Compartilhe Conteúdo

Uso de normas NBR sobre acessibilidade

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » Arquitetura Engenharia & Construção » Uso de normas NBR sobre acessibilidade

AcessibilidadeAs normas NBR sobre acessibilidade, são extrema importância para profissionais envolvidos em diversos tipos de projetos, seja em um projeto arquitetônico, processo de fabricação de mobílias, veículos, adequações de edificações e espaços urbanos, sistemas de comunicação etc… Desta forma, por exemplo, tais normas se tornam indispensáveis a engenheiros, arquitetetos e projetistas.

Não se trata somente de obedecer regras e leis, é uma questão de respeito às pessoas. Sobretudo em órgãos públicos e estabelecimentos (mesmo comerciais) que atendem o publico de modo geral, há situações que podem acabar causando embaraço ou até mesmo prejuízo financeiro ou da imagem da instituição, são coisas que poderiam ser evitadas na origem do projeto, as vezes com medidas simples como uma rampa de acesso, uma porta capaz de entrar uma pessoa em cadeira de rodas ou com muletas, enfim, algo onde as pessoas não se sintam discriminadas e excluídas.

Apesar de quando se fala de acessibilidade muitos lembram de pessoas com deficiência física, vai além disto. Existem pessoas com dificuldade temporária mobilidade, mulheres gestantes, idosos e, mesmo pessoas sem limitação podem passar alguma dificuldade em função de um “produto final” mal feito. E estas normas NBR que estão referenciadas, embora não esgotem o assunto, o trata de forma bem abrangente.

A importância do conhecimento destas normas evita falhas comuns que acabam tornando edificações, móveis, praças etc… projetos problemáticos e de difícil acesso mesmo para a parte da população que não tem limitações de mobilidade, imagine para quem tem algum tipo de deficiência física seja permanente ou provisória.

De acordo com um termo de ajuste de conduta firmado alguns anos atrás, embora não haja impedimento da ABNT de comercializar tais normas, elas se tornaram algo de interesse público, devendo assim estarem disponíveis de forma gratuita e irrestrita a qualquer interessado.

Salientamos que estas normas são de livre acesso, conforme o termo de ajuste e conduta já citado, por isto estão sendo referenciadas aqui. Não enviamos ou indicamos sob qualquer hipótese ou pretexto, outras normas que tenham seu conteúdo protegido de cópia ou redistribuição, normas da ABNT podem ser adquiridas oficialmente no site www.abnt.org.br

Sendo assim, listamos 15 normas NBR sobre acessibilidade, as quais você pode conferir o resumo do que se trata o conteúdo e aplicação da mesma e, baixar de forma gratuita se desejar.

Confira então as normas NBR sobre Acessibilidade »

Imagem: sxc.hu/photo/871694

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, aparecem se aprovados.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento ou suporte para produtos comercializados no site, tais como AditivoCAD 3 ou 1LT. Para estes casos, favor acessar o atendimento do site.

Não aprovaremos mensagens contendo publicidade, informações sobre cracks e afins, mensagens ofensivas ou pedido de suporte para nossos produtos (que deve ser feito no canal apropriado).

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte:



Aprecia o conteúdo do blog?

Curta a Fan Page do AditivoCAD.Com




(X) Fechar