AutoCAD – customização para ganhar produtividade

O que acha da ideia de deixar o AutoCAD mais produtivo e com mais recursos de projeto? É disso que falaremos neste artigo.

Se tem algo atrativo no AutoCAD, é o fato de ter abertura para que o customize, ou seja, personalize o software ao seu gosto. Com isto, mediante um investimento muito pequeno (ou às vezes de graça mesmo), você consegue diminuir o tempo de um desenho melhorando a qualidade e organização do projeto.

Alguns usuários, por medo, ou até mesmo pela falta de tempo, torcem o nariz para a tal customização. Alguns pensam ser algo muito difícil, ou que requer conhecimentos muito avançados em programação etc… Mas ocorre que existem alguns recursos que são relativamente simples de serem executados e implementados, na internet há muito material gratuito pronto para uso, e tem também conteúdo pago onde em pouco tempo o investimento é recuperado, tudo vai depender da sua necessidade.

Vamos colocar aqui algumas informações destinadas para iniciantes em AutoCAD, ou para quem já iniciou, mas por algum motivo ainda não buscou melhorar.

O uso de rotinas AutoLISP

É possível obter excelentes resultados para tarefas corriqueiras, isto inclui aquele desenho repetitivo, um calculo, e outras infinidades de aplicações. Se der uma busca na própria internet, você encontra muita coisa pronta para uso, no AditivoCAD.Com mesmo temos uma seção de rotinas AutoLISP para download.

Ainda dentro deste contexto, temos utilidades diversas para AutoCAD, esta página inclui hachuras personalizadas (Telhas, madeira, tijolos etc...), Tipos de linhas especiais e até gerenciador de blocos.

Blocos prontos

No inicio da popularização do AutoCAD no final da decada de 90, conseguir uma pequena biblioteca de blocos era algo extremamente complicado, e caro.

Hoje em dia a coisa é diferente, em uma breve navegada encontra-se com extrema facilidade, pelo menos o básico. Em se tratando de arquitetura, também temos uma seção com coleção de blocos para AutoCAD.

Customização – faça você mesmo

Ainda que não tenha conhecimentos avançados, temos aqui neste blog diversas publicações avançadas de personalização. Algumas delas são: criação de um menu suspenso, menu de imagens para gerenciar blocos, criação de tipos de linhas etc.

Veja Tutoriais e dicas avançadas de AutoCAD

O uso de aplicativos

Se a sua área tange projetos de arquitetura e instalações prediais (elétricas/hidráulicas), e simplesmente não tem tempo para deixar o AutoCAD com velocidade que você merece, vale a pena conhecer nossos aplicativos para AutoCAD. Um investimento pequeno, sobretudo se comparado aos resultados.

Bem, estas são as dicas que temos para quem estava adiando o passo à frente no uso do AutoCAD, siga os links do artigo, seja gratuito ou comercial, tem conteúdo variado e acessível.


Comentários Comentários


 

Jorge Não avaliou
Em 14/06/2011 16:51

Po curti esse blog atualmete trabalho cm auto cad em 2D e ta me dando um Help legal!


Gilmar Não avaliou
Em 17/08/2010 10:29

POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO DEIXAR
O AUTOCAD SEMPRE EM LINEWEIGHT 0,00 ASSIM QUE ABRIR O AUTOCAD?


Natanael Magalhaes Não avaliou
Em 02/12/2009 10:21

POR FAVOR PESSOAL VCS PODERIAM ME AJUDAR?
GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇAÕ SOBRE CURSO
DE AUTOCAD PARA INICIANTE.
SOU DES. ARUITETONICO,MAS NÃO TENHO EXPERIENCIA
COM CAD.

Respostas:
Fredy (respondeu em 03/12/2009)

Natanael, temos aqui algumas Apostilas de AutoCAD, talvez ajude.

Obs: Resposta editada para correção de link


Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga