Filtros de seleção do AutoCAD – Tutorial

No decorrer deste tutorial vamos mais exemplos práticos e explicar cada etapa necessária para o entendimento e execução de filtros.

O uso de filtros de seleção, é um recurso do AutoCAD pouco utilizado pela maioria dos usuários, mas de muita utilidade. Como um exemplo bem prático da utilidade deste comando, vamos supor que você precise apagar todos os objetos em seu desenho que sejam hachurias, é ai que uso de filtros facilita seu trabalho.

Com este recurso é possível que você estabeleça regras para que somente objetos com uma determinada característica sejam selecionados. A Utilização de filtros pode ser feita não somente para apagar objetos (comando Erase), mas para todos os outros comandos do AutoCAD que requisitem a seleção de objetos, como por exemplo o comando Move, Copy, Explode etc…

Nas versões mais atuais do AutoCAD, existem outros recursos que permitem a seleção, no entanto para quem utiliza versões mais antigas, esta é a melhor alternativa. É bom lembrar também, que mesmo em versões do AutoCAD que oferecem outros meios de filtrar objetos, o metodo aqui proposto permite maior liberdade na definição das regras.

A lógica de uso

Primeiro você define a regra de filtragem e a salva com um nome qualquer. Lembrando que é possível criar várias regras, poderia ser uma regra que selecionasse apenas blocos, outra que faça a seleção de todos os objetos que forem linhas e estiverem na layer “paredes” etc… A regra de também pode ser criada no momento em que for fazer a seleção desejada.

Como Criar uma regra

Antes de qualquer coisa, você precisa saber o que quer para criar a regra. Vamos supor que você queira selecionar todos os objetos que estejam com a layer “PAREDE” e sejam linhas. Vamos ver então como criar tal regra.

Comando Filter AutoCAD
Fig. 1: Interface do comando Filter do AutoCAD

Primeiro acione na linha de comandos do AutoCAD o comando FILTER , caso esteja executando o comando dentro de outro comando, basta digitar uma apostrofe antes do nome, ficando ‘FILTER , logo em seguida surgirá uma janela (Fig. 1), veja logo em seguida a explicação para criar a regra.

No dialogo apresentado, execute as instruções seguintes:

  • No campo de texto na frente do botão “Save As…”, digite o nome desta nova regra, por exemplo “LINHAS PAREDES”, logo apos digitar o nome, clique no botão “Save As…”.
  • No campo “Select Filter”, clique na lista (onde aparece Arc) e selecione a opção LINE, que especifica linhas, logo em seguida clique no botão “Add to List”, note então que o item line foi adicionado à lista.
  • Novamente, no mesmo campo “Select Filter”, na lista selecionada anteriormente, selecione agora a opção LAYER, note que na frente do campo “X:” o local para digitar textos será habilitado, basta que digite lá o nome da layer PAREDE , ou entao clique no botão “Select” para selecionar uma layer existente no desenho. Logo apósclique no botão “Add to List”, note então que o item line foi adicionado à lista junto com a opção LINE.
  • Pronto, a regra foi criada, agora basta clicar em “Apply” e encerrar o comando.

Testando a regra que acabamos de criar.
Primeiramente, crie várias layers, incluindo uma com o nome “PAREDE”,
então, apenas algumas linhas você irá fazer na layer Parede, depois desenhe vários objetos no arquivo, como linhas, textos, circulos, arcos etc… Agora acione o comando Erase, quando lhe for pedido Select Objects digite ‘FILTER, não esqueça da apostrofe que deve vir antes do comando, então o dialogo de filter será apresentado, selecione então em “Named Filters” o filtro que criamos anteriormente e clique em “Apply” , voltará para a linha de comandos do AutoCAD, então note que somente as linhas com a layer Paredes é selecionada, se você digitar ALL por exemplo, para selecionar todos os objetos, todas as linhas desta layer existente no desenho serão selecionadas para apagar.

Regras Complexas

O que fizemos até aqui, foi apenas uma brincadeira em relação ao que o comando filter pode fazer por você. Já deu pra começar a conhecer o comando, agora vamos dar algumas informações adicionais pra você aproveitar ainda mais a facilidade desta ferramenta.

Algo de muito interessante neste comando, é que você pode criar regras mais complexas, como por exemplo a seleção de vários tipos de objetos simultaneamente. Clicando na lista onde selecionou a opção “LINE” e “LAYER”, logo no final verá algumas opções como “**Begin AND” “**End AND” etc…

Estas opções são necessárias para criação de regras mais complexas. Os operadores são: AND, OR, XOR, e NOT. Note que para cada um existe o operador inicial (Begin) e o operador final (End), e você deverá sempre usar um e outro, sendo que os parametros ficam entre eles. O numero de operadores a usar, vai depender da operação a executar, logicamente não temos como prever todas as situações possíveis de uso dos operadores, somente com testes e com o tempo você vai aprender sobre as limitações do comando.

Tabela explicativa dos operadores

Operador inicial Inclusão Operador Final
**Begin AND Um ou mais operadores **End AND
**Begin OR Um ou mais operadores **End OR
**Begin XOR Dois operadores somente **End XOR
**Begin NOT Um operador **End NOT

Para um uso mais eficiente dos operadores, veja o que cada um significa:
AND: Operador “e”, usado por exemplo para selecionar LINES E ARC OR: Operador “ou”, use-o por exemplo para selecionar PLINE OU CIRCLE OU ARC… a diferença deste operador para o AND, que ele irá selecionar qualquer se qualquer um for encontrado, já o AND só funciona se todas as opções obedecerem.

XOR: Operador “ou”, diferente do anterior aceita somente dois operadores, por exemplo ARCOS OU CIRCULOS NOT: Operador “não”, use-o para excluir um item da seleção. Suponha que você queira selecionar vários tipos de objetos, excluso os que estiverem na layer “PAREDES”

(01) Exemplo de uso dos operadores poderia ser:

**Begin AND

Object = line
Object = circle
Object = arc
**End AND
**Begin NOT
Layer = PAREDES
**End NOT

Neste exemplo (01), seriam selecionados somente objetos tipo linha arco e circulo, porém os que estivessem na layer paredes seriam ignorados.

Comando Filter AutoCAD
Fig. 2: Exemplo de filtro

Um outro exemplo de filtro, é o da figura Fig. 2, o qual apresenta os itens já na lista.

Neste exemplo, seriam selecionadas as linhas ou polilinhas que estivessem na layer paredes. Agora o resto é com você, teste opções diferentes e procure aplicar o comando para aprender.

Tutorial criado em Fevereiro/2003. Revisado em Fevereiro/2011 quando passou a fazer parte do blog.


Comentários Comentários


 

Larissa Não avaliou
Em 26/06/2018 13:04

Não estou conseguindo usar. Preciso saber quais números estão dentro de um desenho, sendo que eles se repetem. Estou tentando usar o Filter, aí coloco o Begin and, acrescento o operador de Text Value (coloquei 50 texts values, pra testar, mas na verdade, tenho 206 números no desenho) e depois coloquei o End and, apliquei e apareceu na linha de comando "selected objects" eu selecionei e deu 0 found. O que eu fiz de errado? Alguém poderia me ajudar?

Respostas:
Fredy (respondeu em 26/06/2018)

Larissa, experimente colocar os "Text value" entre *Begin OR e *End OR que deve dar certo.

Exemplo:

*Begin OR
Text value = 1
Text value = 2
Text value = 3
*End OR

Boa sorte!



Izakiel Paz? Não avaliou
Em 18/08/2011 12:16

Sebastião,

esse tipo de aplicação que vc procura está mais voltada para o projeto de estradas, estou certo?
pois é ? o autocad não tem esse tipo de aplicação, pq é um programa de desenho genérico, tanto serve para engenharias mecanica, civil como para arquitetura, qualquer atividade que necessite de desenhos com precisão.

Mais se vc procura um programa especifico, que atenda as necessidades do projetista de estradas, então vc precisa do Autocad Civil 3D. Ele tem um gigantesco leque de ferramentas voltadas pra esse fim, assim como relatorios que compilam e resultam nas informações que vc necessita.

Busque no youtube alguns videos sobre o civil 3d 2012, que vc vai poder ver as possibilidades desta ferramenta


Sebastião Costa Não avaliou
Em 13/08/2011 13:16

Bom dia,

Como capturar dados técnicos de linhas e arcos para uma tabela no auto cad?

Dados Técnicos:

Da linha ? coordenada inicial, coordenada final, comprimento e azimute
Do arco ? Coordenada inicial, coordenada final, desenvolvimento, ângulo central e raio
O comando ?list? faz isso, mas dá muito trabalho para organizar a tabela.
Há algum comando ou rotina auto lisp que monte a tabela com os dados acima de forma automática, selecionando-se a polilinha? O que há de mais prático para capturar esses dados?
É isso aí
Desde já, obrigado
Sebastião Costa

Respostas:
Fredy (respondeu em 13/08/2011)

Sebastião, o AutoCAD não trás um recurso pronto para isto, é o tipo de resultado requer uma rotina, infelizmente não conheço nenhuma que possa lhe indicar.



Michel Não avaliou
Em 01/08/2011 15:10

Bom dia.
Estou tentando digitar o comando filter no meu autocad ?mechanical 2012?, mas o mesmo da a seguinte mensagem:
Can`t locate dialog definition file filter.dcl.
Check your support directory.

Como faço para corrigir isto?
Grato desde já.

Respostas:
Fredy (respondeu em 05/08/2011)

Michel, a sugestão é procurar se o arquivo "filter.dcl" existe na pasta onde o mechanical está instalado. Se o encontrar tente move-lo para a pasta support, se não achar é porque ele falta e nesta situação uma boa alternativa é reinstalar o software.



Jacqueline Não avaliou
Em 11/03/2011 14:14

Olá, segui todo o passo-a-passo porém na hra de finalizar (apply) a tela do comando desaparece e no prompt de comando surge uma informação para selecionar objetos, eu dou um enter e na hora de utilizar um comando copy por exemplo, as regras do filter não são aplicadas.
Gostaria de saber se há algo a mais a ser configurado no meu Autocad para que o comando filter funcione corretamente.

Obrigada.

Respostas:
Fredy (respondeu em 14/03/2011)

Jacqueline, quando clica em "apply" ao finalizar o comando pede "select objects" na linha de comandos para que o filtro seja aplicado, até aqui normal, é isto mesmo. Agora se o filtro não está sendo aplicado deve ter algo errado com a regra que criou em relação a sua seleção. Não existe nada mais a ser feito, deve ser algo na regra que criou mesmo


Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga