Este artigo sobre banheiro acessível (PNE), reúne as informações da NBR 9050. Está revisado conforme a norma atualizada de 2020 (quarta edição) bem como a Lei Brasileira de Acessibilidade ("LBI").
Inclui conteúdo de apoio (blocos CAD/Dwg e norma PDF) para você conseguir elaborar corretamente projetos de banheiro para deficiente (cadeirante) e pessoas com mobilidade reduzida.
Está tudo organizado em tópicos, escolha o link abaixo ou role a página para fazer a leitura na sequência.
A NBR9050, no que diz respeito a banheiros adaptados, se aplica em sanitários de edificações comerciais e institucionais de uso coletivo ou privado, como exemplo: Órgãos públicos; Escolas e universidades; Estádios; Cinemas; Shoppings; Hotéis; ILPI etc.
Para residências (casas apartamentos), não é obrigatório, mas por uma questão de bom senso o projeto pode ser feito prevendo espaços que facilite uma eventual adaptação futura que se fizer necessária.
Há algumas abreviaturas que você verá no decorrer da leitura, são elas:
Sempre que for mencionado a "NBR" ou a "norma" dentro deste artigo, está se referindo a NBR 9050.
O item 7.3 da norma pede que os sanitários estejam em rotas acessíveis, interligados ou próximos as demais instalações sanitárias. (7.3.2 Recomenda-se que a distância máxima a ser percorrida de qualquer ponto da edificação até banheiro acessível seja de até 50m)
O item 7.4.2 recomenda uma entrada independente para o Banheiro, para que a pessoa com deficiência possa ser acompanhada de uma pessoa do sexo oposto quando se fizer necessário. Em banheiros coletivos você precisa se atentar a esta recomendação da norma, de modo a encontrar uma solução arquitetônica que se encaixe no projeto.
O item 7.4.3 da NBR, estabelece um calculo para quantidade mínima de banheiros PNE, dependendo do tipo de edificação, conforme abaixo:
Uso Privado
O objetivo do artigo é instruir a elaboração dos banheiros adaptados conforme a NBR9050, mas neste caso específico de edificação de uso privado a norma deixa dúvidas e carece complementos.
Para preencher as lacunas que ficam ao consultar a norma, recorremos ao Art. 58 da Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015 – LBI. A lei abrange acessibilidade em sua totalidade, mas vamos ater aqui apenas na questão que tange os Banheiros PNEs.
Conforme a LBI, as edificações residenciais (Uso Privado) que precisam ser adaptadas na totalidade do empreendimento são: Condomínios com casas geminadas; Condomínio de apartamentos.
Já os condomínios com casas isoladas e casas isoladas em lotes distintos, não são obrigadas a ter adaptação, logo não precisam de banheiro PNE.
Ao tomar como base a LBI, comparando com a NBR9050, notaremos alguns conflitos em relação às quantidades que a lei estabelece. O mais prudente neste aspecto será seguir o que diz a lei (a LBI). A seguir veja as considerações da LBI.
A LBI diz que unidades Autônomas multifamiliar dos condomínios (que encaixam na obrigatoriedade), devem ser projetadas para que todas as unidades possam ser adaptáveis posteriormente pelos seus moradores. Isto significa que todos os espaços devem prever dimensões suficientes para adaptação PNE, logo, o banheiro que é o foco da nossa publicação também deve ser dimensionado para uma possível e futura adaptação.
Como alternativa para o caso do edifício que não tem viabilidade de alterações (ex. alvenaria estrutural, paredes de concreto ou equivalentes), a LBI permite optar por construir ao menos 3% de unidades já acessíveis e dá liberdade quanto a escolha das unidades adaptadas. Neste ponto temos mais um conflito com a NBR que pede 5% e exige um por pavimento. Então, seguir a LBI é mais prudente e realista.
A norma recomenda em locais que concentrem um grande número de pessoas, ainda que atender os de 5% exigidos, seja previsto um sanitário acessível para cada sexo junto a cada conjunto de sanitários. Isto se aplica Em estabelecimentos como shoppings, terminais de transporte, parques, clube esportivos,
arenas verdes (ou estádios), locais de shows e eventos ou em outros edifícios de uso público ou coletivo, instalações permanentes ou temporárias
conforme item 7.4.3.2
Em 7.4.4 a norma recomenda ao menos uma bacia infantil em cada conjunto sanitário, a qual é destinada para pessoas com baixa estatura e crianças.
A princípio o banheiro PNE unissex é permitido apenas em edificações de uso privado, que são unidades habitacionais de condomínios e edifícios. Isto é algo bem óbvio, visto que moradias tem por padrão o banheiro usado pela família.
Para edifícios públicos ou de uso coletivo, não é permitido o banheiro PNE unissex, a norma estabelece banheiros adaptados para cada sexo.
Uma exceção pode ser observada em casos de edificação publica existente (que vai passar por adequação). A norma diz Um por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários
. Não é citado explicitamente que seja uma unissex, mas está subentendido, pois é apenas um banheiro.
Exceção também em edificação existente de uso coletivo, na adaptação desta considere o que a norma diz: Uma instalação sanitária, onde houver sanitários
. Assim se houver apenas um banheiro existente, ele pode ser adaptado como PNE unissex.
O item 7.6 da NBR traz informações sobre barras de apoio utilizadas em vaso, chuveiro etc. As recomendações que são comuns a barras de apoio em qualquer instalação acessível:
Estes dois itens são de suma importância na elaboração de ambientes acessíveis.
O módulo de Referência (M.R.) é um espaço ocupado por uma Pessoa com Cadeira de Rodas (P.C.R.), vale para cadeira motorizada ou não. A medida é um retângulo de 1,20x0,80m (Fig.1).
Portanto, quando você precisar avaliar o espaço ocupado por uma cadeira de rodas, ao invés das medidas de uma cadeira use o M.R.
A Área de Manobra (Fig.2) é um espaço mínimo para manobras de uma P.C.R. A norma tem outras opções de medidas conforme o ambiente da edificação, mas para o caso específico do sanitário acessível, deve ser um círculo de 1,50m para oferecer uma rotação de 360º.
No caso de reformas de banheiros, há uma exceção. É permitido uma área diferente como mostrado nos exemplos de banheiros deste artigo, veja "exemplo 4" que é de reformas.
Os espaços de ocupação do módulo de referência e área de manobra, devem ser livres e sem interferência de elementos construtivos ou mobiliário. A área de manobra da Fig.2 é específica para banheiros e vestiários, outros modelos existem na norma, mas se aplicam a outros ambientes.
A norma especifíca o uso de portas de abrir (convencional), correr, sanfonada e do tipo vaivém.
Observar que algumas diretrizes são comuns a todos os modelos.
Em locais de prática de esportes as portas de banheiros e vestiários PNE devem ter vão livre mínimo de 1.00m, independente do modelo da porta adotada (Ref. item 7.5 na NBR).
As portas de abrir em sanitários, vestiários e cabines de banheiro coletivo para acessos a P.C.R., devem obrigatoriamente ter abertura para fora.
No lado oposto a abertura (lado de dentro) deve existir um puxador horizontal (barra de 0.40m) associada a maçaneta, a qual será utilizada para fechar a porta.
Demais regras como necessidade de revestimento anti-impacto na base e vão livre, é o padrão já informado que é independente ao modelo da porta.
A Fig.3 ilustra um esquema geral das medidas e posicionamento dos acessórios necessários em uma porta de abrir.
No capítulo 7.5 da norma, o item g) fala explicitamente que "pode ser instalada porta de correr, desde que atenda às condições previstas em 6.11.2.4 e 6.11.2.11", portanto é permitido o uso de porta de correr em banheiros PNE, observando que os itens citados a seguir referente ao vão e trilho (ver também a Fig. 3a).
A porta vaivém citada na norma como opção para banheiros PNE.
A diferença básica deste modelo de porta está ilustrado na Fig.3b. Há diferenças relativas o posicionamento de elementos como o puxador que é vertical ao contrário da porta de abrir, além da necessidade do visor.
No tocante as medidas de largura x altura, é o mesmo padrão do vão livre dos demais modelos de portas (0.80m x 2.10m).
O item que normatiza o uso desta porta é o 6.11.2.8, onde que diz o seguinte: "As portas do tipo vaivém devem ter visor com largura mínima de 0,20m, tendo sua face inferior situada entre 0,40 m e 0,90 m do piso, e a face superior no mínimo a 1,50 m do piso. O visor deve estar localizado no mínimo entre o eixo vertical central da porta e o lado oposto às dobradiças da porta..."
De modo geral, a norma não faz uma especificação de materiais que são permitidos ou proibidos. Se será madeira, aluminio ou algum outro material, isto deve ser avaliado conforme o projeto.
Algumas colocações sobre o uso de vidro temperado
Esta é uma dúvida que pode surgir, sobre ser permitido o uso de portas de vidro temperado (comercial blindex) em banheiros PNE. A resposta é depende!
O uso da porta totalmente de vidro é inviável pois ela não garante a segurança contra impactos. Agora se a porta possuir na base o material resistente a impactos que a norma exige (ver fig. 3 da porta de abrir) não há nada que impeça o uso do vidro. A questão é se vai encontrar no mercado algo que realmente garante esta segurança.
É obrigatório o uso de barras de apoio, posicionadas ao fundo do vaso sanitário e na parede lateral (Fig.4).
Na ausência da parede lateral, pode-se usar barra articulada e fixa (Ver Fig.6 adiante).
A norma não obriga, mas recomenda instalação de ducha higiênica ao lado da bacia (ao alcance da pessoa sentada), com registro de pressão para regular a vazão.
Recomendações da NBR para Válvula:
O item 7.7.2.1 da NBR informa que a altura da bacia (adulto) seja de 0.43 a 0.45 metros do piso acabado (0.46 com o assento conforme na cota "C" das Fig.4, Fig.5 e Fig.6).
Estas são as alternativas para conseguir a altura:
O vaso com caixa segue o mesmo esquema da opção convencional com válvula ou com caixa embutida.
As mesmas diretrizes em relação às barras de apoio devem ser seguidas. A diferença que notará para esta opção, refere-se a algumas medidas (ver Fig.5) e recomendações da NBR específicas ao caso.
No item 7.7.3.2 da NBR fala que:
Observe que nesta situação a barra na parede ao fundo pode ficar um pouco mais alta, mas tenha atenção ao limite. Certifique-se de indicar uma caixa de descarga com altura compatível, para não atrapalhar o posicionamento da barra de apoio.
Caso não seja possível seguir a altura da barra acima da caixa de descarga colocada na Fig.5, como alternativa use o item 7.7.2.4.3 da norma, o qual permite a combinação de duas barras (uma em cada lateral do vaso), sendo uma fixa e uma articulada, como apresentamos na Fig.6.
Caso haja a parede lateral, você pode combinar o mesmo esquema da Fig.6 considerando a barra fixa da parede e adicionando a barra articulada na lateral.
O esquema da Fig.6 exemplifica com uso de bacia acoplada, mas também pode ser utilizado com bacias convencionais quando não há uma parede lateral, basta seguir as mesmas medidas e posicionamento de barras.
Os esquemas de instalação de bacia (Fig.4, Fig.5 e Fig.6) também se aplicam no uso de bacia suspensa.
Toda instalação de bacia sanitária deve prever as áreas de transferências lateral, perpendicular e diagonal como mostra a Fig.7.
Uma dica: Ao considerar a área de manobra no ambiente, isto permite a aproximação e transferência, visto que a manobra em 360º com diâmetro de 1,50m já prevê dentro dela o M.R. com folga de movimentação.
As recomendações referente a lavatórios, referem-se principalmente a área de uso, barras de apoio e torneiras. Vejamos...
Você deve prever área de aproximação de uma P.C.R. cuja medida seja no mínimo o equivalente ao M.R. avançando em 0.30m da borda do lavatório (Fig.8). Se for de lavatório comum, basta que a área de aproximação seja suficiente para uso por uma pessoa sem órtese (60cm de diâmetro encostando na borda do lavatório).
Instalar duas as barras de apoio horizontal ou vertical (ou combinação de ambas), como mostra a Fig.9 e Fig.10.
Torneiras devem acionadas por alavancas ou sensores (esforço máximo de 23 N). Caso for de fechamento automático, deve respeitar o ciclo de 10 a 20 segundos.
Se for lavatório PNE com água quente: Implementar solução que evite o contato do usuário com o sifão e tubulação; Usar válvula termostática alimentando a torneira, ou misturadores dotados de alavanca que integre as funções de misturador e torneira automática.
Em banheiro coletivo: Se utilizado lavatório em bancada e não houver um exclusivo na cabine para P.C.R., as barras de apoio devem ser posicionadas em uma das extremidades da bancada, seguindo as alturas indicadas na Fig.10.
Em banheiros e vestiários de uso coletivo, deve haver ao menos um boxe de bacia adaptado com barras para uso por Pessoas com problemas de locomoção, coordenação motora ou percepção.
O boxe deve conter duas barras laterais em L como mostra a Fig.11 (ou adaptação de duas barras retas formando o L), além de seguir estas recomendações seguintes:
A medida mínima para o boxe P.M.R. com vaso, pede largura minima de 0.90m, já o comprimento é em função da bacia sanitária utilizada como consta na Fig.11, ou seja, o comprimento interno do boxe é o comprimento do vaso somado a 0.90m.
Se houver mictórios no sanitário, pelo menos um deles deve estar em conformidade com o item 7.10.4 da NBR9050, que pede o item acessível e adequado para Pessoa com Mobilidade Reduzida. Considere, portanto, estes itens:
A Fig.12 ilustra o esquema de instalação do mictório suspenso, em caso de mictório de piso, a norma pede as mesmas medidas e posicionamento em relação às barras e divisórias.
O uso de banheiras, deve ser tratado como uma opção para o banho do usuário.
Item 7.13.2.6 da NBR9050/2020: "A existência da banheira acessível não elimina a necessidade do boxe acessível para chuveiro."
Banheira deve ter fundo antiderrapante, além de ser dotada de uma plataforma de transferência com superfície antiderrapante e não excessivamente abrasiva, para ficar acessível a P.C.R.. A plataforma pode ser fixa ou móvel.
No que diz respeito ao espaço interno do banheiro, deve ser considerada a ocupação ao lado da banheira referente a área de transferência. O espaço neste caso equivale um M.R. como mostra a Fig.13
A instalação de 3 barras de apoio é obrigatória, sendo duas horizontais e uma vertical. O posicionamento e medidas deve ser em conformidade com a Fig.14.
Outras medidas como altura do equipamento e do registro, também são descritas na Fig.14.
Algumas observações para banheiras, recomendadas na NBR:
As medidas mínimas do boxe de banho acessível (para cadeirantes) é de 0,90x0,95m.
Esta área deve ser provida com banco articulado para banho e barras de apoio (ver Fig.15). Também deve fazer a previsão de área de transferência equivalente ao M.R., a norma não dá exemplos de posicionamento, colocamos na Fig.16 um esquema similar ao da banheira com plataforma fixa (Fig.13).
Observações importantes da NBR:
O item 5.6.4.1 da norma trata sobre alarme de emergência para sanitários.
Principalmente para banheiros em hotéis ou em casas de permanência de idosos, você deve se atentar a esta necessidade.
Banheiro PNE nestes casos devem obrigatoriamente ter de um sistema de alarme de emergência que possa ser acionado em caso de queda nos sanitários.
A Fig.17 apresenta altura e localização dos pontos de acionamento.
Recomendações da NBR para o botão de alarme:
O item 4.6.9 da norma trata sobre altura de comandos e controles, estas medidas variam conforme o ponto, mas por regra geral não pode haver nenhum com menos de 0,40m e acima de 1,20m.
Alguns destes inevitavelmente são usados em banheiros, então você deve se observar isto. Quando não couber detalhamento de desenho, pode inserir notas de projeto.
A papeleira (Fig.18) precisa estar ao alcance da P.C.R. sentada sobre o vaso. A mesma deve ficar na parede ao lado da bacia posicionadas conforme o modelo da mesma: Sobrepor, deve ficar à 1,00m do piso e sua face alinhada com o vaso sanitário; Embutida avança em 0,20m do vaso e fica a 0,55m do piso.
Em caso do vaso sem parede ao lado como na Fig.6, a NBR instrui que coloque dispositivo para o papel higiênico na barra de apoio lateral.
Porta objetos, saboneteiras, toalheiros e cabides, devem ser posicionados dentro de uma faixa de alcance, a qual deve ter altura miníma de 0.80m e máxima de 1.20m (Fig.19).
O item 7.11.4 fala sobre a necessidade de porta-objetos, que devem ser instalados junto ao lavatório, mictório e bacia sanitária. Existem algumas recomendações da norma para o porta-objetos:
O vaso com abertura frontal não é permitido em banheiros acessíveis.
Antes da penúltima atualização de 2015 a norma não mencionava nada a respeito, mas a norma atualizada de 2015 e 2020, proíbe de forma explicita o uso do vaso com abertura frontal.
Item 7.7 da NBR9050/2020: "As bacias e assentos em sanitários acessíveis não podem ter abertura frontal."
Este tipo de vaso sanitário tem um uso muito específico, normalmente hospitalar. A abertura frontal visa facilitar uma segunda pessoa auxiliar a higiene de pacientes.
Vale lembrar ainda, que a bacia com abertura frontal, causa desconforto e risco de acidentes, já que a pessoa em cadeira de rodas tem limite na locomoção.
Seguem alguns esquemas (planta baixa) de banheiros acessíveis, obedecendo às recomendações da norma.
As barras de apoio estão dispostas em conformidade com as exigências da norma, as quais já foram explicadas. Recomendamos que para aprofundar em cada elemento do banheiro, veja os tópicos explicados neste artigo.
Neste primeiro exemplo, observe:
Este segundo exemplo apresenta um estudo posicionando as peças e resultando nas medidas míminas internas do banheiro.
No terceiro modelo temos a sugestão para implantar um banheiro completo com o boxe de banho, que pode ser utilizado, por exemplo, em residências ou mesmo em hoteis.
O quarto exemplo se aplica para o caso de reformas onde tem restrição de espaço que inviabilize construir um banheiro nas medidas mínimas exigidas.
Existe uma exceção na norma que permite o boxe sanitário menor que os indicados, é em caso de banheiros que precisam ser adaptados em reformas.
Em ambientes internos de banheiros, que eventualmente não puderem ser ampliados, pode-se adotar esta solução do "Exemplo 4", o qual é baseado na figura 100 do item 7.5 da NBR.
A largura mínima permanece 1.50m. A Área de transferência para a bacia e aproximação ao lavatório são obrigatórias.
O comprimento vai variar em função da dimensão do vaso sanitário, pela média 1.70m atende. Assim, 1.50x1.70m é um banheiro PNE o mínimo para adaptar em caso de reformas.
Esta exceção se aplica apenas no caso de banheiro composto por Bacia e Lavatório.
Este quinto exemplo apresenta uma solução arquitetônica para implementar uma cabine PNE em sanitários de uso coletivo.
Neste layout o objetivo é apresentar a disposição dos itens que compõe o WC (louças, barras). Para medidas da cabine e as peças, tome como base os exemplos anteriores.
Esta sugestão se aplica tanto para banheiro masculino como feminino.
Resolvemos com esta arquitetura, a necessidade de uma entrada para o boxe PNE que permite que o cadeirante entre acompanhado de uma pessoa do sexo oposto. Veja que apesar de uma entrada principal compartilhada, o acompanhante não terá contato visual com quem usa os sanitários convencionais.
Uma instalação alternativa para este modelo, é a possibilidade de alterar a entrada (porta) da cabine PNE. Poderia ser colocada a porta na parede lateral paralela à parede do lavatório, podendo inclusive ser uma porta de correr (desde que siga as diretrizes sobre as portas)
Este sexto exemplo mostra a implantação de adaptada de vestiário contendo a cabine sanitária, boxe de banho e cabine para troca de roupas.
Esquema indicado para locais de práticas de esporte e terapêutica, especificamente para unidades excedentes. O item 7.4.2.1 da norma faz recomendação que estas unidades sejam integradas. Este excedente deve ser independente dos vestiários exclusivos para PNE.
No boxe de banho deve ter uma porta de material inquebrável, podendo também ser uma cortina de plástico ou tecido.
Não pode conter desnível no boxe de banho PNE, nem trilhos de porta no piso. Então deverá fazer o escoamento da água inclinando o piso em até 2% descendo do sentido da porta para o fundo.
Conforme esta planta, está garantida a área de transferência da cadeira de rodas para o banco do banho.
A cabine PNE para troca de roupas, deve ter medida minima de 1.80x1.80m, ser provida de um banco e superfície para troca de roupas na posição deitada. Detalhes e esquema de desenho referente a medidas do banco, barras de apoio, posionamento de espelhos, cabides e porta objetos, podem ser vistos no item 7.14 da norma.
As medidas da cabine com sanitário, o boxe e demais itens PNE, verifique o exemplo 1 e 2.
Em uma possibilidade de adaptação deste exemplo, o lavatório do sanitário PNE pode ser integrado ao lavatório de bancada. Porém neste caso, ele deve ser adaptado com todas as caracteristicas do lavatório PNE.
Download NBR 9050 »
Faça o download da Norma e aprofunde sobre acessibilidade em edificações e urbana.
Guia de Acessibilidade Residencial »
Guia de acessibilidade baseado na Lei Brasileira de Acessibilidade - Art. 58 da Lei nº 13.146
Blocos de acessibilidade/PNE »
Baixe blocos DWG gratuitos de acessibilidade, uso em AutoCAD ou sistemas CAD compatíveis.
Projeto completo de casas para PcD »
Projeto em AutoCAD de casas populares adaptadas para PcD (PNE).
Acelere seus projetos no AutoCAD com este aplicativo.
Plugins para Arquitetura, instalações Elétricas e Hidrossanitario.
Bibliotecas com milhares de blocos e materiais + comandos de produtividade para acelerar projetos.
Conheça o plugin AditivoCAD 3 »Neste artigo reúne os pontos da norma, aplicado especificamente para banheiros. Na ultima atualização e revisão foram incluidos alguns pontos relativos a Lei de inclusão.
Vale lembrar que há pontos relativos à acessibilidade na totalidade, que precisam ser considerados. Falo sobre sinalização, corredores de acesso, rampas, etc. Assim, é recomendável que baixe a norma completa no conteúdo de apoio.
Achou útil o artigo? Divulgue, deixe seu comentário!
Referencias bibliográficas:
1. NBR 9050 de 2020 Quarta Edição, de 03/08/2020 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
2. Acessibilidade em unidades residenciais - Guia Prático para Edificações de Uso Privado Multifamiliar (Art.58 da Lei Brasileira de Inclusão – LBI)
Artigo publicado em 01/08/2018, atualizado em 21/10/2019, 14/12/2021, 02/03/2023.
Você tem alguma pergunta?
Consulte o índice do artigo e verifique nos comentários abaixo se sua questão foi respondida.
Olá! Muito bom conteúdo, parabéns e muito obrigado pela ajuda, foi muito útil.
Olá! Gostaria de parabenizá-lo pelo material!
Apenas encontrei uma divergência importante da norma 9050/2020.
na seção de quantificação de sanitários acessíveis, nas quantidades mínimas, em uso coletivo onde se lê: "Edificação a construir: 5% do total de peças, devendo ter no mínimo dois sendo um para cada sexo, em pavimentos onde houver sanitários."
O texto foi alterado na tabela 7 para: "5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo
um em cada pavimento, onde houver sanitário"
Fredy (respondeu em 06/05/2024)Em breve farei a revisão. Obrigado pela colaboração.
Boa tarde! Muito bom conteúdo. Por gentileza, tem especificado na norma, algum item q diga sobre a não obrigatoriedade de lavatório dentro de box PNE? Obrigada
Fredy (respondeu em 11/04/2024)Algo falando de forma direta não sei se tem, teria que pesquisar mesmo.
Mas é subentendido que tem esta permissão em alguns pontos como no item 7.10.3, que fala da regra para bancada com vários lavatórios. É justamente sobre a escolha de fazer um individual em cabine exclusiva ou de fora em uma bancada mas adaptado.
Ótimo artigo!
No caso de vestiário PNE individual, separado do geral, é obrigatório o mesmo apoio utilizado na cabina do item 6? (além do banco do chuveiro)
Neste caso é utilizado o banco do item 7.14.2?
Fredy (respondeu em 14/11/2023)Mesmo sendo separado é preciso o apoio na cabine, sem ele o cadeirante não consegue se vestir/trocar de roupas.
Bom dia,
Para sanitário PNE infantil, qual distancia da bacia até a barra lateral, 40 cm ou menos por ser infantil.???
Fredy (respondeu em 30/05/2023)No item da Instalação de Bacia convencional, tem a tabela de medidas para adulto e infantil.
Bom dia, sobre o banheiro PCD ser unisex, para um restaurante que vai atender umas 70 pessoas, estamos pensando em fazer um PCD, depois área separada para mais dois femininos e mais dois masculinos. Totalizando 5 banheiros.
Nosso espaço vai ser reduzindo para atender as demais funções.
Fredy (respondeu em 08/05/2023)Neste caso Precisa ter um para cada sexo. As exceções para o unissex são as citadas no artigo (ver índice)
Tem orientações e informações de uma banheiro PNE e Familiar?
Fredy (respondeu em 06/05/2023)Entrada separada dos demais e inclua o fraldário. No mais, valem os mesmos parâmetros de acessibilidade.
Em um pequeno restaurante eu poderia ter dois banheiros PNE ( feminino e masculino ) para todos? Com deficiência ou não?
Fredy (respondeu em 02/05/2023)Antonio,
Desconheço a proibição do uso do WC PNE/PcD por pessoas sem deficiência, há vários estabelecimentos pequenos que fazem isto. Mas se quiser fazer isto para atender a legislação e aprovar um projeto, recomendo a consulta à prefeitura local.
A questão é que A NBR 9050 pede que haja 5% dos banheiros reservados para PNE, sendo o mínimo um para cada sexo. Isso pressupõe a necessidade de um banheiro adaptado além do convencional. Portanto, na prática, manter apenas um banheiro (um para cada sexo) adaptado e permitir o uso geral, embora possa ser usual estaria fora da norma.
A norma prevê exceções em reformas, mas não considera algumas situações específicas. Sabemos que em alguns casos é inviável ter quatro banheiros. Para contornar isso, pode-se incluir a cabine PNE dentro dos banheiros masculino e feminino.
Olá!Em um banheiro coletivo para obra nova, é obrigatório o uso de pia dentro do box? Se não for, colocando a pia na área externa o giro de 360 ainda é exigido dentro da área do banheiro? ou ainda posso usar a medida mínima de 1.50x1.70 como na norma antiga?
Fredy (respondeu em 04/04/2023)A pia pode ficar fora do boxe, desde que esteja de acordo com medidas e demais especificações (para que o PCR consiga acessar). Se for pia de bancada com várias cubas, deve rebaixar e instalar as barras no trecho para PCR.
Olá estou com duvida see posso colocar porta de CORRER de Blindex?
Fredy (respondeu em 02/03/2023)Coloquei uma explicação extra referente aos materiais (e uso de vidro temperado), no item de portas. Deve te ajudar.
otimo amigo me tirou diversas dúvidas, a única que ficou foi, a altura do vaso sanitário, é de 0.43 a 0.45 metros, mas esse valor é com a tampa ja ou nao ?
Fredy (respondeu em 07/02/2023)Esta medida é sem o assento. Com o assento pode ficar até 0.46
Quanto a rampa acessível qual o comprimento máximo que vai ser inserido um patamar de descanso.???
Fredy (respondeu em 31/01/2023)Depende da inclinação. O item 6.6 da norma trata sobre rampas, inclinações e patamares. Vale a pena olhar ai pra ver se seu projeto precisa.
O link pra baixar a norma ta ai no final do artigo ok.
Parabéns! Tenho uma duvida , no caso da não instalação de lavatório dentro da cabine de PNE pode ser utilizado o lavatório de bancada existente, normal em banheiros coletivos? É necessário algum equipamento especifico nesse caso como barras de apoio?
Fredy (respondeu em 25/08/2022)Não pode ser o lavatório comum. Precisa ser o lavatório com as barras e demais especificações.
Muito esclarecedor! Tenho uma dúvida ,na biblioteca da minha faculdade estão proibindo o uso dos banheiros de uso geral para os estudantes ,deixando disponível apenas os banheiros PNE ,e como os vasos inclusive possuem aquela abertura na frente ,não está sendo fácil usar (pelo menos para mim) ,queria saber se essa postura está correta ,não deveria sempre ter disponível ao público os dois banheiros ,existe alguma norma sobre isso ?
Fredy (respondeu em 05/07/2022)A postura da faculdade está errada.
Pra começar, o vaso com abertura frontal sequer deve ser utilizado mesmo em banheiro PNE. Ele é proibido pela norma, seu uso é hospitalar ou residencial quando o morador precisa da ajuda de alguém para a higiene.
Sobre a oferta de sanitários (as quantidades disponíveis), isto deve ser avaliado conforme a edificação, há alguma flexibilização em edificações antigas, mas como eles já tem estes banheiros disponíveis, restringi-los não é o correto.
A norma que rege o assunto é a NBR9050, no caso específico desta norma, ela é lei desde 2015 (sobre a lei: ww.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm)
Sugiro atualizar para NBR 9050-2020 porque o material é excelente, vale a pena atualizá-lo. Fácil acesso e interação.
Fredy (respondeu em 02/12/2021)Mayse, já revisei e comparei todo o artigo com a nova norma, no que aborda esta página (sobre banheiros), as informações da NBR de 2015 e 2020 são iguais.
Não há o que alterar neste artigo no que diz respeito aos desenhos indicações e recomendações e informações técnicas.
Nos próximos dias farei a alteração do link e algumas informações como referência bibliográfica, além de algumas nomenclaturas (por ex. onde constam 9050/2015 alterando para 9050/2020).
No mais, pode seguir as informações da página para elaborar seu banheiro PNE sem problemas.
Ah, e o link para baixar a norma atualizada já está no artigo ok.
Bom dia poderia me tirar uma duvida, a bacia e o vaso podem estar na mesma parede ?
Fredy (respondeu em 01/12/2021)Pode sim. Desde que atendidos os demais itens como barras de apoio, área de manobra etc.
Ótimo artigo. Tenho uma dúvida: Ao invés de construir um banheiro acessível e outro de uso geral, posso construir somente o acessível para todos usarem ?
Fredy (respondeu em 06/10/2021)Pra atender a norma, se for banheiro coletivo deve ter uma cabine PNE com entrada separada dentro dele, com a bacia e as barras de apoio. Se não quiser colocar o lavatório na cabine PNE, pode fazer um de bancada com o PNE adaptado nele.
É permitido porta de correr no sanitário acessível? Como fica a colocação dos puxadores horizontais?
Pode porta de correr de vidro? Daí teria que reforçar a parte inferior?
Fredy (respondeu em 26/08/2021)Julia, a norma exige que material frágil precisa do reforço inferior para absorver impactos, como referenciado no artigo.
No caso do vidro, uma pancada em uma parte da porta pode estilhaçar toda ela. Então voce deve verificar com o fabricante se tem esta certificação que garanta esta segurança. Não sei te informar se ha este material no mercado que atenda esta necessidade.
Facil entendimento; Tem todas as informações necessárias; Excelente trabalho.
SIMPLES E CERTEIROS , MUITO BOM!!!!
MUITO OBRIGADO POR TANTAS INFORMAÇÕES PRECISAS..... VCS SÃO SURREAIS!!
Boa tarde, excelente conteúdo.
Tenho uma dúvida que não encontrei resposta que é: todos os restaurantes devem possuir banheiro PNE, independente do tamanho?
Pergunto porque estamos reformando um restaurante o qual possui dois banheiros internos Masculino e feminino, porém não comporta fazer o PNE no local, e se for obrigatório poderia ser feito um PNE na área externa anexo ao imóvel? Neste caso o cadeirante terá que sair do restaurante para acessar o banheiro.
Desde já agradeço o apoio.
Fredy (respondeu em 07/06/2021)Adelar, deve ter o banheiro sim.
No caso de reforma verifique se o "Exemplo 4" de banheiros comentados atende.
Se não der pra adaptar, a opção de fazer em área externa atende a norma, desde que seja área do restaurante e a rota acessível (coberta etc.). Observar os item referente a Localização para que atenda a norma quanto ao acesso. Bom projeto.
Olá, uma dúvida que ninguém conseguiu me tirar. Em caso de restaurante em shopping, não precisa de banheiro pois o estabelecimento é considerado anexo ao shopping e a estrutura do shopping que tem obrigação em oferecer o banheiro acessível. Porém, queria fazer um banheiro pequeno dentro do restaurante, dentro do shopping. É obrigado fazer acessível ou, por o shopping já ofertar o acessível, eu posso fazer ele normal, sem acessibilidade pois não tem espaço para isso? Me ajudaria muito essa luz. Obrigado.
Fredy (respondeu em 05/05/2021)Robson, em relação a norma não podem exigir já que a norma é atendida na estrutura do shopping.
Você não perguntou mas é só um comentário adicional ok. Embora pela norma não estejam em divida, se este banheiro é para o publico, no ponto de vista comercial pode ser embaraçoso, principalmente se alguém precisar do banheiro especial e estiver longe.
Boa tarde, muito bom o conteúdo. Minha dúvida é em relação a área de manobra no caso de sanitário que passou por reforma. Qual seria ela?
Fredy (respondeu em 05/04/2021)Para reformas considere os limites do Exemplo 4 nos exemplos comentados.
Posso colocar uma porta de correr com a medida de 90 cm?
Fredy (respondeu em 26/11/2020)Pode, mas veja os demais requisitos dos itens 6.11.2.4 e 6.11.2.11 (consultar na norma).
Gostaria de saber se há restrição de modelos, tipos e cores de pisos e revestimentos ?
Eu estou construindo um banheiro PNE e gostaria de colocar no piso o Revestimento Place da Marca Eliane acetinado e em 03 paredes colocaria ele polido e 01 parede uma cor diferente (cimento queimado ou amadeirado) é possível ? Não achei nada sobre na norma.
Se puderem me ajudar agradeço muito!
Fredy (respondeu em 13/10/2020)A questão de revestimentos (marca, cor etc.) é de escolha livre.
Boa tarde. Eu gostaria de saber se os assentos de elevação pne são legalmente aceitos para fins de cumprimento da norma em empresas?
Fredy (respondeu em 04/10/2020)A norma nem os menciona.
Estes assentos costumam vir com abertura frontal (proibida no caso da norma) e tem uso mais hospitalar.
É possível fazer um box com bacia sanitária PCR, igual o exemplo do PMR?
Fredy (respondeu em 28/09/2020)Igual não dá, pois as barras de apoio são diferentes e o PCR precisa da área de manobra.
Me ajudou bastante amigo, pois tenho uma ESCOLA DE MARCENARIA RENOVAT e estou me preparando para profissionalizar pessoas com cadeiras de rodas e essas informações foram de grande ajuda para que possa fazer os wc dentro das normas para atender PNE abraço Antonio
Vi em um site que a norma 9050:2015, foi atualizada nesse mês (9050:2020); Confere?
Se sim, nos mostra se houve mudanças no banheiro PNE.
Desde já agradeço.
Fredy (respondeu em 31/08/2020)Sim confere. Houve revisão no inicio deste mês.
Ainda não tive tempo de fazer uma analise detalhada, mas olhando rapidamente não parece ter tido alterações nesta parte referente ao WC.
Deixei um link para download da mesma no Material de apoio para que possa comparar, os itens citados no artigo aparentemente tiveram a numeração mantida na norma.
Assim que for possível, farei uma completa revisão do artigo.
Ótimas explicações, parabéns.
Uma dúvida, no caso, em um prédio institucional, posso colocar apenas um WC PNE para atender a todos, pois a edificação não é grande?
Fredy (respondeu em 27/08/2020)Precisa se encaixar no critério de quantidades mínimas que expliquei logo no inicio do artigo.
Top me ajudou muito parabens
Bom dia! Referente a instalação de portas em banheiro publico, pode ser instalada no canto da parede ou tem que ser afastado ou no meio?
Fredy (respondeu em 24/08/2020)Pode ser a posição que quiser, desde que fique acessível.
A abertura da porta tem que ser sempre no sentido para fora? A abertura é feita no sentido para fora devido ao tamanho do banheiro?
WC PNE com dimensão 2,0m x 2,2m poderia ser com a porta com abertura para dentro? Sendo que tem espaço para a manobra.
Obrigado como sempre pelas explicações.
Fredy (respondeu em 11/08/2020)Rubens, a abertura para fora é exigência da norma.
A pessoa na cadeira de rodas entra e puxa a porta, é mais fácil que ficar fazendo manobras para tentar empurrar. Mesmo com espaço de manobra, é mais fácil.
Postei um video no facebook que simula as duas formas de fechamento da porta, mas o link direto não está funcionando. Caso queira cesse o link facebook.com/aditivocad/videos e role pra baixo que encontrará.
Bom dia.
Estou adaptando um imóvel residencial para comercial (restaurante) posso adaptar um dos banheiros para uso partilhado? Colocando num mesmo banheiro uso normal e deficiente.
Fredy (respondeu em 01/08/2020)Geraldo, a norma pede WC exclusivo nas quantidades indicadas neste artigo mesmo. Pode ser conjugado com o banheiro convencional, se tiver solução arquitetônica que dê cabine exclusiva com entrada independente.
Boa tarde, em relacao a instalacao de barras de apoio em lavatorios individuais, a Norma diz que " quando instaladas" devem seguir aos requisitos do item 7.8 da NBR.
Existe a possibilidade de nao instalar essas barras, ou a alternativa e', apenas, a escolha entre os modelos horizontais e verticais?
Grata
Carla
Fredy (respondeu em 22/07/2020)Carla, pra seguir a norma, precisa ter as barras sim.
Sem elas o uma pessoa na cadeira de rodas não consegue usar a bacia sanitária.
Bom dia ,quero parabenizar a está equipe pelo ótimo trabalho e ajuda a nós .
Mas gostaria de tirar uma dúvida o chuveirinho higiênico tem que ser com água quente? E o que a norma pede? Obrigado .
Fredy (respondeu em 11/07/2020)Alexandre, não há exigência sobre a água quente neste caso. A norma nem cita o uso da ducha, então penso ser opcional.
Apenas mantenha na faixa de alcance (ver a Fig.19) que acredito ser suficiente.
Tudo muito esclarecedor. Mas me tire uma dúvida por favor. WC PNE precisa ou não ter antecâmara? É obrigatório em WC PNE ter antecâmara? Antecâmara nesse caso seria mais uma barreira de acesso, ao meu ver.
Fredy (respondeu em 30/06/2020)Rubens, não encontrei nada na NBR9050 que exija isto.
Há casos onde precisa sim ter a antecâmara. Por exemplo, a NR 24 (refere-se a locais de trabalho) pede a antecâmara nos sanitários. Isto seria algo independente de ser um banheiro PNE.
Fora esta situação, penso que deve ser analisada a necessidade da barreira conforme o tipo da edificação, infelizmente não sei te responder todas as situações onde é obrigatório.
Outra coisa que deve ser considerada, é a consulta em leis municipais (código de obras) que pode diferir de local pra local.
ola, estou projetando um galpao comercial com mezanino, o cliente gostaria que a cabine pne fosse dentro dos demais banheiros..posso fazer isso? e no caso se eu projetar outro banheiro no segundo pavimento (mezanino) precisa de outra cabine pne ?
Fredy (respondeu em 14/06/2020)Pedro, a cabine PNE dentro do WC, precisa garantir que uma pessoa do sexo oposto entre para auxiliar. Então estude uma solução para entrada desta PNE, que evite constrangimentos (normalmente se coloca a cabine PNE bem na entrada).
Sobre ter o segundo piso, se ele é acessível ao PNE, deve sim ter um WC Adaptado.
Estou precisando adaptar um pequeno banheiro do meu consultório, ele possui 1.40 x 1.40....É possível....fazer um.banheiro adaptado
Fredy (respondeu em 10/06/2020)Não dá Cintia.
No artigo tem um exemplo com medida mínima para reformas.
Olá! Estou a projetar um banheiro PNE e surgiu uma dúvida em relação a altura do ponto de saída de água fria para um lavatório. Poderia me ajudar ? Obrigado desde já.
Fredy (respondeu em 09/06/2020)Otávio, a torneira do lavatório PNE fica fixada no próprio lavatório/bancada. Portanto, use o padrão da instalação hidráulica para o ponto de água.
Estou fazendo a reforma de uma igreja onde não há acessibilidade alguma, além da falta de espaço, o que está deixando o projeto dificultoso. Posso fazer apenas um banheiro PNE para ambos os sexos, ao lado dos demais banheiros? Se não, posso projeta-los dentro dos banheiros femininos e masculinos mas sem a pia dentro da cabine?
Fredy (respondeu em 08/06/2020)Mariana, os dois casos são possíveis, o banheiro unissex ou PNE junto dos demais.
No segundo caso, a pia pode ser fora da cabine, desde que seja adaptada. Outra questão que precisa ser estudada para este caso, é que o WC deve permitir que uma pessoa do sexo oposto possa entrar para auxiliar quando necessário, portanto o acesso a esta cabine dentro do sanitário deve ser feita atentando para esta questão.
Resumo muito bom! Super didático e de fácil compreensão com os exemplos através de imagens. Parabéns!
Estou com um banheiro de salão de festas onde possui um shaft e nao me da dimensão para colocar o vaso próximo da parede, sou obrigada a colocar uma barra lateral?
Fredy (respondeu em 31/05/2020)Marta, banheiro PNE as barras são obrigatórias, conforme a norma pede. Será preciso estudar uma solução arquitetônica ou que permita fixar as barras, caso queira atender a norma.
Boa noite. Estou montando um consultório de fisioterapia. O Banheiro com acessibilidade pode ficar dentro de uma sala de atendimento? E na recepção o banheiro comum. O Imóvel locado é pequeno, foi a solução que encontramos
Fredy (respondeu em 24/05/2020)Vanessa, pelo que eu entendi, um cadeirante que estiver aguardando na recepção e havendo atendimento na sala, ele ficaria sem acesso ao WC. Neste caso é algo que precisa ser resolvido, vai contra a acessibilidade. Talvez colocar a saída deste pra fora, se for viável, já resolve.
Se não consegue resolver esta questão e quer acessibilidade, sugiro que busque um arquiteto afim de avaliar uma solução. Um profissional experiente tem uma visão diferente e pode conseguir resolver.
Estou fazendo um consultório de fisio, no banheiro irei colocar somente vaso e pia, posso tá usando o vaso normal na msm altura das normas? E posso colocar essa medida 1.50x1.80 será q dá de o paciente fazer a manobra?
Fredy (respondeu em 21/05/2020)Antonia, a medida mínima recomendada é 1,50x2,00,do exemplo 2. Isto para um WC PNE.
O vaso e pia, pode usar o convencional, obedecendo as alturas, posicionamento de barras conforme exigências da norma.
Bom dia, estou trabalhando em sala comercial, ao qual o banheiro tem dimensões de 1,10x3,15, é possível torna-lo acessível com essas dimensões?
Fredy (respondeu em 12/05/2020)Não dá Maria. A área de manobra precisa largura minima de 1,50m.
Boa noite,
Estou para abrir um banho e tosa e queria saber se para tirar o habite-se comercial irei precisar fazer um banheiro adaptado para PNE e se banho e tosa tem a obrigatoriedade de ter um banheiro adaptado para PNE?
Desde já agradeço.
Fredy (respondeu em 10/05/2020)Toda edificação comercial precisa, olhando pela norma. Para edificações existentes o WC já construído pode ser adaptado dentro do limite que coloco no artigo (exemplo para reformas).
Apesar disso, há prefeituras que não fiscalizam esta questão para liberar pequenos comércios.
O ideal, olhando a questão de acessibilidade e atendimento ao seu cliente, é ter um banheiro adaptado. Mas se levanta a hipótese de não fazer o banheiro, o recomendado é consultar a prefeitura de sua cidade.
Excelente matéria informativa. Parabéns pela publicação.
Uma dúvida: Quando consider um banheiro coletivo ou privado? Estou fazendo uma sala comercial de 2 andares e estou em dúvida quanto ao número de sanitários acessíveis. Como é comercial, não sei qual será o uso futuro da sala, mas certamente não será de uso público.
Fredy (respondeu em 10/03/2020)Arnoldo,
Neste caso acredito que o que mais encaixa é o uso coletivo. Este se refere a atividades comerciais, financeiras, ginásios, igrejas, escolas etc.
Uso publico são para aquelas administradas por entidades do poder público.
O uso privado é para habitação.
Parabéns pela publicação, que esclarece pontos específicos da norma, de forma prática, organizada e didática.
Bom dia, banheiro acessível, a saboneteira precisa ser eletrica/automatica obrigatóriamente??
Fredy (respondeu em 15/01/2020)Não é obrigatório.
Informações muito úteis. Parabéns!!
Bom dia!
É obrigatário instalar banco para banho no banheiro p o PNE?
Fredy (respondeu em 02/12/2019)Se é banheiro com chuveiro, precisa do banco e todos os outros itens informados para a área de banho.
Só queria tirar uma duvida. Se o banheiro PcD precisa de um trocador, qual seria as medidas e como ficaria ?
Fredy (respondeu em 21/11/2019)Lindaura,
Embora possa ter, não é item obrigatório dentro do banheiro PNE, exigido pela norma.
O trocador (fraldário) pode ser um item a parte. É mais funcional (sugerido) faze-lo separado dos banheiros para que tanto pai como mãe possa acessar sem constranger pessoas do sexo oposto ou a própria criança.
Não há uma medida minima conhecida, isto vai depender de mobiliário que vai alocar no mesmo, deve ser projetado caso a caso. Ele deve obviamente estar acessível a PNE's.
boa tarde, é obrigatorio ter janela no banheiro pne? se sim se janela pode ficar com a saida para um outro banheiro? banheiro pne pode ficar junto com os banheiros normais? obrigado
Fredy (respondeu em 14/11/2019)Luiz, todo ambiente precisa ter ventilação, seja banheiro pne ou não. Se não tiver como ventilar natural por janela, pode tentar pelo teto em esquema de lanternim, ou usar ventilação mecânica com exaustor. Abrir a janela para outro banheiro pode não ventilar.
O banheiro PNE pode sim ficar junto, desde que tenha uma cabine exclusiva para ele, obedecendo os critérios de acessibilidade da norma.
Dúvida: farei uma reforma em um imóvel para que um banheiro se torne acessivel.
Usarei a medida de 1,70x1,50, mas na ideia inicial a porta ficaria na parede de 1,70, ficando de lado para o vaso sanitário. Isso é possível? Teria alguma outra forma de dispor isso para que a porta fique nessa parede?
Fredy (respondeu em 12/11/2019)Paula, acho bem difícil, mas só testando pra ver.
Você tem que considerar Área de Transferência, Aproximação e Manobra. Monte um layout posicionando as peças e estes elementos citados, então veja se está acessível e dentro da imagem do "Exemplo 4".
Este exemplo da reforma é uma solução apresentada pela norma, trabalhar com a mesma medida mudando posição de peças e mantendo a acessibilidade, só quebrando a cabeça e testando as possibilidades de projeto pra ver se dá certo.
Dúvida: estou projetando uma área de lazer para locação 200m², há necessidade de um vestiário feminino, masculino e mais o PNE ou posso considerar um marculino e outro feminino PNE?
Fredy (respondeu em 11/11/2019)Se entendi bem, dentro do que você propõe o cadeirante masculino não teria um banheiro né? Não pode.
Em locais de uso privado, até pode colocar o PNE unissex, mas ele precisa ser separado dos demais masculino e feminino que não são PNE.
Outra alternativa é colocar uma cabine PNE dentro de cada um (masculino e feminino), considerando que seja sanitário coletivo.
Seria tão bom se fosse obrigatório o acento ser almofadado. Pode ser um luxo, mas eles são antiderrapantes, não machucam para nós que tÊm que colocar e tirar a roupa sentada.
PUBLICAÇÃO DE QUEM SABE PROJETAR E FAZER
Estou fazendo um projeto de reforma e o acesso para os banheiros será através de um hall. Nesse caso, qual será a largura minima para esse hall, onde a cadeira deverá fazer um giro de 90º?
Fredy (respondeu em 21/10/2019)Éverton, a acessibilidade fora do WC deve ser observada conforme cada projeto. Por exemplo, estas as larguras de corredores de acesso e circulação que você pergunta, dependem de fatores como fluxo de pessoas, se há área de manobra etc. Cada projeto pode exigir algo diferente.
Recomendo que baixe a NBR9050 citada no material de apoio onde encontrará o conteúdo para analisar estas questões.
Coloquei também um link para um manual de acessibilidade (recomendado), no mesmo material de apoio do artigo.
Obrigada pelo material, de fácil entendimento. Surgiu uma duvida no caso de banheiro PNE infantil, a bacia utilizada é a normal infantil só com os adicionais das barras de apoio?
Fredy (respondeu em 21/10/2019)Andrea,
As diferenças são para medida da bacia e distancias das barras. O esquema geral é o mesmo.
Nas imagens que mostram a instalação da bacia, consta a tabela com as medidas e distancias de barras adulto e infantil.
Gosteí!
Muito esclarecedor!
Sensacional! Obrigada!
Fiz um banheiro acessível em minha pousada e a porta foi de 0,80 cm mas quando instalei a porta o vão livre ficou com 0,78 cm. Pode ser?
Fredy (respondeu em 30/09/2019)Interessante isto José. Francamente não sei te responder com exatidão se pode ou não.
O que temos ai é uma medida "fora da norma", mas sem prejuízo aparente quanto a usabilidade. Uma cadeira de rodas tem largura entre 60cm e 70cm, ela passa neste vão de 78cm tranquilamente.
Mas não posso te afirmar que pode. Caso seja para uma averiguação de fiscalização é possível ter problemas, no mais acho improvável que alguém note isto.
A folha sendo de 80cm exato, de fato a abertura será menor pois tem o desconto do "sulco" no batente. O ideal seria a folha de 82cm.
posso fazer apenas um banheiro pne, sendo assim ele pode ser utilizado como unissex?
Fredy (respondeu em 17/09/2019)Leonardo,
Só pode em edificações de uso privado. Se for edifício público e locais de uso coletivo, deve fazer um para cada sexo.
Ótimo material, gostaria de tirar uma dúvida: existe alguma restrição na lei para a colocação de um chuveiro para pessoas que não sejam PNE em um banheiro acessível?
Fredy (respondeu em 16/08/2019)Aline, não vejo sentido nisto, seria como adaptar apenas o vaso sanitário e a pia não. Simplesmente faz com que o banheiro esteja fora da norma.
Se o banheiro é PNE e tem um chuveiro nele, este deve ser adaptado também.
Olá
E no caso de banheiro com box de chuveiro, quais as dimensões
minimas no caso de reforma
Fredy (respondeu em 01/08/2019)Não há exceção para este caso Kélin. Deve adotar a medida padrão minima já informada.
Posso usar porta de madeira para sanitário PNE? Se eu não tenho espaço para criar um banheiro com chuveiro para PCR em um vestiário de funcionário de um supermercado posso construir esse ambiente em outro local no mesmo pavimento porem fora do vestiário, ou precisa ser dentro do já existente?
Fredy (respondeu em 25/07/2019)Antonio,
A porta ser de madeira, desde que observadas as demais necessidades da mesma (veja no item Portas de Banheiros e Vestiários).
O banheiro PCR pode ser criado separado sim, devendo atender o item que mencionei no tópico Localização e quantidades...
Gostei muito de seu trabalho, eu procuro diferença entre um banheiro adaptado com base na ABNT NBR 9050/04 e um adaptado conforme a NBR/2015 para me defender das acusações de meu sócio. Será que vocês poderiam me ajudar nesse sentido?
Fredy (respondeu em 23/07/2019)Elizabeth, não tenho um modelo comparativo, até porque isto dependeria muito do esquema dos banheiros.
No item "Material de apoio para download" do artigo, acesse o download da NBR9050, no mesmo pacote inclui um documento que mostra o que tem de novo na norma e o que foi alterado em relação a anterior de 2004. Fala sobre todos os itens da norma, mas há uma série de alterações e novidades relativo ao banheiro PNE.
Você pode fazer um check-list de cada componente do banheiro existente e verificar o que precisa ser adequado.
Em caso de desnivel da soleira para entrar no banheiro, é necessário o uso de rampas?
Fredy (respondeu em 18/07/2019)Lu, a nbr recomenda que sejam evitados, mas o item 6.3.4.1 da norma diz que se o desnível de piso for de até 5mm não precisa tratamento. De 5 até 20mm é necessário a inclinação (máx. 50%).
Isto vale para qualquer desnível em rota acessível. Mas no caso do boxe de banho PNE, não pode ter desnível algum.
Bom dia, tenho uma duvida, o lavatório tem que estar dentro do banheiro, ou ele pode estar locado fora do banheiro com acessibilidade.
Fredy (respondeu em 17/07/2019)Pode ficar fora também, desde que esteja acessível.
Em lavatórios coletivos normalmente se coloca o PNE nas pontas para melhor adaptar altura e instalação de acessórios.
posso usar sensor de presenca em sanitario PNE
Fredy (respondeu em 17/07/2019)Otávio, a norma não proíbe isto.
Qualquer medida que ajude a acessibilidade é bem vinda.
Não consegui identificar qual a distancia ideal da parede lateral até o centro do vaso.
Poderia me tirar essa dúvida por favor?
Fredy (respondeu em 17/07/2019)Rony,
A distancia é da face externa da barra de apoio que é fixada na parede, até o centro do vaso. É 40cm para bacia adulto e 25cm para infantil, conforme tabela na fig.4.
Olá, observei em algum comentário que vc alertou para portas de correr, mas ao ler a NBR 9050 atentei que o banheiro PNE pode ter porta de correr, desde que atenda aos requisitos impostos... Poderia me explicar?
Fredy (respondeu em 17/07/2019)John, realmente. Verifiquei e há um item em 7.5 da norma que fala que pode ser instalada a porta de correr se atender o 6.11.2.4 e
6.11.2.11, que falam do vão livre minimo e questão dos trilhos.
Uma questão que deve ser observada é que a norma também pede barra na parte interna da porta para facilitar o fecho, neste caso não sei te dizer como ficaria isto. Assim que tiver algo mais concreto atualizo isto no artigo.
Um ponto que deve ser considerado, é que mesmo "atendendo a norma", estas portas em WC oferecem maior dificuldade para cadeirantes fecha-la.
muito bom!
Por favor, preciso muito tirar uma dúvida em relação a esse item:
"O item 7.4.3 da NBR, estabelece um calculo para quantidade mínima de banheiros PNE, dependendo do tipo de edificação, conforme abaixo:
Uso Público
Edificação a construir: 5% do total de peças, devendo ter no mínimo um para cada sexo, em pavimentos onde houver sanitários.
Edificação existente: Um sanitário por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários."
Dúvida: No trecho "Edificação existente: Um sanitário por pavimento, onde houver ou onde a legislação obrigar a ter sanitários", pode ser "Sanitário Unissex/pavimento"? Foi o q interpretei, já q não é citado "devendo ter no mínimo um para cada sexo"! E no projeto que estou REFORMANDO, PODENDO SER ÚNICO, resolverá vários problemas.
Fredy (respondeu em 07/07/2019)O trecho não é claro e direto, mas deixa por entender que pode ser unissex neste caso, sendo uma reforma. Este também foi o meu entendimento.
Olá, tenho um vaso sanitário com caixa acoplada e comprimento de 70 cm, meu banheiro será reformado em uma construção existente, posso fazer um banheiro com 1,50x1,70m?
Fredy (respondeu em 05/07/2019)Nati, em reforma pode sim. Tem um exemplo no próprio artigo.
Boa tarde!
É permitido colocar o trocador de fraldas de bebês,
dentro do banheiro PNE?
Grata.
Eliana.
Fredy (respondeu em 02/07/2019)Eliana, a norma não fala explicitamente que é proibido. Mas a observação que consigo fazer, é que você pense no lado prático, do cadeirante ter que esperar alguém trocar o bebê pra usar o WC que lhe é reservado e preferencial!
Bom dia
Minha mãe está abrindo um bar e lanchonete, quero saber se o banheiro de cadeirante pode ser junto com o de mulher e dos homens separado?
Fredy (respondeu em 26/06/2019)Daiane, banheiro destinado ao publico (ou de uso coletivo como seu caso) tem que ser um para cada sexo, não pode misturar. Sobretudo se for banheiro coletivo, pense no constrangimento de quem usa.
Se a edificação é existente e será reformada, há exceções para alguns pontos como as dimensões, mas de todo pra seguir a norma convém também consultar um arquiteto ou engenheiro de sua cidade.
Olá! Poderia esclarecer uma dúvida minha? Na construção de uma igreja, pode-se construir um banheiro PNE masculino e outro feminino para uso geral? No caso, os dois banheiros PNE atenderiam a todo o público.
Fredy (respondeu em 17/06/2019)Beatriz, eu sinceramente não conheço item na norma que impeça uma pessoa qualquer de usar o banheiro PNE. Mas é algo subentendido que não é ideal, pois a norma pede o calculo de numero de banheiros PNE em função da quantidade total de banheiros da edificação - o item localização e quantidades do artigo fala sobre isto.
Uma outra observação que tenho é se uma unica bacia sanitária para cada sexo é suficiente pra atender todo o publico de uma igreja, por menor que seja acho improvável.
O mais correto é calcular os sanitários conforme o publico a ser atendido e em função deste estabelecer os sanitários PNE.
Olá,estou adaptando um sanitário para cadeirantes, em uma peça medindo 1,85x2,50,posso colocar o vaso sanitário e o lavatório um ao lado do outro na parede de 1,85 MT,com a ponta pela frente? Se for atendido desde já agradeço!
Fredy (respondeu em 12/05/2019)José, não há problemas no fato de ter lavatório e vaso lado a lado, mas é preciso observar se tanto o lavatório como o vaso permitam a área de aproximação (Modulo de referencia) e a colocação das barras de apoio. O banheiro como um todo também precisa comportar a Área de Manobra.
As medidas do módulo e da área de manobra constam nos exemplos do artigo.
Em se tratando de reformas, a área de manobras pode ser reduzida se não tiver espaço suficiente, no artigo tem um exemplo da redução que é permitida.
O ideal é montar uma planta baixa do banheiro fazendo um layout com as peças, pra verificar as medidas.
Boa sorte.
A porta pode ser de correr?
Fredy (respondeu em 29/04/2019)[resposta editada em 18/07/19]
Bruna, há dificuldades para a pessoa na cadeira de rodas fechar, mas a porta de correr pode ser colocada se atender os itens 6.11.2.4 e 6.11.2.11 (consulte a norma), além da questão da barra interna que deverá estudar como implementa-la.
Boa tarde, é possível fazer o banheiro para PNE (200x150) apenas com o vaso sanitário e colocar o lavatório do lado de fora. Por dois motivos a pergunta. 1 - para que a porta abra para dentro, 2 - para que o lavatório externo ao banheiro atenda um lavado.
Fredy (respondeu em 04/04/2019)Afonso, a porta deve abrir pra fora e o puxador tem que ser fixado na parte interna (veja os exemplos do artigo). Até respondi uma outra visitante sobre esta questão da porta pra dentro/fora e a resposta deu duplo sentido, mas já corrigi. A porta deve abrir pra fora.
Você pode fazer a cabine apenas com o vaso sanitário se for banheiros coletivos (que inclua cabines convencionais), o lavatório devendo ser de bancada e ter um dos módulos adaptado exclusivamente a pessoa em cadeira de rodas. E a cabine PNE também deve ficar o mais próximo possível da entrada.
Para banheiros individuais, o PNE precisa de peças exclusivas para ele, sem compartilhamento.
Em um dos exemplos que coloquei no artigo, tem um Wc PNE de 200x150 onde a porta abre para fora e o lavatório está dentro.
Posso colocar interfone na porta do banheiro pra impedir que pessoas que não são deficientes?
Fredy (respondeu em 29/03/2019)Não sei se entendi sua pergunta Rafaella.
Seria impedir as pessoas que não são deficientes de entrar no banheiro PNE? Seria alguma forma de controle de acesso?
Se for isto, não há nada na norma que impeça. Em se tratando de local publico, desde que a pessoa não PNE tenha um banheiro pra ela usar, chega ser mais que justo controlar que não usem o sanitário PNE indevidamente.
Espero ter respondido. Se não responde gentileza reformule sua duvida.
Excelente trabalho amigo, gostei muito.
Deus abençoe sua vida.
Adorei a matéria !!! Mas estou com umproblema a porta de um banheiro não pode abrir para dentro ? Em hipótese alguma , pois estou fazendo as adaptações e com a porta de 90 pra fora aí não abre completamente
Fredy (respondeu em 13/03/2019)Danila, a porta deve abrir pra fora, é questão de usabilidade, mais fácil o cadeirante puxar ela pra fechar.
Se Abrir pra dentro, a pessoa com cadeira de rodas vai ter dificuldade devido o espaço que a cadeira ocupa, pra empurrar a porta e fecha-la.
Dê uma olhada neste video a seguir que ele apresenta na prática a razão da porta abrir para fora: Video Banheiro PNE...
Outra coisa, a porta pode ter 80 se a de 90 não der, mas se a de 90 não abre pra fora convém verificar a questão da acessibilidade para que a pessoa com cadeira de rodas consiga acesso a entrada do banheiro.
Excelente estudo..
Acrescentou muito..
mas tenho uma questão minha cliente quer colocar um mictório no bh PNE..
existe alguma lei que diz que não pode?
RESUMINDO.. é possivel fazer um bh comercial UNISSEX e PNE?
Fredy (respondeu em 01/02/2019)Nayaraa, ter o mictório em um banheiro PNE não é problema. Alias, a norma de acessibilidade dá diretrizes para o mictório também.
Agora o banheiro PNE precisa ser um para cada sexo, conforme a norma. Lei especifica que proíba não conheço, mas a norma restringe isto.
Em alguns casos de reformas, e para uso privado, é permitido o unissex. Veja sobre isto no item 2 que mencionei no artigo.
Uso publico e coletivo, é um para cada sexo.
uma duvida. Porque é proibido a abertura frontal na bacia sanitária?Exemplo eu vou ao sanitário que tenha essa abertura pois passo sonda e creio que a maioria das mulheres que se acidentam e passam sonda assim como eu ,pois nos facilita muito. pois sem essa abertura tanto ficara um contato muito grande com a bacia mesmo usando luva e as pernas ficam muito juntas mesmo. gostaria de saber então se posso ou não pois vou se deus quiser fazer meu banheiro adaptado depois de 8 anos que tomo banho na area pois tudo para nós é super mega caro vou ter que fazer um empréstimo. Parece mentira mais é a vida. Me respondam por favor Grata
Fredy (respondeu em 28/01/2019)Olá Elainy,
A proibição do vaso com abertura frontal é para banheiros públicos. Aeroportos, hotéis, shoppings, WC para atender publico em estabelecimentos comerciais, repartições publicas etc.
Isto visa atender a NBR9050. Justificaram a proibição até a pedido de instituições que cuidam do direito de pessoas com deficiência física. Alegam causar acidentes para cadeirantes, a perna pode cair dentro. Tem a questão da higienização que não é tão simples, acaba saindo urina pra fora do vaso, enfim, na elaboração da norma chegaram a conclusão que este não deve ser usado dentro deste contexto, da nbr 9050.
Para o caso especifico de uso próprio, em sua residencia, obviamente que se ele facilita pra você, não há impedimento que compre um deste. As sugestões da norma são gerais, há casos específicos que uma altura, uma medida especifica, pode atender melhor o morador, ele pode sim fazer a alteração. A norma como dito, se aplica em banheiros de uso publico.
Pra finalizar, o vaso em si não tem a instalação e comercio proibidos, ele tem sua utilidade como em hospitais ou mesmo residencia onde atenda a necessidade da pessoa que for utilizar. Apenas neste caso especifico dos banheiros públicos, para atender a NBR citada, ele é proibido.
Boa sorte e torço para que você consiga realizar seu sonho.
Um abraço.
Parabens,
Os conteúdos disponibilizados são de excelente ajuda,
Tanto os blocos em DWG, como as apostilas,
E também as NBRs, muito obrigado.
Excelente material. Muito explicativo para dar os primeiros passos nesse assunto. Parabéns!
Ótimo texto, parabéns.
Porém tenho uma dúvida...Pela nova norma, não posso mais fazer um boxe adaptado para PNE dentro do banheiro feminino e outro dentro do banheiro masculino?
Preciso obrigatoriamente de um acesso separado para o PNE?
Fredy (respondeu em 11/10/2018)Oi Ladyane, poder até pode, mas há restrição e deve se atentar a um ponto.
No tópico que eu falei sobre a localização e quantidades, citei o item 7.4.2 da norma, que pede que entrada possibilite que uma pessoa do sexo oposto entre como acompanhante.
Embora isto dê por entender que tem que ser instalação independente, há possibilidade de você colocar o boxe PNE integrado no sanitário coletivo, desde que deixe a entrada de forma que o acompanhante não precise entrar dentro do banheiro para acompanhar o PNE na cabine.
Um exemplo prático, fazer um pequeno hall de entrada no sanitário coletivo e a entrada da cabine PNE ser a primeira, de forma que o acompanhante não tenha contato dentro do banheiro todo. Neste caso, é interessante que tenha também um pequeno lavatório dentro da cabine PNE.
Existem banheiros coletivos com a cabine PNE integrada, mas alguns esquemas adotados, se você confrontar com este item 7.4.2 da norma, podemos dizer que está errado.
Arrasou!!!
O artigo tem exatamente tudo que eu procurava. Obrigada!!!
Excelente a interpretação desta parte da NBR9050. Parabéns pelo trabalho!
Grato por partilhar um artigo com qualidade. Que Deus abençoe seu trabalho amigo.
O material é bem informativo, o que torna mais fácil o uso da NBR9050, que é exigência para todo pessoal que de maneira obrigatória tenha que projetar banheiros acessíveis de acordo com esta norma
Excelentíssimo trabalho informativo para nós que trabalhamos com projetos arquitetônicos, parabéns.
Perfeito pessoal. Muitíssimo agradecido!!!
Parabéns! Excelente trabalho, o site AditivosCAD está cada vez melhor!
Excelente material informativo.
Avaliação: 4.9 - 101 votos