Desenho arquitetônico com AutoCAD para iniciantes e leigos

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » Arquitetura Engenharia & Construção » Desenho arquitetônico com AutoCAD para iniciantes e leigos


Se você tem a pretensão de iniciar na profissão de desenhista/projetista e não tem idéia por onde começar, ou até mesmo se é um estudante iniciante e não quer chegar totalmente cru no seu curso, este artigo pode ser proveitoso para você.

Uma informação, se você tem conhecimento sobre desenho arquitetônico e quer informação sobre o uso do AutoCAD para tal, veja o artigo Desenho arquitetônico com AutoCAD para projetistas.

O objetivo aqui está um pouco além de lhe ensinar algo do tipo “como desenhar uma planta baixa no AutoCAD” (a propósito, confira o tutorial para desenhar uma planta baixa no AutoCAD com o AditivoCAD 1LT), “como fazer um corte” ou coisas do gênero, pois isto não implica em uma receita de bolo e exige conhecimento técnico prévio. Serão abordados aqui pontos com orientações para você achar as informações necessárias para iniciar e conseguir fazer um projeto de arquitetura no AutoCAD, ou seja, uma espécie de caminho das pedras.

Antes de qualquer coisa.

A primeira coisa que é importante entender, é que um curso de AutoCAD não o habilita em desenho arquitetônico (nem em qualquer outro tipo de desenho). Aprender AutoCAD não significa aprender a fazer um projeto. O fato de você saber manusear uma régua e um compasso não faz de você um desenhista ou projetista.

Então, primeiro aprenda a teoria do desenho pra depois aplicar. É preciso saber quais são as medidas padrões de uma porta para depois desenhá-la, trilhando o caminho inverso pode não só retardar o aprendizado, como aprender errado.

Uma outra informação importante que você deve ter em mente, é que o AutoCAD é um software para desenho (CAD), veja-o como uma ferramenta de desenho e não como um programa que faz projetos, pois quem fará o projeto é você.

Por onde começar

A seqüência é esta: 1) Aprender desenho arquitetônico. 2) Aprender AutoCAD, aplicando os conhecimentos do item 1.

Se você não está em nenhum curso, não tem nenhum conhecimento técnico e quer se ingressar na profissão de desenhista/projetista, sendo o primeiro passo aprender desenho arquitetônico, busque um curso de desenho, unidades do SENAI costumam ter. Se na sua cidade não tem SENAI, ou se simplesmente não está disposto a freqüentar a sala de aula, existem alternativas como a apostila de desenho arquitetônico que representa um pequeno aperitivo do vasto conteúdo contido no CD Downloads AEC-CAD, o qual possui material associado ao assunto, inclusive material referente à instalações elétricas e hidráulicas que serão úteis caso mais adiante vá trabalhar com os projetos complementares de instalações. No AditivoCAD.Com temos também uma seção de apostilas com material interessante sobre assuntos correlatos.

Para não se perder, apenas quando estiver com uma base inicial em desenho arquitetônico, será recomendado partir para o AutoCAD.

Se você está na faculdade ou algum curso técnico, primeiro aprenda a teoria do desenho arquitetônico, leitura de projetos, normas… E depois dê um passo adiante, que é um curso de AutoCAD.

Uma pergunta que me fazem com freqüência, é da possibilidade de aprender desenho arquitetônico direto no AutoCAD, sem passar pela prancheta? Possível é, mas de qualquer forma, será necessário primeiro ter uma base técnica sobre desenho, e isto pode acabar como trocar uma nota de R$10 por duas de R$5 ou vice-versa.
Sem contar que um curso nestes moldes, pode não ser muito produtivo se mal aplicado. E em termos de resultado final acaba dando praticamente na mesma se você aprender desenho arquitetônico e depois aprender AutoCAD, uma vez que eles terão que lhe ensinar primeiro a teoria do desenho.
Então uma boa prática é que adquira a base teórica e técnica do desenho, para então aplicá-la no AutoCAD.

Alguns cuidados a tomar

Após ter adquirido o conhecimento sobre desenho arquitetônico, caso vá optar por um curso presencial de AutoCAD na sua cidade, é importante saber que um dos requisitos de qualquer curso razoável é conhecimento prévio em desenho técnico, exceto se a matéria desenho técnico estiver inclusa no curso todo, mas neste caso o correto seria dizer um curso e desenho arquitetônico com AutoCAD, e não um curso de AutoCAD com desenho arquitetônico. Sabendo disto, é bom ter cautela e informar se há homogeneidade na turma no que diz respeito aos requisitos. Se você não tem conhecimento prévio em desenho técnico, mas mesmo assim eles abrirem uma exceção, desconfie da qualidade do curso.

Recomendações

Uma vez bem embasado no desenho arquitetônico, dê uma passadinha no artigo de Desenho arquitetônico com AutoCAD para projetistas, o qual também responde perguntas comuns. Lembrando que a ajuda que você vai precisar para o uso do AutoCAD, está no AditivoCAD.Com, através de apostilas de AutoCAD que são indicadas a quem quer dar os primeiros passos, curso de AutoCAD 2D pra quem almeja não só dar os primeiros passos mas também ir mais longe e explorar o potencial do software.

Da teoria para a prática – O trabalho

É comum para quem está iniciando em uma profissão ter algumas dúvidas e inseguranças em relação ao campo de trabalho. Para a área de desenho e projeto, não há uma resposta objetiva, pois isto pode variar de acordo com a região, o bom é que você mesmo avalie se há carência ou saturação na região onde pretende atuar. Mas como se trata de um ramo ligado à construção civil, a tendência é que sempre terá campo. A mesma coisa vale se está se ingressando em um curso técnico ou superior.

Se você é um estudante, já deve saber que será imprescindível conseguir bons estágios e mostrar seu potencial. Você pode fazer seu network na própria escola, com professores e outros alunos e então se informar como anda o mercado na sua região.
Para quem está começando com a cara e a coragem, além de muito empenho, vai precisar do famoso Q.I. (Quem Indica), se você tem uma boa rede de relacionamentos com pessoas deste ramo, não será tarefa das mais difíceis, do contrário terá que fazer alguma mágica e aparecer na frente de quem procura.

E pra fechar, penso comigo que um bom profissional deve ter paixão pelo que faz para fazer bem feito, e assim terá seu lugar reservado.

É isto ai, bons estudos e boa sorte. Caso tenha algum comentário, fique à vontade!

Alguns artigos relacionados:

- Desenho arquitetônico com AutoCAD para projetistas »
- Maquete eletrônica de arquitetura »
- Autodesk AutoCAD Freestyle »
- AutoCAD em português vale a pena? »
- Uso de normas NBR sobre acessibilidade »



CD-ROM com apostilas selecionadas
Desenho técnico e arquitetônico!


CD Downloads


Aprenda desenhar planta baixa, cortes fachadas, escadas, coberturas e muito mais...
Confira no CD Downloads AEC-CAD »

189 comentários para “Desenho arquitetônico com AutoCAD para iniciantes e leigos”

  1. Francisco disse:

    Já lá vão 15 anos de medidor/orçamentista, na área técnica não tenho problemas, mas agora decidi aprender autocad, pois grande parte dos projectos chegam em ficheiros, aos quais só lá chego plotando.

    Tenho conhecimentos de informática medios, mas autocad… nunca toquei, deverei ter dificuldades na aprendizagem? Demasiado demorada a aprendizagem? Preciso de conhecimentos além dos anunciados acima?

    Cumprimentos
    Francisco Guerreiro

  2. Guilherme Silveira disse:

    Olá, estou no Ensino Médio e pretendo fazer Arquitetura , portanto estou andando de site em site procurando livros, informações, e coisas pra que eu chegue na faculdade e de o máximo de mim. Mas eu realmente não sei muita coisa sobre desenho arquitetônico, e eu realmente gostaria de chegar na faculdade ja tendo uma otima base e visao do que acontecerá, pois eu pretendo realmente me esforçar para fazer sucesso nesse ramo, cujo me identifico. Baixei a apostila de desenho, e eu estudo em Colégio Militar, entao ja tive dois anos de um curso de desenho geométrico (obrigatório no colégio), apesar deu sempre ir bem, era meio basico. Eu baixei também o livro “A Arte de Projetar em Arquitetura”, e gostaria de saber opiniões sobre a utilidade desses materiais ou de outros materiais para mim, ou seja, se realmente eu ler a aportila e esse livro, ou outros, serão úteis para mim, me deixarão melhor preparado para o curso. E se a resposta for positiva, que outros materiais seriam recomendados para mim.
    Obrigado.

    • Fredy disse:

      Guilherme, Você não perde estudando desenho arquitetônico. Mas a matéria de desenho arquitetônico representa uma pequena parcela em relação ao curso como um todo. Entrar sabendo desenho arquitetônico vai te ajudar quando você for estudar esta disciplina, mas apesar de ajudar, não é algo que faz um grande diferencial.

      Boa sorte.

  3. Dário Pedro Dos Santos disse:

    Olá sou Mestre de obras há 30 anos mas quero mudar de função
    poracazo Cadista ,já tenho um Bom conhecimento em desenho civil e mecânico,
    tambêm em autocad 2d e 3d . mas ainda falta muito para ser um Cadista;

    porisso pesso ajúda para os professores Caditas.

    abraço dàrio

  4. Gabriele disse:

    Tah, mai como começo a fazer o curso. Estou super anciosa!!!!

  5. Ilomar de Deus Rocha Figueredo disse:

    Muito bom

  6. waldir disse:

    Trabalhei com Auto Cad 12, Auto cad 14 e Auto Cad LT, porém faz + de dez anos que não trabalho com a ferramenta.
    É possivel começar um curso diretamente de Auto cad 2D ???

  7. DieCar disse:

    Trabalho com telecomunicaçoes e algumas empresas pedem conhecimento em auto-cad
    faço curso de formção em autocad 2013 no SENAC e gostaria de saber quão valores seria agregado a minha profissão e as areas que poderia atuar. tenho curso de desenho tecnico,e estou me formando em telecomunicaçoes.

  8. Antonio Castro Leite Filho disse:

    Ja venho há muito tempo fazendo plantas baixa, só me limitei até ai… Quero me aprofundar mais nessa questão.

  9. Chris Oliveira disse:

    Olá , quero fazer o curso de autocad , mas não tenho conhecimento em desenho arquitetônico , qual a forma mais fácil para aprende-lo antes de inciar o curso ? (estou no ensino médio , e pretendo fazer arquitetura , vou fazer o curso para iniciar , e obter conhecimento nessa área)
    Obrigada .

    • Fredy disse:

      Olá!

      A forma mais fácil é a que indico no artigo, aprender desenho aquitetonico (ou algum desenho técnico) antes. Fora esta, se quiser arriscar seu tempo e dinheiro, entre em um curso de AutoCAD pra ver no que dá, as chances de ter bom aproveitamento são poucas mas quem sabe…

  10. Andreia disse:

    Bom Dia Fredy,estou no 3º Módulo do Curso Técnico em Edificações e vou começar a fazer o curso de Autocad você acha que é muito complicado para quem é iniciante ?Obrigada !

    • Fredy disse:

      Andreia, o que as vezes complica um pouco é a falta de conhecimento em desenho técnico. Fora isto, a complicação vai depender do ritmo de aprendizagem de cada um, mas não costuma ser bicho de sete cabeças.

  11. paloma disse:

    sempre quis seguir a carreira de arquitetura, mas fui “influenciada” pela família na época do vestibular e acabei indo por outro caminho. enfim, hj tenho 33 anos, estou frustrada profissionalmente e como sou dona do meu nariz e tenho uma filha pra criar resolvi seguir meu velho pra ver quem sabe as coisas darem certo pela primeira vez.. a minha pergunta é: vc acha necessário fazer a faculdade de arquitetura? pra mim ela é um tanto inviável primeiro pq se não conseguir entrar na faculdade publica não consigo pagar a mensalidade, se passar na publica não tenho como fazer o curso por conta do horário, segundo acho que entrando na carreira como desenhista arquitetonico elimino um tanto de coisas desnecessárias que nos passam na graduação.. meu interesse é desenhar e planejar projetos e quem sabe [ai seria realização plena] entrar na área de urbanização e trabalhar com o governo ajudando áreas carentes..
    att

    • Fredy disse:

      Paloma, sem o curso superior há limites. Neste caso poderá atuar como desenhista, auxiliando engenheiros e arquitetos, para isto vai precisar do conhecimento prático que pode ser obtido por meio de cursos mais rápidos ou mesmo estutando por conta propria. Se quiser algo mais abrangente, realmente o curso superior é a melhor alternativa. Uma outra opção é ainda os cursos técnicos.

      Sugiro ainda que dê uma olhada no link sobre: Profissões da construção civil.

      Boa sorte.

  12. Jorge Falcao disse:

    Toda e qualquer informação sempre será util. Gostei muito e ajuda bastante, principalmente para quem estar buscando esta profissão e posteriormente o seu espaço no mercado. A entidade estar de parabens pelas informações – o passo-a-passo – .

  13. Gabriela disse:

    Gostei muito do artigo, achei ele objetivo e prático.

  14. dagoberto disse:

    bom artigo. exclarecedor

  15. Rosilane disse:

    Olá Fredy, gostaria de uma orientação de que curso seria o mais indicado, uma vez que pretendo entrar na área cadista voltada para paisagismo. Não tenho a mínima noção de desenho. Desde já agadeço

    • Fredy disse:

      Rosilane, o indicado é o que está no artigo mesmo, ou seja, aprender desenho arquitetônico e depois AutoCAD. Mesmo pensando em paisagismo vai precisar de conhecimentos em desenho arquitetônico.

  16. Natalia Ribeiro disse:

    Boa noite!

    Sou tecnóloga em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e fui contratada por um empresa multinacional como desenhista topografa. Tenho o curso de AutoCad da faculdade e uma complementação de um curso externo, será que terei muitas dificuldades para executar a função?

  17. Rafael disse:

    Ola!
    Bom eu curso engenharia civil, estou no primeiro ano mais ja queria começar a fazer cursos na area.
    vou me inscrever no curso de Leitura e Interpretação de projetos do SENAI, e gostaria de saber se esse curso ja vai me dar a base necessaria para poder aprender autoCAD ?

    Desde ja agradeço!

    Grande Abraço!

    • Fredy disse:

      Rafael, boas noções de desenho técnico é pre-requisito para trabalhar com o AutoCAD. O curso em questão vai ajudar sim.

      • rafael disse:

        obrigado p
        por favor, tem alguma indicação de curso de desenho tecnico em sp? de preferencia aos sabados ou domingos?!
        vi cursos de desenho tecnico por ensino a distancia online,mais acho q esse curso deve ser muito melhor se houver a possibilidade de se aprender presencialmente.ead deve ser furada.

        muito obrigado novamente!!

        • Fredy disse:

          Não tenho nenhuma indicação específica, aos finais de semana complica ainda mais. Sobre a questão do curso a distancia ou presencial, a diferença pode estar na instituição e não no metodo em si, a aptidão do aluno também conta muito, tanto que há os autodidatas que aprendem sozinhos com estudo de livros e apostilas.

          Sobre o ead, é tendencia presente em grandes instituições, como a FGV e outras.

          Boa sorte.

  18. Ivan Lima disse:

    Valeu a dica!!!

    Me ajudou muito.

  19. rafael nogueira disse:

    boa tarde, tenho uma duvida :aquí na minha cidade estão oferecendo um curso de autocad, fui para saber como é e o valor do curso, até aí tudo bem, mas quando perguntei se seria nessesario saber um puco sobre desenhos o cara falou que não, que era facil aprender usar o auto cad e tal ,tá aí decidi fazer o curso pois o diretor da escola me deu um desconto nas mensalidades e começei a fazer as aulas ,mas pesquisando na net, ví que temos que saber sim um pouco mais sobre esta area antes de fazer o curso, queria uma ajuda pois estou gostando do curso e quero atuar na area mas estou inseguro o que vc me indica a fazer ?passo a maior parte do dia em casa você acha que ler apostilas e tal é uma boa? obrigado.

    • Fredy disse:

      Rafael, o que tenho para indicar é o que está descrito no artigo…

      Infelizmente há escolas que agem com falta de ética para ganhar o aluno, ou melhor, o dinheiro do aluno. Começou pelo caminho mais dificil, agora o negócio é buscar conhecimentos em desenho. Estudar por apostilas e livros pode ser uma boa se tem uma vocação autodidata, do contrário o melhor é buscar um curso presencial mesmo.

  20. Fabiane disse:

    Olá,

    Gostei muito do artigo, deu uma ótima base de orientação e é exatamente o que eu buscava saber.

    Gostaria de saber se na sua opinião, mesmo sem fazer curso superior na área, poderei trabalhar no ramo, com um curso de desenho arquitetônico seguido de um curso de autocad.

    Pergunto isso porque sou funcionária pública mas penso em mudar de área, não descartando a idéia de futuramente fazer um curso superior, caso obtenha sucesso no ramo.
    Obrigada desde já.

  21. Ademir Barros Feitosa disse:

    Boa tarde, sou de Picos-PI gosto muito de desenhar e quero me aprofundar nessa area e onde amigos engenheiros civis(CREA-PI) me indicaram a adquirir o curso AutoCAD, principalmente pela carencia de profissionais em minha cidade. Tenhos duvidas como iniciar os estudos do AutoCAD, se bem que tenho em busca primeiro do curso de desenho arquitetonico. Certo, onde moro tem o Senac-PI mas tem somente o curso AutoCAD 2D. Queria saber onde conseguir pela net o curso inicial de des. arquitetonico, e se é melhor adquirir um CD ou o material impresso? Se poder dar mais dicas alem dessas ou uma orientação mais precisa ficarei grato, pois o dificio é o curso por aqui, que trabalho nessa area nao me altará.

    Abraço e um otimo dia.

    Ademir B feitosa
    Picos-PI

  22. Joel Borges disse:

    Muito bom o site! gostei muito , me deu uma outra visão sobre a arquitetura eu nem terminei o ensino médio mas eu já tô decidido que vou atuar na área de arquitetura, e já estou começando a estudar pra quando eu ingressar no ensino superior ter mais facilidade, muito obrigado pelas informações!! sucesso pra o seu site!

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, só aparecem para todos se aprovado.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento comercial (produtos do site). Para tratar sobre compras suporte a produtos etc... favor acessar o atendimento do site.

Foco no assunto: Deixe apenas opiniões, criticas, elogios, sugestões ou comentários que tenham relação com o conteúdo da página onde será exibido o comentário.

Proibido: Fazer auto-promoção ou propaganda; Divulgar/solicitar informações sobre cracks e afins; Solicitar informação ou resposta privilegiada por e-mail; Reclamar ou cobrar que sua  pergunta não foi respondida. Comentários desta natureza não serão aprovados.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte: