Criação de scripts para AutoCAD – Tutorial

Vamos aprender neste tutorial executar diversos comandos de forma sequencial dentro do AutoCAD, com a utilização de um unico comando. Isto é possível graças a um recurso (pouco utilizado) que está presente tanto em versões mais recentes como o AutoCAD 2018 como em mais antigas, a exemplo do AutoCAD R14.

O recurso que nos referimos aqui é o comando script, sua lógica está embasada em um arquivo que carregará as instruções que você deseja e um comando que simplesmente executa este arquivo. Explicaremos então aqui, desde os conceitos básicos até exemplos práticos. Então vamos lá.

O que é um script

Um script para AutoCAD é simplesmente uma sequencia de comandos que deve ser digitada em um arquivo de texto, onde você irá escrever instruções que deverão ser executadas. O AutoCAD vai interpretar estas informações e executá-las. Logicamente que há algumas regras a serem obedecidas, e iremos esclarecê-las na sequencia.

Pra que serve um script

Os scripts servem para automatizar alguma tarefa repetitiva no AutoCAD. Uma das vantagens de se utilizar um script, é não ser necessário conhecimento em linguagens de programação, partindo deste princípio, qualquer usuário com um conhecimento básico em AutoCAD, tem condições de fazer seus próprios scripts sem maiores dificuldades.

O que é preciso para fazer um script

Para construir um script, é necessário um editor de textos que permita salvar os arquivos em formato de texto sem formatações (txt), para isto você poderá utilizar o Bloco de notas do Windows (notepad), você poderá acessá-lo pelo menu Iniciar > Programas > Acessórios > Bloco de notas no Windows.

Antes de iniciar

Você, logicamente deverá saber como executar os comandos através da linha de comandos do AutoCAD. Sabendo isto, você deverá escrever a sequencia de comandos observando alguns detalhes:

  • Você deverá salvar os arquivos com a extensão “.scr” para que o AutoCAD possa executar.
  • Todo espaço em branco (ou uma linha vazia) digitado corresponde a um enter. Assim, se colocar espaço em branco além da conta ou faltando, ocorrerá erro no script.
  • Uma forma de fazer seu script funcionar corretamente, é testar os comandos que irá colocar no script antes de escrevê-lo.
  • Este recurso pode ser utilizado em qualquer versão do AutoCAD que tenha suporta para script. Exemplo, AutoCAD 2018, 2011, 2009, 2008 e até mesmo o AutoCAD 14. O que vai mudar é apenas a forma diferente de executar os comados em uma versão ou outra.

Elaborando scripts

Para iniciar, um roteiro a seguir é este:

  1. A sequencia de comandos deseja executar no AutoCAD;
  2. Escrever esta sequencia de comandos no arquivo;
  3. Carregar o script utilizando o comando Script do AutoCAD.

Nota: Nos exemplos que serão citados a seguir, onde estiver escrito <enter> ou <vazio> não vá escrever isto, é apenas para respectivamente para cada caso teclar enter ou a barra de espaços do teclado.

Exemplo 1: Script para desenhar um retângulo no AutoCAD

Vamos criar um script, que sempre que for carregado, desenhe um retângulo de 4.00 x 8.00 partindo da coordenada 0,0. Neste exemplo usaremos o comando line do AutoCAD.

Abaixo em destaque está o que deve ser digitado no bloco de notas, observe a Fig. 1 uma imagem do bloco de notas, é desta forma que o texto deverá ficar.

Scripts AutoCAD
Fig. 1: Exemplo de script

LINE
0,0
@4<0
@8<90
@4<180
@8<270
<vazio>

Escreva o script acima no bloco de notas e salve-lo com o seguinte nome: Script-01.scr

Explicando cada linha do script

LINE

Chama do comando LINE do AutoCAD

0,0

Inicia a linha no ponto 0,0

@4<0

Isto corresponde ao desenho da linha utilizando coordenada polar.

@8<90

Idem linha anterior

@4<180

Idem linha anterior

<vazio>

Este vazio serve como um <enter> para finalizar o comando LINE

Para Executar o Script dentro do AutoCAD, digite SCRIPT na linha de comandos do AutoCAD, então surgirá uma janela pedindo a seleção do arquivo, basta seleciona o arquivo Script-01.scr onde estiver salvado o mesmo. Se não acontecer nada ou der erro, verifique o que foi digitado no arquivo pois provavelmente algo foi digitado errado.

Este é um exemplo bem simples de um script, temos a seguir mais alguns exemplos, então é só usar sua imaginação e criar seus próprios.

Exemplo 2: Script para desenhar um formato A0

Nota: Vale para desenhos feitos em metros.

RECTANGLE
0.0,0.0
118.90,84.10
RECTANGLE
2.50,1.0
117.90,83.10
ZOOM
E
<vazio>

Exemplo 3: Script para criação automática de layers

LAYER
N
PAREDES
C
5
PAREDES
N
PORTAS
C
3
PORTAS
N
PISO
C
1
PISO
<vazio>

Dica: Para executar comandos que desenha objetos na tela, desabilite o osnap (pressionando F3) antes de executar o script. Isto evita que pontos próximos sejam capturados pelo osnap e assim afetando o desenho.

Baixe os exemplos

Você pode fazer o download dos exemplos, visualizando os scripts colocados neste tutorial

Tutorial criado em 2001. Revisado em Fevereiro/2011.


Comentários Comentários


 

Valdinei Pereira Excelente
Em 30/09/2018 16:39

muito valida esta instruçao,tirei algumas duvidas..


Avaliação geral da página

Nota: 5.0Avaliação: 5.0 - 1 votos

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga