Teclas de atalho do AutoCAD

Atalhos AutoCAD**

Vamos falar aqui sobre teclas de atalho para do AutoCAD, que é uma das opções de acesso aos os comandos.

Para quem começou a trabalhar com AutoCAD em versões mais antigas, na época em que ele rodava sob o sistema DOS, era praticamente inviável desenhar rapidamente sem gravar ao menos os atalhos mais utilizados.

Por exemplo, na versão R12 para DOS (que também tinha versão Windows), não haviam barras de ferramentas (as toolbars) por limitação do próprio sistema operacional, então tínhamos que recorrer aos menus e a linha Command para executar os comandos.

Um exemplo de atalho bastante conhecido é quando você digita “L” (sem aspas) seguido de um ENTER e é acionado o comando LINE.

Então, ocorre que as vezes alguns atalhos podem parar de funcionar e o AutoCAD simplesmente não responde os comandos, ou ainda, você pode querer incluir seus próprios atalhos, é o que veremos a seguir.

Solucionando atalhos que não funcionam mais

Existem algumas razões para que parem de funcionar repentinamente, vamos as mais prováveis.

  1. Falha do AutoCAD. As vezes o simples fato de reiniciar um software pode ser o suficiente para que ele volte a operar normalmente.

    Para identificar se é este o problema, simplesmente experimente reiniciar o AutoCAD, se sanar o problema, basta.

  2. Por algum “mistério” qualquer o arquivo responsável por guardar tais atalhos (o nome do arquivo é acad.pgp), o qual fica dentro da pasta de instalação do AutoCAD, foi removido do seu computador.

    Neste caso aqui, procure saber se o arquivo acad.pgp está localizado onde o AutoCAD está instalado, normalmente ele vai ficar dentro de uma pasta chamada “Support”, você pode procurar através do próprio Windows Explorer. Se não encontrou o arquivo, há duas alternativas para restaurar o arquivo: 1- Pegar o arquivo acad.pgp de outro computador que tenha AutoCAD na mesma versão que a sua e copiar para a pasta support onde seu AutoCAD está instalado. 2 – Uma reinstalação (ou instalação de reparação) do AutoCAD pode trazer o arquivo de volta.

  3. Atalhos que foram alterados, devida ou indevidamente. Confira se você não alterou ou apagou algum deles e se esqueceu, se você sequer sabe como fazer isto mas seu computador é compartilhado com alguém, convém perguntar se não andou fazendo isto.

    Nesta circunstancia dos atalhos terem sido alterados ou apagados, se não quiser usar uma das opções de restauração acima, você pode criar novos atalhos conforme explicado logo adiante.

Como criar e editar atalhos de comandos do AutoCAD

Caso ainda não tenha percebido, os atalhos de comandos, também chamados de “aliases” ficam gravados dentro de um arquivo, o acad.pgp.

Existem dois meios de editar este arquivo, seja para criar ou alterar um item. O mais simples e seguro é através de um recurso do AutoCAD que faz parte das ferramentas “Express”, trata-se de um pequeno aplicativo no qual você insere os dados e ele trata de fazer as devidas alterações. O outro meio é editando o arquivo acad.pgp com o bloco de notas, onde você deverá digitar as instruções manualmente.

Para incluir ou editar atalhos através de software (método mais seguro)

Detalhe importante sobre este recurso, para utiliza-lo é preciso que as ferramentas Express estejam instaladas no AutoCAD, esta é normalmente uma opção a ser selecionada durante o processo de instalação.

AutoCAD Alias Editor
Fig. 1: Editor para adicionar e editar atalhos no AutoCAD.
Recurso disponível nas ferramentas express para a AutoCAD 2000 acima.

Este meio é especialmente recomendado para usuários leigos, já que editar o arquivo manualmente pode acabar acarretando alguns problemas se houver entradas inválidas.

Procure o menu suspenso “Express > Tools > Command Alias Editor”. Se estiver utilizando AutoCAD 2009 acima em uma interface ribbon sem menus suspensos (ou se por preferencia mesmo), pode simplesmente digitar o comando aliasedit na linha command e será igualmente acionado.

Vai surgir uma janela (Fig. 1). Note que destacamos na imagem que há dois atalhos diferentes para o comando “COPY”, não há nenhum problema nisto. O que não pode é ter dois atalhos de mesmo nome para comandos diferentes.

Clicando em “Add” você pode adicionar atalhos, “Remove” permite remover o selecionado na lista e por fim no “Edit” você vai poder alterar um previamente selecionado.

New Command Alias
Fig. 2: Adicionando novo atalho no AutoCAD


Esta pequena janela chamada “New Command Alias” (Fig. 2) surge quando clicamos em “Add”. De acordo com os dados dispostos nesta janela, estamos criando um segundo atalho chamado L2 para chamar o comando LINE do AutoCAD.

Incluir ou editar atalhos direto no acad.pgp

Alerto que antes de usar esta opção, é bom que tenha segurança do que está fazendo bem como consciência os riscos que corre. Se fizer algo errado pode acabar “danificando” o arquivo em questão trazendo problemas de funcionamento do AutoCAD.

Então, antes de fazer alterações no arquivo, trate de fazer um backup do mesmo para o caso de algo dar errado poder restaura-lo.

Recado dado, vamos ao que interessa. Como já falei aqui mesmo, o arquivo acad.pgp responsável por guardar configurações referentes aos atalhos de comandos do AutoCAD, está localizado normalmente na pasta “Support” do AutoCAD. Você deve localiza-lo e abrir com um clique duplo.

ai_editcustfile
Fig. 3: Comando ai_editcustfile localiza e abre o arquivo
(Exemplo ACAD.PGP) no bloco de notas.


Outra forma de abrir este arquivo (do novo AutoCAD 2011 até o 2000) é pelo comando ai_editcustfile.

Basta digitar na linha de comandos seguindo de enter e na sequencia digite ACAD.PGP e enter, então o arquivo será localizado e aberto. A "Fig. 3" mostra a sequencia de execução do comando.

É altamente recomendável que tenha privilégios de administrador, sobretudo no uso do Windows 7 acima. Em alguns casos onde tiver problemas com permissão de pastas, você pode copiar o arquivo acad.pgp para um local provisório (ex. o Desktop), após edita-lo e salvar copie por cima do arquivo original.

Acad.PGP Notepad
Fig. 4: Arquivo Acad.PGP aberto para edição pelo bloco de notas.

Uma vez que o arquivo tiver sido aberto, no bloco de notas você deve localizar o trecho como este destacado na imagem (Fig. 4), desta parte do arquivo em diante que você deve inserir os novos atalhos. Pode também localizar os existentes e alterar.

Para incluir um novo atalho, basta que abaixo (ou acima) de qualquer uma das linhas do trecho destacado você insira a instrução seguindo este esquema:
TTT, *CMD
Onde TTT é o nome do atalho e CMD é o comando do AutoCAD que ele vai acionar.
Por exemplo, o item "3A, *3DARRAY" faz com que ao digitar 3A no AutoCAD o comando 3DARRAY seja acionado.

Então é isto ai, caso tenha algum comentário ou desejando contribuir, siga em frente.

Artigo Revisado em Dezembro/2017.


Comentários Comentários


 
Igor
Em 07/11/2015 13:46

Estou com problema que o meu autocad 2012 esta fora do seu padrão em questão de atalhos, por exemplo: eu costumo apagar as linhas com a tecla delete, agora não esta mais apagando eu sou obrigado a colocar o comando erase e apertar enter e então selecionar e apertar enter de novo, antes bastava eu selecionar e apertar enter que ja entrava a tarefa. Está me parecer com a plataforma de comandos do 2007, eu tenho ele instalado também.
A minha duvida é: Ter 2 autocads de versões diferentes instalados no mesmo computador pode causar erro de interface? creio que não pois um opera na pasta AutoCAD 2007 e o outro na pasta Autodesk>AutoCAD 2012.

Respostas:
Fredy (respondeu em 09/11/2015)

Igor, a tecla delete pode desconfigurar. Veja neste outro artigo como restaurar a tecla delete no AutoCAD

Boa sorte.


Fernando
Em 17/09/2015 11:12

Em relação às versões, quando os comandos não funcionam. Eu posso copiar o arquivo acad.pgp de uma máquina com autocad 64 bits para uma com 32 bits? Ambas são versão 2010!
Desde já agradeço!

Respostas:
Fredy (respondeu em 22/09/2015)

Fernando, apenas testando pra saber. Mas é muito provável que funcione já que o arquivo acad.pgp não é executável e sim um arquivo de texto simples.


Celio Mariano
Em 07/10/2014 17:13

Por favor como eu faço para ter na tela do Autocad os menus suspensos com as funcionalidades do Autocad, por exemplo a aba "INSERT" com suas sub abas "bloco"; comentario, etc. No meu PC aparece apenas a aba "EXPRESS", ha como substitui-la pela tradicional dos aplicativos "Office"?

Respostas:
Fredy (respondeu em 12/10/2014)

No uso de AutoCAD 2010 em diante, basta utilizar a interface clássica que os menus suspensos aparecem.


Mylene
Em 20/09/2013 11:50

Muito obrigada pela ajuda, foi so copiar o acad.pgp que voltou a funcionar novamente as teclas de comando, so nao sei como sumiu de la?!

talita
Em 06/02/2013 13:44

Otima dica! ajudou muito, estava trabalhando em um pc com os comandos todos alterados, era um sofrimento, obrigada!

Mauricio
Em 26/11/2012 08:26

Excelente, me ajudou bastante. Foi só baixar o arquivo acad.pgp e salvar na pasta Support e depois fechar e abrir novamente o AutoCAD e tudo voltou ao normal, uma beleza !! Valeu Obrigado.

Revertt
Em 02/03/2012 14:47

Muito bom o tutorial nao consegui via PGP mas funcionou com o outro Muito Obrigado!!

Eduardo
Em 21/12/2011 13:34

Agradeço pelo aprendizado

Muito bom, valeu. Usando o TTT e CMD, não deu certo. Usando outoros precedimentos funcionou.

Eduardo

Jesimom Lopes
Em 08/11/2011 09:09

Parabens pelas dicas do AutoCad são sempre bem vindas, gostaria que voces publicassem vários comandos e suas explicações por ex. DLI = cotas X = explode e assim por diante obrigado abraços

candido
Em 04/04/2011 17:02

Eu gostei muito da dica. Continuem assim, um abraço e obrigado pelo esclarecimento da dúvida.

Osvaldo
Em 21/02/2011 10:45

Eu gostei muito da dica, valeu mesmo pela forma como explicam detalhadamente os assuntos. Continuem assim, um abraço e obrigado pelo esclarecimento da dúvida.

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Curta a Fan Page do AditivoCAD.Com


Fechar (X)