Desenho arquitetônico com AutoCAD para iniciantes e leigos

Se você tem a pretensão de iniciar na profissão de desenhista ou designer de arquitetura, não tem idéia por onde começar, ou até mesmo se é um estudante iniciante e não quer chegar totalmente cru no seu curso, este artigo pode ser proveitoso para você.

O objetivo aqui não é ensinar a matéria em si, mas orientar nos passos e dar um rumo pra você. Uma espécie de caminho das pedras.

Uma informação, se você tem conhecimento sobre desenho arquitetônico e quer informação sobre o uso do AutoCAD para tal, veja o artigo Desenho arquitetônico com AutoCAD para projetistas.

O objetivo aqui está um pouco além de lhe ensinar algo do tipo “como desenhar uma planta baixa no AutoCAD”, “como fazer um corte” ou coisas do gênero, pois isto não implica em uma receita de bolo e exige conhecimento técnico prévio. Serão abordados aqui pontos com orientações para você achar as informações necessárias para iniciar e conseguir fazer um projeto de arquitetura no AutoCAD.

Instruções iniciais

A primeira coisa que é importante entender, é que um curso de AutoCAD não o habilita em desenho arquitetônico (nem em qualquer outro tipo de desenho). Aprender AutoCAD não significa aprender a fazer um projeto nem desenvolver qualquer tipo de desenho. O fato de você saber manusear uma régua e um compasso não faz de você um desenhista.

Então, primeiro aprenda a teoria do desenho pra depois aplicar. É preciso saber quais são as medidas padrões de uma porta para depois desenhá-la, trilhando o caminho inverso pode não só retardar o aprendizado, como aprender errado.

Uma outra informação importante que você deve ter em mente, é que o AutoCAD é um software para desenho (CAD), veja-o como uma ferramenta de desenho e não como um programa que faz projetos, pois quem fará o projeto é você. O mesmo conceito se aplica em qualquer outro software de projeto, por mais sofisticado que seja.

Por onde começar - Primeiros passos

Existe uma sequencia lógica que deve ser obedecida pra que se dê bem:

  1. Aprender desenho arquitetônico.
  2. Aprender AutoCAD, aplicando os conhecimentos do item 1

Então a informação direta e clara é: Se você está na faculdade ou algum curso técnico, primeiro aprenda a teoria do desenho arquitetônico, leitura de projetos, normas… E depois dê um passo adiante, que é um curso de AutoCAD.

Se você não está em nenhum curso, não tem nenhum conhecimento técnico e quer se ingressar na profissão de desenhista, sendo o primeiro passo aprender desenho arquitetônico, busque um curso de desenho, unidades do SENAI costumam ter.

Para aprendizado de desenho arquitetônico:
Se na sua cidade não tem SENAI, ou se simplesmente não está disposto a freqüentar a sala de aula, existem alternativas como a apostila de desenho arquitetônico, conteúdos em DVD ou cursos online. Veja mais no topico "Recomendações" mais abaixo nesta página.

Para aprendizado do AutoCAD:
O que não falta hoje em dia é opção de aprendizagem, seja por cursos presenciais, apostilas de AutoCAD para download, curso de AutoCAD online e vários outros recursos.

Uma pergunta que me fazem com freqüência, é da possibilidade de aprender desenho arquitetônico direto no AutoCAD, sem passar pela prancheta? Possível é, mas de qualquer forma, será necessário primeiro ter uma base técnica sobre desenho. Um curso deste então teria que ser muito bem dirigido e com uma grade muito bem elaborada e aplicada para que não seja prejuizo.

Alguns cuidados a tomar

Após ter adquirido o conhecimento sobre desenho arquitetônico, caso vá optar por um curso presencial de AutoCAD na sua cidade, é importante saber que um dos requisitos de qualquer curso razoável é conhecimento prévio em desenho técnico, exceto se a matéria desenho técnico estiver inclusa no curso todo, mas neste caso o correto seria dizer um curso e desenho arquitetônico com AutoCAD, e não um curso de AutoCAD com desenho arquitetônico. Sabendo disto, é bom ter cautela e informar se há homogeneidade na turma no que diz respeito aos requisitos. Se você não tem conhecimento prévio em desenho técnico, mas mesmo assim eles abrirem uma exceção, desconfie da qualidade do curso.

Recomendações e indicações

Para quem procura indicação de material de estudos ou algum curso, deixamos aqui algumas recomendações

Da teoria para a prática – O trabalho

É comum para quem está iniciando em uma profissão ter algumas dúvidas e inseguranças em relação ao campo de trabalho. Para a área de desenho e projeto, não há uma resposta objetiva, pois isto pode variar de acordo com a região, o bom é que você mesmo avalie se há carência ou saturação na região onde pretende atuar. Mas como se trata de um ramo ligado à construção civil, a tendência é que sempre terá campo. A mesma coisa vale se está se ingressando em um curso técnico ou superior.

Se você é um estudante, já deve saber que será imprescindível conseguir bons estágios e mostrar seu potencial. Você pode fazer seu network na própria escola, com professores e outros alunos e então se informar como anda o mercado na sua região.

Para quem está começando com a cara e a coragem, além de muito empenho, vai precisar do famoso Q.I. (Quem Indica), se você tem uma boa rede de relacionamentos com pessoas deste ramo, não será tarefa das mais difíceis, do contrário terá que fazer alguma mágica e aparecer na frente de quem procura.

E pra fechar, um bom profissional deve ter paixão pelo que faz para fazer bem feito, assim terá seu lugar reservado no mercado.

É isto ai, bons estudos e boa sorte. Caso tenha algum comentário, fique à vontade!

Artigo Revisado em Dezembro/2017.


Comentários Comentários


 
Ainda não há comentários publicados nesta página.
Seja o primeiro!
Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Curta a Fan Page do AditivoCAD.Com


Fechar (X)