AutoCAD 2011, Download e novidades

Conforme previsto no inicio do ano, a autodesk enfim anunciou o novo AutoCAD 2011 juntamente com as demais linhas de softwares (3D Max, Inventor, Revit, Civil 3D…). E também já está disponível o download da versão trial do AutoCAD 2011 (veja mais ao final deste artigo).

AutoCAD 2011

Novidades tem, como qualquer versão nova de software, mas esta atualização deixou uma sensação de um AutoCAD 2010 mais ajeitado.

O de praxe e o esperado

A filosofia de trabalho do AutoCAD, os conceitos básicos que vem das versões anteriores, foram mantidos na versão 2011 como era de se esperar.

O formato dwg não teve alterações, o que significa que arquivos feitos com a versão 2011 poderá ser aberto normalmente com a versão 2010, isto, em se tratando da versão 2010, livra da necessidade uma atualização ou ter que instalar outros softwares como o design reveiw ou o true view apenas para visualizar arquivos. Alias, é provável que esta compatibilidade do dwg se mantenha até no AutoCAD 2012, seguindo o ciclo de atualizações do software.

O VBA, como aconteceu na versão 2010, não está incluso no novo AutoCAD 2011.

Para que já tem material de aprendizagem para o AutoCAD 2010 como apostilas, vídeos, livros e tutoriais, a boa noticia é que estes devem ser aproveitados se não totalmente quase tudo para a versão 2011, já que não houve grandes alterações.

Assim, o que de deve procurar neste sentido é a migração entre as versões, que não deve ser algo complexo.

As novidades do AutoCAD 2011

Falando especificamente sobre o que o AutoCAD 2011 trouxe em termos de novidades, temos recursos interessantes que prometem aumentar a produtividade. Não é uma explosão de novidades nem houve radicalismo como ocorreu por exemplo da versão 2008 para 2009, mas aprimoramentos.

Dentre o que há de novo no AutoCAD 2011, ele promete aprimoramentos para modelagem 3D. Com novas ferramentas que permitem criar superfícies lisas e de transições mantendo a associação entre elas. A biblioteca de materiais (texturas) foi ampliada e reforçada, com materiais que permitem a criação cada vez mais realista.

O AutoCAD 2011 também trás melhorias para as desenhos paramétricos, onde o projetista poderá faze-lo em tempo real de projeto, dispensando a necessidade relacionar objetos manualmente.

A edição de polilinhas também foi melhorada, facilitando a edição do objeto com adição ou remoção de vértices bem como a conversão de linhas e arcos.

O comando Hach tornou-se mais produtivo, sendo acessado de forma mais ágil através de uma guia contextual, funcionalidades que permitem a edição de escalas, rotação e origem da hachuria.

Dois novos comandos surgiram para ganhar tempo na seleção de objetos, o “Add Selected” e “Select Similar”, o que permite a seleção rápida de objetos com o mesmo tipo de propriedade.

Recursos para layers também tiveram melhorias. Uma nova variável permite controlar transparência das camadas. Recursos para ocultar e isolar objetos controlando sua visibilidade independente da layer do mesmo.

O AutoCAD 2011 também promete estar otimizado para aproveitar ao máximo as funcionalidades do Windows 7.

Download do AutoCAD 2011

*Infelizmente com o lançamento de novas versões, a autodesk desativa downloads de versões antigas do AutoCAD.

Caso queira baixar a versão mais recente do AutoCAD: www.autodesk.com/autocad-trial

Requisitos para o AutoCAD 2011

  • Windows 7 (Enterprise, Ultimate, Professional ou Home Premium);
  • Windows Vista (Enterprise, Business, Ultimate ou Home Premium) com Service Pack 1 ou superior;
  • Windows XP Professional ou Home edition (com Service Pack 2 acima)
  • Hardware para Windows Vista e 7: Intel® Pentium® 4 ou AMD Athlon® dual-core, 3.0 GHz com tecnologia SSE2;
  • Hardware para Windows XP: Intel Pentium 4 ou AMD Athlon dual-core, 1.6 GHz com tecnologia SSE2;
  • 2 GB de memória RAM;
  • 1.8 GB de espaço livre no HD;
  • Monitor com resolução 1024 x 768 (true color);
  • Internet Explorer® 7.0 ou superior
  • Drive com leitor de DVD ou disponibilidade de internet para instalação por download.

Mais informações

Para informações de aprendizagem AutoCAD 2011 em português, clique aqui


Video demonstrando recursos de modelagem 3D

Folders e folhetos PDF sobre o AutoCAD 2011

Apostila – preview guide AutoCAD 2011 »

Alguns links foram removidos na ultima revisão deste artigo, por terem sido desativados pela AutoDesk após lançamento de versões mais recentes do AutoCAD.

artigo revisado janeiro/2018


Comentários Comentários


 
Ainda não há comentários publicados nesta página.
Seja o primeiro!
Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga