AutoCAD para iniciantes – Orientações para os primeiros passos

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » AutoCAD » AutoCAD para iniciantes – Orientações para os primeiros passos

OrientaO AutoCAD é um software, uma ferramenta para desenho, portanto se você não entende nada de desenho técnico, é bom estudar antes de pensar em manusear o AutoCAD, ou só vai aumentar suas chances de tornar-se um profissional medíocre bem como ser eliminado pelos concorrentes no mercado de trabalho. Ademais, o tempo dispensado no aprendizado é bem maior para quem não tem um embasamento mínimo.

Mas se quer a qualquer custo um material de aprendizado do software com objetivos profissionais, sem se importar com o alto risco de perder dinheiro, ou pior ainda, perder tempo (que você jamais recupera), vá direto ao conteúdo inicial do AditivoCAD.Com para conhecer as apostilas e cursos referenciados que dispomos.

Agora se almeja aprender de verdade, acompanhe as dicas e referencias de leituras da seqüência. Isto pode ser um grande diferencial.

Ao contrário do que muita gente pensa ou até mesmo diz, o AutoCAD não é um software para projetos de construção civil, ele também é um software para projetos de construção civil. Ocorre que o AutoCAD é um software para desenho técnico, e isto abrange muito mais que um leigo costuma imaginar. Neste contexto, temos ai uma infinidade de utilidades, ainda que existam aplicações específicas, ele pode ser usado para desenho de móveis, circuitos eletrônicos, desenho mecânico, tubulações industriais, embalagens, topografia e por ai vai…

Tendo isto em mente, pense em qual a área de atuação que pretende atuar e sobretudo se possui conhecimentos técnicos nesta.

Para quem quer aprender AutoCAD, antes de qualquer coisa, deve se fazer algumas indagações afim de encontrar um caminho rápido e eficiente. Portanto, se você tem conhecimentos em desenho técnico, leia o artigo sobre desenho arquitetônico para projetistas, embora se trate de desenho de arquitetura os critérios se aplicam em outros segmentos. Agora se você não sabe nada sobre desenho, queira verificar este outro artigo sobre desenho arquitetônico com AutoCAD para iniciantes.

É importante saber que ao contrário do que alguns imaginam, aprender AutoCAD não é aprender uma nova profissão, mas sim aprender usar uma ferramenta de desenho que agrega conhecimento a um profissional. Por exemplo, um engenheiro mecânico aprende AutoCAD para colocar na tela do computador seus conhecimentos prévios.

Então é isto. O artigo não delonga o assunto pois é direcionado a iniciantes, com objetivo de orientar e fazer referencia a leituras com informações mais completas, basta seguir os links e bons estudos.

Alguns artigos relacionados:

- AutoCAD em português vale a pena? »
- Desenho arquitetônico com AutoCAD para iniciantes e leigos »
- Integração AutoCAD Architecture e AutoCAD »
- Dicas para um AutoCAD mais rápido »
- Remover a marca “Produced by an Autodesk Educational Product” »


30 comentários para “AutoCAD para iniciantes – Orientações para os primeiros passos”

  1. Nilson Campos disse:

    Olá, não trabalho nessa area, mas presto serviço como vigilante para um escritório de engenharia, com o passar dos tempos me enteressei por essa parte de deseho, projetos etc. Não tenho conhecimento, estou querendo fazer um curso de autocad, tenho 28 anos, primeiro queria saber se estou velho para trabalhar nessa area, se é muito difícil e quanto tempo dura um curso desse. Valeu.

    • Fredy disse:

      Nilson, não há problemas quanto a idade. Sobre o curso de AutoCAD, um básico dura em média de 30 a 40 horas/aula, no entanto um curso de AutoCAD não é o suficiente para o cargo que o Sr pleiteia, sugiro ler atentamente o artigo onde é explicado.
      Boa sorte.

  2. onstantino disse:

    Cadista Freelancer SP
    Início da conversa no bate-papo
    há 4 minutos
    Ola bom dia! estou entrando na areá de cad agora e gostaria de saber se poderia me tirar algumas duvidas, qual o melhora ramo de atuação para essa área, mecânica ou construção civil,arquitetonica ? o salario para ambos tem grande diferença? . peço desculpas em ocupar seu tempo e quem não acho muito sobre o assunto na internet e como vou investir em mais cursos queria uma segunda opinião.

    Desde já grato

    att

    Constantino

  3. Kauany Nascimento disse:

    Olá Fredy parabéns pelo site,estou com uma grande dúvida,não sei quase nada sobre o cad e preciso me
    especializar nessa parte,pois preciso de uma colocação no mercado de trabalho,faço engenharia civil.
    me ofereceram um curso de cad projetista sendo que não tenho conhecimento suficiente com o programa.
    no seu ponto de vista seria melhor eu fazer esse curso,ou só o auto CAD qual seria um investimento melhor.

  4. Cézar disse:

    Estudo e trabalho na área de construção Naval (Projetos de embarcações, em alumínio, fibra, madeira e peças mecânicas relativas a área) e gostaria de saber qual o curso de AutoCad e/ou software especifico para área, que me desse um melhor suporte.
    Grato,
    Cézar

  5. jonas rodrigues disse:

    Olá, primeiramente gostei muito do blog, prabéns!
    Veja bem, começei fazer um curso de AutoCAD a puco tempo, serão 80 hrs de curso incluindo o 3D max studio, gosto mto de desenho, mas nunca fiz nenhum curao profissionalizante em nenhuma area de desenho,
    desde pequeno meu sonho é fazer engenharia civil, mas minha visao nao é mais a mesma de quando eu era. Napeuqeno, tenho 20 anos, e fazer faculdade de engenharia civil ja nao é tão realidade assim pra mim, visto que e mensalidade da faculdade é maior que minha renumeraçao mensal! Quando começei a fazer auto cad fui meio que iludido, mas nesse blog vi que nao é exatamente uma profissao, me interessei agora em fazer algum curso tecnico na area de engenharia ou arquitetura, ou desenho mecanico para que eu possa usar o auto CAD para q nao seja só mais um curso, tempo e dinheiro perdido! Preciso de algum conselho ou dica! Desde ja agradeço!

  6. Mitiyo Kawase disse:

    Sou principiante , estou aproveitando uma promomocao do curso de AUTOCAD, de projetista me ajude, por favor

  7. Eduardo reis disse:

    Olá Fredy, gostaria de saber a sua opinião,eu trabalhei como inspetor de qualidade e traçador de usinagem e calderaria por toda vida proficional no ramo de metalurgíca estou com 56 anos e só tenho o fundamental completo.
    Hoje sou aposentado e parado em casa , se eu fizer um curso de aprimoramento de desenho mecânico e auto cad 2D E 3D com vídeos, terei condições de voltar ao mercado trabalhando em casa ?
    ou terei que fazer os cursos presencial.
    Gostaria de saber a sua sugestão.
    Muito obrigado

    • Fredy disse:

      Eduardo, com certeza dá pra aprender estudando em casa através de livros e aulas em video, no entanto deve-se considedar de modo geral que tenha uma tendencia autodidata, ou seja, tem costume de estudar e aprender estudando sozinho. Se tiver dificuldades de estudar sozinho, ai o melhor caminho é um curso presencial.

      Outra coisa que vai falar alto para recolocação no mercado é ter uma boa rede de contatos. Se está afastado é bom tentar contato com profissionais que conhecia quando estava pra se aposentar. No caso de não conseguir estabelecer contatos profissionais, o curso presencial pode ser uma alternativa para iniciar isto.

      Boa sorte.

  8. ivo disse:

    Olá, gostei bastante do site, por isso estou lendo, pesquisando e tentando aprender algo aqui. Mas vou direto ao assunto. Cuido dos meus pais idosos, em casa, e não posso mais sair para trabalhar…preciso ganhar dinheiro e tenho apenas o computador e a internet como aliados. Gosto muito de informática…hardware, software, enfim…tive contato com algumas pessoas que trabalham como freelancer, em casa, usando o autocad…e ganham dinheiro desta maneira. minha (s) pergunta (s) : Fazendo um curso básico de autocad 2D online e depois fazendo outro curso, autocad 3D, será possível começar a trabalhar em casa? tenho que ter alguma profissão definida? como começo? será que ainda este ano, começando estudar agora, já conseguirei ganhar dinheiro trabalhando em casa? já sei que tenho que ter conhecimento pleno do software, claro! mas qual área posso atuar? qualquer área? preciso de faculdade? peço que me orientem, se possível, pois estou na estaca zero e preciso trabalhar em casa, ganhar dinheiro. Obrigado e um grande abraço para todos!

    • Fredy disse:

      Ivo, acredito que as três primeiras linhas, no primeiro paragrafo do artigo, responde boa parte das suas duvidas.

      Você não precisa ter conhecimento pleno do software como sugere em seu comentário, o que precisa é ter conhecimentos prévios em desenho que se propõe a fazer. Até há profissionais que conseguem trabalhar tendo apenas conhecimentos básicos de AutoCAD 2D e sem conhecimento algum em 3D, porém possuem bons conhecimentos de desenho e projeto, isto é indispensável e por vezes pode ser mais trabalhoso de aprender que o proprio AutoCAD.

      No caso do nosso site/blog o foco é para profissionais da construção civil, nesta área, de forma mais rápida que um curso técnico que dura de 2 a 3 anos, você pode atuar como desenhista sem que precise ter curso superior (com empenho se consegue resultados iniciais de 6 meses a 1 ano), nestes casos se recorre a cursos livres ou estudos como autodidata (livros, apostilas etc…), o desenhista atua prestanto serviços para engenheiros, arquitetos ou mesmo escritórios.

      Se conseguir uma boa rede de relacionamento é algo que pode dar retorno financeiro, mas não é um curso de AutoCAD que vai te dar esta qualificação, o AutoCAD é apenas a ferramenta, sugiro fortemente que faça uma leitura atenta no artigo pois é explicado sobre isto. Um começo para isto é estudar desenho arquitetônico, no corpo do proprio artigo há um link sobre desenho arquitetonico com AutoCAD.

      Existe chances sim, mas não se iluda com o depoimento fácil de “fulano” que diz que trabalha com AutoCAD e ganha dinheiro em casa, um curso de AutoCAD de 40 horas quase sempre já deixa um desenhista a ponto de fazer seus desenhos, se 40h de curso resolvesse a vida financeira de alguem, seria muito muito simples e muita gente estaria puxando dinheiro com o rodo.

      Boa sorte.

  9. Gildo Topografo disse:

    Ola eu vivo em Angola africa e aprendi um pouco de topografia dado a questam de reablitação do meu pais e gostei tenho um pouco de conhecimento de campo, mas gostaria de me tornar num bom proficional em todas as vertentes que a brangem a areia de topografia e Autcad, o que devo fazer. Agradeço pela ajuda obrigado

    • Fredy disse:

      Gildo, não sei te informar bem a respeito pois não conheço as exigencias do mercado de trabalho em Angola. Mas normalmente, um curso técnico de agrimensura é um bom caminho.

  10. Daniel disse:

    SOS! Recebi um desenho de terceiro e depois de alterá-lo quando vou usar as cotas, elas saem todas com o mesmo tamanho da fonte. Sendo que nas configurações das cotas os “texto” estão corretos em suas respectivas configurações, eu uso por exemplo 1:25 = fonte 0.05 / 1:50 = fonte 0.10. Acredito ser alguma alteração na configuração do arquivo mas como descobrir isso? Grato.

    • Fredy disse:

      Daniel, tente verificar se a configuração da fonte que é usada no estilo de dimensionamento está com um valor “heigth” fixo, se estiver deve ser colocado como 0.0 para que seja obedecida a configuração da dimensão.

      Para ver a fonte vá no menu ‘Format > Text Style’.

      Fora isto não tenho idéia do que possa ser o problema.

  11. Leocadio Medeiros Nunes disse:

    Olá, eu sou topógrafo a trinta anos, e hoje a maior parte dos trabalhos que faço são levantamentos planimétricos de áreas, e os desenhos ainda faço na prancheta, gostaria que você me indicasse alguma coisa que facilitasse meus desenhos, pode ser o Cad ou outro programa p/ topografia inclusive que faça com sistema de cordenadas. não precisa ser muita coisa, só mesmo esta parte depois eu poderia ir me aprofundando.

    eu agradeceria muito se obtivesse resposta

    Lecadio

    • Fredy disse:

      Leocadio, o proprio AutoCAD é uma ótima opção pra começar, vai te dar um salto na qualidade dos projetos.

      Embora existam softwares especificos para topografia com recursos mais direcionados para a área, uma vantagem de se trabalhar com o AutoCAD é a facilidade de encontrar material de aprendizagem, além de ser fácil encontrar outros profissionais que também o utilizam os quais podem compartilhar suas experiencias.

      Com o tempo, conforme a demanda e o tipo de serviço, poderá começar a querer um “algo mais”, ai a sugestão é que avalie produtos específicos para topografia.

  12. Mauro Ragazzo disse:

    Sou desenhista projetista mecânico, porém, trabalho com projetos de construção civil há 10 anos. Ainda desenho na pancheta com régua paralela. Gostaria de aprender a desenhar planta baixa, cortes e fachada no Auto Cad. Tenho dificuldade de conseguir, pois, não preciso aprender todo o Auto Cad. Tem algum programa específico que facilite, para que meus projetos sejam feitos do Auto Cad ?
    Grato

  13. luana disse:

    passei em agrimensura…
    e quero saber se o curso de autocad serve para agrimensura?
    obrigado pela atençao..
    vcs seram de grande ajuda …

    • Fredy disse:

      Luana, quando estiver fazendo seus projetos vai precisar trabalhar com algum CAD, e o AutoCAD é o mais comumente utilizado.
      É melhor começar a trabalhar com mais afinco no AutoCAD quando estiver mais proximo de precisar dentro do seu curso.

  14. Felix disse:

    Estou muito interessado em aprender AutoCad, e esse artigo, de cara ja me livrou de muitas dúvidas!

  15. Murilo Müller disse:

    Eu tenho em mente a engenharia civil, aprender AutoCad vai ser útil ou vai me ajudar?

    • Fredy disse:

      Murilo, seria um exagero acreditar que um curso de AutoCAD vai te favorecer tanto dentro da faculdade. É como acreditar que saber usar compasso e régua facilitaria as coisas. O AutoCAD é meramente uma ferramenta de desenho que se aprende o básico em média de 40 horas, um curso de engenharia civil tem uma duração média de 5 anos, o conteúdo é muito pequeno em relação ao curso como um todo, compreende o que quero dizer?

      Não que seja algo inutil, pelo contrário, mas saber AutoCAD não o colocará à frente no curso. Me preocuparia mais com matemática e física que são matérias de peso e dominio requerido.

      O AutoCAD vai ser útil quando entrar na fase de estágio, mas até chegar a esta fase tem muito chão…

      Resumindo, não é ruim saber AutoCAD quando estiver no curso de engenharia, mas também não será um grande diferencial. Há engenheiros que sequer sabem usar AutoCAD mas nem por isto são mal sucedidos.

      A propósito, dê uma olhada neste outro artigo também: http://www.aditivocad.com/blog/profissoes-da-construcao-civil-projetos/

  16. matheus costa fonseca disse:

    eu gosto desenhar carros bem sofisticados, o auto cad serve para esse tipo desenho??

    • Fredy disse:

      Olá Matheus.

      Serve sim, tudo vai depender do tipo de trabalho que pretende. No caso de desenho em 3D pode obter imagens realistas, se utilizado da versão 2007 acima a qualidade da renderização é ainda melhor.

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, só aparecem para todos se aprovado.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento comercial (produtos do site). Para tratar sobre compras suporte a produtos etc... favor acessar o atendimento do site.

Foco no assunto: Deixe apenas opiniões, criticas, elogios, sugestões ou comentários que tenham relação com o conteúdo da página onde será exibido o comentário.

Proibido: Fazer auto-promoção ou propaganda; Divulgar/solicitar informações sobre cracks e afins; Solicitar informação ou resposta privilegiada por e-mail; Reclamar ou cobrar que sua  pergunta não foi respondida. Comentários desta natureza não serão aprovados.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte: