AditivoCAD 3 | Elétrico

O AditivoCAD 3 é um aplicativo plugin para AutoCAD que acelera seus projetos de arquitetura, elétrico e hidrossanitário.

Download Vídeos - Demonstração AditivoCAD 3

Cada pacote de arquivo Zip, contém os vídeos em formato MP4. Baixando pelo celular? É preciso que tenha um APP para descompactar os pacotes de arquivos (zip).

Arquitetura (≈ 33mb)

Elétrico (≈ 36mb)

Hidro (≈ 36mb)


Info Baixe os vídeos, avalie a descrição do produto, verifique os requisitos.
Se restar qualquer tipo de dúvida, acesse o atendimento para entrar em contato conosco.

(x) Fechar

Valor da licença e como comprar

Clique aqui para visualizar a tabela com os valores da licença.

Para adquirir uma licença, acesse a página de compra e siga as instruções da mesma. Serão apresentadas as formas de pagamento, valores e opções de frete.

O AditivoCAD 3 é comercializado no sistema de licenças, que são vitalícias e pagas uma única vez, sem mensalidade, sem anuidade...

(x) Fechar

Como comprar

Através da página de compra você pode comprar ou iniciar uma cotação sem compromisso.

Durante a cotação poderá verificar as formas de pagamento, valores e opções de frete.

(x) Fechar

Requisitos e garantias

Clique aqui e leia com atenção especial o item "requisitos e compatibilidades".

Para ter segurança quanto ao funcionamento do aplicativo, é de extrema importância que verifique os requisitos informados pelo link acima, para que esta seja uma aquisição útil para você.

(x) Fechar

Perguntas e respostas - AditivoCAD 3

A licença expira após algum tempo de uso?

Não expira. As licenças do AditivoCAD 3 são definitivas, sem anuidade ou mensalidade.

Em quantos computadores posso instalar o AditivoCAD 3?

A licença proposta a venda no site, é para uso em um computador por vez.

Quais os requisitos para usar o AditivoCAD 3?

Você precisa basicamente de um computador com Windows e do AutoCAD. Clique aqui e veja os requisitos em detalhes de versões suportadas.

Meu computador não tem leitor de CD/DVD, como poderei instalar?

Você pode copiar o conteúdo do DVD para um pendrive, usando algum outro computador que tenha o leitor. E então poderá fazer a instalação normalmente a partir do pendrive.

Tenho computador em casa e no escritório, posso usar nos dois?

Pode sim, desde que não seja uso simultâneo. Basta fazer a instalação nos dois, então, a chave de licença só precisa estar conectada no computador em que for utilizar.

Preciso utilizar simultaneamente em mais de um computador, é possível?

Neste caso deverá comprar uma licença para cada computador que deseja utilizar. Para aquisição de mais de uma licença, entre em contato pelo atendimento informando sua necessidade.

Se formatar ou trocar de computador, perco a licença?

Não perde a licença. Desde que o computador após formatado ou o novo computador atenda os requisitos, poderá instalar normalmente.

Se eu comprar dois ou os três módulos, quantas chaves de licença recebo?

Na compra de módulos combinados é enviada uma unidade da chave, a qual habilita o uso dos dois ou três módulos adquiridos.

Comprando os módulos Arquitetura + Elétrico + Hidro, posso instalar um em cada computador?

Se comprar os módulos combinados em uma licença, a instalação é unificada. Deste modo, não é possível instalar separados.

Para instalar um em cada computador, deverá adquirir as licenças de cada módulo avulsas. Observar que licenças avulsas, não podem ser instaladas juntas em um mesmo computador.

Este mesmo esquema vale se estiver combinando dois módulos (ex. Elétrico+Hidro)

Posso comprar um módulo e depois de algum tempo compro o outro?

Sim, pode. Se o novo módulo for destinado ao uso no mesmo computador, deverá solicitar uma atualização para incluir o novo módulo na sua licença.

Podem me enviar o AditivoCAD 3 por download, após feito o pagamento?

Não é possível. Além do programa de instalação, requer que a chave de licença esteja conectada na saída USB do computador. É uma chave de proteção física (similar a um pendrive), não há como enviar um dispositivo físico por download.

O suporte técnico é pago?

Garantimos o suporte técnico pelo período mínimo de 1 ano após a compra. Isto é uma formalidade, mas desde que o AditivoCAD está na internet (ano de 2001) mantemos a política de não cobrar para auxiliar o cliente no uso e instalação do aplicativo, e assim pretendemos continuar.

As atualizações são pagas?

Até um ano após a compra, atualizações corretivas (para correção de bugs) são gratuitas. Atualizações que incluem novas funcionalidades no programa, podem ser cobradas, sendo sendo avaliadas em cada época. Na eventualidade de qualquer atualização paga, não será obrigatória.

Existe algum tipo de treinamento para uso do AditivoCAD 3?

Não existe treinamento, até porque o AditivoCAD é simples de usar. Se você tem conhecimentos em projeto e conhecimento básico em AutoCAD, não deverá ter dificuldades de uso. Lembrando que apesar de não haver treinamento, se você tiver dúvidas, poderá solicitar suporte por e-mail.

É oferecido algum tipo de manual?

São disponibilizados vários vídeos tutoriais ensinando os recursos mais complexos do aplicativo. Para demais recursos que não forem abordados nos vídeos, constam nos manuais em PDF.

Tenho uma dúvida que não consta aqui

Acesse o menu de atendimento do site e entre em contato informando sua dúvida.

(x) Fechar

Módulo Elétrico

Plugin de projeto elétrico predial no AutoCAD: Distribuição de pontos e fiações; Quadro de cargas; Diagrama unifilar; Lista de materiais e mais.

Módulos: Arquitetura | Elétrico | Hidrossanitário

↓ Assista a demonstração: Elétrico ↓

Descrição do video:

Este video apresenta em 5 minutos, demonstração de recursos utilizados para um projeto elétrico utilizando o plugin no AutoCAD.

Recursos do módulo elétrico

Após você instalar o aplicativo, diversos recursos de elétrica serão adicionados no seu AutoCAD.

Inicio configurável do projeto

Iniciar projeto

O módulo elétrico do AditivoCAD 3, permite a configuração individualizada do projeto logo no início.

Assim que o seu arquivo dwg estiver salvo e você apto a iniciar o projeto, será apresentada uma janela de configurações, na qual você deve apontar parâmetros para seu projeto.

Cada projeto poderá ter as próprias layers configuradas para ele, sem que isto afete outros projetos. O assistente irá apresentar uma configuração básica de alguns objetos mais utilizados, como tomadas e luminárias, então você pode escolher as layers que pretende para estes componentes.

As informações relativas a unidade de medida e escalas, serão utilizadas pelo próprio aplicativo para ajustar a escala de blocos e textos por ele desenhadas, para que possam ser impressos e apresentados de forma correta no projeto final.

Ainda durante o início do projeto, você aponta dados do primeiro quadro elétrico que será criado, como o número de fases, tensão elétrica e número de circuitos. Esta informação é preliminar, e poderá ser alterada no decorrer do projeto.

Índice recursos elétrico

Previsão de cargas NBR5410

Previsão Cargas

Este recurso permite que seja feita a previsão de cargas elétricas residenciais que pede a norma NBR5410.

A previsão poderá ser feita a sua escolha, considerando dois objetivos para a mesma.

  • Previsão para consulta:
    Para que você saiba uma quantidade mínima de pontos de tomadas (TUG) e iluminação de um ambiente.
  • Previsão para relatório:
    Nesta opção você pode inserir no desenho, uma pequena tabela resultante do cálculo referente a cda ambiente. Inseridas as tabelas o comando permite extrair um relatório destas cargas, o qual poderá ser integrado em seu projeto.

Índice recursos elétrico

Inserção de tomadas

Tomadas

O recurso para inserção de tomadas reúne ferramentas que te levarão a outro nível de produtividade.

Uma tomada inserida pelo AditivoCAD 3 elétrico, é mais que um bloco, ela é reconhecida pelo plugin como um objeto do tipo tomada que terá propriedades vinculadas à mesma, tais como a carga, circuito e vinculo com quadro elétrico.

Os pontos são inseridos rapidamente e já saem na layer e escalas corretas, acessado rapidamente por barra de ferramentas.

Um recurso especial permite distribuir diversas tomadas alinhadas, fazendo uma inserção multipla.

O gerenciador de inserção das tomadas, tem uma lista chamada "Favoritos" que é totalmente personalizável. Você poderá escolher as simbologias que mais utiliza e incluir nesta lista para um acesso mais rápido.

Outro recurso útil das tomadas, é a possibilidade de se inserir apenas uma carga no projeto (sem simbologia). Nesta inserção de cargas, apenas o texto que representa o circuito e carga é mostrado, com isto você pode usar uma simbologia própria que não seja do AditivoCAD, que ainda assim esta carga será considerada na finalização do projeto (quadro de cargas).

Uma segunda biblioteca de tomadas sem cargas também está disponível, que são os símbolos para ponto telefônico e TV.

Índice recursos elétrico

Inserção de luminárias

Luminária Elétrica

O plugin de elétrica conta com comandos para inserção de iluminação que terão uma carga, circuito e quadro elétrico vinculado ao mesmo.

A barra de ferramentas já tem os atalhos para os tipos existentes no aplicativo:

  • Pontos de iluminação;
  • Luminárias fluorescente;
  • Luminária fluorescente compacta;
  • Luminária LED;
  • Luminárias a Vapor (mista, sódio, metálica, mercúrio).

A inserção é rápida e obedece os parâmetros de escala escolhidos para o projeto, bem como as layers previamente configuradas.

Um recurso especial permite distribuir pontos de iluminação em ambientes, podendo apontar um numero de colunas e linhas, então apenas se clica nos cantos do ambiente e as luminárias serão distribuídas.

Outra função que também auxilia a inserção, você clica em dois pontos e o bloco é inserido no ponto médio. Isto é util para centralizar luminárias em ambientes.

Índice recursos elétrico

Traçado de eletrodutos

Eletrodutos

O comando permite desenhar eletrodutos em seu projeto, com a devida aplicação de material e diâmetro da tubulação.

O desenho do eletroduto apresenta critérios para que você aplique o comprimento do mesmo, que pode ser:

  • A distância entre os objetos no plano horizontal (ex. ligar dois pontos no teto);
  • Comprimento do trecho percorrido pelo objeto (ex. ligar tomadas na parede);
  • Trecho percorrido entre teto/parede (considera a descida de tubulação);

Na consideração de subidas/descidas de trechos percorridos, a função verifica quando há uma diferença de altura entre os pontos ligados (ex. tomada na parede e iluminação no teto), considerando além do trecho percorrido a conexão de subida e descida, que será devidamente contabilizada na listagem dos materiais.

Os eletrodutos podem ser desenhados representado em linhas retas ou curvas ligando pontos elétricos, mas também há recurso para inserir uma tubulação vertical (sobe/desce).

Outra função de desenho de eletrodutos, é para ligar dois pontos com a inserção da fiação que você escolher automaticamente, no trecho em questão. Esta é útil para ligar esquemas tipicos de tomada que deriva de ponto no teto, onde basta apontar a fiação (fase + neutro + terra) a inserir.

Índice recursos elétrico

Fiação elétrica

Fiação Elétrica

O comando insere o bloco de simbologia de fios elétricos no eletroduto.

Quando acionado o comando, além da simbologia, você apontará em qual quadro elétrico e circuito o item será vinculado. A identificação (texto) do número de circuito é automaticamente inserida junto ao bloco do fio.

As fiações obedecem o diâmetro que você estabelecer no circuito elétrico, você pode inseri-las normalmente e a definição da bitola das mesmas poderá ser feita na finalização do projeto.

Quando se insere uma fiação em um eletroduto, automaticamente o comando já identifica o comprimento daquela tubulação e aplica neste fio o mesmo comprimento do trecho em questão. Este dado será utilizado na listagem de materiais que você pode extrair ao final do projeto.

Há uma função complementar para auxiliar na fiação, a qual permite mover o item inserido para uma linha guia - ideal quando não há espaço para representar a fiação em trechos curtos do desenho.

Índice recursos elétrico

Quadro de distribuição

Quadro QDLF

Um comando específico permite inserir na planta baixa, a simbologia representando o quadro de distribuição, com a devida atribuição do material.

O bloco já será ajustado para a escala do seu projeto, podendo também escolher durante a inserção se o quadro é de embutir ou sobrepor.

Este quadro tem propriedades vinculadas ao mesmo, como:

  • Vinculo de quadro elétrico;
    Utilizado para filtrar itens na lista de materiais quando houver mais de um quadro elétrico no projeto.
  • Altura em relação ao piso;
    Parâmetro utilizado para diferenciar altura de objetos ligados ao quadro, afim de considerar trechos de descidas das tubulações.
  • Numero de elementos (disjuntores).
    Será considerado na lista de materiais.

Índice recursos elétrico

Biblioteca editável para usuário

Biblioteca Elétrica

O AditivoCAD 3 elétrica, além das bibliotecas específicas, tem um gerenciador de símbolos (blocos) diversos para uso geral.

Este gerenciador permite cadastrar os blocos personalizados que você desejar. Servirá quando tiver algum item específico que não tenha no aplicativo.

A biblioteca aceita objetos com duas caraterísticas: Legenda e Material. Isto significa que quando cadastrar o seu bloco nesta biblioteca, além dele ser considerado na legenda de projetos, poderá especificar para ele a descrição de material para que seja incluído no quantitativo de materiais.

A recomendação deste recurso é para atender casos particulares onde houver necessidade de uso de um símbolo diferente.

Para itens como tomadas, luminárias e demais objetos que já tem comandos específicos no AditivoCAD, devem preferencialmente serem acionados pelos respectivos comandos.

Índice recursos elétrico

Detalhes construtivos

Detalhes Elétrica

A biblioteca de detalhes trás esquemas típicos e prontos de alguns tipos de componentes.

São desenhos detalhados de instalações de postes, medidores, caixas de passagem, aterramento e outros...

Além da inserção rápida, você poderá cadastrar seus detalhes próprios nesta biblioteca

Os itens cadastrados neste gerenciador, são todos editáveis, isto significa que você pode altera-los livremente para adequar ao seu projeto e necessidade.

Índice recursos elétrico

Edição de propriedades de objetos

Propriedades Elétricas

As propriedades dos objetos inseridos com o AditivoCAD 3 elétrica, podem ser conferidas ou alteradas a qualquer momento.

Supondo que queira alterar o circuito ou carga de uma tomada, poderá faze-lo rapidamente sem que precise inserir novamente objeto.

O conceito de verificação e alteração das propriedades, se aplica a qualquer um dos tipos de objetos, tais como Luminárias, fiações, eletrodutos etc.

Há ainda um recurso especial do AditivoCAD 3, que possibilita a alteração múltipla de objetos, que consiste na aplicação de propriedades onde é feita uma seleção automatizada dos objetos, baseada em filtros que são estabelecidos por você.

Por exemplo, imagine que quer alterar todas as tomadas do circuito 1 para o circuito 3, o comando dá esta opção e faz a alteração em todo o projeto pra você.

Índice recursos elétrico

Gerenciamento de quadro elétrico

Editor Quadros

O conceito de quadro elétrico do AditivoCAD 3, permite o uso de multiplos quadros em um mesmo projeto, possibilitando agrupar objetos que são alimentados pela mesma fonte (medidor).

A criação de vários quadros dentro do mesmo projeto, permite separar partes de uma instalação ou ainda definir entradas independentes de medidor.

Todos os projetos serão iniciados por padrão com um quadro, dentro deste você cria os circuitos que precisar, podendo também apagar e alterar informações do mesmo.

Ao acionar o editor do quadro elétrico, caso já tenha tomadas e iluminação inserida no projeto, ele pode apresentar a prévia de carga do circuito e calcula a corrente (A) do mesmo.

O uso deste editor é destinado a conferencia de dados, bitolas de fiações e disjuntores que você deve apontar para cada circuito. Feita as devidas verificações, é possível rapidamente obter o quadro de cargas e diagrama unifilar.

Índice recursos elétrico

Gera quadro de cargas

Quadro Cargas

Enquanto a geração de um quadro de cargas é algo extremamente trabalhoso de se fazer "manualmente", a tarefa é executada com facilidade e rapidez quando se usa o comando de quadro de cargas do AditivoCAD 3 elétrica.

Quando houver mais de um quadro elétrico, o quadro de cargas pode ser agrupado (derivando do mesmo medidor) ou gerar as tabelas separadamente onde cada um sai de um medidor específico.

O comando: Busca em todo o desenho as cargas inseridas de tomadas e iluminação; Separa por circuitos/quadros; Faz a somatória de circuito e total de quadros; Desenha a tabela no projeto automaticamente. Tudo isto é feito em questão de segundos.

Em caso de alterações no projeto (exclusão ou inclusão de circuitos e cargas), basta apagar a tabela e executar novamente o comando que dará o quadro em questão de segundos novamente.

Índice recursos elétrico

Gera diagrama unifilar

Diagrama Unifilar

O diagrama unifilar é montado de forma automática conforme o seu projeto, sendo feito em um piscar de olhos.

Para projetos com mais de um quadro elétrico, eles podem ser feitos individualmente (cada um com uma medição) ou derivando os quadros do mesmo medidor.

Este comando avalia o quadro do diagrama que será gerado, então já monta todo o esquema obedecendo dados do mesmo. Faz a devida especificando das fiações, disjuntores, DR e demais itens de cada circuito representado.

A configuração de desenho será controlada por você, onde apontará a posição do diagrama, e poderá também ajustar configurações de layers se assim desejar.

Índice recursos elétrico

Legenda conforme o projeto

Legenda

A legenda de simbologias elétrica é gerada conforme cada projeto.

Este comando funciona de forma bem simples e rápida, é buscado em todo o desenho as convenções que foram utilizadas no mesmo, então apresenta uma breve relação destes itens com opções de configurações das dimensões e layers utilizadas na tabela desta legenda.

A grande vantagem de utilizar este recurso ao invés de inserir legendas prontas, é a coerencia que terá para o projeto, uma vez que não precisará se preocupar com símbolos da legenda e eventualmente não estejam presentes no projeto, ou vice-versa.

Índice recursos elétrico

Extrai lista de materiais

Lista de Materiais

A listagem de materiais elétricos é gerada rapidamente. Este é um poderoso recurso do AditivoCAD 3 elétrica, que pode poupar várias horas de trabalho manual e estressante, executando tudo de forma automatizada em questão de segundos.

O comando consegue relacionar e quantificar caixas, tomadas, luminárias, eletrodutos, fios e qualquer outro material elétrico que você tiver inserido em seu projeto.

Na relação de fiações, é possivel até mesmo listar por cores conforme a função do fio (fase, neutro, terra, retorno).

É gerada uma tabela que pode ser exportada para um arquivo externo e utilizada em editores de texto (como MS Word), ou se preferir também pode desenha-la direto arquivo Dwg para para enriquecer o seu projeto.

É possível gerar listas separadas por quadros. Outras opções de configurações oferecidas, é a margem de segurança no quantitativo e um fator de repetição da lista.

O desenho da tabela dentro do AutoCAD, é totalmente configurável no que diz respeito aos textos e layers utilizadas.

Índice recursos elétrico

Personalização de configurações

Configurações

Um grande diferencial do AditivoCAD 3 elétrica, é a flexibilidade que ele apresenta para ajuste de diversas configurações dos seus recursos.

Além de algumas alterações que já podem ser feitas ao mesmo tempo que se desenvolve projetos, há recursos que podem ser ajustados e gravados para uso nos projetos seguintes, evitando assim a necessidade de refazer estes ajustes.

Uma janela centraliza as configurações possiveis de se alterar, com layers e parametros de quadros, unifilar, legenda e lista de materias.

Você também pode escolher uma tensão preferencial que será selecionada quando inicar novos projetos, bem como ajustes de escalas de blocos.

Índice recursos elétrico

Informações da versão:
Alguns recursos do módulo elétrico mencionados nesta página, são específicos de distribuições mais atualizadas e não estão disponíveis em licenças mais antigas. Se você é cliente de versão antiga, solicite informações de atualização pelo atendimento.

Info sobre marcas registradas
Politicas de privacidade e termos de uso do site
www.aditivocad.com - ©2001-2021 Fredy Godinho Braga