Configurar cotas de arquitetura no AutoCAD

Exemplo de cota para arquitetura
Fig. 1 Exemplo de cota arquitetônica

Vamos aprender configurar uma cota para a ser utilizada desenhos de arquitetura no AutoCAD, a proposta aqui é deixar seu desenho com aparência melhor (como a fig. 1) em relação ao padrão de setas do AutoCAD.

Muitas pessoas acabam usando o padrão do AutoCAD o que acaba deixando o desenho com um ar de desleixo. Com este tutorial você não terá mais esta desculpa.

Além dos passos para você configurar a cota, ao final será passado uma referencia para download, que diz respeito a normas técnicas de cotagem.

Info.: Post atualizado (Outubro/2018), incluido um tutorial em video sobre a criação de cotas. Se tiver restrição para visualizar o video, também pode acessar o tutorial ilustrado mais abaixo

O que você deve considerar antes de iniciar o passo a passo

Todos exemplos de valores numéricos, de medidas, que utilizamos nas cotas, considera desenho em Metros (1.00 unidades no AutoCAD representa 1 metro). Se você trabalha em centímetros basta multiplicar os valores informados por 100, por exemplo: Onde constar 0.20 você coloca 20.00 como valor.

As configurações abrangem as versões do AutoCAD a partir do 2000 até mais recentes (Ex.: AutoCAD 2019), porém algumas das telas podem sofrer leves alterações. Mas as configurações a serem alteradas não são afetadas e permanecem as mesmas.

↓ Video criar cotas de arquitetura no AutoCAD ↓

Descrição do video:

Neste video explico como criar um estilo de cota no AutoCAD, adequado para arquitetura.

Caso preferir, pode seguir o tutorial ilustrado abaixo.

Você também pode baixar a apostila sobre normas de cotas.

Se você gostou do video, avalie e comente.

↓ Tutorial ilustrado para criação de cotas ↓

Iniciar Criação de um novo Estilo de Cota

Configura Cotas
Fig. 2 Acesse este comando digitando DDIM


Digite o comando DDIM, ou acesse pelo menu Suspenso do AutoCAD, “Dimension > Dimension Style”. Vai aparecer uma janela inicial como a Fig. 2.

A primeira opção, você pode clicar no botão "New" caso queira criar um novo estilo. A opção 2, manter selecionado o "Standard" na lista de "Styles" e altera-la pelo botão Modify. Fica ao seu critério o que quiser fazer.

Criar nova Cota
Fig. 3 Clicando em New (Fig 2) surge esta tela


Ao acessar "New" (Fig. 2) Vai aparecer outra janela (Fig. 3), onde você deve:
1. Dar nome para o estilo de cota;
2. Manter o Standard Pré-selecionado;
3. Clicar em Continue.

Finalizado este passo, voltará a janela da Fig. 1 onde deve escolher Modify e seguir com a explicação do proximo tópico.
Importante observar que se você não usar a opção "New..." da primeira janela, este passo será suprimido!

Dica: Você pode criar mais de um estilo de cota no desenho. Por exemplo, quando houver desenhos em diferentes escalas no mesmo projeto e quiser usar cotas com tamanhos de textos e outras configurações individuais para cada parte do projeto.

Configurando a cota Criada

Após clicar no botão "Modify" da primeira janela (para modificar a cota Standard) ou ao clicar em "New" e na sequencia fornecer o nome da nova cota, vai aparecer a janela das configurações. Na sequencia vamos explicar apenas as abas que você deve usar para alterar os parâmetros da cota.

Importante: Estamos tomando como base que você está iniciando uma cota baseada na opção padrão do AutoCAD (Standard), ou que esteja modificando (Modify) a própria cota Standard.

Em todas as janelas, marque e coloque os valores sugeridos e marcados em amarelo nas figuras seguintes.

Configura Lines
Fig. 4 Configuração das linhas de cotas


Alterações para a aba Lines (Fig 4):

1 - "Extend beyond dim lines". É o quanto as linhas de chamada passam acima da linha de cota.
2 - "Offset from Origin". É a distancia entre o ponto que você clica para iniciar a cota até o inicio da linha de cota.
3* - "Extend beyond ticks". Este ficará desabilitado de inicio, será possível altera-lo após configurar a aba "Symbols and Arrows" apresentada na sequencia. Então, após configurar o próximo passo volte neste campo e coloque o valor de 0.10

Configura Arrows/Setas
Fig. 5 Configuração de setas da cota


Altere na aba Symbols an Arrows (Fig 5):

1 e 2 - Selecione o Architetural tick.
3 - Selecione o Architetural tick, ou escolha uma seta para Leader.
4 - Arrow size é o tamanho da seta. Indique o valor sugerido e marcado.
Após colocar os itens acima. volte na aba "Lines" (Fig. 4) e coloque em "Extend beyond ticks" o valor de 0.10

Configura Texto das Cotas
Fig. 6 Configuração de textos das cotas


Altere na aba Text: (Fig. 6):

1 - Escolha um estilo de texto. Se quiser pode criar um novo.
2 - Text height é a altura do texto, é bom que seja escolhido em função da escala que o desenho será impresso. O valor sugerido 0.10 baseia em uma escala 1/50 onde o texto ficará com 2mm de altura. Caso não saiba como fazer isto, veja um outro tutorial: Estabelecer a altura do texto em função da escala.
3 - Local do texto na cota vertical, escolha "Above", que é sobre a linha.
4 - Alinhamento do texto, escolha a opção indicada para o texto alinhar com a linha de cota.
5 - Offset from dim line, é a distancia entre a base do texto e a linha de cota. Colocamos como referencia a metade do valor fornecido na altura do texto.

Configura Aba Fit
Fig. 7 Configuração da Aba Fit


Altere na aba Fit: (Fig. 7)

1 -Deixe marcado o item "Draw dim line between ext lines", faz com que a linha de cota seja desenhada mesmo quando a distancia da cota for curta e não couber o texto com folga. Exemplo que ocorre comumente em cota de espessura de paredes.

Nada mais precisa ser alterado nesta aba da Fig. 7.

Eventualmente você pode marcar o item acima (place text manually) para colocar o texto de cotas manualmente em algum local, quando não couberem com folga entre as linhas de cota. O detalhe para esta opção é que vai precisar posicionar todos os textos, o que não seria problema já que de todo modo será o mesmo clique que você daria pra posicionar a linha de cota.

Configura unidades de medida da cota
Fig. 8 Alteração de precisão do valor de cota


Altere na aba Primary Units: (Fig. 8):

1 - Altere o item "Precision" para 0.00, esta é a precisão das casas decimais nos valores de cotas. Duas casas é mais que suficiente e usado em desenhos de arquitetura.

Importante: Finalizada todas alterações. clique no botão "OK" para fechar, pois se clicar em "Cancel" perderá todas alterações feitas.

As abas "Alternate Units" e "Tolerances" não precisam ser alteradas.

Considerações e Normas

Colocamos neste tutorial um exemplo aplicável em arquitetura, mas outros podem ser utilizados.

Vale lembrar que existem normas de desenho que estabelecem como deve ser uma cota, o link a seguir é uma apostila PDF sobre normas de cotas e escalas:

Baixar Apostila - Normas de cotagem


Comentários Comentários


 

jonny Excelente
Em 29/09/2018 02:20

bom dia, poderia disponibilizar passo a passo de como plotar um projeto para impressao no cad por favor.
obg

Respostas:
Fredy (respondeu em 29/09/2018)

Jonny, segue algum material que pode ajudar:
Preparar escala: aditivocad.com/blog/escala-no-autocad-como-preparar-seu-desenho/
Apostilas de AutoCAD: aditivocad.com/apostilas.php?de=autocad

No segundo item, tem várias apostilas que incluem a parte de plotagem.



Leomar Schultz Excelente
Em 20/09/2018 15:35

Leomar Schultz
Parabéns, gostei demais! Resolveu minha dúvida!


Anderson dos Santos Excelente
Em 30/08/2018 12:08

Olá, muito boa suas dicas, apliquei a um desenho no qual baixei da net! Quero fazer a devida impressão, porém esta completamente fora, como eu faço para imprimir um objeto em seu tamanho real?
Exemplo tenho um desenho de uma faca de 30 cm e quero fazer a impressão do desenho em tamanho real para que depois possa fazer os moldes no aços. Poderia me ajudar por gentileza!
Muito obrigado!

Respostas:
Fredy (respondeu em 30/08/2018)

Anderson, é definir escala na hora da impressão. Se o mesmo desenho exemplificado medisse 30.0 no AutoCAD, quando for plotar colocaria o fator de escala em como sendo 10 mm : 1, se ele estiver com 0.30 coloque 1000 mm : 1. Isto é definido no campo "Plot Scale".



Jonathan Excelente
Em 25/08/2018 19:49

Fredy, muito obrigado pelo esclarecimento e ajuda!
Ficou claro, vou seguir suas orientações.

Respostas:
Fredy (respondeu em 25/08/2018)

Beleza Jonathan, que bom que foi útil.

Esta é uma parte da norma que acaba sendo ignorada (quase ninguém usa), tanto que nem tinha mencionado no corpo do artigo. Mas em trabalhos acadêmicos, concursos ou um alguma concorrência que tenha rigor técnico, saber aplicar isto pode fazer a diferença.



Jonathan Ótimo
Em 23/08/2018 20:37

Olá, obrigado pelas explicações, mas fiquei com dúvida em relação a como representar as cotas de forma correta, atendendo as exigências da NBR 6492 em relação a representar as cotas em metros para dimensões iguais ou superiores a 1,00 m e em centímetros para as dimensões inferiores a 1,00 m (exemplo 15 cm e não 0,15 m), e os milímetros como se fossem expoentes. Poderia me auxiliar com isso? Muito obrigado.

Respostas:
Fredy (respondeu em 23/08/2018)

Jonathan, não há como criar um unico estilo de cota do AutoCAD para apresentar metros e cm. Para atender a exigência do item 9 da NBR6492, é preciso improvisar.

Uma alternativa é criar dois estilos, um pra metro e outro pra centímetro. Cote seu desenho no estilo de metros, depois localize as cotas de medidas que devem ser em centímetros e altere o estilo/propriedade.

Para criar o estilo em centímetros, na aba "Primary units" (da fig.8) deixe precisão sem casas decimais e coloque o fator 100 no item "Measurement scale".

Sobre o numero sobrescrito para representar a terceira casa decimal, só na base da gambiarra mesmo. Edite o texto da cota, insira o sinal ^ depois do ultimo numero (ex. 2.205^) então selecione apenas o 5^ clique com o botão direito e selecione Stack. Esta terceira casa decimal também só criando outro estilo com 3 casas ou editando manual. Chamo isto de gambiarra pois se alterar o desenho a cota editada não acompanha a nova medida, fique ciente disto.



EZEQUIEL SANTOS Excelente
Em 18/08/2018 11:35

Olá Amigos!
Gostaria de uma dica de como ajustar a cota no AUTOCAD para ao invés de ficas assim: 150,00 (um metro e cinquenta centímetros) ficar assim: 1,50 (um metro e cinquenta centímetros.

Respostas:
Fredy (respondeu em 18/08/2018)

Ezequiel, na aba "Primary units" (da fig.8), no item "Measurement scale" coloque um valor decimal 0.01 pra fracionar a a medida, assim uma distancia real de 150 aparecerá como 1.50



Pablo Excelente
Em 15/08/2018 15:43

Boa tarde! como configurar cota para que o número exibido seja os de depois do ponto?
Ex: .15?

Respostas:
Fredy (respondeu em 15/08/2018)

Pablo, na Fig.8 observe que logo abaixo a esquerda, tem um item "Zero Supression", nele marque o item "Leading" que assim o zero a esquerda será suprimido, fazendo com que a cota 0.15 apresente .15



Raíssa Lima Excelente
Em 27/07/2018 12:03

Muito obrigada, ajudou bastante!


Jairson Não avaliou
Em 28/02/2017 13:08

Mas como Tornar esta configuração padrão, ou seja, quando abrir um desenho novo, já abrir com esta configuração.

Obrigado

Respostas:
Fredy (respondeu em 28/02/2017)

Jairson, basta que abra desenho novo, crie a cota e salve como template. Assim, sempre que for iniciar um novo desenho, basta inicia-lo com base no referido.
Confira: Como criar template no AutoCAD



Guilherme Não avaliou
Em 18/02/2017 14:06

Olá,
Muito boa sua explicação, parabéns!
Queria saber como faço para que no momento que der o comando Dimension ele mude o Layer que está ativo para um outro que configurei para ser usado nas cotas.

Respostas:
Fredy (respondeu em 18/02/2017)

O Comando Layer e Dimesion são distintos. Altere a layer apenas selecionando a layer desejada na barra de layers, então execute a cota.



Irapuan Carreira Não avaliou
Em 17/02/2017 15:00

Obrigado bem ilustrativo.


Prof Guaraldo Não avaliou
Em 20/01/2017 12:58

Quando abro style no dimension, auto cad 2016, não aparece o estilo ISO-25. Como fazer para carregar esse estilo?

Respostas:
Fredy (respondeu em 27/01/2017)

Inicie o novo desenho a partir do template ?acadiso.dwt? que a cota em questão estará presente.



David J S Miranda Não avaliou
Em 21/10/2016 02:57

Foi útil para uma consulta rápida. Eu não sabia como entrar no DDIM.


Vitor Dutra Não avaliou
Em 12/10/2016 08:52

Olá, tem alguma forma de salvar a configuração de cotagem para usar em outro desenho?

Respostas:
Fredy (respondeu em 12/10/2016)

Criar um template e iniciar o projeto com base nele, é uma das formas, confira neste tutorial: Criar Template no AutoCAD

Outra forma é pegar uma cota feita com a configuração desejada, copia-la de um projeto com Ctrl+C e colar no novo projeto com Ctrl+V, isto trará a configuração da mesma.



Alexandre Não avaliou
Em 22/07/2016 14:00

Olá, Gostei muito da sua explicação. Está bem nítida e fácil.
Só fiquei com uma dúvida a respeito do campo Center Marks que consta na aba Symbols and Arrows. Não sei exatamente para que serve.Testei fazendo variações de valores mas não houve alteração visual.
Poderia me ajudar?
Muito grato.

Respostas:
Fredy (respondeu em 23/07/2016)

Há outros itens que não tem uma aplicação direta na cota de arquitetura bastando mante-los como padrão, este ai é um deles. Refere-se a marcação de centro de arcos e círculos?



Avaliação geral da página

Nota: 4.9Avaliação: 4.9 - 8 votos

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2018 Fredy Godinho Braga

Inscreva-se - canal YouTube

Fechar (X)