AutoCAD no Windows Vista chega ao fim

A Autodesk anunciou que a partir de 1° de janeiro de 2012 Windows Vista está fora, isto afeta novos produtos a partir desta data. Não é apenas para o AutoCAD, produtos como 3D Studio Max, Revit e outras soluções da empresa, também estão sem garantias de suporte para o famigerado Vista.

A razão apontada como principal é que em 2011 a Microsoft abandonou as vendas para o Vista, mas para quem está um pouco informado isto pode soar estranho já que a microsoft abandonou Windows XP muito antes e ainda assim a linha Autodesk ainda será suportada neste sistema.

Segundo a Autodesk, fizeram uma pesquisa com a base de clientes e constataram que o XP ainda é muito utilizado, em contra partida o Windows Vista está sendo abandonado pela esmagadora maioria que o possui.

Esta posição da empresa quanto ao XP é muito prudente, mesmo ele sendo um sistema operacional do inicio da década passada (lançado em de 2001) ainda está forte pela sua idade, sendo boa alternativa para quem possui computadores mais modestos. Ainda de acordo com informações, a empresa deve continuar a investigar seus clientes nos próximos 2 anos a respeito do Windows XP, ou seja, quem decidirá se este terá morte rápida ou lenta é o consumidor.

O Windows Vista nunca conseguiu (mesmo após forçar a barra) arranhar o calcanhar do XP no que diz respeito ao numero de usuários, somente após algum tempo de lançamento do Windows 7 que houve um recuo de usuários do XP, e isto contribuiu ainda mais pra enterrar o Windows Vista.

Mesmo após os “Service Packs” que corrigiram erros gritantes, parece mesmo é que a industria e consumidores agem para banir o Vista, talvez não seja apenas má impressão causado inicialmente, mas pode ter contribuído o fato do Windows Seven parecer bem mais atrativo e não ter dado a dor de cabeça que seu antecessor deu.

Assim, para o pequeno grupo que ainda usa o AutoCAD e Windows Vista, e gosta de estar sempre atualizado no AutoCAD, deve pensar seriamente em atualizar para Windows 7 ou “desatualizar” para o XP. Como as atualizações e novas versões do AutoCAD não terão mais qualquer garantia de funcionamento, corre-se o risco de ficar na mão, exceto se funcionar por puro acaso ou com gambiarra mesmo.

O próprio AutoCAD 2013 – que provavelmente deve seguir o “ritual” de ser lançado em março de 2012 – virá sem suporte para Windows Vista. Como é sabido, a versão minima do AutoCAD para o referido sistema operacional, é o 2007 (atualizado com Service Pack), embora haja quem tenha conseguido usar outras versões mais antigas em modo de compatibilidade. Assim como há possibilidade – não em todos os casos – de usar AutoCAD antigo com Windows 7, improvisos podem até salvar quem tem o Vista, porém, tudo extra-oficial.

Informações oficiais (inglês) / Link Removido do site da AutoDesk :(

artigo revisado janeiro/2018 - Remoção de link quebrado


Comentários Comentários


 
Ainda não há comentários publicados nesta página.
Seja o primeiro!
Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga