Dicas para um AutoCAD mais rápido

Você está em: AditivoCAD.Com » Blog » Tutoriais e dicas AutoCAD » Dicas para um AutoCAD mais rápido

AutoCAD Mais rápidoQuanto maior a pressa, cada segundo cada segundo que o AutoCAD vai demorando pra carregar, dá a impressão de que o computador está uma carroça que anda a 10 km/h e precisa ser formatado. Mas antes de partir para a medida drástica, tente seguir estas dicas deste artigo.

Há algumas medidas que se pode tomar para que o AutoCAD carregue mais rápido, algumas são ações diretamente ligadas ao referido, outras dizem respeito ao seu sistema operacional, no caso desta explicação consideramos a versão Windows.

Não há milagres é claro, isto significa que seu computador de fato não atende os requisitos mínimos para o AutoCAD que utiliza, as medidas passadas aqui podem fazer muito pouca ou nenhuma diferença.

Então vamos às dicas…

Dica 1: Desabilitando o logo do AutoCAD.

AutoCAD /nologo

O parametro /nologo após o comando do atalho desabilita a apresentação do logo ao iniciar o AutoCAD

Quando você inicia o AutoCAD, aparece aquele tela com o logo do mesmo (splash), ali são alguns segundinhos pra que isto seja carregado na tela. Você pode desabilita-la clicando com o botão direito do mouse em cima do atalho do AutoCAD na área de trabalho (ou por onde o executa) e selecionando “Propriedades…”, então na janela que aparecer altere o campo Destino inserindo ao final do mesmo (fora da aspa) o texto /nologo, como mostra a figura.

Vale lembrar que esta informação acima elimina o logo quando o AutoCAD for iniciado, porém se abrir o AutoCAD através do clique em um arquivo dwg (para abri-lo) o logotipo vai aparecer. O meio que conheço para remove-lo nesta situação, é alterando diretamente no registro do Windows. Isto é para usuários mais avançados, se não tem familiaridade com o assunto, a recomendação é que não use esta opção para não correr o risco de ter o seu AutoCAD com problemas.

Então, reiterando, esta explicação a seguir é para quem tem conhecimento mais avançado no Windows, se nem sabe o que é o “Registry” do Windows recomendo que pule esta opção. Agora se quiser fazer esta alteração, por sua conta e risco, execute o Regedit e busque a chave HKEY_CLASSES_ROOT\AutoCAD.Drawing.18\shell\open\command – onde está 18 pode ser outro numero conforme a versão do AutoCAD que utiliza, ou pode até ter mais de uma chave se houver mais de um AutoCAD instalado, neste caso altere apenas o da versão corrente. Nesta chave, o item padrão deverá estar executando o “(…)\AcLauncher.exe”, você deve então alterar para o caminho completo do executável do AutoCAD (acad.exe) incluindo ao final a opção /nologo e em seguida “%1” (com aspas), ficaria algo como “C:\Program Files\Autodesk\AutoCAD 2011\acad.exe” /nologo “%1″

Dica 2: Desabilitar a janela StartUp.

A janela StartUp é aquela que inicia com o AutoCAD onde é solicitado o template e sistema de medida (metric ou imperial). Se você não usa mas ela está ativa, pode desabilitar a mesma sempre que o AutoCAD for aberto. Basta digitar na linha command a instrução STARTUP e quando aparecer Enter new value for STARTUP <1>: coloque o numero 0 para desabilitar. Se precisar ou quiser reabilitar basta repetir o comando e colocar o numero 1.

Dica 3: Desabilitando carregamento de rotinas desnecessárias.

Gosta de usar rotinas autolisp, arx, vba?… Bem, se gosta e costuma colocar tudo pra carregar automático com o AutoCAD, experimente colocar apenas aquelas que usa com mais frequência e deixe para carregar as demais manualmente quando for utiliza-las.

Dica 4: Enxugando os arquivos dwg (comando purge).

Ao abrir um arquivo dwg, por questões lógicas, quanto maior for o arquivo mais tempo o AutoCAD leva pra abrir o arquivo.

Um exemplo prático de como um arquivo pode ir aumentando de tamanho. Você insere alguns blocos no seu projeto, mas depois desiste de usa-los e apaga, mesmo apagando a referencia deste bloco continua presente no arquivo, inclusive a layer e demais informações que ele tenha. Estas informações ajudam a aumentar o tamanho do arquivo e por consequência o tempo de abertura do mesmo.

Purge no AutoCAD

O comando purge em versões mais recentes do AutoCAD é mais amigável e apresenta melhor funcionalidade


Então, você pode diminuir o tamanho de alguns arquivos usando o comando purge do AutoCAD. Este comando faz com que blocos, layers e várias outras configurações que não estejam sendo utilizadas sejam apagados do arquivo.

O uso do comando é simples, basta digitar PURGE e se iniciará. Em versões mais antigas do AutoCAD o comando não é amigável, sendo processado exclusivamente na linha de comandos por meio de uma mensagem como “Enter type of unused objects to purge [...]” sendo que entre colchetes aparecem os tipos de objetos que podem ser “purgados”, se escolher “all” fará o purge de tudo. É interessante repetir o comando por algumas vezes até que se tenha a mensagem “No unreferenced” para todos os objetos.

Em versões mais atuais do AutoCAD o comando purge é bem mais amigável, por meio de uma janela (ver figura ao lado), onde você pode selecionar apenas os itens que quer aplicar o purge ou marcar “All items” e clicar no botão “Purge all”.

Dica 5: Cuidado com templates muito carregado de informações.

É fato que o uso de templates personalizados facilita o inicio de projetos, onde você pode ter configurações mais utilizadas pré-definidas para o projeto, tais como layers, tipos de linhas, margens etc… Mas não precisa exagerar e inserir dentro do arquivo uma extensa biblioteca ou criar configurações que nunca são utilizadas, o exagero, em alguns casos pode levar mais alguns segundos para abrir o arquivo.

Dica 6: Faxina no computador.

Mantenha seu computador “limpo” e organizado. Um sistema operacional trabalhando lento vai refletir negativamente no uso do AutoCAD (bem como em qualquer outro programa). Portanto, se o Windows está lento e travando, trate de ajusta-lo antes.

Algumas recomendações são básicas e altamente indicadas, a primeira é o uso de um software de manutenção, opções gratuitas é o que não falta.

Aqui vou indicar o ccleaner, download em: piriform.com/ccleaner/download/standard. Com o ccleaner, recomenda-se usar a opção de “Limpeza” que vai apagar o “lixo” no seu computador – usuários que nunca fizeram isto costumam se espantar com os resultados, e a opção “Registro” que vai buscar e corrigir erros registro do Windows. Para usuários mais avançados que saibam o que está fazendo na opção de “Ferramentas” pode até mesmo desabilitar programas que se iniciam com o Windows, embora isto não tenha uma ligação ou efeito diretamente ligado ao AutoCAD, se estes programas estiverem atrapalhando o desempenho do Windows, como por exemplo um consumo de memória alto, o reflexo será certo no uso de programas, incluindo o AutoCAD.

Desinstalar programas que você instalou mas não usa, também é uma boa ideia para liberar espaço no HD para coisas realmente necessárias.

Após a limpeza no seu computador com o software que indicamos acima (ou algum outro que tenha preferido), desfragmente o HD. Para desfragmentar basta que pelo Windows Explorer clique com o botão direito do mouse sobre a unidade do HD, escolha “propriedades” e na sequencia clique na aba “Ferramentas” e depois o botão “Desfragmentar agora…”.

O desfragmentador não precisa ser utilizado com frequência, uma vez por mês costuma ser suficiente, igualmente a limpeza pelo ccleaner. Em casos de uso assíduo do computador, com instalação/desinstalação frequente de programas, você pode reduzir este intervalo de manutenção conforme notar necessário.

Outra coisa, Antivirus é um só que deve ser instalado, ok? Há quem acredite que instalar dois antivírus é mais segurança, porém além de ocorrer justamente o inverso comprometendo a segurança, pode trazer prejuízos no desempenho do computador.

Por hora é isto. Caso tenha alguma dica ou comentário a respeito do assunto, sinta-se livre.

*Imagem: sxc.hu/photo/1236395

Alguns artigos relacionados:

- O polar tracking do AutoCAD não funciona? »
- Restaurando a tecla delete no AutoCAD »
- Teclas de atalho do AutoCAD »
- Remover a marca “Produced by an Autodesk Educational Product” »
- Ajustar espelhamento de blocos no AutoCAD »


3 comentários para “Dicas para um AutoCAD mais rápido”

  1. Augusto T O R R E A L Filho disse:

    Meus caros: Estava zapeando pelos tutoriais e respostas a cadistas angustiados (faço isto vez por outra para tentar suprir grandes falhas no apressado curso de cad que fiz há algum tempo já e à idade avançada em foi feito) e dei de cara com site de vocês. Foi uma bela e grande surpresa. Aplaudo sua simplicidade e clareza, mas, principalmente a generosidade franca e aberta com que põem à disposição de desconhecidos seu vasto conhecimento sobre o assunto. Fica evidente que não os move unicamente o interesse comercial, legítimo, mas que contemplam o aspecto social (e, até mesmo patriótico) de esclarecer, de ajudar, de se útil. Parabéns. Iniciativas assim, generosas, postergam para o dia de São Nunca a decisão de descrer deste nosso Brasil amado. Sejam felizes, muito felizes, em sua vida profissional e na pessoal também. Deus os abençôe.

  2. Jovino Lopes Filho disse:

    como faço para colocar a setinha do meu cursor do computador, junto com o cursor de mira do autocad

Deixe um comentário

Comentários sob moderação, só aparecem para todos se aprovado.
Regras para comentar:
Neste canal, NÃO é prestado atendimento comercial (produtos do site). Para tratar sobre compras suporte a produtos etc... favor acessar o atendimento do site.

Foco no assunto: Deixe apenas opiniões, criticas, elogios, sugestões ou comentários que tenham relação com o conteúdo da página onde será exibido o comentário.

Proibido: Fazer auto-promoção ou propaganda; Divulgar/solicitar informações sobre cracks e afins; Solicitar informação ou resposta privilegiada por e-mail; Reclamar ou cobrar que sua  pergunta não foi respondida. Comentários desta natureza não serão aprovados.

Este espaço apesar de aberto à sua participação e ter informações divulgadas publicamente, é um espaço privado. Então, mensagens ofensivas ou contrárias aos interesses do site podem ser ignoradas sem maiores explicações.

Digite seu comentário. (O moderador pode edita-lo antes da publicação, afim de adequar as regras)

Repita o e-mail:

Digite o codigo da imagem seguinte: