestigio de que ele foi gerado no educacional em algum lugar ou desaparece por completo?

    • Fredy disse:

      Antonio, se a marca desaparecer o desenho está “limpo”. Mas isto não impede de repetir o problema, por exemplo, um bloco que tenha sido feito com versões educacionais, se inserido no desenho pode voltar a “contaminar” o arquivo…

  22. JAILTON LUIZ DOS SANTOS disse:

    BOM DIA SENHORES

    GOSTARIA DE INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS PARA RETIRAR A MARCA AUTO DESSK EDUCACIONAL
    PRODUCTOR DOS DESENHOS, POIS FIZ TODOS OS PROCEDIMENTOS CONFORME A DICA DE VOCES MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO.
    POR FAVOR PODERIA FORNECER MAIS UMA AJUDA POIS NÃO SEI ONDE ESTOU ERRANDO
    ATENCIOSAMENTE
    JAILTON LUZ DOS SANTOS

    • Fredy disse:

      Jailton, não há o que detalhar a mais, está colocado passo a passo. Não há nada a ser acrescentado além do que está explicado. Infelizmente também não temos como identificar onde está errando, assim, a sugestão é ler todo o artigo (não apenas a parte que ensina a técnica de transformar em dxf) para entender porque o problema ocorre e assim tentar identificar o problema.

    • Wanessa disse:

      Bom, deixo aqui uma dica. Pra quem usou esse procedimento, tanto faz se foi Save As ou DXFOUT e DXFIN, e deu um erro na abertura do arquivo DXF, ou seja, o DXF não abriu dizendo que estava com erro em alguma linha, dando enter o arquivo sumia, é só antes de efetuar o procedimento, com o arquivo DWG aberto, digitar no PROMPT o comando RECOVER e seguir os passos. Esse comando verifica se tem algum erro no projeto e corrige. Depois é só fazer os procedimentos descritos aqui no site e pronto.. seja feliz para todo o sempre =]

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, só aparecem para todos se aprovado.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento comercial (produtos do site). Para tratar sobre compras suporte a produtos etc... favor acessar o atendimento do site.

Foco no assunto: Deixe apenas opiniões, criticas, elogios, sugestões ou comentários que tenham relação com o conteúdo da página onde será exibido o comentário.

Proibido: Fazer auto-promoção ou propaganda; Divulgar/solicitar informações sobre cracks e afins; Solicitar informação ou resposta privilegiada por e-mail; Reclamar ou cobrar que sua  pergunta não foi respondida. Comentários desta natureza não serão aprovados.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte: