Dicas para um AutoCAD mais rápido

AutoCAD Mais rápido

Coloquei neste artigo, algumas dicas para acelerar a execução do AutoCAD.

São soluções para questões comuns, obviamente não há uma solução milagrosa para suprir a necessidade de um hardware melhor, ou mesmo a formatação do computador caso sua máquina esteja agonizando por isto.

Não há milagres é claro, mas há macetes e paleativos para limpeza de arquivos, ajustes no AutoCAD e no sistema operacional, que resolvem grande parte dos casos. É isto que veremos aqui.

Então vamos às dicas…

Dica 1: Desabilitando o logo do AutoCAD.

AutoCAD /nologo
Fig. 1 O parametro /nologo após o comando do atalho,
desabilita a apresentação do logo ao iniciar o AutoCAD

Esta dica tem como objetivo ajudar no arranque o AutoCAD, suprimindo o carregamento da tela com o logo do AutoCAD (splash), faz mais diferença em versões mais antigas do AutoCAD.

Você pode desabilita-la clicando com o botão direito do mouse em cima do atalho do AutoCAD na área de trabalho (ou por onde o executa) e selecionando “Propriedades…”, então na janela que aparecer altere o campo Destino inserindo ao final do mesmo (fora da aspa) o texto /nologo, como mostra a Fig. 1.

Vale lembrar que esta informação acima elimina o logo quando o AutoCAD for iniciado, porém se abrir o AutoCAD através do clique em um arquivo dwg (para abri-lo) o logotipo vai aparecer. Um meio para resolver esta situação, é alterando diretamente no registro do Windows.

Mexer no registro do Windows é indicado a usuários mais avançados, se não tem familiaridade com o assunto, a recomendação é que não use esta opção, ou se quiser faça por sua conta e risco.

Para alterar a opção diretamente no registro, execute o Regedit e busque a chave HKEY_CLASSES_ROOT\AutoCAD.Drawing.18\shell\open\command – onde está 18 pode ser outro numero conforme a versão do AutoCAD que utiliza, podendo inclusive ter mais de uma chave se houver mais de um AutoCAD instalado. Nesta chave, o item padrão deve estar executando o “(…)\AcLauncher.exe”, você deve então alterar para o caminho completo do executável do AutoCAD (acad.exe) incluindo ao final a opção /nologo e em seguida “%1” (com aspas), ficaria algo como “C:\Program Files\Autodesk\AutoCAD 2011\acad.exe” /nologo “%1″

Dica 2: Desabilitar a janela StartUp.

Esta dica se aplicação principalmente em versões mais antigas do AutoCAD. Nas versões mais recentes do AutoCAD o StartUp vem desabilitado na instalação padrão.

A janela StartUp é aquela que inicia com o AutoCAD onde é solicitado o template e sistema de medida (metric ou imperial). Se você não usa mas ela está ativa, pode desabilitar a mesma sempre que o AutoCAD for aberto. Basta digitar na linha command a instrução STARTUP e quando aparecer Enter new value for STARTUP <1>: coloque o numero 0 para desabilitar. Se precisar ou quiser reabilitar basta repetir o comando e colocar o numero 1.

Dica 3: Desabilitando carregamento de rotinas desnecessárias.

Se vosta de usar rotinas autolisp, arx, vba... coloca-as para carregar automático com o AutoCAD na StartUp Suite pode causar lentidão no inicio do AutoCAD.

Experimente colocar apenas aquelas que usa com mais frequência e deixe para carregar as demais manualmente quando for utiliza-las.

Para quem utiliza o AditivoCAD 3, a recomendação se tem um computador modesto é colocar o carregamento como "Manualmente".

Dica 4: Enxugando os arquivos dwg (comando purge).

Ao abrir um arquivo dwg, por questões lógicas, quanto maior for o arquivo mais tempo o AutoCAD leva pra abrir o arquivo.

Um exemplo prático de como um arquivo pode ir aumentando de tamanho. Você insere alguns blocos no seu projeto, mas depois desiste de usa-los e apaga, mesmo apagando a referencia deste bloco continua presente no arquivo, inclusive a layer e demais informações que ele tenha. Estas informações ajudam a aumentar o tamanho do arquivo e por consequência o tempo de abertura do mesmo.

Purge no AutoCAD
Fig. 2: O comando purge em versões mais
recentes do AutoCAD é mais amigável


Então, você pode diminuir o tamanho de alguns arquivos usando o comando purge do AutoCAD. Este comando faz com que blocos, layers e várias outras configurações que não estejam sendo utilizadas sejam apagados do arquivo.

O uso do comando é simples, basta digitar PURGE e se iniciará. O funcionamento pode diferir dependendo da versão do AutoCAD utilizada, sendo neste caso o funcionamento por dois meios explicados a seguir.

Em versões mais antigas do AutoCAD o comando não tão é amigável, sendo processado exclusivamente na linha de comandos por meio de uma mensagem como “Enter type of unused objects to purge [...]” sendo que entre colchetes aparecem os tipos de objetos que podem ser “purgados”, se escolher “all” fará o purge de tudo. É interessante repetir o comando por algumas vezes até que se tenha a mensagem “No unreferenced” para todos os objetos.

Em versões mais atuais do AutoCAD o comando purge é bem mais amigável, por meio de uma janela (Ex. Fig. 2), onde você pode selecionar apenas os itens que quer aplicar o purge ou marcar “All items” e clicar no botão “Purge all”. Enquanto o botão "Purge all" estiver habilitado, é recomendado que repita o comando, pois há elementos aninhados que não são eliminados no primeiro purge.

Dica 5: Limpeza extra no arquivo Dwg (comando OverKill).

OverKill no AutoCAD
Fig. 3: O comando OverKill apaga objetos sobrepostos


Este recurso, assim como o Purge, serve para limpeza de arquivos Dwg. Para acessar basta digitar OVERKILL e teclar enter.

Este comando apaga objetos sobrepostos como linhas, arcos e polilinhas no AutoCAD (line, arc, polyline), o que além de organizar o desenho lhe poupará algums Kb. Ou seja, objetos desenhados sobre objetos. O comando também une segmentos de objetos, como linhas desenhadas por pedaços onde o segmento esteja no mesmo angulo, assim após o comando acabam se tornando uma unica linha.

O comando dá várias opções de ajustes, o que extenderia aqui nossa explicação para um tutorial a parte. Porém, a opção padrão do comando (apresentada na Fig. 3) já é suficiente para resolver a maioria dos casos.

Após acionar o comando, o AutoCAD dá a mensagem padrão que pede seleção de objetos "Select objects:", basta selecionar e a janela (Fig. 3) aparecerá para que confirme os parametros.

Dica 6: Cuidado com templates muito carregado de informações.

É fato que o uso de templates personalizados facilita o inicio de projetos, onde você pode ter configurações mais utilizadas pré-definidas para o projeto, tais como layers, tipos de linhas, margens etc… Mas não precisa exagerar e inserir dentro do arquivo uma extensa biblioteca ou criar configurações que nunca são utilizadas, o exagero, em alguns casos pode levar mais alguns segundos para abrir o arquivo.

A solução para arquivos já criados com templates carregados, é usar as cidas 4 e 5 acima, ou seja, os comandos purge e overkill.

Dica 7: Otimizar o uso de blocos dwg.

Nós que utilizamos AutoCAD, não vivemos sem um bloco dwg, mas que tal otimizar o uso?

Uma breve explicação sobre blocos (para iniciantes): Nada mistico ok? Este bloco que você baixa na internet, nada mais é que um arquivo dwg normal, simples assim (se torna bloco de fato quando é inserido dentro de outro arquivo Dwg).
Quando você insere este bloco em um arquivo, além do próprio espaço grafico que ele ocupa no desenho, ocupa espaço no arquivo para alocar dados deste bloco como as layers, estilos de textos, dimensionamentos e tudo mais que o arquivo dwg referente ao bloco continha, ainda que você não utilize estas configurações pra mais nada.
A menos que você explodir o blocos inseridos, ao usar o comando purge (dica 4) estes dados mesmo não sendo utilizados não serão removidos. Mas calma ai, não não estou dizendo pra explodir o bloco ok? Isto nem sempre é recomendado!

Agora que já sabe que o bloco inserido ocupa um espaço extra, você tem bons motivos para cuidar do que insere em seu desenho.

Organize sua biblioteca, mantendo blocos limpos de layers desnecessários e sem blocos aninhados. Se tem muita coisa por ai, comece pelos itens que utiliza com mais frequencia.

Abra o arquivo dwg referente ao bloco e verifique se ele proprio está como bloco... se estiver, pode explodi-lo, pois do contrário, ao inseri-lo em um outro projeto você terá um bloco aninhado, que é um bloco dentro de outro bloco, isto pode dificultar de usar o purge por exemplo, uma vez que layers e outras configurações não utilizadas mas que estejam dentro de um bloco aninhado não podem ser "purgadas". Usar o purge no proprio arquivo dwg referente ao bloco também é uma forma de limpa-lo.

Um outro meio de organizar bibliotecas de blocos, é você abrir um arquivo limpo, insere os blocos no mesmo, então explode os blocos e ajusta as layers dos objetos. Coloque Layer 0 como corrente e altere Text/Dimension/LineType também para o Default para que estes não façam parte dos blocos. Então você vai "recriar" os blocos usando o comando WBLOCK (normalmente o atalho W), isto criará arquivos mais leves para serem inseridos em seus desenhos.

Blocos que precisam apenas uma layer, é indicado que mantenha todos os objetos com a Layer 0 e cor ByLayer antes de usar o WBLOCK, assim você seta a layer quando inserir e pode inclusive muda-la se julgar necessário. Caso prefira editar direto em cada arquivo dwg, altere a propriedade dos objetos e na sequencia use o comando Purge.

Casos isolados de um bloco ou outro já inserido, você pode usar o editor de blocos (clique duplo em cima do bloco) para tentar limpa-lo, alterando layers do mesmo e explodir blocos aninhados. O Editor de blocos não se encontra em versões mais antigas do AutoCAD (recomendado 2010 acima).

Dica 8: Faxina no computador.

Mantenha seu computador “limpo” e organizado. Um sistema operacional trabalhando lento vai refletir negativamente no uso do AutoCAD (bem como em qualquer outro programa). Portanto, se o Windows está lento e travando, trate de ajusta-lo antes.

Algumas recomendações são básicas e altamente indicadas, como o uso de um software de manutenção. Opções gratuitas é o que não falta. Aqui vou indicar o ccleaner e passar algumas dicas de uso, download em: piriform.com/ccleaner/download/standard.

⇒ Com o ccleaner, use a opção de “Limpeza” (ou Limpar) que vai apagar o “lixo” no seu computador – usuários que nunca fizeram isto costumam se espantar com os resultados.
⇒ A opção “Registro” é outra que deve ser utilizada, ela faz correção e limpeza do Registro do Windows.
⇒ Para usuários intermediários e avançados, veja a opção de “Ferramentas” onde pode desabilitar programas que se iniciam com o Windows (Arranque), cuidado para não desabilitar antivirus ou recursos importantes. Muitos destes programas iniciados com o computador, além de atrasar o carregamento do Windows, acabam consumindo processamento e memória que você precisaria para o AutoCAD. Se tem duvidas sobre o que desabilitar, itens como atualizadores (AutoDesk Adobe etc...) costumam não ser importantes e podem ser desabilitados.

Desinstalar programas que você instalou mas não usa, também é uma boa ideia para liberar espaço no HD para coisas realmente necessárias. Vale lembrar que desinstalação de programas não utilizados, pode ir além do beneficio de liberar espaço, pois alguns programas quando instalados criam entradas de serviços que são iniciadas com o Windows mas serão removidas com a desinstalação.

Após a limpeza no seu computador com o software que indicamos acima (ou algum outro que tenha preferido), desfragmente o HD. Para desfragmentar basta que pelo Windows Explorer clique com o botão direito do mouse sobre a unidade do HD, escolha “propriedades” e na sequencia clique na aba “Ferramentas” e depois o botão “Desfragmentar agora…”.

O desfragmentador não precisa ser utilizado com frequência, uma vez por mês costuma ser suficiente, igualmente a limpeza pelo ccleaner. Em casos de uso assíduo do computador, com instalação/desinstalação frequente de programas, você pode reduzir este intervalo de manutenção conforme notar necessário.

Outra coisa, Antivirus é um só que deve ser instalado, ok? Há quem acredite que instalar dois antivírus é mais segurança, porém além de ocorrer justamente o inverso comprometendo a segurança, pode trazer prejuízos no desempenho do computador.

Por hora é isto. Caso tenha alguma dica ou comentário a respeito do assunto, sinta-se livre.

Artigo publicado em 07/2012. Revisões 12/2017 e 12/2018


Comentários Comentários


 

JOSE ALBERTO Excelente
Em 15/12/2018 16:45

VALEU! OBRIGADO!


Luciano Sergipe Excelente
Em 16/10/2018 15:46

Valeu pelas dicas
Abç


Charles lins Não avaliou
Em 13/12/2015 12:44

Pessoal,
Preciso de uma solução para meu escritório de CAD.
Temos 2 iMacs e queremos centralizar os arquivos de trabalhos em um HD externo, para as duas pessoas acessarem direto deste HD. Mas é preciso também, que tenhamos acesso a este HD remotamente.
O que vocês me sugerem?


Antonio Carlos Não avaliou
Em 03/10/2015 12:21

Parabéns pelo trabalho de vocês. Grato pela orientação.


Ana Goulart Não avaliou
Em 16/03/2015 14:43

Boa tarde,

Tenho o mesmo problema alguns meses, eu crio um desenho onde ele possui 435kb (por exemplo), e eu não faço praticamente nada e ele aumenta pra 4.445 kb, dai o autocad trava e ele fecha automatico, dai quando eu abro esse desenho novamente ele automaticamente trava e desliga o autocad e com isso ele ja foi para 6.789kb.
O que pode me ajudar?
Isso acontece com frequencia.
Obs.: não costumo criar muitos layers e não crio blocos.

Aguardo resposta.

Att.
Ana


junior Não avaliou
Em 13/07/2014 12:23

GOSTEI MUITO DAS DICAS.

MAS ME DIGA POR FAVOR.

POR QUE MEU INVENTOR FUSION 2013 ESTÁ COM PROBLEMA DE COMPABILIDADE SE O PRÓPRIO AUTOCAD 2013 ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE?


Augusto T O R R E A L Filho Não avaliou
Em 02/11/2013 10:42

Meus caros: Estava zapeando pelos tutoriais e respostas a cadistas angustiados (faço isto vez por outra para tentar suprir grandes falhas no apressado curso de cad que fiz há algum tempo já e à idade avançada em foi feito) e dei de cara com site de vocês. Foi uma bela e grande surpresa. Aplaudo sua simplicidade e clareza, mas, principalmente a generosidade franca e aberta com que põem à disposição de desconhecidos seu vasto conhecimento sobre o assunto. Fica evidente que não os move unicamente o interesse comercial, legítimo, mas que contemplam o aspecto social (e, até mesmo patriótico) de esclarecer, de ajudar, de se útil. Parabéns. Iniciativas assim, generosas, postergam para o dia de São Nunca a decisão de descrer deste nosso Brasil amado. Sejam felizes, muito felizes, em sua vida profissional e na pessoal também. Deus os abençôe.

Respostas:
Fredy (respondeu em 03/11/2013)

Obrigado Augusto!
Que Deus abençoe a todos nós.



Jovino Lopes Filho Não avaliou
Em 28/10/2013 13:21

como faço para colocar a setinha do meu cursor do computador, junto com o cursor de mira do autocad


Avaliação geral da página

Nota: 5.0Avaliação: 5.0 - 2 votos

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Inscreva-se - canal YouTube

Fechar (X)