Uso de normas NBR sobre acessibilidade

Acessibilidade

As normas NBR sobre acessibilidade, são extrema importância para profissionais envolvidos em diversos tipos de projetos, seja em um projeto arquitetônico, processo de fabricação de mobílias, veículos, adequações de edificações e espaços urbanos, sistemas de comunicação etc… Desta forma, por exemplo, tais normas se tornam indispensáveis a engenheiros, arquitetetos e projetistas.

Não se trata somente de obedecer regras e leis, é uma questão de respeito às pessoas. Sobretudo em órgãos públicos e estabelecimentos (mesmo comerciais) que atendem o publico de modo geral, há situações que podem acabar causando embaraço ou até mesmo prejuízo financeiro ou da imagem da instituição, são coisas que poderiam ser evitadas na origem do projeto, as vezes com medidas simples como uma rampa de acesso, uma porta capaz de entrar uma pessoa em cadeira de rodas ou com muletas, enfim, algo onde as pessoas não se sintam discriminadas e excluídas.

Apesar de quando se fala de acessibilidade muitos lembram de pessoas com deficiência física, vai além disto. Existem pessoas com dificuldade temporária mobilidade, mulheres gestantes, idosos e, mesmo pessoas sem limitação podem passar alguma dificuldade em função de um “produto final” mal feito. E estas normas NBR que estão referenciadas, embora não esgotem o assunto, o trata de forma bem abrangente.

A importância do conhecimento destas normas evita falhas comuns que acabam tornando edificações, móveis, praças etc… projetos problemáticos e de difícil acesso mesmo para a parte da população que não tem limitações de mobilidade, imagine para quem tem algum tipo de deficiência física seja permanente ou provisória.

De acordo com um termo de ajuste de conduta firmado alguns anos atrás, embora não haja impedimento da ABNT de comercializar tais normas, elas se tornaram algo de interesse público, devendo assim estarem disponíveis de forma gratuita e irrestrita a qualquer interessado.

Sendo assim, listamos 15 normas NBR sobre acessibilidade, as quais você pode conferir o resumo do que se trata o conteúdo e aplicação da mesma e, baixar de forma gratuita se desejar.

Baixar normas NBR sobre Acessibilidade »

Salientamos que estas normas são de livre acesso, conforme o termo de ajuste e conduta já citado, por isto estão sendo referenciadas aqui.

Imagem: sxc.hu/photo/871694


Comentários Comentários


 
Ainda não há comentários publicados nesta página.
Seja o primeiro!
Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga