Dicas para formar preços de projetos

Orçar-custo-projeto.

A elaboração de uma proposta de prestação de serviços é um dos ingredientes para o seu sucesso profissional. Um orçamento discriminado visa não apenas dizer quanto se cobra, mas preservar saúde financeira para seu negócio e informar bem o seu cliente sobre o que ele está adquirindo.

As dicas deste artigo foram elaboradas com o intuito de auxiliar profissionais autônomos que atuam em projetos para construção civil, provendo informações para que você consiga fazer cotações de preços que não gere prejuizos.

Dentre esses profissionais incluímos desenhistas, designers de interiores, técnicos em edificações, arquitetos, engenheiros civis, entre outros.

Explicado isto, tenha em mente que as indicações colocadas podem ter uma tendencia de informação para o publico-alvo mencionado, apesar disto podem ser adaptadas e usadas por profissionais de outros nichos.

Dicas para orçar:

1. Seja claro e objetivo

Certifique-se de que toda e qualquer informação relevante estejam presentes no orçamento e que elas sejam apresentadas de forma clara e objetiva para que o cliente entenda bem o que está sendo oferecido e cobrado.

É importante que os serviços a serem executados sejam claramente descritos, sem possibilidade de interpretações diversas. Dessa forma você vai evitar mal-entendidos, nos quais o cliente pode imaginar que está contratando algo diferente do que será entregue no final do projeto.

2. Seja realista quanto aos preços

É importante certificar-se de que o valor proposto condizente com o mercado da sua região. É importante lembrar que preços muito altos podem afastar potenciais clientes, enquanto valores muito baixos podem gerar desconfiança ou até mesmo prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

Para obter informações de preços praticados, é recomendável que você tenha uma rede de contatos com outros profissionais do ramo, que possam ajudá-lo a levantar informações sobre os preços praticados.

Para montar sua rede de contatos, você pode utilizar a internet, participando de fóruns, grupos de discussão e redes sociais voltados para o seu nicho de atuação. Uma rede social que pode ajudar é o Linkedin, a qual é voltada para negócios e networking profissional.

3. Esteja aberto a negociações

No mercado de serviços, é comum os prestadores adicionarem uma “gordura” (margem extra) ao valor final para ter espaço para negociação. Embora isto seja opcional, pode te ajudar a fechar negócios.

Estabeleça seus limites, mas para não afastar potenciais clientes, é recomendável estar aberto à negociação das condições de pagamento e prazos.

4. Mantenha-se organizado

Reúna todas as informações relacionadas ao orçamento e deixe-as acessíveis. Isso pode ajudar a evitar erros e a responder rapidamente às demandas do seu cliente. .

Durante a negociação, anexe ao orçamento todas as trocas de informações com o cliente, você pode criar um histórico desta negociação, manter fotos e todas as informações importantes em arquivo ou planilha.

5. Cuidado com alterações de projeto

Em caso de alterações notáveis, o valor final deve ser revisto antes de fechar o negócio. Neste ponto é importante especificar no orçamento que em caso de alterações um novo orçamento deve ser elaborado. Do mesmo modo, se firmar um contrato pode optar por não permitir alterações, ou fazer o mais recomendado que é criar uma clausula de aditivo que explique a possibilidade de alterações.

6. Seja profissional

Mantenha uma postura profissional perante seu cliente e apresente orçamentos de serviços com timbres do seu logo e suas informações comerciais (telefone, e-mail, site etc.).

Inclua no orçamento suas credenciais de registro profissional (caso haja), tais como número de CREA, CAU etc. Isso pode ajudar a transmitir confiança ao cliente.

Ao fechar negócio, faça um contrato, se esta formalidade assustar seu cliente, use-o como argumento de garantia para ele proprio.

7. Conheça o escopo do projeto

Antes de elaborar o orçamento, é crucial que se tenha um entendimento claro das necessidades do cliente. Em particular, se o projeto for grande e complexo, elabore um roteiro descrevendo como cada etapa do projeto será concebida e executada.

Isso ajuda a evitar erros e a garantir que todas as informações relevantes sejam consideradas no orçamento.

8. Considere as despesas indiretas

Além dos custos diretos relacionados à elaboração do projeto, é fundamental levar em conta as despesas indiretas que podem impactar o orçamento final, como impostos, contratação de terceiros, possíveis despesas com transporte em caso de reuniões presenciais, entre outros. Isso ajuda a garantir que o valor final cubra todos os custos envolvidos.

9. Faça uma análise de risco

Certifique-se se seu projeto está exposto a maiores problemas que possam gerar surpresas desagradáveis e um aumento do custo final.

No ramo de construção, há alguns pontos que podem afetar seus custos dependendo de periodo de execução e outros fatores externos.

Alguns exemplos são: se você se responsabilizar pelo acompanhamento da obra, condições climáticas, dificuldade de mão de obra e escassez de materiais podem interferir nos prazos. Do mesmo modo, se você se responsabiliza pela aprovação de projetos, é preciso estar atento aos períodos de recesso dos órgãos responsáveis, pois isso pode afetar os prazos e gerar insatisfação por parte do cliente, chegando em casos extremos quebra de cláusulas contratuais e multas (se previsto).

Em uma reforma, podem surgir necessidades de alterações em função de problemas ou limitações estruturais da edificação, o que também pode afetar o orçamento inicialmente estipulado. Conhecer bem o imóvel ou terreno onde o projeto será concretizado, realizar visitas presenciais e documentar possíveis problemas com fotos são boas práticas para ajudar a analisar os riscos.

Achou útil o artigo? Deixe sua avaliação e compartilhe com seus amigos.


Comentários Comentários


 

Iorrana Excelente
Em 04/05/2023 05:49

Excelente post!!!


Selma M Excelente
Em 24/04/2023 07:56

Muito bom para alertar os primeiros passos dos profissionais recém formados. É preciso que tenham mais informações financeiras nas faculdades para nivelar por cima a nossa profissão, tão desgastada e quase desacreditada perante o cliente. Tenho 38 anos de "janela", já vi muita coisa dar errado.


MARCIO Ótimo
Em 24/04/2023 00:56

Ótimo. Gostei mesmo; tento praticar muitas dessas dicas. Ainda não participo da execução dos serviços; a parceria com outros profissionais me ajudaria e daria mais segurança.


Avaliação geral da página

Nota: 4.7Avaliação: 4.7 - 3 votos

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2024 Fredy Godinho Braga