Criação de menu suspenso no AutoCAD – Tutorial

A criação de um menu para o AutoCAD é um necessidade ligada a customização. Na utilidade de um menu, por exemplo, está a possibilidade de reunir comandos do AutoCAD ou até mesmo a chamada de comandos carregados por meio de rotinas AutoLisp.

Neste artigo, aprenda fazer um menu suspenso personalizado, e assim, coloque os comandos mais utilizados em um único local. Isto é customizar o AutoCAD.

Uma das grandes vantagens deste sistema aqui proposto, é que dispensa conhecimentos avançados em programação, bastando apenas conhecer alguns recursos de criação de menus que serão explicados aqui de forma clara. Estes recursos são de fácil entendimento até mesmo para leigos.

O primeiro passo é saber como criar um menu, aqui passarei algumas informações básicas de como criar um arquivo de menu e carregá-lo no AutoCAD, estas informações aqui se o auxiliará a confeccionar o proposto menu, dando suporte a confecção de menus com outras finalidades.

Veremos neste tutorial:

  1. Como Funciona e o que é um arquivo de menu
  2. Como criar um menu
  3. Como adicionar o menu dentro do AutoCAD
  4. Incrementando o menu
  5. Resolvendo eventuais problemas

Como Funciona e o que é um arquivo de menu

Um menu, nada mais é que um arquivo no formato ASCII (texto) que contém as instruções que o AutoCAD interpretará para montar o menu. Um arquivo no formato ASCII trata-se de um arquivo de texto editável sem formatação, um exemplo bem prático disto, um arquivo de extensão “Doc” do word por exemplo, NÃO é um arquivo no formato ASCII, pois possui uma formatação especial, já um arquivo de extensão “Txt” que pode ser aberto pelo bloco de notas do windows, trata-se de um arquivo ASCII. Mas é importante ressaltar que não é a extensão do arquivo que vai determinar se ele é um arquivo ASCII, e sim, a forma como o referido será editado e salvo.

Como criar um menu

Use o bloco de notas do Windows, aquele que você encontra lá no menu Iniciar > Programas > Acessórios. É mais fácil pois através do bloco de notas você poderá salvar um arquivo sem formatação. Se preferir usar outro editor de texto pode, mas observe a necessidade de gravar o arquivo sem formatação.

Então a primeira regra é como o arquivo será salvo, salve-o com a extensão .MNS que é uma extensão de arquivo de menu.

Inicialmente, veremos a criação de um menu simples apenas para que
entenda o formato de um arquivo de menu. Faremos um menu para chamar os comandos "Dist" "Area" e "Save" do AutoCAD.

Para começar, inicie o bloco de notas e digite as instruções a seguir, lembrando que os textos | destacados e recuados não precisam ser digitados, pois são apenas explicações do menu para que entenda o que está fazendo, digite apenas os textos destacados em verde. Após digitar, salve o arquivo como Meumenu.mns em qualquer pasta que preferir, recomendo que crie uma para tal.

Construindo o menu para AutoCAD

//inicio do arquivo do menu
***MENUGROUP=MEUMENU

A linha acima informa no nome do grupo do menu. Não use nomes como acad ou autocad


***POP1
[Personalizado]

Nas duas linhas acima, ***POP1 indica que trata-se de um item de menu suspenso e [Personalizado] é o nome deste menu suspenso.


[Distancia]^C^Cdist
[Area]^C^Carea
[Salvar]^C^Cqsave

Estas linhas logo acima, indicam o o nome do item de menu a ser exibido e o respectivo o comando. Veja mais detalhes adiante.

//fim do arquivo do menu

Note que os nomes dos menus e seus itens sempre tem que ser digitados entre colchetes, veja a seguir uma explicação mais clara da linha Distancia]^C^Cdist
Nesta instrução, [Distancia] é o nome do item. ^C^C faz com que comandos em andamento sejam cancelados para execução do novo comando, e por fim dist é o nome do comando que será chamado, poderia ser o nome de qualquer outro comando do AutoCAD, ou até mesmo um comando de rotina autolisp carregada.

Menu Personalizado
Fig. 1: Um menu como o anterior, resultaria neste

Uma dica para quando estiver digitando os códigos do menu, quando quiser inserir alguma anotação dentro do arquivo de menu (mns), basta preceder cada linha de barras duplas, assim: //isto é um comentário simples

Como adicionar o menu dentro do AutoCAD

Depois de escrever o seu menu, para carregá-lo no AutoCAD, execute os seguintes passos:

  1. Acione o comando MENULOAD (basta digitar MENULOAD na linha de comandos do AutoCAD), mas atenção, não digite apenas MENU e sim MENULOAD, se não o que vai fazer é substituir todos os menus no AutoCAD pelo que será carregado, sendo que nosso objetivo é adicionar um novo menu.
  2. Após acionar o comando MENULOAD, note que na parte inferior do dialogo, há uma opção chamada File Name, digite ali o local e nome do seu menu, por exemplo C:menusmeumenu.mns ou clique em Browse para procurar o arquivo MEUMENU.MNS. Após feito isto, clique no botão Load para carregar o seu menu e note que a opção MEUMENU será adicionada na lista Menu Groups
  3. Clique na opção MEUMENU na lista de menus e em seguida clique na opção Menu Bar na parte superior do dialogo.
  4. Na lista Menus você verá o item chamado Personalizado, que foi o nome que demos ao menu, então, na lista ao lado desta chamada Menu Bar, clique na posição onde deseja que o menu seja adicionado e em seguida clique no botão Insert >>, então basta fechar o dialogo e notar que o menu Personalizado estará lá no AutoCAD.

Para retirar este menu, basta acionar o Comando MENULOAD, selecionar a opção MEUMENU e em seguida clicar em Unload. lembrando que o nome MEUMENU em questão, é o nome que escolher dentro do arquivo meumenu.mns na opção MENUGROUP

Incrementando o menu

Você poderá utilizar alguns recursos adicionais para melhorar o seu menu.

Por exemplo, para inserir uma divisão entre os itens do menu, basta adicionar a seguinte linha entre os itens [--] Experimente digitar o mesmo menu conforme o que segue e verifique como ficará.
Lembrando que em casos de alteração é preciso carregar novamente o menu.

//inicio do arquivo do menu

***MENUGROUP=MEUMENU
***POP1
[Personalizado]
[Distancia]^C^Cdist
[Area]^C^Carea
[--]
[Salvar]^C^Cqsave

//fim do arquivo do menu

Para criar mais de um item de menu dentro do mesmo arquivo, basta trocar o numero de identificação do menu POP como ***POP1, ***POP2, ***POP3, e assim sucessivamente. Um menu com dois itens seria como o seguinte exemplo:
//inicio do menu

***MENUGROUP=MEUMENU
***POP1
[Comandos1]
[Distancia]^C^Cdist
[Area]^C^Carea
[Salvar]^C^Cqsave


***POP2
[Comandos2]
[Inserir Bloco]^C^Cinsert
[Trim]^C^Ctrim
[Fillet]^C^Cfillet

//final do menu

Para inserir itens dentro de outros itens de menus, é só utilizar os símbolos -> para iniciar e <- para fechar, um exemplo prático seria o seguinte menu.

//inicio do menu

***MENUGROUP=MEUMENU
***POP1
[Personalizado]
[->Comandos primários]
[Distancia]^C^Cdist
[Area]^C^Carea


[<-Salvar]^C^Cqsave
[->Comandos secundários]
[Inserir Bloco]^C^Cinsert
[Trim]^C^Ctrim
[>-Fillet]^C^Cfillet
[--]
[Desenhar Linha]^C^Cline
[Desenhar circulo]^C^Ccircle

//final do menu

Menu Submenu Personalizado
Fig. 2: O código anterior resulta neste menu

É possível utilizar em um menu, não só comandos do AutoCAD como também comandos de rotinas que estejam carregadas, então se você utiliza rotinas mas não quer ficar digitando os comandos manualmente, poderá criar um comando para cada rotina digitando o seu respectivo comando.

Resolvendo eventuais problemas

Eventualmente poderá ocorrer problemas durante a confecção ou carregamento dos menus, segue algumas dicas para resolução de dos problemas mais comuns.

Problema: O menu não foi apresentado corretamente e apareceu a mensagem de erro na linha de comandos parecido com: ERROR -> Menu Syntax Error Line: 9
Solução: Isto significa um erro de sintaxe, provavelmente você esqueceu por exemplo de fechar um colchete, vale lembrar que para cada colchete aberto deve haver um fechando-o. Este erro indicará aproximadamente a linha onde ocorreu o referido.

Problema: Os menus do AutoCAD sumiram, ficou apenas o meu, o que faço?
Solução: Provavelmente você pode ter descarregado o menu do AutoCAD acidentalmente, ou ao invés de carregar seu menu utilizando MENULOAD utilizou MENU, para resolver esta questão, carregue o menu do autocad da seguinte forma, digite MENU e em seguida procure o arquivo Acad.mns dentro de uma pasta do AutoCAD, então assim será carregado o menu do AutoCAD. Para incluir novamente o seu menu personalizado, basta utilizar o comando MENULOAD conforme explicação.

Baixe os exemplos

Se desejar, faça o download dos exemplos deste tutorial, isto pode lhe ajudar no aprendizado.

Tutorial criado em 2001. Revisado pela ultima vez em Fevereiro/2011.


Comentários Comentários


 

Antonio Uchôa de Lima Não avaliou
Em 23/02/2016 17:10

Olá. Fiz desse jeito como esta escrito e não deu certo. Não apareceu no AutoCad o menu como o exemplo ensina. Pode me orientar onde errei.
Muito Grato

***MENUGROUP=MEUMENU
***POP1
[Personalizado)
[Distancia]^c^cdist
[Area]^c^Carea
[Salvar]^c^cqsave

Respostas:
Fredy (respondeu em 23/02/2016)

Na frente do "Personalizado" você colocou ) ao invés de ]
Logicamente pode haver outros erros que não há como detectarmos, como no esquema de salvamento do arquivo de menu e o carregamento do mesmo, assim sugiro reler o tutorial e seguir à risca.

Por se tratar de código, deve ser minucioso ao digitar estes arquivos de menus, uma simples vírgula fora do lugar é suficiente pra dar erro.

Observe também que deixei um link para os modelos utilizados no tutorial, poderá partir deles para fazer o seu.

Boa sorte.



vitor figueiredo Não avaliou
Em 18/02/2013 10:55

olá gostaria de saber como ficaria uma situação onde tenho dois submenus no caso
[FLUTUANTES]
[->FLUTETUBE]
[->DN 100]
[V.SUPERIOR]^C^C **********
[<-V.LATERAL]^C^C **********
[AKI GOSTARIA DE VOLTAR AO NIVEL FLUTUANTES E NAO CONSIGO, NO CASO TERIA QUE VOLTAR DUAS VEZES ? <- <- ? ]
AGUARDO RESPOSTA

Respostas:
Fredy (respondeu em 18/02/2013)

Não testei seu menu, mas a principio você pode testar fazendo o fechamento utilizando o < - <-, ou incluir um terceiro item logo abaixo pra fechar o [->FLUTETUBE]



Lele Não avaliou
Em 22/06/2011 21:59

Tive um serio problema ontem com o autocad 2007. Não sei o que houve (visivelmente não houve nada) mas ao abrir o autocad 2007 ontem, 21junho 2011 (já trabalho com ele desde 2008) simplesmente não havia mais o menu,nem as barras de ferramentas já instaladas. Só aparece na barra de menu: File, View, Windows Help. Ao clicar em View aparece Tools, mas clicando nele nada acontece. Fechei normalmente e reiniciei o pc para ver se restaurava, e ao abrir novamente observei que a primeira janela que abre, com a escolha do workspace ( que deveria aparecer () autocad classics () 3Dmodeling, não tinha mais esta parte. Nao sei o que aconteceu mas preciso restaurar a configuração a barras de menu inicial. E estou aflita pois tenho que entregar alguns projetos e não sei o que fazer. Caso tenha que reinstalar, por favor me digam como fazer isso, passo a passo. Inclusive se tenho que desinstalar primeiro, e como fazê-lo. Obrigada, aguardo anciosa a ajuda dos srs, ****, Lelê.

Respostas:
Fredy (respondeu em 23/06/2011)

Olá.
Resetar o profile é uma alternativa, para isto, digite o comando CONFIG, clique na aba "Profile", selecione um item de perfil na lista e clique no botão "Reset". Outra forma é digitar o comando MENU e depois procure o arquivo acad.mns na pasta onde o AutoCAD está instalado para carregar o menu.


Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2020 Fredy Godinho Braga

Inscreva-se - canal YouTube

Fechar (X)